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  1. Até existem competições, em Portugal por exemplo:
    https://www.publico.pt/2017/03/31/ciencia/noticia/3-2-1-a-corrida-comecou-e-os-carros-movemse-a-luz-do-sol-1767319/amp

    Até pelo deserto australiano:
    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Desafio_Solar_Mundial

    Também temos avião solar:
    https://www.google.pt/amp/g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/07/primeiro-aviao-movido-energia-solar-completa-volta-ao-mundo.amp

    ;)

    O que foi dito foi algo como, atualmente, para se tornar uma realidade para o dia a dia, era necessário uma área enorme de painéis solares. Ou seja, é actualmente impraticável.

    Mesmo nessa noticia, 20.000km por ano são uns 55km por dia. Ou seja algo como 7000wh. A uma média de 4h de sol por dia, era preciso gerar uma media de 1750w por hora. E isso são atualmente necessários cerca de 7 paineis!
    Sabes a área necessária para 7 paineis? Muita!

    Resumindo, ainda teremos de esperar uns anitos. Espero ainda estar vivo e poder desfrutar....
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  2. Idealmente controla-se os consumos com uma calculadora ou com uma ferramenta tipo spritmonitor. Os CB têm algum erro.

    Nunca consegui fazer 4L com nenhum dos meus diesel.
  3. Ainda a questão de se aproveitar o sol enquanto o carro está estacionado.

    O que se poderia fazer já hoje era, aproveitar o teto do carro para um painel solar fotovoltáico e, a energia produzida do mesmo, fosse para manter a temperatura do habitáculo a uma temperatura agradável tanto no verão como inverno.
    Ou até mesmo para manter a bateria de tração a uma temperatura óptima....

    Em vez da Nissan ter apostado naquelas células fotovoltáicas que, tem mais efeito estético que funcional, bem que podia ter feito algo parecido (aliás vi há tempos no standvirtual uma carrinha creio Audi, diesel, com um teto com células fotovoltáicas para este propósito).
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  4. Tendo em conta que a mobilidade elétrica é uma realidade atualmente e tudo indica que está para ficar, é com alguma estranheza (ou então não) que constato nas várias discussões em que se falam de novas construções, a questão do carregamento do veículo elétrico não ser contemplado.

    É certo que basta uma tomada elétrica, mas porque não identificar logo na altura do projeto o local de carregamento (na garagem ou mesmo fora) ?
    Sendo planeada atempadamente, esta ligação em vez de suportar apenas 10A numa vulgar tomada schucko., poderia ficar logo preparada para uma amperagem superior 16A ou 32A em tomada CEE, ou mesmo trifásica.
    Mesmo que hoje não se pense em comprar um VE, é quase certo que o próximo será no mínimo um plug-in.
    • smdx
    • 8 março 2018
    eu deixei uma ligação directa entre o quadro e a garagem (além de ter 3 ou4 tomadas normais na garagem)
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  5. E a secção do cabo elétrico suporta até quantos amperes?
  6. Colocado por: mafgodÉ certo que basta uma tomada elétrica, mas porque não identificar logo na altura do projeto o local de carregamento (na garagem ou mesmo fora) ?
    Sendo planeada atempadamente, esta ligação em vez de suportar apenas 10A numa vulgar tomada schucko., poderia ficar logo preparada para uma amperagem superior 16A ou 32A em tomada CEE, ou mesmo trifásica.
    Mesmo que hoje não se pense em comprar um VE, é quase certo que o próximo será no mínimo um plug-in.


    Mas afinal quanto é necessário ter disponível de corrente para carregar um VE?
    Não carrega numa tomada normal de 230V com potência de quadro 6,9 ?
  7. Sim, mas quanto mais tiver disponivel até um certoo ponto mais rapido carrega pelo menos é esta a ideia que tenho
    Concordam com este comentário: mafgod
  8. Carrega.

    Mas carregar, por exemplo, 10A*230V é muito diferente de carregar 32A*230V. É de 2,3kWh para 7,3.
    Concordam com este comentário: mafgod
  9. Colocado por: tostexCarrega.

    Mas carregar, por exemplo, 10A*230V é muito diferente de carregar 32A*230V. É de 2,3kWh para 7,3.


    10A acho que já nem existe.
    6,9 Kva corresponde a 30A.
  10. Colocado por: BricoleiroMas afinal quanto é necessário ter disponível de corrente para carregar um VE?
    Não carrega numa tomada normal de 230V com potência de quadro 6,9 ?

    Sim, carrega sem problemas, é exactamente o que tenho agora.

    Mas se quiser aumentar a potência de carga, para poder carregar mais depressa, precisa de um EVSE diferente do que vem com o carro e instalação própria adequada:
    https://forumdacasa.com/?CommentID=1188068
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
  11. Colocado por: Bruno.Alvesprecisa de um EVSE


    Isso para mim é chinês...
    EVSE é o cabo de carga ou é a caixa dos dijuntores?
  12. EVSE é o "carregador" externo ao carro. É o controlador que diz ao carro quanta corrente ele pode puxar da tomada. No cabo de carregamento que vem com o Leaf, por exemplo, é aquele paralelepípedo lá no meio:
    http://www.roperld.com/science/graphics/NissanLeaf_EVSE.jpg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
  13. Colocado por: Bricoleiro

    10A acho que já nem existe.
    6,9 Kva corresponde a 30A.


    Então eu carrego com uma corrente eléctrica que já nem existe.
  14. Colocado por: tostexEntão eu carrego com uma corrente eléctrica que já nem existe.
    LOL

    Acho que o Bricoleiro queria dizer com isto:
    Colocado por: Bricoleiro10A acho que já nem existe.
    6,9 Kva corresponde a 30A.
    era que, já não há disponível contratos com potência contratada a 2,3kVA (10A).
    Mas existe :
    https://www.edp.pt/particulares/energia/tarifarios/
    E até menos, 1,15kVA :-)

    Contudo, estavamos a falar de corrente/potência de carregamento na tomada :-) e não a corrente/potência contratada.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
    • smdx
    • 9 março 2018
    esses valores muito baixos tipicamente só são utilizados em situações especiais, tipo condomínio para as luzes da escada ou afins..

    só para clarificar... o máximo que instalam em monofásico é 10.35 kVA e no mercado livre nem todos os operadores têm essa potência na oferta (ou depende da opção horária)
    daí para cima só trifásico e aparece depois o problema do equilíbrio das fases.
  15. Colocado por: mafgodContudo, estavamos a falar de corrente/potência de carregamento na tomada :-) e não a corrente/potência contratada.


    Na tomada é lógico que depende do que disponibiliza o disjuntor inerente a essa tomada.
    Por outras palavras, o que é ou não preciso alterar num contador/cx de disjuntores normal de uma moradia para carregar um VE?
    Para bom entendedor acho que era simples a pergunta.
    • mafgod
    • 9 março 2018 editado
    Colocado por: BricoleiroPor outras palavras, o que é ou não preciso alterar num contador/cx de disjuntores normal de uma moradia para carregar um VE?
    Para bom entendedor acho que era simples a pergunta.
    Resposta rápida, nada se usar o cabo doméstico que vem com o carro. :-)
    Uma qualquer tomada em condições, com terra, serve.
    Irá carregar apenas a 10A (2,3kVA).

    Se pretender carregar mais rápido, logo com maior potência (com recurso a wallboxes ou carregadores portáteis), terá de ter uma tomada CEE (16A).
    E neste caso, é garantir que o cabo existente suporte esta corrente e substituir a tomada schucko existente por uma CEE 16A ou ligar diretamente a box à cablagem existente da tomada.

    Se pretender carregar a 32A, a cablagem deverá de vir diretamente do quadro elétrico e ligar diretamente à box ou uma tomada CEE 32A.
    Se o carro permitir carga trifásica (ZOE por exemplo), e se quizer carregar em trifásico, para além de uma wallbox que o permita, poderá ter uma tomada CEE trifásica com uma ligação direta ao quadro elétrico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro, Bruno.Alves
  16. Colocado por: mafgodResposta rápida, nada se usar o cabo doméstico que vem com o carro. :-)
    Uma qualquer tomada em condições, com terra, serve.
    Irá carregar apenas a 10A (2,3kVA).

    Se pretender carregar mais rápido, logo com maior potência (com recurso a wallboxes ou carregadores portáteis), terá de ter uma tomada CEE (16A).
    E neste caso, é garantir que o cabo existente suporte esta corrente e substituir a tomada schucko existente por uma CEE 16A ou ligar diretamente a box à cablagem existente da tomada.

    Se pretender carregar a 32A, a cablagem deverá de vir diretamente do quadro elétrico e ligar diretamente à box ou uma tomada CEE 32A.
    Se o carro permitir carga trifásica (ZOE por exemplo), e se quizer carregar em trifásico, para além de uma wallbox que o permita, poderá ter uma tomada CEE trifásica com uma ligação direta ao quadro elétrico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bricoleiro


    Obrigado, era esta a resposta que eu pretendia.
  17. Colocado por: mafgodLOL

    Acho que o Bricoleiro queria dizer com isto:


    Eu bem sei. Mas às vezes os sabichões têm de levar com o próprio remédio que insistem em dar aos outros.
    Concordam com este comentário: eu
 
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