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  1.  # 821

    Antes de lhe responder, indique:
    - valor que está disposta a pagar (na casa dos ....) por um elétrico e quanto mais está disposta a pagar em relação a um carro de combustão "equivalente"?
    - novo, usado, semi-novo
    - familiar, citadino, lugares, bagageira grande ou pequena
    - Kms diários
    - possibilidade de carregar em casa ou não
    - pretende fazer grandes viagens? Quantas por ano?
    - estilo de condução?
    • tf94
    • 21 abril 2020

     # 822

    - valor na ordem dos 15 a 20 mil
    - 5 lugares, o estilo é variável
    - 50 km diários
    - possibilidade de carregar o carro diariamente no trabalho mas se necessário poderei carregar em casa
    - não pretendo fazer grandes viagens é somente para utilizar no dia a dia
    - condição em ic e arredores da cidade de uma ponta para a outra, nunca para o centro da cidade (não sei se me estou a explicar bem) mas velocidade de 90 km em ic e 50 km nas aldeias por onde passo para ir trabalhar
  2.  # 823

    Para mim:
    NOTA: os novos ainda consegue obter 3.000€se for pessoa singular através do fundo ambiental

    Sem (ou quase sem) problemas de autonomia:
    - Kia e-Niro 60 (semi-novos por menos de 40.000€ e com autonomias acima de 400km)
    - Hyundai Kauai 60 (semi-novos por pouco mais de 40.000€ e com autonomias acima de 400km)
    - Model 3 SR+ (novos por pouco mais de 50.000€)
    - Leaf60 (novos acima de 40.000€)
    - Model S (usados acima dos 30.000€, escolher os P85 para cima :-) )

    Para o dia-a-dia e aventuras esporádicas: (melhor relação preço/usufruto)
    - Leaf40 (usados por pouco menos de 20.000€ e semi-novos na casa dos 25.000€ e com autonomias na casa dos 250/270km)
    - Hyundai Ioniq 28 (usados são quase ao mesmo preço que Leaf40, com autonomia na casa dos 200km)
    - ZOE40 ou ZOE 50 (atenção aos problemas de carregamento, autonomias na casa dos 300km)
    - Smart Fortwo (apenas 2 lugares mas com autonomias acima de 100km/140km)

    Para o dia-a-dia e pequenas voltinhas (casa dos 100km):
    - Leaf24/30/ZOE24 (desde pouco menos de 10.000€ até 20.000€ com autonomias na casa dos 100km até cerca de 200km)
    - Ion, C0, IMiev (na casa dos 10.000€ para menos)
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • tf94
    • 21 abril 2020

     # 824

    Dentro da categoria preço/usufruto qual seria a sua escolha? Com exceção do smart porque 2 lugares não funcionaria para mim ..
    • mafgod
    • 21 abril 2020 editado

     # 825

    Colocado por: tf94- valor na ordem dos 15 a 20 mil
    - 5 lugares, o estilo é variável
    - 50 km diários
    - possibilidade de carregar o carro diariamente no trabalho mas se necessário poderei carregar em casa
    - não pretendo fazer grandes viagens é somente para utilizar no dia a dia
    - condição em ic e arredores da cidade de uma ponta para a outra, nunca para o centro da cidade (não sei se me estou a explicar bem) mas velocidade de 90 km em ic e 50 km nas aldeias por onde passo para ir trabalhar

    Para autonomia de 50km (25 para cada lado), tem até um bem baratinho mas de 4 lugares:
    IMiev
    Com este conseguira eventualmente fazer quase 100km sem grandes problemas.

    Poderá também optar por um qualquer Leaf24, na casa dos 10.000€ com autonomias que poderão andar na casa dos 80 a 120km.

    Se está disposta gastar 20.000€ compraria este Leaf40 ou um pouco mais e comprava um com menos kms.
    Terá autonomia ainda bem acima de 250km e ainda tem muitos anos de garantia e kms.

    O problema dos VEs é, depois de começar a andar nas voltinhas só se quer ir com ele para qualquer lado... e quanto mais autonomia melhor :-)

    Não se assuste com os Kms, o problema de um VE é o tempo de vida e o estado das baterias, não tanto os kms já feitos ;.)
  3.  # 826

    Colocado por: tf94Dentro da categoria preço/usufruto qual seria a sua escolha? Com exceção do smart porque 2 lugares não funcionaria para mim ..
    Sou suspeito, mas para mim o Leaf40.
    E com aquele do anuncio....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tf94
  4.  # 827

    Independentemente do que comprar, não opte por aluguer de bateria (economicamente não compensa e praticamente só o ZOE tem) e informe-se bem sobre o modelo.
    Um VE é como um outro carro, há prós e contras em qualquer modelo/marca de carro... e ainda bem :-)

    Pode perguntar por aqui que eu tentarei ser o mais isento possivel, mas aconselho a seguir este forum.
    Tem lá toda a informação que precisa para fazer uma escolha sensata.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tf94
  5.  # 828

    Para quem tem um VE e que possa carregar em casa, um side effect é o aumento do consumo elétrico obviamente.
    Este aumento na conta da electricidade andará na casa dos 20/25% na nossa conta elétrica (se carregar em vazio) em relação ao gasto nas bombas de combustível.
    Ou seja, por cada 100€ que se gasta na bomba de combustível, passaremos a gastar mais uns 20 a 25€ na conta da eletricidade.

    Portanto, há todo o interesse em pagar ainda menos, e a escolha do nosso fornecedor é fundamental.
    Para quem tem e mesmo para quem não tem VE, mas que tem um grande consumo elétrico, façam uma simulação neste fornecedor.
    Tem um conceito diferente dos outros operadores e com grandes poupanças com quanto mais se gastar.
  6.  # 829

    nessa lista porque nao colocar o VW E-UP... custa 21.000€ e faz em cidade uns 200 a 250km facilmente!! desde que se conduza normalmente, claro!! :)
  7.  # 830

    Porque a lista como disse, é "Para mim" ;-)

    O e-Up e o e-Golf não os considero porque para mim não são para já alternativa, principalmente porque há poucos (usados) e os que há são caros.´
    Ou seja, pelo mesmo preço tem melhor (espaço, autonomia).

    Essa do e-Up fazer facilmente 250km..... carece de validação ;-)
    Uma coisa é o que se diz e outra o que se consegue fazer.

    E sim, cada vez há mais soluções, o difícil cada vez mais será a escolha lol
    • tf94
    • 21 abril 2020

     # 831

    a questão do gasto energético só se verificaria ao fim de semana, porque como referi durante a semana iria carregar o VE no meu local de trabalho a custo zero.. o que mais me cativa é o nissan leaf, vou acompanhar os sites de venda de automóveis online para ver se aparece alguma oferta atrativa €€€
    • tf94
    • 21 abril 2020

     # 832

    outra questão, relativamente à importação de VE (dentro da UE) há algum benefício?
  8.  # 833

    Pesquise também pelo OLX.
    Leaf40 mais barato que vi foi aquele que indiquei.
    Se está inclinada pelo Leaf, opte pelo Leaf40.

    Sobre importação VE da UE, tem vantagens financeiras obviamente :-)
    Já foi melhor há uns anitos atrás... e com jeito, cá consegue fazer também bons negócios.
    O problema de importar é, saber as voltas que se tem de dar, pesquisar online, e escolher o carro correto sem o ver nem sentir fisicamente. Ou seja, pode comprar gato por lebre.

    A legalização, ao contrário de um carro de combustão, são poucas centenas de euros :-) o transporte de reboque será o mais caro, algo na casa dos 500€...
    A garantia é europeia.

    Há quem tenha feito uma pré-seleção de vários carros na mesma zona, vá de avião e volte de VE... serão de certeza umas mini-férias diferentes ;)
    Agora com o COVID-19, o melhor será fazer a escolha cá em Portugal.
    • tf94
    • 21 abril 2020

     # 834

    Obrigada pelo seu esclarecimento, vou-me manter alerta :)
  9.  # 835

    Colocado por: mafgodEssa do e-Up fazer facilmente 250km..... carece de validação ;-)
    Uma coisa é o que se diz e outra o que se consegue fazer.


    digo eu....

    percurso cidade... com algumas subidas e descidas... tenho feito consumos de 9,5 / 10,5 e assim mt maluco vai aos 12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Bruno.Alves
  10.  # 836

    mas ate quanto quer gastar e qual o estilo/tamanho de carro???

    eu comprei o w-up porque era carro de cidade que preciso e por 20.000 nao arranjava nada... so com mais 10.000 é que ia ao leaf, e-208 ou zoe

    por isso me pareceu acertada a escolha de 21.000€ pelo vw e-up novo...
  11.  # 837

    E conseguiste o incentivo, ou já não foste a tempo?
  12.  # 838

    Colocado por: mafgodE conseguiste o incentivo, ou já não foste a tempo?


    Não consegui... Foi por empresa... Por empresa só fim de 2 dias já tinham esgotado! ☹️

    Tinha que ter sido uma semana antes.. mas o covid-19 veio estragar tudo!
  13.  # 839

    Pois, as regras mudaram para pior (menos vagas) para as empresas este ano.
    Concordam com este comentário: sergyio
  14.  # 840

    Mas por um lado tb percebo... As empresas já deduzem o IVA.. logo os apoios podem ser menores!
 
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