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  1. Colocado por: luisvvSe houvesse componentes relevantes dos custos das empresas a aumentar 25%, como a energia, ainda se percebia, não era?
    E ainda assim os lucros aumentam.

    Agora que os preços da energia desceram, é ver as latas de atum a baixar de preço que é um ver se te avias...ai, espere
  2. Colocado por: luisvvdos vários negócios que consolidam na Jerónimo Martins, alguns tiveram melhor desempenho que outros.


    Colocado por: HAL_90001-Eles fizeram foi boas apostas estratégicas e diversificaram a fonte de receita.
  3. se o VN aumentou mais queo EBITDA quer dizer que as rúbricas «operacionais» CMVMC, GCP e FSE «comeram» uma parte do aumento ou seja uma ou todas essas rúbricas aumentaram acima do que «deviam». Fazendo de adivinho:

    Custo das matérias vendidas CMV ( o MC no retalho não terá grande impacto) não me parece pois o fornecedor é que se lixa
    Gastos com Pessoal (GCP) também não me cheira

    Levaram as martelada nos fornecimentos e serviços de terceiros (energia, etc)

    Há outras alcavalas que não vale a pena estar a referir mas a Grande Distribuição sempre foi exímia em lixar forncedores e colaboradores porque têm muito peso numa economia. Ninguém se mete com uma empresa que emprega 100 mil pessoas oulá o que é
    Concordam com este comentário: HAL_9000, Ruipsm
  4. Colocado por: eu
    Activo Bank, mas há muitas alternativas. A Degiro é muito popular.

    Quanto cobra de comissões o ActivoBank para esse tipo de produto?
    Acho ridiculo com a euribor nestes valores os bancos continuarem com oferta de depósitos a prazo com taxas miseráveis.
    • eu
    • 13 janeiro 2023
    Colocado por: simaoguimQuanto cobra de comissões o ActivoBank para esse tipo de produto?

    Eu tenho usufruído de uma campanha, tenho pago zero pelas ordens de compra.

    O custo normal, acho que é 0,1% com um mínimo de 10 €.

    A Degiro é mais barata.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: simaoguim
    • eu
    • 13 janeiro 2023
    Colocado por: simaoguimAcho ridiculo com a euribor nestes valores os bancos continuarem com oferta de depósitos a prazo com taxas miseráveis.


    A culpa é dos clientes. Se mudarem todos as poupanças para certificados de aforro ou outros produtos, os bancos mexem-se...
    Concordam com este comentário: VCG, simaoguim
  5. Colocado por: euSe mudarem todos as poupanças para certificados de aforro ou outros produtos, os bancos mexem-se...
    Da minha parte já está feito. Só lá ficou mesmo o dinheiro para o dia a dia e imprevistos menores.
  6. Sei por isso é que contribuem, especulando preço por concertação com outro agentes económicos. Não sou eu que o digo, já diversas vezes forma apanhados a fazê-lo.

    Que baralhada..

    e a não ser que exista uma razão válida para os preços terem crescido mais no país da EU que está mais distante do foco da guerra, do que na média da UE que engloba aqueles que estando mais perto do foco do conflito serão mais afetados, então só posso dizer que se trata de inflaão fabricada por quem tem poder para balizar preços.


    O seu argumento é um non-sequitur:



    Ajutaram os padrões de consumo paracima ou para baixo? É que se venderam menos em volume de mercadorias e mais em euros, parece-me que a inflação sempre sempre servirá para criar riqueza.




    Então porquê as vendas do PD não aumentaram por cá?
    Quando falei da desculpa da polónia, óbvio que me referia aos resultados do grupo.

    As vendas do PD aumentaram, abaixo da inflação relevante.

    Os resultados do grupo são outra história e obviamente a Polónia é hoje de longe o mercado mais relevante da JM.


    Ainda assim acima da inflação. Mas sabe que existe toda uma população europeia que com o mesmo rendiemnto, também tem de pagar mais juros...

    Acima da inflação, mas abaixo do aumento das vendas, o que contraria o seu argumento.
    Vender mais e lucrar menos indicia quebra de margem...


    A questão é. Se o objetivo é controlar a inflação controlando o aumento de preços, como é que se posicionam estas empresas que vêm as lucros a aumentar à boleia a inflação, contribuindo para ela.

    Aumentar preço de venda não é aumentar lucro. Aumentar lucro em € não é contribuir para a inflação. Aumentar volume de vendas não significa vender o mesmo por mais €.


    São ideias para reflectir..



    A única Solução para controlar a inflação (sem alternativas, ja sei, ja sei) é ir tirar aos rendimentos do trabalho, gerando perda de qualidade de vida e empobrecimento. Mas ao mesmo tempo é perfeitamente legitimo algumas entidades, acumularem aumentos de lucro com a inflação, o que as motiva a estimular ainda mais a inflação. Porreiro pá.

    A solução para controlar inflação é reduzir o desvio entre procura e oferta. Como não há grande coisa a fazer do lado da oferta (a inflação é em grande medida importada...), é a procura que ajusta. No fin do dia, por muitas voltas que dê, é o que acontece.

    Quanto ao resto, o Hal confunde aumentos de preço com lucros e depois vai por aí fora à desfilada.
  7. Colocado por: simaoguim
    Quanto cobra de comissões o ActivoBank para esse tipo de produto?
    Acho ridiculo com a euribor nestes valores os bancos continuarem com oferta de depósitos a prazo com taxas miseráveis.


    É tão ridículo como o ferro baixar 60% nos mercados, e ao retalho chega apenas 5 ou 10… e os combustíveis, e os alimentos..

    Chama-se mercado..
    Concordam com este comentário: simaoguim
  8. Colocado por: nunes pahse o VN aumentou mais queo EBITDA quer dizer que as rúbricas «operacionais» CMVMC, GCP e FSE «comeram» uma parte do aumento ou seja uma ou todas essas rúbricas aumentaram acima do que «deviam».

    Segundo os comunicados da JM, nos primeiros 3 trimestres de 22 os custos operacionais do grupo aumentaram 18%.


    Fazendo de adivinho:

    Custo das matérias vendidas CMV ( o MC no retalho não terá grande impacto) não me parece pois o fornecedor é que se lixa
    Gastos com Pessoal (GCP) também não me cheira
    Levaram as martelada nos fornecimentos e serviços de terceiros (energia, etc)

    Não tem muito jeito para adivinho. Custos com pessoal (fixos e extraordinários) aumentam 14% até Setembro. CMVC aumentam 22%.
    FSE aumentam 30% .
    • eu
    • 13 janeiro 2023
    Colocado por: luisvv
    Segundo os comunicados da JM, nos primeiros 3 trimestres de 22 os custos operacionais do grupo aumentaram 18%.


    Está mal, deviam ter aumentado muito mais, pois assim ainda correm o risco de pagar impostos a sério em Portugal.
    • NMGS
    • 14 janeiro 2023
    Até quando? A euribor a 12M já vai nos 3,325 %, tal como previsto a caminho dos 4%.
    • AMG1
    • 14 janeiro 2023
    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Pois, mas entre ter estradas boas ou ter um mercado automotriz... talvez preferisse os empregos às portagens. Porque as estradas boas em Portugal são para quem paga para andar nelas. De resto, não faltam atalhos para fugir ao trânsito em pavimento empedrado (pelo menos no Norte é assim).

    Entretanto convém não esquecer que boa parte das estradas nos states não têm apenas 2 ou 3 faixas em cada sentido. Pelo menos nalguns estados, não estou a ver a tal miséria de estradas de que fala. Isto para não dizer que boa parte delas são gratuitas. Faz Portland-San Diego pelo caminho mais curto (1'742kms, todo Oregon + Califórnia) sem gastar um cêntimo por exemplo.

    Portugal tem sem dúvida uma das melhores redes de autoestradas (pagas), mas nem uma marca de carros conseguiu meter no mercado... Preferia ver mais Henry Fords ou Elon Musks por Portugal com tudo o que têm de mal, que ter um país de subsídio-dependentes com carro alemão ou francês como temos.
    Concordam com este comentário:HAL_9000,nunes pah


    Eu tambem preferia para Portugal fabricas de automoveis em vez de boas estradas, mas nem o Cavaco nem o Sócrates perguntaram a minha opinião.

    Antes de ir aos states deixe-me dar um exemplo, que para nao variar muito sera da Suécia, um território muito maior do que o nosso, população ligeiramente inferior, muito menos km de autoestrada e quanto aos automóveis não é preciso dizer nada. Cada um tem as suas prioridades e opta pelo que acha mais importante e no nosso caso foram estradas construidas com divida do estado, para circularem os carros comprados com divida do particulares.

    Agora os states. Quando me referia aos USA era mesmo ao país e nao a um dos 50 estados, que se por acaso fosse independente seria a 5ª economia do mundo e que se espera ultrapasse a alemanha ja em 2023 tornando-se na 4ª maior economia.
    Claro que nesse estado as estradas sao, em regra, muito melhores do que no resto do país e se as comparararmos p.e. com as de outros estados como o Alabama ou a Geórgia e ja nem falo exemplos miserabilistas como Tennessee porque seria uma diferença do dia para a noite.
    Em geral as estradas inter estaduais são razoáveis ou boas, mas as internas, dependentes dos orçamentos estaduais, em geral deixam muito a desejar, claro que quanto mais rico o estado melhores tendem a ser as estradas e restantes infraestruturas.
    Mas olhe que mesmo na Califórnia tem autoestradas com portagens ( p.e. nas areas de São francisco ou de LA) e onde até existe uma coisa muito interessante, que nunca vi noutro lado: faixas de rodagem para utilização exclusiva de veiculos com 3 ou mais ocupantes. Mas até na Califórnia consegue encontrar algumas estradas miseraveis, basta deixar a costa e p.e. ir para o interior do Central Valey, aí onde vivem sobretudo os mexicanos que trabalham na agricultura a música é outra. Até encontra pequenas localidades servidas únicamente por estradas de terra batida.
    • AMVP
    • 14 janeiro 2023
    Colocado por: NMGSAté quando? A euribor a 12M já vai nos 3,325 %, tal como previsto a caminho dos 4%.

    Ainda vamos beneficiar de outros poderem controlar a inflacao, a nosaa esta perfeitamente descontrolada.
    Mas olhe, a guerra parece estar para durar, a injecao de liquidez foi grande e prolongada, parece - me que ainda continuarar a subir. Agora, o mais relevante é quanto tempo vai permanecer nesses valores, uma coisa é 6 meses outra é 3 ou 4 anos.
  9. Colocado por: AMG1Mas olhe que mesmo na Califórnia tem autoestradas com portagens ( p.e. nas areas de São francisco ou de LA) e onde até existe uma coisa muito interessante, que nunca vi noutro lado: faixas de rodagem para utilização exclusiva de veiculos com 3 ou mais ocupantes. Mas até na Califórnia consegue encontrar algumas estradas miseraveis, basta deixar a costa e p.e. ir para o interior do Central Valey, aí onde vivem sobretudo os mexicanos que trabalham na agricultura a música é outra. Até encontra pequenas localidades servidas únicamente por estradas de terra batida.


    Precisamente, essa é a grande diferença. Até nas estradas fracas vê uma enorme quantidade de Teslas, Chevrolets, Fords, etc etc... ao passo que nas portuguesas, tem as nacionais cheias de carros e camiões (que podiam andar mais pela autoestrada), não fosse o escândalo que custa uma portagem.

    Ah, e entretanto parte dessas faixas "carpool" californianas de que fala, passaram de 3 a 2 ocupantes apenas. Ou seja, basta que comparta transporte com um colega para ir/vir ao/do trabalho, que já beneficia delas. Quanto às portagens, quase não existem. Curioso não? Num país supostamente supercapitalista e quase ou nada comunista...

    Já que estamos com as curiosidades, outra coisa que têm é ter os parques de estacionamento com tarifa obscena, tipo aos 20$/h ou aos 50-100$/tarde... mas por vezes oferecem os primeiros 90min por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Majin
  10. Colocado por: AMVPa injecao de liquidez foi grande e prolongada,


    Colocado por: AMVPmais relevante é quanto tempo vai permanecer nesses valores, uma coisa é 6 meses outra é 3 ou 4 anos.


    É isto que eu não consigo perceber na política económica, seja do BCE, seja do FED, ou do diabo a 4. Então passam anos a fazer injeções de liquidez como se não houvesse amanha, e depois do dia para a noite, promovem a maior subida de juros de que há memória. Sinceramente parece-me uma política ótima para fazer transferências de liquidez no final da qual resultará uma sociedade com pior qualidade de vida. Sociedades que perdem muita qualidade de vida, não tendem a tomar as melhores decisões na hora do voto.
  11. Colocado por: N Miguel Oliveiraao passo que nas portuguesas, tem as nacionais cheias de carros e camiões (que podiam andar mais pela autoestrada), não fosse o escândalo que custa uma portagem.
    Quem faz a IC2, é normal ter de ir em fila indiana atrás dos camiões, a verificar ao pormenor os efeitos que deixa este tipo de tráfego no piso. Nunca percebi o que ganha o país ao ter ás centenas de Camiões a destruir, entupir as ICs. Não hverá ninguém naquele ministério das infraestruturas que consiga renegociar as concessões para que os veículos pesados de mercadorias passem a pagar um valor comportável de portagem.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • AMVP
    • 15 janeiro 2023
    Colocado por: HAL_9000Não hverá ninguém naquele ministério das infraestruturas que consiga renegociar as concessões para que os veículos pesados de mercadorias passem a pagar um valor comportável de portagem.

    Claro que ha, o diferencial passa a vir do Orcamento de Estado
  12. Colocado por: AMVPClaro que ha, o diferencial passa a vir do Orcamento de Estado
    O meu comentário era numa perspetiva de renegociação as concessões. A maior parte delas são altamente lesivas para o estado. Tal como decidem não pagar aos idosos o aumento de reforma a que teriam direito por força da lei, se realmente quisessem poderiam de certeza rever esses contratos lesivos. A questão é que enão querem por diversos motivos.
    Não há nenhum investimento que tenha lucro mínimo garantido na ordem de grandeza, que estas concessões garantem ás concessionárias. Mesmo nas AE desertas, que leva a que o estado tenha de compensar as concessionárias, de certeza que se as portagens fossem menos escandalosas, as AE não estariam ás moscas.
    • AMVP
    • 15 janeiro 2023
    Colocado por: HAL_9000O meu comentário era numa perspetiva de renegociação as concessões. A maior parte delas são altamente lesivas para o estado. Tal como decidem não pagar aos idosos o aumento de reforma a que teriam direito por força da lei, se realmente quisessem poderiam de certeza rever esses contratos lesivos. A questão é que enão querem por diversos motivos.
    Não há nenhum investimento que tenha lucro mínimo garantido na ordem de grandeza, que estas concessões garantem ás concessionárias. Mesmo nas AE desertas, que leva a que o estado tenha de compensar as concessionárias, de certeza que se as portagens fossem menos escandalosas, as AE não estariam ás moscas.

    Va ler os contratos e depois venha aqui comentar. Sem os ler nao vale a pena comentar
 
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