Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Já venho observando este forum há algum tempo, mas apenas recentemente me registei. E cá vai a minha primeira participação :)

    Basicamente pretendo construir uma moradia com o objectivo de rentabilizar (alugar ou vender), e portanto o objectivo é construir o mais económico possível, obviamente não descurando a qualidade. Atenção que o objectivo não é fazer um barracão sem quaisquer condições... pelo contrário. Simplesmente gostaria de saber o que evitar à partida ou que caminhos tomar para evitar gastar mais.

    Há coisas que tenho noção: evitar terraplanagens, caves e muros de contenção, por exemplo. Também sei que os acabamentos têm muita influencia. O que queria mesmo era concelhos arquitectónicos para isso.

    Por exemplo: o desenho da casa influencia o custo (ou seja, uma casa de desenho quadrado/rectangular sai mais barata que uma com mais voltas - por exemplo, em "L")? Duas casas "iguais", com a mesma área - uma térrea, outra com dois pisos - têm custos diferentes?

    E claro, para além disto, que outras dicas têm?

    Obrigado desde já :)
  2.  # 2

    os conselhos que lhe posso dar é encontrares um arquiteto bom.
    é estabeleceres um limite para o que queres gastar.
    independentemente do desenho do projecto (é verdade que a forma em si influencia) pedires ao arquitecto um bom projecto COMPLETO. ou seja não te ficares pelo projecto de licenciamento que não tem rigor nenhum, mas ires mais além e teres um projecto de execução e um mapa de quantidades para o projecto que seja bem feito.
    estes dois elementos por si só vão permitir um maior controle nos custos de materiais e trabalhos. Bem elaborados custam dinheiro, é óbvio, mas permitem poupar nas ditas derrapagens.
    se não tiveres no mínimo um mapa de quantidades bem elaborado e completo vai ser como tentares parar o vento com uma peneira pois estarás á mercê dos construtores e fornecedores vários..
    Concordam com este comentário: mmascosta, nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmascosta
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta :)

    Obviamente esse é o próximo passo. A questão aqui é realmente: o que é um bom arquitecto? Ou melhor... como é que sei que é o arquitecto certo para isto? É que pode ser um arquitecto muito bom mas não estar direccionado para a vertente de "contenção".

    Quanto mais não seja, as dicas que obtiver aqui serão usadas para saber se estou a falar com a pessoa certa ;)
  4.  # 4

    Colocado por: mmascostaBasicamente pretendo construir uma moradia com o objectivo de rentabilizar (alugar ou vender), e portanto o objectivo é construir o mais económico possível.

    É por causa deste tipo de abordagem que os construtores estão mal vistos, por causa dos patos bravos dos promotores que aparecem sem perceber nada de construção, e cujo objectivo é o baixo preço.
    Concordam com este comentário: leandro_m
  5.  # 5

    Picareta, por acaso já esparava uma resposta sua desse género, já que é frequente da sua parte assumir que qualquer pessoa que quer poupar dinheiro procura enganar o outro, entrar em esquemas ou, no fundo, ser chico-esperto. É comum ver da sua parte termos como "patos bravos", "paraquedistas" e outros que tal.

    Apesar de, tal como esperado, ter assumido o pior da minha parte, vou-lhe responder: não é o meu caso.

    Acho que no meu primeiro post isso é evidente, mas vou torná-lo ainda mais: eu não pretendo colocar em causa a qualidade da obra. Procuro sim optimizar o custo da mesma. São coisas diferentes.
    Concordam com este comentário: Diogo999, tukestolo
  6.  # 6

    Procure um gabinete com obra feita com experiencia de obra e nao so com bonecos e estudos feitos.
  7.  # 7

    Colocado por: mmascostaPicareta, por acaso já esparava uma resposta sua desse género, já que é frequente da sua parte assumir que qualquer pessoa que quer poupar dinheiro procura enganar o outro, entrar em esquemas. É comum ver da sua parte termos como "patos bravos", "paraquedistas" e outros que tal.

    A construção de uma casa é bastante complexa, e deverá ser feita por profissionais, todos os outros que se metem no negócio sem perceberem nada do assunto, são os patos bravos, só ainda não percebi porque é que há gente que compra esse tipo de habitações.
    Na maior parte dos casos, só poupam naquilo que fica escondido, depois até são capazes de fazer uma pequena extravagância em alguma coisa para "encher o olho".

    Não se esqueça de que se quiser construir para vender, tem que criar uma empresa.
  8.  # 8

    Em parte concordo contigo Picareta, mas.... Existe boa arquitectura feita com premissa de construção barata.. o programa case study house é um exemplo.. concebidos para a construção com materiais baratos de produção em massa. claro que os tempos eram outros...

    e existem outros exemplos bem recentes de obras baratas que aparentam boa qualidade... ainda esta semana li este artigo...https://www.dezeen.com/2017/05/09/mami-house-noarq-low-budget-concrete-home-portugal-mini-bunker-jose-carlos-nunes-de-oliveira-noarq/
  9.  # 9

    mmascosta, em que zona pretende construir?

    caso seja no minho neste momento estou disponível. tem o meu contacto ao clicar no meu nome.
  10.  # 10

    Colocado por: Picareta
    Na maior parte dos casos, só poupam naquilo que fica escondido, depois até são capazes de fazer uma pequena extravagância em alguma coisa para "encher o olho".


    Ora aqui está o motivo pelo qual eu nao compro uma moradia pronta, sem tirar nem por!
    Depois, « isto até tem pré-instalação de ac e pre instalação de aspiração central »
    Concordam com este comentário: leandro_m
  11.  # 11

    Colocado por: DR1982Ora aqui está o motivo pelo qual eu nao compro uma moradia pronta, sem tirar nem por!

    Compre a alguém que já anda há muitos anos no mercado, e tenha clientes satisfeitos....não é uma garantia absoluta, mas sempre é melhor do que comprar a um "pato bravo".
  12.  # 12

    Colocado por: Picareta"pato bravo".


    E como é que eu sei que é um "pato bravo"? Tem alguma coisa escrita na testa? Conduz um Mercedes? Como é?
    Concordam com este comentário: Bmc
  13.  # 13

    Colocado por: Picareta
    Compre a alguém que já anda há muitos anos no mercado, e tenha clientes satisfeitos....não é uma garantia absoluta, mas sempre é melhor do que comprar a um "pato bravo".
    O problema é que na minha zona ha muito pouca construção nova e as poucas que vai havendo é de empresas instantâneas. Nem apartamentos novos há...
  14.  # 14

    Colocado por: sousa tavares

    E como é que eu sei que é um "pato bravo"? Tem alguma coisa escrita na testa? Conduz um Mercedes? Como é?
    Promete-lhe muito por pouco, e normalmente nao tem empresa muito tempo com o mesmo nome!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares
  15.  # 15

    Colocado por: sousa tavaresConduz um Mercedes?

    Isto é um bom indicador :-))

    Por aqui o "pato bravo", são todos aqueles que em tempo de vacas gordas se dedicaram à construção para venda, eram padeiros, pasteleiros, talhantes,...., Não precisa de ter nada na testa, basta investigar o histórico da empresa.

    Agora tem aparecido outro tipo de pato bravo, mais refinado, com mais capital, e pior ainda do que os anteriores. São empresas criadas apenas para fazer um empreendimento/construção, e depois de vendido fecham a porta. Tem sempre bons contactos nos bancos, porque regra geral a banca não financia milhões a empresas recém criadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares
  16.  # 16

    O que de pior aí anda são as imobiliárias, bem sei que nao obrigam ninguem a assinar com eles mas quase tamanha é a insistência, torna-se praticamente impossivel comprar um imóvel sem ter de dar dinheiro a esses senhores!
  17.  # 17

    Colocado por: mmascostaPor exemplo: o desenho da casa influencia o custo (ou seja, uma casa de desenho quadrado/rectangular sai mais barata que uma com mais voltas - por exemplo, em "L")? Duas casas "iguais", com a mesma área - uma térrea, outra com dois pisos - têm custos diferentes?


    O desenho da casa influencia os custos sim - mas não é só.
    Eu diria que depende muito do sistema construtivo que pretende: tradicional em betão + tijolo, ou em madeira (aqui há muitos sistemas contrutivos), ou ainda LSF (light steel framming).

    Eu pessoalmente estou muito direccionado para desenhar edifícios em madeira, estando ligado à arquitectura BIOCLIMÁTICA, por entender que a CASA tem que surgir integrada no CLIMA, ligando tambem a energia, a terra e a água.

    A casa surge assim no coração deste sistema, trespassada por estes ciclos e integrada nestes processos ou simplesmente: DESIGN WITH CLIMATE

    .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmascosta
  18.  # 18

    Colocado por: sousa tavares

    E como é que eu sei que é um "pato bravo"? Tem alguma coisa escrita na testa? Conduz um Mercedes? Como é?


    pato bravo - (Anas platyrhynchos)

    se vires um destes... foge.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares
      14.JPG
  19.  # 19

    Infelizmente a thread já tomou um rumo que não tem nada a ver con o pretendido. É pena.

    Picareta, esta é a última resposta para si: o "por norma" é por si só uma generalização. Não é o meu caso, mas também não tenho de o convencer de nada. Aliás, só o facto de abrir esta thread devia ser demonstrativo disso. Infelizmente, com a sua tendência de esperar sempre o pior das pessoas acabou não só por me ofender como por desvirtuar por completo o objectivo. É pena.

    fcristovao2 e antonylemos, obrigado. Sou da zona de Lisboa.
  20.  # 20

    Colocado por: mmascostaobjectivo de rentabilizar (alugar ou vender),

    O projeto é essencial.
    Projeto "racional" que possa ser do agrado da maior variedade de pessoas. Deve ser diferenciador (pela positiva) daquilo que existe no mercado.
    Qual a tipologia mais procurada na zona?
    Qual o tipo de arquitetura que mais se enquadra?
    Concordam com este comentário: mmascosta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmascosta
 
0.0201 seg. NEW