Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Colocado por: mafgodO que afeta mais a autonomia nos dias frios de inverno nos VEs, não é tanto o aquecimento mas sim a temperatura baixa da bateria.
    Mesmo sem usar aquecimento algum, naqueles dias bem frios, verá a autonomia reduzir bastante.
    Tem a haver com a própria química das baterias.
    Por isso, penso que todos os VEs, até mesmo o Leaf que não as refresca, tem aquecimento das baterias quando a temperatura é mesmo baixa.
    Noutros VEs, como a Tesla, mantem a bateria em condições ideais...

É verdade que a temperatura tem grande impacto nas baterias, é uma situação a melhorar.
  2.  # 162

Há marcas que já tem esse cuidado.
  3.  # 163

Colocado por: manelvchttps://observador.pt/2022/09/30/franca-planeia-limitar-carregamento-de-carros-electricos/

Ups

Leu a noticia toda? Ou foi só o titulo?
    Além do mais, a maioria das pessoas não carrega o carro a essas horas.
    • eu
    • 3 outubro 2022 editado

# 164

Colocado por: manelvchttps://observador.pt/2022/09/30/franca-planeia-limitar-carregamento-de-carros-electricos/

Ups

"durante os períodos em que a rede eléctrica é mais solicitada. A restrição que está em cima da mesa deverá ser implementada apenas em dias úteis, nas horas de pico, nomeadamente entre as 08h00 e as 13h00 e das 18h00 às 20h00. "

Faz todo o sentido esta restrição. De preferência, os VE devem ser carregados à noite.
  4.  # 165

Pois, estou mesmo a ver o pessoal que não tem hipótese de carregar em casa a ir á meia noite carregar o carro
  5.  # 166

Colocado por: manelvcPois, estou mesmo a ver o pessoal que não tem hipótese de carregar em casa a ir á meia noite carregar o carro

Não precisa de ir à meia-noite. Basta não ir das 8h às 13h ou das 18h-20h.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 3 outubro 2022 editado

# 167

Colocado por: manelvcPois, estou mesmo a ver o pessoal que não tem hipótese de carregar em casa a ir á meia noite carregar o carro

Para já, os VE são adequados acima de tudo para quem os pode carregar em casa.

Porque carregá-los sempre em postos públicos não é nem barato nem conveniente.
  6.  # 168

Para este tópico já tínhamos concluído que o que compensa é carregar em casa. Google mais um pedacinho
  7.  # 169

Os xico espertos:
  8.  # 170

Noutros países ia haver malta a fazer fila para "tropeçar" no fio e processar o proprietário do VE :-)
  9.  # 171

Não se pode por um estendal, mas pendurar um cabo elétrico no meio dos passeios já não faz mal 🤷🏻‍♂️
  10.  # 172

Colocado por: manelvcNão se pode por um estendal, mas pendurar um cabo elétrico no meio dos passeios já não faz mal 🤷🏻‍♂️

Você é que está a escrever que não faz mal. A situação acima é proibida.
  11.  # 173

Proibida e sujeito a multa...

É como um ICE em que só deita fumo ou removeram FAP.
  12.  # 174

Estou certo que a resposta anterior era em tom irónico 😉
  13.  # 175

Colocado por: rjmsilvaOs xico espertos:
      Screenshot_2022-10-03-22-22-41-681_com.twitter.android.jpg

Já o fiz muitas vezes e, enquanto me sentir seguro, continuo a fazê-lo. Da janela, do primeiro andar cá para baixo, etc. Como é óbvio nunca deixei de forma a que prejudicasse alguém.
    O cabo no chão bem arrumado não incomoda ninguém. Uma cadeira de rodas passa na boa. Se eu acordar de manhã e alguém me tiver vandalizado o cabo vou ficar lixado, mas tenho a certeza que é por malícia e não por ter sido prejudicado. Se tiver sido multado, reclamo e pago. Como noutras infraxdoes.

Já vi vários casos de extensões que efectivamente estavam a estorvar. Agora isso? Dor de coto. Provavelmente dos mesmos que não andam a 120 porque a lei que define a velocidade máxima é caduca 🤷🏻‍♂️
    • eu
    • 4 outubro 2022

# 176

Colocado por: Bruno.AlvesO cabo no chão bem arrumado não incomoda ninguém

Sem dúvida. Há pessoas que implicam por tudo e por nada.
  14.  # 177

Colocado por: Bruno.Alves
    Já o fiz muitas vezes e, enquanto me sentir seguro, continuo a fazê-lo. Da janela, do primeiro andar cá para baixo, etc. Como é óbvio nunca deixei de forma a que prejudicasse alguém.
    O cabo no chão bem arrumado não incomoda ninguém. Uma cadeira de rodas passa na boa. Se eu acordar de manhã e alguém me tiver vandalizado o cabo vou ficar lixado, mas tenho a certeza que é por malícia e não por ter sido prejudicado. Se tiver sido multado, reclamo e pago. Como noutras infraxdoes.

Já vi vários casos de extensões que efectivamente estavam a estorvar. Agora isso? Dor de coto. Provavelmente dos mesmos que não andam a 120 porque a lei que define a velocidade máxima é caduca 🤷🏻‍♂️

Não é dor de coto. Não o pode fazer, é ilegal. Se alguém se magoar no seu cabo, espero que tenha a conta bancária recheada visto que nenhum seguro vai cobrir o acidente.

É tipo a malta que estaciona com 4 piscas em segunda linha porque vai só "ali". Xicos espertos.

Colocado por: eu

Sem dúvida. Há pessoas que implicam por tudo e por nada.

É ilegal e não deve ser feito. Não é questão de estar bem ou mal arrumado.
  15.  # 178

Colocado por: ricardoantunesSe alguém se magoar no seu cabo, espero que tenha a conta bancária recheada visto que nenhum seguro vai cobrir o acidente.

Se alguém se magoar no meu cabo é porque se queria magoar. Felizmente não estamos nos states e a fraude de seguros não é uma coisa. Na foto apresentada não há nenhuma hipótese de ninguém se magoar sem ser de propósito.
    É um risco controlado que corro. Como é óbvio, só o faço quando preciso MESMO e quando considero seguro.

Edit: há uns tempos aluguei um AirBnB numa localidade para o norte. Por sorte tinha lugar na parte de trás do prédio, estacionei debaixo da janela do sítio numa viela que era só estacionamento do prédio. Zero estorvo, zero risco, cabo a descer pela parede, arrumado debaixo do carro, como se não estivesse lá.
    Como é óbvio falei com o proprietário, ofereci-me para pagar pela electricidade porque me poupava um carregamento no dia a seguir. Pois alguém se sentiu muito incomodado e foi ligar ao proprietário a queixar-se que estava um cabo eléctrico a estorvar, a sair da cozinha dele. Idiotas.
  16.  # 179

É um risco que corre pelos outros utilizadores da via pública. É o país dos xico espertos que só têm direitos.
    Concordam com este comentário: Iko
  17.  # 180

E pah, vou construir uma casa no meio da serra de gerês, não mora lá ninguém não vou estorvar ninguem 🤷🏻‍♂️

0.1548 seg. NEW