Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 421

Colocado por: pcspinheiro

Já estão a semear tomates? Não é muito cedo? Eu este ano nem plantei tomates, mas quando o fazia só semeava lá para Fevereiro. Deixei-me disso porque produziam (e precisavam de mais atenção a nível de rega por estarem em contentores numa varanda) precisamente quando saímos por umas semanas para visitar a família...
    Estou a ponderar se semeio (ou planto da feira) ervilhas nos contentores mas o mais certo é manter apenas a alface, que é colheita garantida.

Estou, junto com um vizinho, a ver se consigo autorização para cultivar um pedaço de terreno na urbanização onde moramos, que não foi construído por lá estar num canto um depósito de água que serve a vila. Isso é que era 😉

Esses meus tomates são mantidos em estufa até finais de janeiro meados de fevereiro só nessa altura é que vão para a horta.

Este ano também meti nesses meses que referiu mas quando em Maio veio os 40 graus a planta era nova de mais e queimou tudo
  2.  # 422

Coisas da terra é também tratar da erva. E este ano está ao rubro, promete! Andei dedicado a ela de manhã bem cedo. Deixei um bocado por cortar porque tem muita tremocilha que ficou do ano passado.

Semeei uma carteira de ervilha rasteira e estou bem contente com as batatas. Um sulco está mais atrasado mas os outros estão perfeitos! Oxalá a geada as poupe, vou tentar protegê-las quando arrefecer a sério.
    IMG20221113100049
    IMG20221113095117
    IMG20221113095011
    IMG20221113155227
    IMG20221113155247
    IMG20221113155253
    IMG20221113155257
    IMG20221113155302
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  3.  # 423

Quinta feira tivemos outro alerta amarelo com rajadas de ventos superiores a 75kmh , o quadrante não foi muito contra e pelo que apesar de bem sacudida a nossa batata escapou quase ilesa , Oxalá se mantenha e que pelo mais em mais 15 dias não faça mais temporais tropicais ...
  4.  # 424

Colocado por: rafaelisidoroQuinta feira tivemos outro alerta amarelo com rajadas de ventos superiores a 75kmh , o quadrante não foi muito contra e pelo que apesar de bem sacudida a nossa batata escapou quase ilesa , Oxalá se mantenha e que pelo mais em mais 15 dias não faça mais temporais tropicais ...
      IMG_20221111_142410_compress62.jpg

Já viu a diferença da cor da terra das minhas para as suas fotos? Lembro-me sempre de si quando penso que, mesmo agora no outono/inverno, vou ter de meter rega nas batatas, nas cebolas e nas ervilhas! Seca muito aqui a terra, basta 1 dia sem chuva e um pouco de sol. Que diferença para aí! :-)
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  5.  # 425

Colocado por: Casa da Horta
    Já viu a diferença da cor da terra das minhas para as suas fotos? Lembro-me sempre de si quando penso que, mesmo agora no outono/inverno, vou ter de meter rega nas batatas, nas cebolas e nas ervilhas! Seca muito aqui a terra, basta 1 dia sem chuva e um pouco de sol. Que diferença para aí! :-)
    Concordam com este comentário:rafaelisidoro

Realmente é verdade, isso parece a zona do Ribatejo também é assim arenosa
  6.  # 426

Colocado por: xiripitiRealmente é verdade, isso parece a zona do Ribatejo também é assim arenosa

A minha horta é no Ribatejo, Lezíria, Salvaterra ;-)
  7.  # 427

Colocado por: Casa da Horta
    A minha horta é no Ribatejo, Lezíria, Salvaterra ;-)

Bem me parecia que era aqui perto :D.. a agua que cai aqui desaparece depressa, só é bom porque todos os dias dá para revirar a terra pois não fica pesada :)
  8.  # 428

Alguém tem um medronheiro?

Sabem de alguém que venda uma aguardente de medronho caseira?
  9.  # 429

Tenho um terreno que confronta com uma mata que está infestada de medronheiros e os medronhos ficam lá a estragar-se. Aqui não é habitual fazerem aguardente de medronho. Já aguardente bagaceira é quase toda a gente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunexta
  10.  # 430

Colocado por: André PimentaTenho um terreno que confronta com uma mata que está infestada de medronheiros e os medronhos ficam lá a estragar-se. Aqui não é habitual fazerem aguardente de medronho. Já aguardente bagaceira é quase toda a gente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:brunexta

"Aqui" é onde? Se fosse perto de Aveiro até ia buscar uma carrinha de medronhos para fazer umas garrafas 😁
  11.  # 431

Colocado por: brunexta

"Aqui" é onde? Se fosse perto de Aveiro até ia buscar uma carrinha de medronhos para fazer umas garrafas 😁

Ainda são uns quilómetros até aqui, sou de perto de Tondela
  12.  # 432

Colocado por: André Pimenta
    Ainda são uns quilómetros até aqui, sou de perto de Tondela

Não é muito longe, ainda há 2 semanas fui almoçar aos 3 pipos. Outro dia que vá aproveito e trago a bagageira cheia deles. O terreno/medronheiros são de alguém ou estão ao abondono?
  13.  # 433

Aquilo dono tem, mas já estão há anos sem serem cuidados.. acho que ninguém vai reclamar por apanharem aquilo, mas com a chuva que tem ido não sei como está o estado deles. Já não passo por lá há umas semanas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunexta
  14.  # 434

Um dos 2 fornecedores que me trazem estrume passou a carregar a carrinha com trator. Não digo o dobro, mas trás muito mais quantidade que quando era ele a carregar à mão.

Aumentou o preço? Não senhor, 60 euros na mesma! A inflação ainda não chegou ao cócó de cavalo 😜

Vai ainda trazer-me meia carrada de estrume de cabra. Muito mais forte e desde que bem curtido uma maravilha para a horta.
    IMG20221119134042
    IMG20221119134005
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  15.  # 435

Colocado por: Casa da HortaUm dos 2 fornecedores que me trazem estrume passou a carregar a carrinha com trator. Não digo o dobro, mas trás muito mais quantidade que quando era ele a carregar à mão.

Aumentou o preço? Não senhor, 60 euros na mesma! A inflação ainda não chegou ao cócó de cavalo 😜

Vai ainda trazer-me meia carrada de estrume de cabra. Muito mais forte e desde que bem curtido uma maravilha para a horta.
    IMG20221119134042
    IMG20221119134005
    Concordam com este comentário:rafaelisidoro

Uma pergunta se me puder ajudar, nesta zona existe (ribatejo) algum serviço (que não peçam ouro para pagar) para tornar um terreno cultivável? Tenho um terreno que a mão será muito difícil porque tem muita terra dura
  16.  # 436

Eu tentaria falar com alguém na aldeia/vila que tivesse trator e trabalhasse para fora. Passar triturador de martelos ou uma grade de discos há muita gente a fazer, mas um trabalho bem feito era lavrar com charrua primeiro. Mas depende do tamanho do terreno, se for 300 ou 400 m2 quase nem dá para charruar em condições.

Depois é preciso estrumar. Pode ir fazendo aos poucos, por parcelas. Ou comprar um reboque de estrume de porco (mais barato e mais usado para grandes áreas onde se usa o reboque espalhador).

Preços. 40 a 50 euros à hora para grade de discos, mais ou menos. Sem grandes obstáculos, 1 hora dá para passar 2 ou 3 vezes a grade num terreno de 5000 m2.
  17.  # 437

Começamos hoje a semear os alhos. Com o meu ajudante, fizemos uma linha com 3 ou 4 cabeças dos que apanhei em junho. Nunca o tinha feito, uso sempre semente nova comprada, mas fica para comparar. Amanhã cedo vou à feira comprar mais 1 kg. Vou cedo a ver se ainda apanho os de um rapaz a quem gosto de comprar. Não sei se estão habituados às feiras, mas na época certa (quando toda a gente vai ao mesmo) às vezes é mais difícil conseguir uns pés de couve tronchuda que camarão cozido em promoção no pingo doce!
    IMG20221119163157
    IMG20221119163209
    IMG20221119163321
    IMG20221119163617
    IMG20221119163643
  18.  # 438

Colocado por: Casa da HortaEu tentaria falar com alguém na aldeia/vila que tivesse trator e trabalhasse para fora. Passar triturador de martelos ou uma grade de discos há muita gente a fazer, mas um trabalho bem feito era lavrar com charrua primeiro. Mas depende do tamanho do terreno, se for 300 ou 400 m2 quase nem dá para charruar em condições.

Depois é preciso estrumar. Pode ir fazendo aos poucos, por parcelas. Ou comprar um reboque de estrume de porco (mais barato e mais usado para grandes áreas onde se usa o reboque espalhador).

Preços. 40 a 50 euros à hora para grade de discos, mais ou menos. Sem grandes obstáculos, 1 hora dá para passar 2 ou 3 vezes a grade num terreno de 5000 m2.

É um terreno de 1200m2 que não penso construir nada lá por enquanto mas ao menos planto qualquer coisinha por lá.. então uma hora você acha o suficiente é isso?
  19.  # 439

Anona

Esta tinha 350gr
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7, rjmpires
  20.  # 440

Colocado por: Casa da HortaComeçamos hoje a semear os alhos. Com o meu ajudante, fizemos uma linha com 3 ou 4 cabeças dos que apanhei em junho. Nunca o tinha feito, uso sempre semente nova comprada, mas fica para comparar. Amanhã cedo vou à feira comprar mais 1 kg. Vou cedo a ver se ainda apanho os de um rapaz a quem gosto de comprar. Não sei se estão habituados às feiras, mas na época certa (quando toda a gente vai ao mesmo) às vezes é mais difícil conseguir uns pés de couve tronchuda que camarão cozido em promoção no pingo doce!
    IMG20221119163157
    IMG20221119163209
    IMG20221119163321
    IMG20221119163617
    IMG20221119163643

Eu só compro sementes quando tem mesmo de ser, tento sempre tirar sementes do que semeiei já que supostamente se habitou às condições do terreno
    Concordam com este comentário: NTORION

0.1184 seg. NEW