Colocado por: carlosj39Tenho seguido este tópico com muito interesse mas para mim um VE não dá por 2 motivos (que são os mesmos que para a maioria): preço e autonomia. Estes problemas não se vão resolver ao mesmo tempo em nenhum futuro próximo. Uma próxima geração de baterias de maior capacidade (e atenção que quando muitas vezes falam de 10x a capacidade actual é em meio laboratorial controlado, o que sai para o mercado será sempre uma fracção disso) terá certamente um importante custo acrescido, a não se que sejam baseadas em materiais baratos, como as baterias de ferro acerca das quais li recentemente, ou as baseadas em nanomateriais (mas ambas devem estar a muitos anos de comercialização). Ou seja, maior autonomia será, quase certamente, igual a maior preço. Sou muito amigo do ambiente e faço o que posso quando posso, mas neste caso passo até que as coisas estejam mais equilibradas. Mas gostava tanto como qualquer um de possuir um tesla, claro. E depois lá está, temos o país que temos onde os impostos são enterrados a salvar bancos e a pagar bónus milionários, e onde os combustíveis custam praticamente o mesmo que na Dinamarca... em vez de serem usados a promover tecnologias mais limpas (ex, IVA reduzido em VEs, incentivos reais de abate de veículos diesel Euro4 ou mais antigos na compra de veículos Euro6 ou VEs, redução do IVA em paineis fotovoltaicos, etc). Mas não, tem que custar tudo um braço, um olho e o primeiro filho, e depois admiram-se que Portugal ande a correr atrás da cauda dos outros... Desabafos de quem já viveu noutros países...
Aliás - e as minhas desculpas pelo off-topic - aproveito para perguntar em que vamos ficar com a história do novo método de cálculo do CO2 e a prevista subida dos preços dos veículos novos. Isso vai para a frente? E em relação a veículos usados importados, vai mexer com o ISV a pagar de modo retroactivo, ou seja, carro homologado no estrangeiro antes dessa nova treta vai continuar a pagar o mesmo?
Cumprimentos a todos
Colocado por: carlosj39Certo, falei no gerador já descontando os 70/80 Kms a pura electricidade, que presumo que se se for a 120kms na autoestrada encolham para 50 ou 60.
De qualquer modo presumo que haja quem tenha metido o gerador do Ampera a GPL, se isso ficar bem feito e se isso não retirar a garantia dos 8 anos da bateria, tornaria na minha opinião este carro um dos mais apelativos que existem actualmente,,,
Colocado por: mafgodTambém faço 25.000km/ano e em 2014 tinha um Fiat Bravo JTD mais que pago, gastava na casa dos 5,5L, tinha mais de 400.000kms, comprei novo em 1999, sem grandes problemas de maior mas que num futuro próximo iria ter de gastar uns euros, correia distribuição e embraiagem pelo menos.
Como não pesco grande coisa de mecânica, teria de ir a uma oficia.
Fazendo contas, nesses 15 anos, tinha gasto bem mais do que o valor do carro!
Por ano, gastava uns 2.000€ enter revisões e combustível...
Pensando a médio prazo, 5 anos, o Bravo já teria mais de 500.000kms.... e duvido que entretanto ou a partir daí não iria ter mais reparações.
Como preciso do carro diariamente, teria de ter alguma certeza na fiabilidade do carro.
O Bravo na altura, valia uns 1.000€.
Como diariamente preciso apenas 80km (casa/emprego/casa), optei por um Leaf MK1 com 2 anos, prevendo poder fazer este circuito pelo menos em 5 anos sem grandes problemas.
Nestes 4 anos, percorri mais de 100.000km, passou a ser o carro principal andando quase todos os dias, deixei de gastar mais de 7.000€, sem chatices, um carro praticamente novo.
Atualmente vejo à venda Leafs MK1 com o mesmo estado de degradação e anos de idade à venda que, se o vendesse por esse preço já estaria a "ganhar" dinheiro em relação a se tivesse continuado com o Bravo.
O Leaf atualmente ainde me permite fazer sem grandes preocupações mais de 90km, e agora com a possibilidade de carregar no emprego, a minha autonomia minima necessária passou para apenas 40km.... ou seja, ainda terei o atual Leaf por muitos mais kms/anos (isto se não o trocar por outro VE).
Nestes ultimos 4 anos, tive também um CI (para a esposa e viagens maiores), que trocamos este ano pelo novo Leaf, tal é a confiança nos VEs.
Portanto, no teu caso, e já que o CI está mais que pago e até gostas de mecânica podias mantê-lo para essas longas viagens, e podias pensar ter um VE baratito para as voltas do dia a dia que te permitisse deixar de gastar uns 2.000€/ano.
Rapidamente estaria pago e poupavas o CI.
Sei de quem tenha comprado VEs a excelente preço.
É uma questão de andar a ver as oportunidades.
Sei de pesssoas que:
- deram apenas 5.000€ por uma Renault Kangoo (baterias incluídas) com poucos anos (creio que 3) e menos de 30.000km, que faz sem grandes problemas mais de 100km
- deram 12.000€ por um Smart for two de 2013, 60.000km e que faz mais de 120km sem problemas e tem garantia para mais 5 anos
- deram 13.750€ por um Leaf MK1 de 2011, mas com bateria nova (1 ano) e 60.000km, fazendo 150km sem grandes problemas
- ....
Colocado por: pcspinheiroNão faço 300 Km todos os dias, mas conto com uma média de ~25.000 Km/ano.
Colocado por: pcspinheiroJá foi à Dinamarca várias vezes (2 das quais fez em 2 dias), a Bordéus nem se conta as vezes que foi e voltou.
Colocado por: pcspinheiroOpel Astra G de 2001
Colocado por: eu
Um carro muito bem construído, das melhores coisas que a Opel já fez.
Colocado por: Bruno.AlvesEsses postos de Coimbra estão todos avariados :-(
https://www.electromaps.com/puntos-de-recarga/1977_mobie-cbr-00003
Aliás, a rede de carregamento é o principal entrave a usar um VE, muito mais que a autonomia :-(
Colocado por: pcspinheiroPois, de facto um eléctrico para o dia-a-dia de casa-escola-trabalho-escola-casa até daria. Ainda por cima tenho 4 lugares de estacionamento com postos de carregamento (grátis, penso eu) em frente à Univ. Coimbra onde trabalho, o que também me poupava os 150€/ano com o parque da Univ.Enquanto estiver efetivamente a carregar não paga estacionamento (excepto se o posto estiver dentro de um parque privado com cancela por ex.).
Colocado por: Bruno.AlvesEsses postos de Coimbra estão todos avariados :-(
https://www.electromaps.com/puntos-de-recarga/1977_mobie-cbr-00003
Aliás, a rede de carregamento é o principal entrave a usar um VE, muito mais que a autonomia :-(
Colocado por: larkheMargarett o do Forum Coimbra trabalha :) ainda ontem la estavam uns 4 ligados:)