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  1.  # 121

    Colocado por: smartTambém sou candidato a comprar eléctrico, mas não sou fundamentalista...
    150 € para ter um parqueamento no Saldanha, da para pagar metade de um smart e.
    O que poupo no combustível e manutenção pois esta fica a 280 ano, e o imposto da at, justificam a opção....
    Não esqueço os esforços que se tentam fazer para evitar a poluição e depois temos aqui a refinaria da repsol em Portugal..
    É caso para dizer, mais um smart. :)
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

  3.  # 122

    Colocado por: GT_racingvi 46 posts desde 2014
    Devia de ter lido todos, desde o primeiro.
    Se não tem tempo para ler tudo, não deveria entrar logo a "matar" com preconceitos.
    Iniciei esta discussão para não só dar o meu testemunho de um utilizador de há mais de 4 anos de um VE e de que tem apenas 2 carros elétricos (acabei com os CIs em casa) no seu agregado mas também indicar as vantagens e desvantagens e sobretudo, desmistificar mitos ou crenças à volta desta tecnologia.

    Colocado por: GT_racingsabe que a malta dos elétricos está muito coesa na defesa das pratas da casa
    Generalizando perde toda a razão...

    E, uma vez mais, um VE não implica andar apenas com a bateria!
    Há PHEV, hibridos plugin, em que o motor de tração ou é elétrico ou é auxiliar do MCI, mas tem sempre um MCI nem que funcione como gerador.

    Sobre a aquisição ou não de um VE, sempre disse e volto a dizer "é fazer as contas".

    E sobre as formas de obter energia: combustíveis fósseis, renováveis e outros, é abrir-se uma outra discussão.
  4.  # 123

    Colocado por: smdxfazer um Raio-X também aumenta o risco de contrair cancro. simplesmente considera-se que os benefícios superam os malefícios.


    se nessa lista que indica trocar "filtro de partículas" por N outros componentes que o carro tem, a mesma também se aplica de uma forma ou de outra.


    Esses comparativos são de uma genialidade assustadora!

    Quais são os outros N componentes? Assim de repente só se for o catalizador ou a EGR, mas estes nem chegam perdo a sujidade e prejuizo provocado pelo FAP.
  5. Procura serviços ou materiais para a sua casa? Contrate quem ajuda no fórum.

  6.  # 124

    Colocado por: JoelM

    o de reciclar por exemplo!





    Bom senso? apresente cálculos que corroborem cientificamente o que diz, qual o valor de poluição produzido por esses pontos que enumerou e qual o valor de poluição e quantidade de gases (potencialmente) cancerígenos que evitou serem libertados?





    acabava quem? Ninguém está aqui a dizer que vai chegar aqui uma super entidade e vai acabar com a poluição, cada pessoas tem de ser consciente e fazer a sua parte. Ninguém aqui é hipócrita a dizer que devíamos voltar aos tempos das cavernas para não poluir, mas reciclar (que era o assunto em questão) é o mínimo dos mínimos! (sim, isto de andar a mandar materiais que podem ser reciclados para aterros onde vai contaminar solos e demorar séculos a desaparecer é completamente inaceitável)
    Concordam com este comentário:mafgod


    -Reciclar não dá trabalho nenhum, pelo menos para mim.

    -Sim bom senso, só os 2 litros a mais de consumo e a aldrabice á la VW dizem muito!Durante muito tempo as sardinhas faziam mal, agora são do melhor para a saude. Eu sou daqueles que não como derrepente o que me põe á frente, e então neste muno de Robles! Não preciso de calculos para saber o que polui 2 litros de diesel queimados....e uma regeneração forçada? Já aguma vez viu aguma a ser feita? Até chorava acredite...

    -Quem falou em acabar com a poluição? Fallei em acabar com os diesel.
  7.  # 125

    Oh meu deus... cita-me eu a dizer que um utilizador só tem 46 posts desde 2014 para supor que eu nao li o topico todo... ou os posts antigos do topico... e pega numa coisa qualquer e diz que generalizando nao tenho razao nenhuma...

    Mas voces nao podem ser contrariados? O planeta tem de ser redondo é isso? Ja tive discussoes mais produtivas com paralelepípedos da calçada...
  8.  # 126

    Colocado por: GT_racingcita-me eu a dizer que um utilizador só tem 46 posts desde 2014 para supor que eu nao li o topico todo...

    Colocado por: GT_racingPronto, assim até me sai um peso de cima, vi 46 posts desde 2014 ainda pensei que fosse alguma coisa encomendada (tipo conspiração sabe),


    Colocado por: mafgodDevia de ter lido todos, desde o primeiro.
    Se não tem tempo para ler tudo, não deveria entrar logo a "matar" com preconceitos.
    Se entendi mal o que disse, peço desculpa pelo mau entendido.

    Colocado por: GT_racingMas voces nao podem ser contrariados? O planeta tem de ser redondo é isso? Ja tive discussoes mais produtivas com paralelepípedos da calçada...
    Aqui quem parece não gostar de ser contariado não sou eu (penso que incluiste no grupo dos vocês).
    E não, o planeta Terra não é 100% redondo, é ligeiramente achatada nos polos.
    Espero que seja do mesmo entendimento quando afirmou :-)

    Numa discussão devemos de respeitar as opiniões de terceiros mesmo não concordando.
    Não temos de as aceitar, mas podemos contrapor.
    E não devemos generalizar (o tal de vocês isto e aquilo) nem contrapor com dados (certos ou errados) irrelevantes ao tema desta discussão.
  9.  # 127

  10.  # 128

    Pegando no tópico original desta discussão, eu estou convencido de que, para mim, o próximo carro terá de ser a gasolina. Uma carrinha familiar grande, mas mesmo assim a gasolina (tipo um TSI de 150 cv, que chega para tudo). O diferencial de preço na compra, sobretudo num usado com 1-2 anos é muito grande e paga a diferença diesel vs gasolina durante muitos anos. Há depois a questão das manutenções mais caras no diesel e os FAP que vão à vida. Tenho um vizinho com um Mondeo diesel que deve fazer, mais ou menos, o mesmo percurso que eu e tem o carro na oficina para... substituir o FAP. E depois, quando o carro tiver mais uns anitos e o diferencial de preços se tenha perdido é por a GPL, que já deve haver kits mais evoluídos para carros com injecção directa. Mas a minha opinião é que as mentalidades só se mudam mexendo nos bolsos do povo. Mais nada. Se a gasolina custasse o mesmo que o diesel haveria muitas mais pessoas a optar por carros mais limpos. Mas o estado tem que chular sempre a quem mais doi, porque é quem não tem dinheiro para os diesel (mais caros) que alomba com a gasolina mais cara. Aliás, parece-me hipocrisia penalizar os diesel na compra porque poluem mais para depois oferecer o combustível significativamente mais barato. Porque não baixar o imposto sobre a gasolina e incentivar carros mais limpos? Quer queiramos quer não gira tudo à volta de espremer o contribuinte, uns por um lado, outros por outro,mas somos todos espremidos, ambientalistas ou não. Mudam-se governos mas não se mudam vontades...
    Concordam com este comentário: Docas09
  11.  # 129

  12.  # 130

    Dependendo dos percursos e orçamento, até podia ser que uma Evalia fizesse sentido.
  13.  # 131

    Nah... estou seriamente inclinado para isto:

    https://www.whatcar.com/skoda/superb/estate/review/

    Já conduzi um (a diesel, infelizmente) e adorei o carro em si. Mais foi engraçado ver a política de preços da Skoda em Portugal. O TSI a gasolina mais barato consegue ser mais caro que o diesel mais barato. O que??? perguntam vocês. Pois é, é só ir a Skoda.pt e ver o configurador; um 1.4 TSI é mais caro que um 1.6 TDI. Isto é a Skoda a dizer "não nos interessa sequer ter carros a gasolina à venda em Portugal, levem diesel". Claro que já vi os preços praticados pelos nossos vizinhos Europa fora. Este carro chega a custar (preço de lista) menos 9000€ que em Portugal e a comprar será provavelmente importado.
  14.  # 132

    O tema desta discussão são os VEs.
    Não é gasolina/diesel/GPL....
  15.  # 133

    Certo, perdi-me pelo caminho de tanto off-topic ;-)
    Concordam com este comentário: mafgod
  16.  # 134

    Vi que em Coimbra já substituíram um dos postos avariados por um dos novos. Não sei quais as características porque não parei.

    Entretanto o posto onde eu parava também já pifou nas 2 tomadas que ainda funcionavam.

    Ainda não percebi exactamente qual a lógica de investimento da Mobie.
  17.  # 135

    O grande problema nos BVE não é o preço nem autonomia, é sobretudo a imprevisibilidade do estado dos postos.
    Que venha o pagamento, justo, que assim os postos já passarão a funcionar (assim espero) :-)
  18. Ícone informação Anunciar aqui?

  19.  # 136

    Supostamente será este ano. Espero é que ultrapassem a palhaçada da CAV.
  20.  # 137

    Colocado por: mafgodO grande problema nos BVE não é o preço nem autonomia, é sobretudo a imprevisibilidade do estado dos postos.
    Que venha o pagamento, justo, que assim os postos já passarão a funcionar (assim espero) :-)


    e Faltam mais modelos de carro....e faltam zonas de carregamento, pois não existe 1 estacionamento por carro / rua / casa / então em zonas de prédios é impossível estacionar em frente á porta de casa...as vezes é necessário dar a volta ao quarteirão.

    Se isto já é assim agora, quando portugal subir naquela escala...então ai é que dão cabo da infra-estrutura.

    https://www.theguardian.com/environment/2018/feb/27/lack-of-models-not-charging-points-holding-back-electric-car-market
  21.  # 138

    Colocado por: AlarmesdoMeco

    e Faltam mais modelos de carro....e faltam zonas de carregamento, pois não existe 1 estacionamento por carro / rua / casa / então em zonas de prédios é impossível estacionar em frente á porta de casa...as vezes é necessário dar a volta ao quarteirão.

    Se isto já é assim agora, quando portugal subir naquela escala...então ai é que dão cabo da infra-estrutura.

    https://www.theguardian.com/environment/2018/feb/27/lack-of-models-not-charging-points-holding-back-electric-car-market


    Os postos de carregamento (tirando os rápidos) nao têm razao nenhuma para estarem/serem na rua, as garagens dos prédios é que têm de ser dotadas de tomadas para carregamento! A via publica e os passeios já têm "lixo" a mais e espaço a menos para peoes como estao hoje em dia!
    Concordam com este comentário: mafgod
  22.  # 139

    Colocado por: JoelMOs postos de carregamento (tirando os rápidos) nao têm razao nenhuma para estarem/serem na rua, as garagens dos prédios é que têm de ser dotadas de tomadas para carregamento! A via publica e os passeios já têm "lixo" a mais e espaço a menos para peoes como estao hoje em dia!


    é isso!
    Concordam com este comentário: mafgod
  23.  # 140

    Colocado por: JoelM






    Os postos de carregamento (tirando os rápidos) nao têm razao nenhuma para estarem/serem na rua, as garagens dos prédios é que têm de ser dotadas de tomadas para carregamento! A via publica e os passeios já têm "lixo" a mais e espaço a menos para peoes como estao hoje em dia!
    Concordam com este comentário:mafgod



    Quantos predios teem garagem ? Nem toda a gente vive na alta de lisboa..

    Como é que acham que é feito o carregamento de VE no centros de urbanos de amsterdão e Londres ? é tudo na via publica.
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