Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: jorgemlflorenciojuízo de ponderação e resolução de um conflito, proferido por um tribunal, segundo um sentido de justiça e experiência aplicados ao caso concreto, sem recurso a lei".


    Se não estou profundamente enganado, se não houver lei infringida, um tribunal teria mas é que se declarar incompetente para decidir acerca do caso. Mas haverá, seguramente, várias leis/regulamentos infringidos (por exemplo, a "simples" ocupação da via pública, já está a infringir).
  2.  # 2

    Colocado por: jorgemlflorencioDepois o tribunal considera-o culpado, e está feita a jurisprudência.


    Leu isto no Google e atirou assim para aqui? Agora qualquer leigo que lê duas palavras caras, vai ver o que quer dizer jurisprudência e acredita em si... Enfim.
    • JotaP
    • 10 outubro 2022 editado

     # 3

    Colocado por: smartNem puxadas para autocaravanas são admissíveis.


    Concordo.


    Colocado por: smartUma puxada de carga, consubstancia uma reparação.


    Discordo... Estão de novo a pegar na letra da lei e a extrapolar além do razoável. Uma puxada é uma puxada ilegal e está previsto no nº2 do art. 493º do CC, o resultado das suas consequências. (tudo o que envolva eletricidade e gás, é considerado atividade perigosa).

    Todos(?) gostariamos de ver um artigo que fosse mais punitivo, mas a realidade é que parece que ele ainda não existe.

    Colocado por: smartÉ apenas opinião pesdoal, que pode estar errada. Não sou jurista nem advogado, nem pretendo proporcionar aconselhamento jurídico, mas tão só alertar para os consequências e potencialidades jurídicas em causa .


    Foi um post à jurista, de facto. Ao jurista pagam para baralhar e redistribuir, de preferência com um resultado conclusivo que favoreça quem lhe paga o parecer :D
    Neste caso é possível numa análise académica falar em homicídio por negligência, sim...e logo a seguir explicar o que é a negligência e a expectativa possibilidade do potencial arguido, em obter tal resultado... Ainda assim, mesmo o resultado morte pode implicar uma condenação civel e não forçosamente uma condenação criminal.

    Quanto às autoridades, nem de propósito, acabo de me cruzar com uma equipa da Polícia Municipal de Lisboa a quem questionei sobre o tema - a ideia deles, é que se existe autuação, então teriam que a aplicar às arcas frigorificas dos gelados, entre outros dispositivos improvisados. Para não falar de improvisos em eventos de rua e afins.

    Para mim, repito, é uma questão que pela sua previsível massificação futura, carece de legislação adequada.

    Colocado por: jorgemlflorencioO que interessa é que foi apontado um caso de actuação errada e irresponsável

    Errado. Está a ser defendido que a lei não se aplica conforme o nosso gosto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  3.  # 4

    Aposto que não está escrito em lei nenhuma que não posso por arame farpado atravessado num passeio.
  4.  # 5

    Arame farpado é um tipo de arame para cercas de aço construído com farpas pontiagudas tipo espinhos (geralmente quatro) que apontam para quatro direções distintas. Ele é usado para construir cercas baratas e é usado em cima de muros que cercam propriedades seguras. É também uma característica importante das fortificações na guerra de trincheiras (como um obstáculo de arame).[1]

    Uma pessoa ou animal tentando passar por arame farpado sofrerá desconforto e possivelmente ferimentos. A cerca de arame farpado requer apenas postes, arame e dispositivos de fixação, como grampos. É simples de construir e rápido de erguer, mesmo por uma pessoa não qualificada.

    By wikipedia

    Diria que isso é extrapolar ainda mais... aqui pode aplicar as leis que quiser, no entanto começa logo por "não acautelar" coisa nenhuma, visto que o fim a que se destina a instalação, não tem qualquer base comparativa com um cabo de carregamento... Mas já nos habituou a estas tiradas, quando quer ser engraçadinho com alguém em concreto...
    • paulos
    • 10 outubro 2022 editado

     # 6

    Colocado por: pcspinheirotem um Leaf 40 e adora a coisa, mas o problema dela continua a ser "range anxiety", porque 1x/mês vamos de Coimbra a Chaves e Braga, e é uma volta grande.

    Não deve ter problemas em fazer coimbra-chaves se for e ficar, se for ida e volta já é mais arriscado pelo aquecimento da bateria. O segredo está em fazer mais carregamentos e mais curtos, do que poucos carregamentos longos.
    Eu fiz uma vez Braga-Coimbra-Braga mas cometi o erro de ir direto a coimbra sem parar e depois tive de fazer um carregamento longo, as baterias quase foram ao vermelho.
  5.  # 7

    Agora a wikipédia também é uma fonte do direito... Umas coisas tem que estar expresso na lei, outras podemos extrapolar. É conforme der mais jeito.
  6.  # 8

    Colocado por: rjmsilvaAgora a wikipédia também é uma fonte do direito... Umas coisas tem que estar expresso na lei, outras podemos extrapolar. É conforme der mais jeito.


    Você percebeu..apenas fingiu que não.

    Entretanto liguei pra duas polícias municipais porque sou um gajo teimoso...

    Ambas disseram que no limite e forçando por falta de melhor legislação... Ocupação da via pública sem licença...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
    • mafgod
    • 10 outubro 2022 editado

     # 9

    Colocado por: paulos
    Não deve ter problemas em fazer coimbra-chaves se for e ficar, se for ida e volta já é mais arriscado pelo aquecimento da bateria. O segredo está em fazer mais carregamentos e mais curtos, do que poucos carregamentos longos.
    Eu fiz uma vez Braga-Coimbra-Braga mas cometi o erro de ir direto a coimbra sem parar e depois tive de fazer um carregamento longo, as baterias quase foram ao vermelho.
      abrp.JPG
    Ainda no sabado passado fui a Elvas e vim no mesmo dia no meu Leaf40.
    Fomos diretos até Elvas, cerca de 240km.
    Cerca de 5km antes, aviso bateria fraca... chegamos com 9% de bateria, sim o aviso ocorreu uns kms antes de Elvas, que é quase sempre a descer...
    Enchi até 80% no PCR Lidl Elvas, cerca de 40min, autonomia prevista cerca de 200km, objetivo ir jantar ao Forum Almada enquanto carregar o carro em PCN durante 1h.
    Chegamos ao forum Montijo com autonomia para uns 40km e estava a cerca de 50km de casa... se estivesse sozinho teria tentado sair sem caregar :-)
    Coloquei em carga... jantamos em 45min.... chegamos ao carro com uns 70km de autonomia.
    Seguimos viagem, e até usei a A8 acima do limite legal :-) .... cheguei a casa com o segundo aviso, tracinhos....

    Agora, também fiz o que fiz porque tenho o LeafSpy e sei quanto tenho de energia...
    O Leaf estima muito por baixo.
    O 1º aviso que aparece, com a autonomia a piscar, ainda tem uns 6,72kWh... o que permite quase 50km.... o segundo aviso, com a autonomia com tracinhos, aos 5,12kWh ainda permite quase 40km.
    Permite, a velocidades controladas e admitindo que o relevo não é muito acentuado :-)

    Portanto, a ideia é, velocidades controladas, o máximo em nacionais, evitar carregamentos rápidos prolongados, aproveitar para carregar enquanto faz outras coisas e LeafSpy para expremer a bateria e evitar carregamentos prolongados e/ou desnecessários.

    Portanto, e segundo o google, 490kms e apenas uma carga rápida de 45min e uma lenta de 40min. :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos
  7.  # 10

    Pois, bem bom!

    Neste momento ficamos só com a Astra de 2001 a GPL para mim (tão poupadinha ou mais que a agora vendida Soda Superb TDI, mas com outro conforto, ou falta dele na verdade...) e com o Leaf para a esposa. No fim de semana de 22-23 vou desafiá-la a irmos lá cima no Leaf em vez de no Opel, a ver como corre. Pelo que já vi, é carregar em Lamego, depois lidl Chaves e depois em Braga antes de fazer a viagem para Coimbra. Sempre são 3 cargas rápidas num fim de semana (e por mês também, mais semana menos semana).

    Eu por mim estou bem com a Astra, mas a mulher já me andou a enviar anúncios de série 5 ou classe E hibridos plug-in...
  8.  # 11

    Colocado por: pcspinheiro(...)a agora vendida Soda Superb TDI(...)

    Isso foi rápido, boa!

    Em relação à viagem, como já fomos discutindo em várias alturas acho que vai ser tranquilo. Se bem me recordo só Braga pode trazer algum desafio no sentido de ter de esperar pelo carro. O resto vai ser na boa ;-) (juízo na A24 🤣)
  9.  # 12

    Sim, até foi. E consegui o valor que queira, porque tem havido grande procura por certos usados. Muito mais que numa retoma, em que me davam uns €18k...

    Agora tenho que decidir se "enterro" o dinheiro noutro carro ou se foi entrada num apartamento na cidade, para alugar e por a render. Aqui em Coimbra há num falta crónica de alojamento.

    Por mim andava com o Opel a GPL até esta morrer 😅
  10.  # 13

    Epa sendo ilegal ou não o que se vê nessa foto eu dar um chute nisso seria ilegal ?
  11.  # 14

    Colocado por: JotaPErrado. Está a ser defendido que a lei não se aplica conforme o nosso gosto.

    Não está nada errado. E já toda a gente percebeu, menos quem não quis.

    E como já não tenho paciência aturar birras de quem inventa argumentos só para ganhar discussões em foruns... fico por aqui.
  12.  # 15

    Não sei se tem alguma semelhança mas já vi a camara ter de indemnizar pessoas por danos causados por obstaculos , defeitos na via publica.

    Não vejo porque razão nao se aplicaria o mesmo aqui a uma entidade privada



    mas isto que se vê na foto basta ter um bocadinho de bom senso para saber que esta mal ali .

    aqueles cabos de carregamento que vem de cima para baixo pelo ar ainda se da o desconto agora isto . Ja vi pessoas caírem por menos
    • RCF
    • 11 outubro 2022

     # 16

    Colocado por: Reduto25Não sei se tem alguma semelhança mas já vi a camara ter de indemnizar pessoas por danos causados por obstaculos , defeitos na via publica.

    Não vejo porque razão nao se aplicaria o mesmo aqui a uma entidade privada

    Sim, poderia aplicar-se o mesmo princípio, desde que daquilo resulte um acidente, com prejuízo para alguém.
    Aquilo, conforme está, só por si, não dá direito a que ninguém exija qualquer indemnização.
    Concordam com este comentário: JotaP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  13.  # 17

    Indemnização não, mas assim como está dá direito a multa ;)
    Indemnização é só para casos em que alguém é prejudicado diretamente, mas estou mesmo a ver algum chico esperto a necessitar de €, aleijar-se e dizer que foi provocado por esse cabo no chão.

    Também quem mete esses cabos está a armar-se em chico esperto, por isso tem que estar preparado para outros chicos espertos tentarem tirar proveito da situação.
    • JotaP
    • 11 outubro 2022 editado

     # 18

    Colocado por: jorgemlflorencioNão está nada errado. E já toda a gente percebeu, menos quem não quis.


    Você ainda não quis perceber que a legislação é fraca ou inexistente para estes casos.

    Colocado por: jorgemlflorencioE como já não tenho paciência aturar birras de quem inventa argumentos só para ganhar discussões em foruns... fico por aqui.


    Portanto faz uma birra porque acha que isto é uma competição e não um forum para nos ajudarmos...e como não encontra legislação que contrarie a Polícia Municipal de Lisboa e a da Amadora (as que eu contactei e procurei informar-me), além do tão amigo google... amuou para dizer que tem razão.

    Colocado por: Reduto25Não sei se tem alguma semelhança mas já vi a camara ter de indemnizar pessoas por danos causados por obstaculos , defeitos na via publica.

    Não vejo porque razão nao se aplicaria o mesmo aqui a uma entidade privada


    Ainda ninguém neste tópico disse o contrário. Estão a confundir a falta de legislação sobre algo, com a responsabilidade civil que todos tempos, por consequências dos nossos actos.

    Colocado por: jo.sanIndemnização não, mas assim como está dá direito a multa ;)


    Continua a chover no molhado....
  14.  # 19

    Eléctricos mais caros perdem isenção na tributação autónoma

    Veículos 100% eléctricos estavam isentos, mas os que custam mais de 62.500 euros passam a pagar 10%. IUC e ISV com aumento igual à inflação, sobem 78 milhões de euros.
    • RCF
    • 11 outubro 2022

     # 20

    Colocado por: jo.sanIndemnização não, mas assim como está dá direito a multa ;)

    conforme já atrás escrevi:
    Colocado por: RCFUm dos princípios fundamentais da nossa Lei penal é "Nullum crimen nulla poena sine lege stricta", isto é, não há crime, nem há pena (condenação) sem Lei, e sem Lei prévia à prática do ato.


    isto é, para que seja aplicada uma multa, tem de existir um preceito legal que, especificamente, proíba essa prática e preveja a sua punição com multa.
    Por exemplo, quem conduzir um motociclo sem fazer uso de capacete, incorre em contraordenação e é multado (em bom rigor, coimado), porque existe uma Lei que, especificamente, o prevê. Sem Lei que preveja, proíba e puna, não pode haver condenação, ainda que aos olhos do comum cidadão, a conduta praticada devesse ser proibida e punida.
 
0.1266 seg. NEW