Iniciar sessão ou registar-se
    • AMVP
    • 10 outubro 2020

# 461

Colocado por: HAL_9000A questão é que não é, conseguem muitas vezes negociar a pre.reforma com 100% Do ordenado, ou perto disso. Não acho que aos 58 anos alguém seja velho, ainda que concorde que a escola tem a ganhar com o rejuvenescimento da classe....ainda que as finanças públicas não, e não seria justo para com tem de trabalhar até aos 67 anos.

E eu suspeito que vão existir poucas pré -reformas pq: 1) as pessoas têm um corte significativo; 2) desse modo o Estado aumenta os custos, pois paga pré -reformas e ordenados.
  1.  # 462

Colocado por: rjmsilvaOs trabalhadores da CGD não são funcionários públicos.
    PSP, GNR e militares são carreiras especiais às quais não se aplica a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas onde está prevista essa situação da pré reforma.
    Tecnicamente eu sei que não são. Na prática vai dar ao mesmo, o dinheiro para Lhes pagar sai todo do mesmo bolso.
  2.  # 463

Colocado por: AMVP
    E eu suspeito que vão existir poucas pré -reformas pq: 1) as pessoas têm um corte significativo; 2) desse modo o Estado aumenta os custos, pois paga pré -reformas e ordenados.
    E no entanto aposto que todos nós conhecemos alguém que se Pre.reformou aos 55, 56, 57. Repare que a pre reforma pode ser concedida com financiamento a 100 %, ainda que eu concorde que o governo não tem folga orçamental para o fazer
  3.  # 464

Colocado por: HAL_9000Tecnicamente eu sei que não são. Na prática vai dar ao mesmo, o dinheiro para Lhes pagar sai todo do mesmo bolso.

São pagos pelas receitas próprias da CGD. Que tradicionalmente dá lucro e paga dividendos ao seu acionista, o Estado.
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  4.  # 465

Colocado por: rjmsilva

São pagos pelas receitas próprias da CGD. Que tradicionalmente dá lucro e paga dividendos ao seu acionista, o Estado.
    E este dinheiro foi para quem?

https://www.jn.pt/economia/estado-injetou-mais-de-quatro-mil-milhoes-na-cgd-desde-2011-10508325.html
  5.  # 466

Colocado por: rjmsilvaSão pagos pelas receitas próprias da CGD. Que tradicionalmente dá lucro e paga dividendos ao seu acionista, o Estado.

Tal como a ADSE, que já aqui falaram e que penso que ainda ninguem disse, mas é autosustentavel (sim...agora dá lucro) e o excedente é canalizado para a SegSoc

Não generalizem... Eu já trabalhei nos dois lados, já troquei imensas vezes de team e há de tudo em todo o lado... verdadeiros profissionais no privado e publico bem como autênticos malandros em ambos...
    Concordam com este comentário: eu, branco.valter
  6.  # 467

Colocado por: J.Fernandes
    Nisto estamos de acordo. Eu também não queria ser tratado por uma colega sua de 70 anos, tenho esperança que se estiver internado venha uma (ou duas) colega sua de 25 anos de preferência de minissaia e cinta de ligas.

Não é preciso internar-se para isso...
  7.  # 468

Colocado por: HAL_9000E este dinheiro foi para quem?

https://www.jn.pt/economia/estado-injetou-mais-de-quatro-mil-milhoes-na-cgd-desde-2011-10508325.html

Isso não invalida nada do que eu disse. A CGD pertence a sector empresarial do estado. Os trabalhadores não são funcionários públicos. Como qualquer empresa pode dar lucro ou prejuízo, tradicionalmente dá lucro, mas se der prejuízo terá que ser suportado pelo dono,que é o Estado.
    Na minha opinião, o estado não deveria ter empresas, outros acham que deve deter empresas estratégicas. São opções políticas.
    • AMVP
    • 10 outubro 2020

# 469

Colocado por: HAL_9000ainda que eu concorde que o governo não tem folga orçamental para o fazer

Se concorda para quê colocar em causa o que os outros dizem? Eu tb sei que e possível pagar pré reformas a 100/ mas se nao é isso que o estado vaimpecável fazer na administração central ou local para que falar disso?
  8.  # 470

Colocado por: rjmsilvaPSP, GNR e militares são carreiras especiais às quais não se aplica a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas onde está prevista essa situação da pré reforma.

Chama-se passagem á reserva e mantêm o ordenado e vários subsídios na integra. Sempre existiu nas FA e salvo erro na GNR. Nas FA houve quem passasse á reserva com menos de 50 anos (2 camaradas meus da tropa pelo menos fizeram isso).
    • AMVP
    • 10 outubro 2020

# 471

Concordam com este comentário:jfsmoreira

Os trabalhadores da cgd são trabalhadores do accionista único, estado português como tal são funcionários públicos. O resto é semântica para estatutos e remunerações mais elevados.

Já imaginou se o estado transformasse a AT numa empresa pública? Já viu quanto essa empresa iria ter de receitas? Sim, vai-me dizer que a cgd está sujeita a concorrência é a at não. Primeiro a cgd está mais ou menos em concorrencia segundo a cobrança de impostos tb pode ser colocada à concorrência, conduz a outras questões mas pode.
  9.  # 472

Os 5 Mil milhões dados á Caixa pelo Estado foi um grande "lucro"...
  10.  # 473

Colocado por: AMVPOs trabalhadores da cgd são trabalhadores do accionista único, estado português como tal são funcionários públicos. O resto é semântica para estatutos e remunerações mais elevados.

Treta, se assim fosse o estado não conseguiria privatizar empresa nenhuma. Ou então teria que incorporar na administração pública todos os trabalhadores de todas as empresas que privatizou nas últimas décadas.
  11.  # 474

Colocado por: CarvaiOs 5 Mil milhões dados á Caixa pelo Estado foi um grande "lucro"...

Como eu disse, são opções políticas. Se o estado entende que deve ter um banco, deve assumir os prejuízos que eventualmente possa dar. Não é só ficar com os lucros, quando os há.
  12.  # 475

Colocado por: Carvai
    Chama-se passagem á reserva e mantêm o ordenado e vários subsídios na integra. Sempre existiu nas FA e salvo erro na GNR. Nas FA houve quem passasse á reserva com menos de 50 anos (2 camaradas meus da tropa pelo menos fizeram isso).

Eu conheço vários que com pouco mais de 40 passaram à reserva e 5 anos depois à reforma. Eram as regras à época. Atualmente não podem passar à reserva antes dos 55 e a idade de reforma é a idade legal subtraído de 6 anos. (aproximadamente 60 anos atualmente).
  13.  # 476

Eu conheço vários que com pouco mais de 40 passaram à reserva e 5 anos depois à reforma. Eram as regras à época

Isso aconteceu com muitos Pilotos da FAP que foram para a TAP. Hoje para fazerem isso têm de pagar uma indemnização.
    • AMVP
    • 10 outubro 2020

# 477

Treta, se assim fosse o estado não conseguiria privatizar empresa nenhuma. Ou então teria que incorporar na administração pública todos os trabalhadores de todas as empresas que privatizou nas últimas décadas.

E então já que sabe tanto diga -me cá se tiver 100/ do capital de uma empresa a empresa é do seu vizinho ou sua?
    • AMVP
    • 10 outubro 2020

# 478

E quantas foram verdadeiramente privatizadas?

Há uma do grupo caixa que foi efetivamente privatizada e que há data de facto era a única área de negócio rentável no grupo.

Quanto à lucros dos bancos, se eles já são o que nas empresas nos bancos então é uma maravilha.

A CGD é mal gerida há anos, mesmo sem as opções políticas, não dá lucro nenhum, só prejuízo e tem um número assustador de funcionários e de custos de estrutura absurdos.
  14.  # 479

Colocado por: AMVP

E então já que sabe tanto diga -me cá se tiver 100/ do capital de uma empresa a empresa é do seu vizinho ou sua?

Obrigado por me lembrar porque não vou para as tascas falar com quem não percebe nada e só gosta de mandar uns papos para o ar para parecerem os maiores da aldeia.

Estou fora.
  15.  # 480

Colocado por: AMVPEu tb sei que e possível pagar pré reformas a 100/ mas se nao é isso que o estado vaimpecável fazer na administração central ou local para que falar disso?
    De certeza que não é isso? Depende da necessidade de votos. O problema é que as motivações do estado são movidas por necessidades políticas e não se tratam de decisões estratégicas para o país. Obviamente não vou ver a conta das pessoas que efetivamente entram em pré- reforma, o que sei é que ninguém iria aderir a ela se os cortes fossem significativos.

Colocado por: AMVPSe concorda para quê colocar em causa o que os outros dizem?
    Coloco em causa porque o dinheiro dos nossos impostos não permite soluções utópicas. Eu também concordo que ninguém com mais de 55 anos deveria trabalhar nas obras ou agricultura porque agrava muitas mazelas físicas, no entanto lá continuam eles até aos 67 anos e não sei quantos meses.

0.1085 seg. NEW