Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: 21papaleguasEsta semana (andei toda a semana) tive a oportunidade de experimentar um Zoe ZE50.
    Boa!

    Colocado por: 21papaleguasO que ando diariamente, é superior à capacidade de carga recorrendo à mesma,
    Carregando a 10A (2,3kW), durante o vazio, das 00 ás 08, carrega uns 18kW, o que permite fazer mais de 100km.
    Se carregar a 16A (3,7kW), no mesmo período, carrega quase 30kW, o que permite fazer mais de 200km.
    Se não quer esperar pelo vazio, basta umas 14, para o carregar totalmente dos zero aos 100 a 16A.
    Carregar a 10A num VE, e principalmente no ZOE, é para esquecer!

    Colocado por: 21papaleguasSaí de Aveiro com 100kms de autonomia, fiz 20kms na A17 a 135kmh e cheguei ao destino, depois de 30kms com 46kms de autonomia.
    Traduzindo, se continuasse a esse ritmo e nas mesmas condições, a energia na bateria daria ainda para mais 46km, tendo feito 30, a autonomia prevista inicialmente de 100km teóricos tendo em conta a média anterior, passou para uns mais realistas 76km tendo em conta a média atual.
    Ou seja, perdeu 24% mas com uma média de consumo bem superior.
    Resumindo, not bad.

    Colocado por: 21papaleguasAs grandes diferenças sentidas após voltar a um diesel, foram o modo B de condução, que falta que aquilo faz, a suavidade e ausência de barulhos na condução do carro.
    E o torque? E a entrada e saída das rotundas :-)
  2. Colocado por: 21papaleguasA velocidade com que andei depois de sair da AE, cerca de 5/6kms, foi normal.

    Colocado por: JoelMa autonomia é uma estimativa baseada nos KM (conducao) que acabou de fazer, se os restantes km fizer a uma velocidade "normal" essa autonomia aumenta!

    Dou um exemplo prático meu, com o Leaf, saindo da Malveira em direção a Lisboa (Calçada Carriche), indo pela estrada de Montachique, a autonomia que tenho (e a energia, já confirmado com o Leaf Spy) indicado no carro mesmo antes de iniciar a descida para Loures, é a mesma que tenho quase antes de chegar à Calçada de Carriche, e ainda ando uns 11km, sendo cerca de 6km na A8 a mais de 100km/h...

    Resumindo, a autonomia indicada pelo carro tem em conta com a condução anterior e pode assustar um condutor mais inexperiente.
    • jcfcid
    • 26 junho 2020 editado
    Colocado por: pguilherme

    Não estava a comparar os modelos base, mas sim a apontar a intersecção de valores.

    PS: o "bolas" foi porque não estava a conseguir carregar a imagem! :)


    Sim, entendo.

    A versão de topo, é a que se equipara com o Tesla SR+ e entre um e outro, é da noite para o dia... Tesla, all the way!!

    Tem mais tecnologia, a rede de carregamentos Tesla e o carro está muito bem conseguido.. Até babo a ve-los passar pelo meu Ampera :D

    PS: O unico que ainda lhes faz frente (tesla) será o e-Niro ou o Kauai, embora de segmentos diferentes (mais para o segmento do Model Y).
  3. E a Tesla tem outra grande vantagem (que também é uma grande desvantagem) face aos construtores convencionais: não tem conhecimento pré-adquirido, nem uma cultura "legacy" de decadas a refinar processos, métodos, componentes, etc.

    É uma abordagem muito diferente do resto dos construtores.

    Pelo vistos cometem alguns erros de novatos (pinturas, alinhamentos de paineis, componentes triviais estilo limpa para-brisas, etc) mas a capacidade de suporte e de evolução em unidades já vendidas, é um mundo completamente à parte.
    Espero que esta cultura tenha impacto nos outros fabricantes.
  4. Carros que se pagam a si próprios e cobrem a diferença de preço em 19 meses? Sim existe e na polícia

    https://electrek.co/2020/06/30/tesla-model-3-police-cars-faster-roi-police-chief/

    Claro que há muitas particularidades nesta situação, até porque nos states os Charger andam a gasolina (mas ela lá é muito mais barata que cá). Mas entre combustíveis e manutenção, esperam poupar 20k€ em cada carro ao fim de 6 anos.

    They generally keep their vehicles for six years, and after they broke down the economics, they determined that they are going to save about $20,000 per car with the Model 3.

    It includes not only gas savings, but the police department is also expecting some significant maintenance savings.

    They expected that the electric vehicles would pay for themselves in about two years.
  5. Colocado por: mafgodTraduzindo, se continuasse a esse ritmo e nas mesmas condições, a energia na bateria daria ainda para mais 46km, tendo feito 30

    A conclusão a que cheguei, foi que se tivesse feito mais 30kms em AE ao mesmo ritmo, tinha ficado a pé.
  6. Colocado por: 21papaleguas
    1. A conclusão a que cheguei, foi que se tivesse feito mais 30kms em AE ao mesmo ritmo, tinha ficado a pé.
    Ou então não :-)
    No Leaf, quando a autonomia desaparece, ainda me permite fazer 15km :-)
    Bem, se for a 120km/h... uns 5km ou menos lol
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
  7. O Zoe é um bom citadino e utilitário, mas em Portugal a única cidade com um minimo de postos publicos trifasicos de 22 kw, adequados ao Zoe, é Lisboa. Aqui tem tiver um posto destes perto de casa, como é o meu caso que tenho vários de 22kw perto, vai carregar o zoe no publico não carrega em casa, é muito mais lento...

    Agora resta ver é quanto vão cobrar pelos carregamentos que até aqui tinham sido de borla.



    Colocado por: 21papaleguasEsta semana (andei toda a semana) tive a oportunidade de experimentar um Zoe ZE50.
    As primeira impressões foram boas como veículo utilitário, com autonomia suficiente para o dia a dia mas com um senão. Não tendo possibilidade de carregar num posto de carregamento, recorrendo sempre à tomada doméstica, a gestão da utilização tem de ser muito bem feita. O que ando diariamente, é superior à capacidade de carga recorrendo à mesma, tendo a necessidade de estar constantemente a carregar a bateria a cada paragem mais prolongada.
    Também o testei em AE e aí é para esquecer.
    Saí de Aveiro com 100kms de autonomia, fiz 20kms na A17 a 135kmh e cheguei ao destino, depois de 30kms com 46kms de autonomia.
    As grandes diferenças sentidas após voltar a um diesel, foram o modo B de condução, que falta que aquilo faz, a suavidade e ausência de barulhos na condução do carro.
  8. Adoro eléctricos mas o stress de não ter carregadores livres ou funcionais quando são mesmo precisos... brrrrrrrr... as voltinhas à procura de um vazio ou a funcionar, ganda nóia, meu querido posto de combustível.
  9. Há aplicações para telemovel que informam os postos que estão livres e onde, entre outras coisas...
    Concordam com este comentário: mafgod
  10. Colocado por: carlosj39O Zoe é um bom citadino e utilitário, mas em Portugal a única cidade com um minimo de postos publicos trifasicos de 22 kw, adequados ao Zoe, é Lisboa. Aqui tem tiver um posto destes perto de casa, como é o meu caso que tenho vários de 22kw perto, vai carregar o zoe no publico não carrega em casa, é muito mais lento...

    Agora resta ver é quanto vão cobrar pelos carregamentos que até aqui tinham sido de borla.




    No meu caso, se tivesse um posto de carregamento em casa, o problema não existia.
    Concordam com este comentário: mafgod
  11. Colocado por: PoisÉAdoro eléctricos mas o stress de não ter carregadores livres ou funcionais quando são mesmo precisos... brrrrrrrr... as voltinhas à procura de um vazio ou a funcionar, ganda nóia, meu querido posto de combustível.


    Com os PCRs a multiplicarem-se, qualquer dia caso não se tenha garagem pode fazer-se quase como indo à bomba de gasolina, só que é a bomba de eletricidade.
    Mas nunca se conseguirão as poupanças de carregar em casa, obviamente.
    Concordam com este comentário: mafgod
  12. Carregar um zoe de 22Kw num posto publico trifasico demora uma hora, em casa nunca conseguiria demorar tão pouco, isto considerando as potencias normais domesticas contratadas. E se tiver 6,9 monofasico contratado, o carro como é trifasico não absorve essa potencia toda por hora, creio.Aqui o Leaf carrega melhor, mas sobre isto há quem saiba aqui muito mais do que eu.

    Colocado por: ruicarlov

    Com os PCRs a multiplicarem-se, qualquer dia caso não se tenha garagem pode fazer-se quase como indo à bomba de gasolina, só que é a bomba de eletricidade.
    Mas nunca se conseguirão as poupanças de carregar em casa, obviamente.
  13. Bem.... lá por o carro permitir trifásico, pode muito bem carregar monofásico.
    E lá por ele carregar até 32A monofásico, pode muito bem carregar a 10 ou mesmo 16A, ou outros valores.
    E demora 1h num posto de 22kW, se a bateria for de 24kW e estiver vazio e pretender carregar quase, quase aos 100% :)

    Para colocar 22kW de energia na bateria, carregando a 16A (3,7kW) precisa "apenas" 6horas, o que dá perfeitamente carregar em vazio, durante a noite...
    Tenho 25A monofásicos contratados e carrego os meus VEs a 10A e/ou a 16A, obviamente que não ao mesmo tempo, durante o vazio.
    Um quase que diariamente o outro semanalmente
    Esses 22kW de nergia para um ZOE dá para uns 150/170km, mais que o suficiente para o dia-a-dia de uma grande parte, senão a maioria, dos portugueses.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  14. Colocado por: carlosj39. E se tiver 6,9 monofasico contratado, o carro como é trifasico não absorve essa potencia toda por hora, creio.Aqui o Leaf carrega melhor, mas sobre isto há quem saiba aqui muito mais do que eu.
    Infelizmente, monofasicamente falando, o Leaf até carrega menos que o ZOE.
    O ZOE consegue carregar a 32A (7,2kW) e o Leaf apenas carrega a 6,7kW (~29A)....

    O que até pode nem ser muito mau para o Leaf, ou seja, o Leaf pode carregar à velocidade máxima em casa de quem tenha contratado 30A (não pode é ligar mais nada, ou quase nada), e o ZOE para carregar a 32A tem de contratar a potência superior, creio que 45A :-)
  15. Colocado por: PoisÉAdoro eléctricos mas o stress de não ter carregadores livres ou funcionais quando são mesmo precisos... brrrrrrrr... as voltinhas à procura de um vazio ou a funcionar, ganda nóia, meu querido posto de combustível.
    Depende onde mora...
    Dê umas olhadas nestes sites e veja quantos postos existem.... oficiais e não oficiais.
    https://www.electromaps.com/pt/mapa

    E a Tuga MIIO:
    https://app.miio.pt/#/

    Ambas existe em versão APP.

    Com elas pode ver o estado dos postos, disponibilidade, preços ....
  16. Colocado por: JoelMfoi lançada uma nova marca chinesa cá! custa cerca de 35K euros.

    https://electrek.co/2020/07/01/byd-tang-electric-suv-norway-plans-expansion-in-europe/

    é a segunda marca chinesa a chegar cá!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jcfcid


    A Noruega realmente é um mundo à parte!

    Todos os VE aí vão parar! Invejinha da boa! :)
  17. Por que será? ;-)
  18. Colocado por: JoelM

    já se vendem mais EV do que CI's!


    Muito bom mesmo!
  19. E parece que desde ontem os carregamentos em postos publicos normais já são pagos. Já aqui alguém carregou, e quanto pagou?
 
0.0450 seg. NEW