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      AiOGajo
    • 20 março 2023 editado

     # 1

    O meu carregador é igual a esse - com outra marca.

    Pode ir desde 6A (1,3kW), 8A, 10A, 12A e 16A (3,4kW).
    O modo altera se carregares 2x no botão touch sem o ligares ao carro.

    Dependendo da tomada a que ligas, se a cablagem é indicada e se tens potência contratada que o suporte, o melhor é carregares a amperagens maiores para ser mais eficiente a transformação de AC para DC e consequentemente mais económico.
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    • ztbv
    • 20 março 2023

     # 2

    Colocado por: AiOGajoO meu carregador é igual a esse - com outra marca.

    Pode ir desde 6A (1,3kW), 8A, 10A, 12A e 16A (3,4kW).
    O modo altera se carregares 2x no botão touch sem o ligares ao carro.

    Dependendo da tomada a que ligas, se a cablagem é indicada e se tens potência contratada que o suporte, o melhor é carregares a amperagens maiores para ser mais eficiente a transformação de AC para DC e consequentemente mais económico.
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    Eu tenho contratado 6.9 e a moradia é recente. Com este carregador posso aumentar a rapidez de carregamento numa tomada doméstica?!!
  1.  # 3

    Se esse cabo portátil o permitir sim.... tire uma foto da parte traseira para ver o que lá está escrito.
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      AiOGajo
    • 20 março 2023 editado

     # 4

    Tens igual a mim.

    Eu tenho 6.9kVa monofásico (30A) e carrego a 16A (realisticamente fica a 15A porque o sistema deve ter uma margem para não haver problemas).



    Se carregares duas vezes seguidas aqui antes de o ligares ao carro, vai mudar para 12A e depois para 16A:

    O tempo de carregamento vai ser ligeiramente superior, não muito, porque estamos a falar de alterar de 2.3kW para 3.5kW.

    Tens é de ter atenção se a instalação elétrica onde vais ligar isso está preparada para aguentar a carga, porque se os fios forem fininhos, a corrente a passar por eles durante muito tempo vai fazer com que aqueçam. Assim, o vendedor para salvaguardar qualquer problema deve ter colocado isso a 10A.
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    • ztbv
    • 20 março 2023

     # 5

    Colocado por: mafgodSe esse cabo portátil o permitir sim.... tire uma foto da parte traseira para ver o que lá está escrito.
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    • ztbv
    • 20 março 2023

     # 6

    Colocado por: AiOGajoTens igual a mim.

    Eu tenho 6.9kVa monofásico (30A) e carrego a 16A (realisticamente fica a 15A porque o sistema deve ter uma margem para não haver problemas).



    Se carregares duas vezes seguidas aqui antes de o ligares ao carro, vai mudar para 12A e depois para 16A:

    O tempo de carregamento vai ser ligeiramente superior, não muito, porque estamos a falar de alterar de 2.3kW para 3.5kW.

    Tens é de ter atenção se a instalação elétrica onde vais ligar isso está preparada para aguentar a carga, porque se os fios forem fininhos, a corrente a passar por eles durante muito tempo vai fazer com que aqueçam. Assim, o vendedor para salvaguardar qualquer problema deve ter colocado isso a 10A.
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    Se a instalação permitir, então é preferivel carregar a 16a?! ao nivel de tempo é indiferente para mim! A 16 então terei menos perdas?!
  2.  # 7

    Pelas caracteristicas, até parece que esse cabo permite até 40A!?!
    Qual é a ficha que ele tem para ligar na parede?

    Experimente como disse o AiOGajo e atenção que em tomadas "normais" o máximo é 16A!
    Carregar a 16A em vez de 10A reduz o tempo de carregamento para cerca de 60% do tempo, em vwz de 5h30 passar para 3h30 por exemplo.
    Se o carro for pouco eficiente no carregamento, o ganho pode ser superior.
    Exemplo de um VE pouco eficiente a baixas potências, o ZOE.

    MAS atenção, estamos aqui a falar em cêntimos :-) claro que ao fim de muitos carregamentos são euros :-)
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      AiOGajo
    • 20 março 2023 editado

     # 8

    Colocado por: mafgodPelas caracteristicas, até parece que esse cabo permite até 40A!?!
    Qual é a ficha que ele tem para ligar na parede?

    Experimente como disse o AiOGajo e atenção que em tomadas "normais" o máximo é 16A!
    Carregar a 16A em vez de 10A reduz o tempo de carregamento para cerca de 60% do tempo, em vwz de 5h30 passar para 3h30 por exemplo.
    Se o carro for pouco eficiente no carregamento, o ganho pode ser superior.
    Exemplo de um VE pouco eficiente a baixas potências, o ZOE.

    MAS atenção, estamos aqui a falar em cêntimos :-) claro que ao fim de muitos carregamentos são euros :-)


    Pelo que pesquisei o i3 de 2014 é bem mais eficiente que os primeiros Renault ZOE da mesma altura:

    https://avt.inl.gov/sites/default/files/pdf/fsev/SteadyStateLoadCharacterization2014BMWi3.pdf

    Portanto os i3 de anos posteriores devem manter essa característica.

    Os 40A deve ser para 110v de forma a manterem a mesma velocidade de carregamento, caso contrário nunca mais carregavam :)
    • ztbv
    • 20 março 2023

     # 9

    Já falei com o eletricista e diz que não há problema nenhum em carregar a 16A. Sendo assim é sempre preferível carregar a 16A?
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      AiOGajo
    • 20 março 2023 editado

     # 10

    Colocado por: ztbvJá falei com o eletricista e diz que não há problema nenhum em carregar a 16A. Sendo assim é sempre preferível carregar a 16A?



    Por um lado, é marginalmente mais eficiente carregar a 16A e sempre se poupa dinheiro na conta da luz.

    Por outro lado, as baterias vão aquecer marginalmente mais um pouco no entanto parece-me que o i3 têm liquido para refrigerar a bateria tal como o meu Twingo portanto essa questão está salvaguardada. E até porque estamos a falar de uma alteração de 2.2kW para 3.5kW em veículos que estão preparados para carregamentos de 22kW (ou mais)...

    Pessoalmente vou carregar a 16A nestes dias mais frios para ajudar a manter a bateria mais quentinha durante a noite e lá para Maio devo passar para 10A porque as noites já não ficam tão frias sabendo que 1 a 2 horas a mais para quem carrega durante a noite não é significativo.

    Se ajuda? Espero que sim.

    Quanto a carregar, o ideal é carregar até 100% isto porque a BMS (Battery Management System) já faz o serviço por ti e não carrega tudo, pois quanto carregas até 100% ela mostra-te 100% mas a carga total da bateria é inferior.

    A título de exemplo o meu Twingo têm uma bateria de 23kW mas só têm utilizáveis 21.4kW, o resto é para a BMS fazer a gestão da carga/carregamentos.
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  3.  # 11

    Alguém sabe se é possível colocar no BMW I3, pré definido no arranque o ECO PRÓ+? Obrigado
    • Nancy
    • 21 março 2023 editado

     # 12

    Colocado por: AiOGajoO meu Twingo têm uma bateria de 21.6kWh disponíveis e tenho 190km de autonomia... e mais de 200 com o modo Eco ligado.

    Algo nessas autonomias não andam bem em todos os carros já que apresentam baterias bem maiores que a minha.


    Olá, estava aqui há procura de opiniões e não pude deixar de notar o teu comentário.
    Tenho um Twingo elétrico desde outubro 2021, o carro diz-me sempre que faz 200km ou mais mas nunca cheguei a esses valores... no verão faz cerca de 150~160 (não descendo dos 20%) e de inverno 120~130 :( (sempre andei em modo ECO)
    Penso que até está a durar menos agora face ao mesmo período do ano passado...em que conseguia 150km (80%) e agora nunca consigo.
    Para além disso, já por algumas vezes o carro decidiu não carregar na programação definida... por ex. ontem em vez de carregar a partir das 22h decidiu carregar hoje a partir das 6h da manhã....
  4.  # 13

    As contas da autonomia real e indicada são relativamente fáceis de fazer.
    Para o Twingo fazer 200km com 21kWh de bateria tem de consumir ~~10kWh/100km. Não há como fugir. Se é possível? Eu diria que sim, mas não é muito provável nem fácil. Essas médias são muito baixas, só com velocidade média muito baixa e sem qualquer relevo desfavorável. E era preciso levar a bateria de cheio a totalmente vazio.
    Isso também explica porque faz menos km: se guarda 20% da bateria também guarda 20% da autonomia :-)

    Essa autonomia, de inverno, parece-me perfeitamente normal. O meu Leaf, que tinha uns 18kWh úteis (o seu deve andar por aí provavelmente) fazia 140km de cheio até totalmente vazio e sem auto estrada.

    Em relação à programação de carga, foi um amok que lhe deu. Computadores...
    Não estará relacionado com qualquer problema na bateria, seguramente.
  5.  # 14

    Sim ... Eu sei.
    Na boa verdade a autonomia indicada era por ex. 220km (para os 100%) no entanto, se estiver a fazer 80% 150km faz-me 187,5km aos 100%...
    O que quero indicar é que acho que:
    1º a autonomia indicada no painel é tudo menos realista.
    2º como o AiOGajo está a fazer 200km :D ??

    Esse problema no software já me deixou ficar mal e tive que recorrer a alternativa (que felizmente tenho...)
    Já aconteceu mais que uma vez ...

    PS: atualmente está a fazer os 120km. a temperatura atual não justifica estes valores.... não tem estado propriamente frio...

    A bateria foi testada em outubro do ano passado e encontrava-se a 98% da capacidade. (1 ano antiguidade)

    Daquilo que tenho conhecimento o Leaf consome bastante mais que o Twingo... também não é comparável a estrutura e o peso.
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      AiOGajo
    • 21 março 2023 editado

     # 15

    Colocado por: Nancy

    Olá, estava aqui há procura de opiniões e não pude deixar de notar o teu comentário.
    Tenho um Twingo elétrico desde outubro 2021, o carro diz-me sempre que faz 200km ou mais mas nunca cheguei a esses valores... no verão faz cerca de 150~160 (não descendo dos 20%) e de inverno 120~130 :( (sempre andei em modo ECO)
    Penso que até está a durar menos agora face ao mesmo período do ano passado...em que conseguia 150km (80%) e agora nunca consigo.
    Para além disso, já por algumas vezes o carro decidiu não carregar na programação definida... por ex. ontem em vez de carregar a partir das 22h decidiu carregar hoje a partir das 6h da manhã....


    Olá :)

    Eu só tenho o Twingo desde Fevereiro, portanto não te posso dizer no inverno com as temperaturas mais rigorosas de Dezembro e Janeiro.

    Neste momento estou com consumos de 11.5kW/100 para os últimos 500km, isto porque no Sábado desliguei o modo ECO e fui a abrir pela AE o que fez aumentar os consumos. Antes disso tinha consumos de 10.9kW/100km, o que não é mau sabendo que a Renault assume um consumo de 16kW.

    Também já me aconteceu situações em que no primeiro dia os km percorridos e os estimados tinham uma diferença de 500m, mas no dia seguinte os km estimados baixarem rapidamente após sair de casa e mostrar uma diferença de 10km. No entanto como o meu caminho inicialmente é sempre a subir entretanto vai diminuindo a diferença.


    Quanto à programação de carregamento nunca tive nenhum problema com ela a não ser ligar o carro e esquecer que aquilo está ligado lol
  6.  # 16

    Olá,

    Isso é o que diz no painel, certo? e quanto fazes efetivamente? (%/Km)
  7.  # 17

    Cegonha Branca: o primeiro navio da frota 100% elétrica em Lisboa
    O primeiro navio da frota 100% elétrica já chegou a Lisboa. O nome atribuído aos navios será de uma ave autóctone do estuário do Tejo, e o primeiro terá o nome de Cegonha Branca. Os próximos três navios devem chegar no final do ano.
    Espero que com baterias incluídas :-)
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      AiOGajo
    • 21 março 2023 editado

     # 18

    Colocado por: NancySim ... Eu sei.
    Na boa verdade a autonomia indicada era por ex. 220km (para os 100%) no entanto, se estiver a fazer 80% 150km faz-me 187,5km aos 100%...
    O que quero indicar é que acho que:
    1º a autonomia indicada no painel é tudo menos realista.
    2º como o AiOGajo está a fazer 200km :D ??





    38% - 74km
    100% - x

    x = (100%*74)/38% = 194.74km

    Consumo 11.5kW/100km para os últimos 544.4km.

    Estes 5km admito que foram comidos devido a três coisas:

    1 - tenho feito arranques que não deveria como a entrar nas rotundas e já reparei que ao fazer isso perco sempre autonomia.
    2 - No domingo, com esta carga, andei com 4 pessoas no carro o que consome mais
    3 - Embora tenha feito poucos km no domingo, fiz a AE com a capota aberta porque estava bom tempo...


    Agora os arranques valem a pena e é difícil de resistir :)

    Quando faço reset e comparo os km percorridos com o estimado, geralmente batem certo (diferenças de 500m).

    E como foi dito, a minha média na sexta-feira era 10.9kW/100km (90% nacionais e 10% AE) porque isto de ir a 140km/h consome a olhos vistos e faz aumentar o consumo médio.
  8.  # 19

    10,9kWh/100km é de ninja. Muito bom!
    • Nancy
    • 21 março 2023 editado

     # 20

    Estás a ver o sítio errado x)
    Esses 74km são o valor estimado que resta de autonomia. (ESTIMADISSIMO, já agora, o meu também indicou médias 10,5)
    Tens que fazer reset ao teu conta-km (aquele que conta por viagens...) na próxima vez que carregares

    Exemplo de um dia em dezembro:
    quadrante-twingo

    andei 71,7km com 36%
    Significa que, em teoria, faria 199km com os 100% (mais 127km) - nunca anda tanto porque começa a drenar mais rápido abaixo dos 50%
    No entanto o indicador de estimativa está com 132km

    No final das contas como não convém andar abaixo dos 20%, o carro apenas faz 159km.
    O que não convém mesmo é andar abaixo dos 10% (ver a partir do min15) ---> https://www.youtube.com/watch?v=tWh9zEmq0uI
 
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