Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Tenho o mesmo problema. Charneca de Caparica

    Não quero usar produtos químicos por causa da gata , uns sapos e tenho árvores de fruto.
    • eu
    • 2 setembro 2020

     # 42

    Esse bicho também ataca o kikuyu?
    • zed
    • 2 setembro 2020

     # 43


    2020-07-28

    2020-08-01

    2020-08-11

    2020-09-02

    (escala)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
    • zed
    • 2 setembro 2020

     # 44

    Colocado por: ParamonteNão quero usar produtos químicos por causa da gata , uns sapos e tenho árvores de fruto.

    Como (acho que) o problema está circunscrito a certas áreas do relvado fiz hoje de manhã uma aplicação de "insecticida" relativamente inofensivo inspirada em https://bugwiz.com/get-rid-of-chinch-bugs/#Dawn_dish_soap , ou seja, baseado no pressuposto que o detergente mata ou pelo menos incomoda estes insectos. Vou monitorizar a eficácia e depois actualizo com mais detalhes caso veja algum efeito positivo.

    Para infestações graves e pelo que tenho lido os insecticidas de uso profissional são a única solução.
  2.  # 45

    Boa tarde,

    Sou novo neste forum e, se possível, gostava de obter informação sobre as melhores estratégias para recuperar o meu relvado (escalracho) do fungo graeumannomyces graminis (root decline disease), pelo menos de acordo com o que diz o meu jardineiro. Preciso mesmo de uma segunda opinião.

    Obrigado,

    José Alegria (Verdizela)
    • HFR
    • 7 setembro 2020

     # 46

    Pensei que era por falta de água e este verão até tenho regado bastante, mas a minha relva de São Agostinho literalmente secou (pontos secos que foram alastrando) e está praticamente irrecuperável. Há uma zona ainda verde, mas é uma questão de tempo.

    Fala-se em fungos, fala-se em lagartas. Eu só sei que as folhas secaram. Algumas tinham manchas e quando secas desfazem-se tipo pó. As guias estão completamente secas e mortas.

    Alguém conseguiu resolver isto ?
    • zed
    • 7 setembro 2020

     # 47

    Neste tópico ninguém falou em lagartas. Nós não sabemos o que tem a sua relva, tem de por fotos ou uma descrição mais detalhada.

    Eu estou a avaliar um tratamento que fiz no sábado, para já promete mas ainda é cedo para concluir o que quer que seja.
  3.  # 48

    Já deixei de me ralar com a relva... com a kikuyu e cynodon ainda menos. Dão cabo das daninhas e de resto é o básico; corto, varro e uso o soprador de vez em quando para tirar os secos e arejar, nas zonas (raro ecpequeninas) em que se perde arranco tudo e ponho sementes misturadas com substrato.

    Desde que tenho o corta relva ecológico já nem adubo ponho. Quando punha optava por um com mais potassio que azoto por causa dos fungos.

    E siga... deixo que recupere sozinha
  4.  # 49

    Colocado por: leonorbJá deixei de me ralar com a relva... com a kikuyu e cynodon ainda menos. Dão cabo das daninhas e de resto é o básico; corto, varro e uso o soprador de vez em quando para tirar os secos e arejar, nas zonas (raro ecpequeninas) em que se perde arranco tudo e ponho sementes misturadas com substrato.

    Desde que tenho o corta relva ecológico já nem adubo ponho. Quando punha optava por um com mais potassio que azoto por causa dos fungos.

    E siga... deixo que recupere sozinha


    +1
  5.  # 50

    Colocado por: euEsse bicho também ataca o kikuyu?


    Eu tenho kikyuo e esclaracho e este ano é para esquecer
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  6.  # 51

    A minha foi descuidada bastante tempo, e tive obras... espaço ocupado com tudo e mais alguma coisa
    Está a recuperar bem
    Também, desde que limpo e agradavél, seja. Pelos relatos estou com sorte, apenas relaxo
  7.  # 52

    zed há 6 dias
    concordaragradecer# 40citar
    Colocado por: Gaspia
    Se atacarem de inicio com um pesticida pode ser que tenham sorte, no meu caso ataquei já muito tarde


    O que usou?

    Já não me recordo do nome do granulado, mas 10k/55€ é caro se tivermos em conta que são precisas várias aplicações, vou começar agora com um pesticida líquido ( Fendona 6 SC) é mais barato e tendo en conta que não tenho a relva escarificada penso ser mais fácil atingir o solo ao contrário do granulado. Estou a contar dar-lhe 2/3 aplicações com intervalos de 2 semanas porque os ovos demoram esse tempo a eclodir, vamos ver o que isto dá...
  8.  # 53

    O problema dos agroquimicos é que matam os insectos todos, bons e maus.
    Era preferível escarificar a relva para os expor à passarda. Iria reduzir a quantidade
    • HFR
    • 9 setembro 2020

     # 54

    Bom dia,
    Isto foi o que me foi dito por um jardineiro que tem assistido à desgraçada de muitos relvados de São Agostinho em clientes. EU, nunca vi qualquer lagarta no meu. Acredito mais que seja um fungo.

    A minha relva está literalmente a secar ao ponto de as folhas se esfarelarem e as guias também. Prmeiro ficam moles e secas e depois mais parecem palha dura seca que se parte ao arrancar. A cor das folhas foi ficando verde mais claro e depois passa a ficar amarelo palha. Parece algo que se alastra e mesmo a pouca zona onde tenho algum resto de verde (verde nao muito escuro) está lentamente a secar.

    Nunca tive este problema antes e um amigo ficou com o seu relvado completamente queimado muito antes até do meu (meados de Maio).

    Acho que vou cortar tudo ao nivel mais baixo do cortador e tentar arrancar o mais que posso. Já varri muita palha (caixas e caixas) e tenho muitas zonas já peladas.

    Depois vou espalhar semente de Festuca e abandonar a São Agostinho. Caso alguma sobreviva, há-de espalhar-se.


    Colocado por: zedNeste tópico ninguém falou em lagartas. Nós não sabemos o que tem a sua relva, tem de por fotos ou uma descrição mais detalhada.

    Eu estou a avaliar um tratamento que fiz no sábado, para já promete mas ainda é cedo para concluir o que quer que seja.
  9.  # 55

    o fungo e o percevejo...

    eu tenho aqui um gramado de escalracho, e na zona com maior humidade, sob o pinhal... quase de certeza que é o fungo. mas está assim faz anos.. nos ultimos 2 tem vindo a agravar.
    • HFR
    • 9 setembro 2020 editado

     # 56

    No inverno vejo algumas folhas a ficarem roxas talvez devido à maior humidade. Mas sempre verdes e com algum crescimento.

    Mas desde Junho o meu relvado de São Agostinho literalmente morreu. E estou convencido que irá alastar ao pouco que falta. Está mesmo horrível e já esteve muito bonito. Crescimento praticamente nulo (Cortei o relvado 1 vez desde Julho até agora !).

    Acho que vou mesmo antecipar a coisa e cortar tudo o mais rente possível, arrancando o mais que possa. Está todo aos buracos e com terra à mostra, depois de rapar a palha e as guias mortas, em muitas zonas.

    Curiosamente as zonas que estão com menos exposição solar, são que ainda sobrevivem, mas sem a cor e o vigor que já vi no passado. Mas falta de água não poderá ser, pois tenho regado o mesmo que em anos anteriores e já vi relvas desta espécie resistirem com muito menos.
  10.  # 57

    Colocado por: Pedro Barradaso fungo e o percevejo...

    eu tenho aqui um gramado de escalracho, e na zona com maior humidade, sob o pinhal... quase de certeza que é o fungo. mas está assim faz anos.. nos ultimos 2 tem vindo a agravar.


    Acontece o mesmo no jardim da empresa onde trabalho. Acho que relva e caruma não se dão.Aqui não é sombra ou humidade. Os pinheiros são velhos e muito altos, não impedem o sol
    • Gaspia
    • 9 setembro 2020 editado

     # 58

    • Gaspia
    • 9 setembro 2020 editado

     # 59

    Experimentem aceder á discussão e ficarão a saber que a historia do fungo é treta de cortadores de relva
    Concordam com este comentário: zed
    • Gaspia
    • 9 setembro 2020 editado

     # 60

 
0.0258 seg. NEW