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  1.  # 201

    Colocado por: Casa da HortaNão sei se 250 euros por isto tudo dá para ficar rico!
    Falava mais de uma taxa de renovação e não de repetir a formação.

    Mas isso sou eu, que tenho tendência para ter medo da água fria, como o gato escaldado :).

    Há dias liguei para a empresa que dá formação na minha zona, e falaram-me nos 250 euros. Mas teria e esperar que eles conseguissem lá organizar outra turma, porque a deste ano já foi.

    Vou aguardar e etretanto estudar a situação. Tb só tenho disponibilidade ao fds, por isso tenho de ver o que se adequa melhor, a carta ou a formação.
  2.  # 202

    Colocado por: HAL_9000Falava mais de uma taxa de renovação e não de repetir a formação.

    Isso ainda me parece menos credível. Fazer uma atualização/refrescar de conhecimentos ainda vá que não vá, mas uma taxa só porque sim?! Não o consigo acompanhar nesse receio.

    Também tive esse dilema: onde fazer o curso? Na cidade tinha os dias de semana, mas implicava perder sábados no campo. Para fazer no campo, não tinha como assistir às aulas em pós-laboral aqui na cidade. Bem esperneei mas tive que fazê-lo aqui e perder 2 fds lá.
  3.  # 203

    Apenas para atualizar a saga de "Conseguir um trator com alfaias por 5K". Ontem adquiri as charruas da imagem abaixo por 330 eur.
    São de virar à mão, e o bico já teve melhores dias, mas o ferro não tem podres, e depois de devidamente oleadas aparentam funcionar bem. Já foram à terra, e conseguem virá-la apesar de como era de prever, a terra parece barro compacto, carregado de raízes.

    Apesar de tudo, a lavrar em primeira média, o dinossauro não patinou, apesar da falta de tração, da terra molhada, e da falta de experiência do operador.

    Despesa total até ver: 3580 eur.

    O próximo investimento terá de ser uma "panela" de escape para o trator. Ontem a lavrar apercebi-me que a "panela" está completamente esburacada, e o condutor apanha com demasiado fumo. Preço nova: 300 euros. Vou tentar ver se encontro em casas de peças.

    Outro problema que encontrei no trator, foi que ao fim de uma semana parado com areia por baixo para testar fugas de óleo, o trator pingava algum óleo pelo carter (acho que é o carter pelo menos). Dei um aperto nos parafusos e após 5 dias não voltou a pingar. Agora é ver se com a vibração do trabalhar do motor, os parafusos não voltam a ficar laços.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Casa da Horta
      charrua.jpg
  4.  # 204

    Colocado por: HAL_9000Vou tentar ver se encontro em casas de peças.


    Uma loja de escapes é uma alternativa.

    Desmontar a actual, levar ao gajo dos escapes, e eles depois ou fazem uma nova ou reparam.
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  5.  # 205

    Colocado por: HAL_9000
    Outro problema que encontrei no trator (...)
    não voltou a pingar


    Problema, não! Desafio!!! Que até ver esteve à altura 🙌 os meus parabéns pela recente compra e boa sorte e criatividade com o terreno!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  6.  # 206

    Colocado por: HAL_9000Apesar de tudo, a lavrar em primeira média

    O que é primeira média? tem lenta, média e rápida?

    Confesso que até hj só apanhei tratores com lentas e rápidas...
  7.  # 207

    Colocado por: NTORIONO que é primeira média? tem lenta, média e rápida?
    Esqueça, estava a pensar na caixa do ford do meu pai, aí é que tinhamos as médias e as rápidas

    Era primeira rápida que queria dizer.
  8.  # 208

    Colocado por: HAL_9000Apenas para atualizar a saga de "Conseguir um trator com alfaias por 5K". Ontem adquiri as charruas da imagem abaixo por 330 eur.
    São de virar à mão, e o bico já teve melhores dias, mas o ferro não tem podres, e depois de devidamente oleadas aparentam funcionar bem. Já foram à terra, e conseguem virá-la apesar de como era de prever, a terra parece barro compacto, carregado de raízes.

    Apesar de tudo, a lavrar em primeira média, o dinossauro não patinou, apesar da falta de tração, da terra molhada, e da falta de experiência do operador.

    Despesa total até ver: 3580 eur.

    O próximo investimento terá de ser uma "panela" de escape para o trator. Ontem a lavrar apercebi-me que a "panela" está completamente esburacada, e o condutor apanha com demasiado fumo. Preço nova: 300 euros. Vou tentar ver se encontro em casas de peças.

    Outro problema que encontrei no trator, foi que ao fim de uma semana parado com areia por baixo para testar fugas de óleo, o trator pingava algum óleo pelo carter (acho que é o carter pelo menos). Dei um aperto nos parafusos e após 5 dias não voltou a pingar. Agora é ver se com a vibração do trabalhar do motor, os parafusos não voltam a ficar laços.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize,Casa da Horta
      charrua.jpg

    Boa, fico contente pelos seus sucessos. Gosto quando uma pessoa alcança um objetivo. O Hal queria uma charrua e tem uma charrua! Parabéns. Parabéns mesmo. Penso que neste projeto do trator poucos entenderão tão bem como eu a sua satisfação.

    Gostava só de alertar que estas charruas fazem inclinar bastante o trator. Assim pela foto apontaria para ser de 14 pol, não é das enormes, mas ainda assim vai fazê-lo andar bem de lado ao fim de 2 sulcos. Tenha cuidado. E apesar da força do dino e de poder lavrar mais rápido, eu daria os primeiros passos numa 4a lenta...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
    •  
      NTORION
    • 28 dezembro 2023 editado

     # 209

    Colocado por: Casa da HortaTenha cuidado. E apesar da força do dino e de poder lavrar mais rápido, eu daria os primeiros passos numa 4a lenta...

    Pois, eu tb n tenho muita experiência a lavrar, por isso questionei a média que desconhecia, sempre pensei q fosse mais seguro numa lenta, até PQ essa direção deve ser super direta, e uma porrada num torrão com o trator inclinado é capaz de ser perigoso.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  9.  # 210

    Colocado por: NTORION, sempre pensei q fosse mais seguro numa lenta, até PQ essa direção deve ser super direta, e uma porrada num torrão com o trator inclinado é capaz de ser perigoso.

    E além disso é a rapidez de um trator em 1a alta bastante acelerado. Em estrada parece parado, mas no campo a trabalhar com uma alfaia atrás convém fazer tudo mais devagar, para ter tempo de parar em caso de qq problema.
  10.  # 211

    Colocado por: Casa da HortaGosto quando uma pessoa alcança um objetivo. O Hal queria uma charrua e tem uma charrua! Parabéns. Parabéns mesmo. Penso que neste projeto do trator poucos entenderão tão bem como eu a sua satisfação.
    Obrigado Casa. Efectivamente fiquei contente. Mesmo que trabalhe pouco com o trator e alfaias, só o puder fazer a manutenção quer do terreno, quer da maquina em si dá-me um gozo enorme.

    Enviei-lhe msg por causa do gasóleo verde. Obrigado desde já por toda a ajuda e sugestões.

    Colocado por: Casa da HortaE além disso é a rapidez de um trator em 1a alta bastante acelerado.
    É pá, uu não sei bem a velocidade dos vossos tratores em 1ª alta, mas este é mesmo muito lento, daí que eu tenha saltado logo de 1ª lenta para 1ª alta.

    As charruas efectivamente são de 14 pol, o trator fica algo inclinado sim, mas não estava a considerar que virar a lavrar fosse uma possibilidade (por falar nisso tenho de ver se lhe arranjo um arco).

    Estou habituado a ver os tratores a lavrar nos terrenos super inclinados e cheios de pedra da serra, que não vi grande perigo num terreno plano. Vou ter em atenção as vossas recomendações.
  11.  # 212

    Como estão a correr as coisas com o Dinossauro? :-)
    Já fez o pedido do cartão de gasóleo verde?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  12.  # 213

    Colocado por: Casa da HortaComo estão a correr as coisas com o Dinossauro? :-)
    Boas, tenho tido outros afazeres e não me dediquei muito a ele ainda.

    Mas até ver o dinossauro lá continua a trabalhar bem. Já lá foi um senhor que trabalha no representante da SAME para orçamentar uma revisão geral. A ver se em Abril, o gajo já me lavra o terreno (enquanto n tenho mais alfaias).



    Colocado por: Casa da HortaJá fez o pedido do cartão de gasóleo verde?
    Por puro desmazelo meu, ainda não pedi. Tenho de tratar disso.
  13.  # 214

    Colocado por: HAL_9000Por puro desmazelo meu, ainda não pedi. Tenho de tratar disso.

    O meu já vai fazer 3 meses desde o pedido e até ver nada! Acabei de enviar mais um email a pedir informações.
    É chato porque ando a meter aos 10 euros de cada vez, sempre à espera do cartão para atestar. Só que como o raio do cartão não vem, passo a vida a caminho da bomba!

    Quem não se atrasou nada foi a SS. Tratou logo de pedir 20 euros por mês desde o inicio (já lá tenho uma divida de 40 e tal mais os juros). Pedi isenção mas como cada pedido é avaliado no espaço de 1 mês (e deixei fechar um porque não vi a tempo uma notificação deles), só lá para final de março devo ter a tal isenção atribuída. Quero ver se depois eliminam as dividas. Vamos ver.
    • Vccr
    • 20 março 2024

     # 215

    Boas pessoal. Sendo a primeira vez nestas coisas gostaria de ouvir o vosso feedback sobre este assunto. Tenho um bcs valiant articulado,motor Kubota 2200 48 cv. Trabalha bem,como já foi referido apenas peca por falta de aderência. Contudo a minha questão é a seguinte. Vou pulverizar,para o o trator logo a pto e está por exemplo 1 hora a trabalhar com as gamas nas intermédias,tento engatar a velocidade seja 1 ou 2 arranha, só deixando descair e nem sem é fácil é que engata normalmente. Em estrada o comportamento da caixa é perfeito. Alguém pode ajudar. Obrigado
 
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