Colocado por: JomeMas o que que o referendo sobre férias tem a ver com SMN?
Colocado por: N Miguel OliveiraJá em PT, primeiro venham os beneficios, depois os sacrificios, vivemos a crédito, num mundo cor de rosa. Belo modo de pensar o seu, sim Sr.
Colocado por: N Miguel OliveiraNão tarda, e como o SMN legitima desleixo segundo você, não tarda ainda quer que se receba o salário ao inicio do mês.
Colocado por: J.FernandesOs países com melhor nível de vida e melhores salários na Europa, são países que acolhem muitos mais imigrantes que Portugal para trabalhos não qualificados.
Colocado por: JomeEu pergunto-me se realmente trabalhou noutros países, porque esta maneira de pensar, até hoje só encontro em PT.
Colocado por: N Miguel OliveiraA maneira de pensar cá é a sua, que perpectua a miséria e não dá hipotese nas urnas. Em Janeiro não se esqueça de ir votar para manter o circo.
Colocado por: N Miguel Oliveiracomo na Suíça,
Colocado por: N Miguel OliveiraNo México por exemplo, diria que não há um desempregado
Colocado por: N Miguel OliveiraPortugal é o cantinho do céu, em comparação com outros não tem problemas de força maior, não há tsunamis ou terramotos, não há crime organizado, nem vagas migratórias ou de refugiados, não há tensão social, não há conflitos religiosos, não há coletes amarelos... E mesmo assim, andamos sempre com desculpas e a crédito.
Colocado por: N Miguel OliveiraVeja por exemplo o que era a Alemanha há 50-60 anos e o que é hoje. Fez-se à custa do trabalho, não foi dos subsdios ou estágios IEFP...
Colocado por: N Miguel OliveiraOnde o SMN fica muito abaixo do médio
Colocado por: N Miguel OliveiraCuriosamente a extrema esquerda cá não suporta qualquer ideia germânica. É sempre visto como o bicho papão.
Colocado por: N Miguel OliveiraCom um aumento de 200€ em tão pouco tempo, a falta de motivação não advém de receber-se o SMN (como você defende), mas sim do facto de que faça muito ou pouco, recebe garantido quase o mesmo do que qualquer outra pessoa que não receba o SMN. Aos poucos ganharão o mesmo.
Colocado por: N Miguel OliveiraÉ por demais evidente na minha opinião, que num ambiente mais liberal e menos Estado-dependente se valoriza mais quem merece.
Colocado por: N Miguel OliveiraDesisto,
Colocado por: N Miguel OliveiraEu tampouco sou contra o SMN em si
Colocado por: N Miguel Oliveirahá uma rua com umas 4/5 casas em que apenas numa delas há gente que trabalhe, o resto é corrido a subsídios e pensões de invalidez
Colocado por: N Miguel OliveiraOs exemplos que lhe dei foram de sítios onde vivi com bolhas de proteção laboral diferentes, de modo a permitir algum tipo de comparação na medida do possível
Colocado por: N Miguel Oliveiramais liberal e menos Estado-dependente se valoriza mais quem merece.
Colocado por: N Miguel OliveiraVocê é que acha que é um dado adquirido que cada patrão que pague um SMN é um lambão, e não é assim.
Colocado por: N Miguel Oliveiramas pior cego é aquele que não quer ver.
Colocado por: N Miguel OliveiraNão se esqueça de votar.
Colocado por: JomePassou os últimos posts a dizer exactamente o oposto, chega ao ponto de dizer que no mexico não há SMN e não há desempregados por causa disso.
Colocado por: JomeO N Miguel é que acha que quem ganha o salário mínimo não faz nada é vive às custas do estado/patrão que ainda lhe faz um favor.
Colocado por: JomeOs meus tempos do UK, onde a proteção laboral é baixíssima (e não estando directamente ligado com o tema SMN), foram o pior país para trabalhar (depois de PT), e não vi relação entre o liberalismo do mercado de trabalho e a valorização do trabalhador, mas pode ter sido apenas a minha experiência pessoal.
Colocado por: JomeQuer dizer os têxteis pagam pelo menos o smn, mas não são bons salários, já nas estufas pagam a baixo disso e já é muito bom. Realmente, bela piada.
Colocado por: J.Fernandesa produtividade nacional é cerca de 60% da produtividade média da UE, o que significa em termos simples que em média são precisos 10 trabalhadores nacionais para produzirem o mesmo que 6 trabalhadores da UE produzem no mesmo espaço de tempo.E de quem é a culpa? dos trabalhadores portugueses que são uns calões e uns malandros e vão para o trabalho beber café e fumar cigarros, ou das empresas que não inovam nem operacionalizam o necessário para colocar a produtividade em média com a UE? é a velha história da enxada e do trator.
Colocado por: J.Fernandes
Pergunte aos empresários das estufas quantos nacionais conseguem contratar pagando o SMN. A resposta é: pouco mais de zero.
Colocado por: J.FernandesPodemos passar mais dois meses a tentar provar quanto os empresários nacionais são, supostamente, maus e exploradores dos funcionários, mas os factos impõem-se e eles dizem-nos uma coisa muito simples: a produtividade nacional é cerca de 60% da produtividade média da UE, o que significa em termos simples que em média são precisos 10 trabalhadores nacionais para produzirem o mesmo que 6 trabalhadores da UE produzem no mesmo espaço de tempo.
Colocado por: HAL_9000E de quem é a culpa? dos trabalhadores portugueses que são uns calões e uns malandros e vão para o trabalho beber café e fumar cigarros, ou das empresas que não inovam nem operacionalizam o necessário para colocar a produtividade em média com a UE?
Colocado por: JomeA qualidade dos empresários em PT está ao nível da produtividade. Imagino que os trabalhadores se são bons quando emigram significa que com a ferramentas correctas conseguem produzir.