Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

    Colocado por: Anonimo12122020Faz isso a gasoleo, imagine a gás que custa em média 70 cêntimos o litro...


    Eu sei, porque acha que não me desfiz da velhinha astra a GPL? 😁
  2.  # 322

    Colocado por: Anonimo12122020parece caro mas segundo sei é dentro disto que roda numa condução normal, nem a acelerar muito n pouco, condução media.
    Não, num Tesla Model 3, a média andará nos 13 a 15kWh/100km em condução a respeitar as regras de trânsito.
    Se for um model S ou X, aí sim, os consumo serão bem maiores e nessa ordem de grandeza.

    Colocado por: Anonimo12122020Faz isso a gasoleo, imagine a gás que custa em média 70 cêntimos o litro...
    Mas também não gastará 4L/100km de gás :-)
    Mas sim, a gás ainda é mais barato que o diesel.
  3.  # 323

    Colocado por: mafgodCertíssimo... o meu reparo era que, numa oficina especializada em AC poderia ser bem mais fácil o diagnóstico e reparação.


    A minha experiência foi mesmo essa com a Citroen. Avaria no ar condicionado, na marca levaram um bom tempo a fazer o diagnóstico, e eram uma série de coisas que era preciso mudar. Levei a um especialista em AC que em 10min viu que era apenas uma peça a substituir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  4.  # 324

    Já me ligaram, dizem que é o aquecedor de resistência e que já mandaram vir as peças. Vão ter que desmontar o tablier quase todo para reparar... Estou desgostoso e quase certo que nunca mais vai ficar o mesmo a nível da qualidade de montagem 😭. Um carro que fez apenas um inverno, poça...
  5.  # 325

    Colocado por: pcspinheiroJá me ligaram, dizem que é o aquecedor de resistência e que já mandaram vir as peças. Vão ter que desmontar o tablier quase todo para reparar... Estou desgostoso e quase certo que nunca mais vai ficar o mesmo a nível da qualidade de montagem 😭. Um carro que fez apenas um inverno, poça...


    Comprou em stand? Não existe um periodo qualquer que pode repensar e devolver o carro?
  6.  # 326

    Sim, comprei à Carplus com garantia de 2 anos do stand e ainda garantia de fábrica. Mas não sei se seria razão para uma devolução. Até porque a minha esposa ADORA o carro e ficaria devastada por ter que procurar outro... Também estava como novo e com pouquíssimos Kms e custou muito menos do que novo, já que é a versão Tekna com quase todos os brinquedos. Tanto que quando fiz o seguro disseram que o carro lhes aparecia com um valor 4000€ superior ao da compra e se queria segurar por esse valor.
  7.  # 327

    Aproveitando aqui o tópico, quando fiz a instalação da casa deixamos um tubo para a zona de parqueamento dos carros para eventualmente levar uma "cabine" para carregamento de carro elétrico (e outros usos genéricos).

    Considerando uma instalação monofásica, de momento com uma potência máxima de 6.9kVa (deixou-se preparado para 10.35kVa com cabo de 16mm2, mas foi-me recomendado que não os pedisse porque a rede aqui da zona é antiga e certamente teria despesas com reforço do ramal e afins), qual a secção de cabo que recomendam para uso num futuro ponto de carregamento?

    Portanto, resumidamente, que secção de cabo usar entre o QE e o ponto de carga? (~20metros de distância).

    Obrigado!
  8.  # 328

    Colocado por: SS1128"cabine" para carregamento de carro elétrico (e outros usos genéricos).
    Wallbox ou posto de carga :-)

    Colocado por: SS1128quando fiz a instalação da casa deixamos um tubo para a zona de parqueamento dos carros
    E fez muito bem, eu há 8 anos devia de ter feito o mesmo :-(

    Colocado por: SS1128Considerando uma instalação monofásica, de momento com uma potência máxima de 6.9kVa (deixou-se preparado para 10.35kVa com cabo de 16mm2, mas foi-me recomendado que não os pedisse porque a rede aqui da zona é antiga e certamente teria despesas com reforço do ramal e afins)
    Resumindo, ter um certificado que lhe permite pedir até 10,35kVA, 45A monofásico, tem atuamente uma ligação ao ramal de 16mm2, e tem contratado apenas 30A (6,9kVA), é isso?
    Sobre a necessidade ou não de ter de custear o reforço do ramal só perguntado à EDP distribuição, mas se tem 30A e está ok, para que precisa de mais?
    Tenho contratado apenas 25A e carrego os meus dois VEs à noite apenas a 10A cada um, alternadamente e sem problemas.

    Colocado por: SS1128qual a secção de cabo que recomendam para uso num futuro ponto de carregamento?

    Portanto, resumidamente, que secção de cabo usar entre o QE e o ponto de carga? (~20metros de distância).
    Atualmente, e provavelmente no futuro, o carregamento em AC máximo é de 32A por fase. O que dá 7,2kW em monofásico e 22kW em trifásico (3x32A).
    Para 32A, um cabo de secção de 6mm^2 é o recomendado, contudo, se conseguir colocar de 10mm^2 tanto melhor, terá menos percas e nem morno ficará :-)

    Não sei é se valerá passar já cabo trifásico entre o QE e o posto de carga... o futuro ninguém sabe e quiça, poderá ter interesse em ter uma tomada trifásica aí (claro que terá de ter também um ramal trifásico se o que tem não for, e alterar a distribuição de carga no QE).

    Independentemente do que passar, como término dessa puxada, coloque uma tomada CEE (monofásica azul ou trifásica vermelha) que suporte 32A.
    Quando chegar a hora de colocar uma Wallbox ou similar, já tem a tomada preparada.
    Concordam com este comentário: Marc_S
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS1128
    • smart
    • 17 outubro 2020 editado

     # 329

    Hum..
    Está madrugada, no canal 1, pelas 02h53,foi exibido o documentário designado o lado negro das energias verdes.
    Constata se uma opinião diferente das que a propaganda estão em permanência a massacrar a sociedade.
    Para aqueles que se fundamentam na poluição do planeta para abraçar a produção em massa de baterias e componentes eléctricos, vejam a consequência para o ambiente, resultante da extração e tratamento dos minérios assim como a incapacidade de reciclagem, ficando ao abandono, como é o caso das pás das turbinas aero, que ao fim de 20 anos são substituídas e ficam há anos depositadas nos locais de substituição á sua sorte...e isto na Alemanha...
    Duvidando sempre de eventuais interesses que possam estar por detrás de cada consideração, parecem me bastante fiáveis e autênticas...
    Ao longo dos tempos, o homem eventos sempre qualquer mxxx para impulsionar a economia.
    Foi o caso dos PCs massificados em 1980.
    Os portáteis na década 90.
    Os telemóveis na década 2000
    Os smartphones nesta década
    Os veículos eléctricos a explodirem na próxima...
    Se desenvolvessem os estudos na energia nuclear, cada vez mais seria mais segura
    Era melhor encurtar o período de vida de cada estação e ir actualizando com os novos conhecimentos...
    Assim temos nucleares primitivas, com ampliação do prazo de funcionamento sem garantias verdadeiras de segurança.
    Em Portugal somos fofinhos.
    Não queremos o nuclear, pagamos a energia a preços mais caros da Europa ( senão a mais cara tendo em conta A relação preço vs rendimentos) que muita competitividade tira as empresas perante a concorrência estrangeira nas exportações..
    Depois temos lãs na fronteira com os rios a correrem para Portugal..que idiotice!
    Mas o que interessa é sermos fofinhos e verdes e o eólica com toda a consequência resultante da poluição dos aerogeradores, desde o fabrico até reciclagem, que não é feita por ser desconhecidos a forma de o fazer.
    Com a história dos eléctricos, é ver o mundo a trocar de carro, pois muitos se não fosse a onda, não o fariam...
    Daqui a 20 anos ainda vai se concluir que em termos globais a energia verde, afinal é bem preta...
    Se a China adoptar os padrões de consumo americano s e europeus, não existe matéria prima para satisfazer as necessidades, e em vez de estar a ser desenvolvida fonte alternativa bem limpa, andamos 2 décadas perdidas a marcar passo...
    • SS1128
    • 19 outubro 2020 editado

     # 330

    Obrigado pela resposta @ mafgod
    De momento tenho a potência de 3.45kVa, está é "certificada" pela EDP distribuição para 6.9kVa porque mais do que isso teria, muito provavelmente, de pagar o reforço do ramal.

    Infelizmente não se considerou colocar trifásico, mas o cabo que vou passar para o carregador será trifásico como medida de "future proof".

    Entretanto descobri algo muito estranho..estava na casa de uns colegas que vivem aqui perto a jantar e ligou-se para a EDP Distribuição porque estavam com problemas na voltagem da casa (200v...). Como é algo recorrente tem-se feito várias reclamações a ver se resolvem o problema, desta feita mudaram a casa de fase no poste e resolveu, pelo menos para já.

    Enquanto testava a voltagem decidi ver até onde se podia levar a carga antes do contador disparar..e ai descobri, não dispara.

    Potência contratada de 3,45kVa e eu liguei o aquecimento elétrico (4x900W), a placa de indução com 3 bicos no 9 (anda nos 5600W +-), forno ligado, exaustor e iluminação..

    Devo ter rondado os 11kW de consumo sem disparo do contador..

    Com essa carga tinha 195v de tensão mas sem qualquer disparo do contador..fiquei boquiaberto.

    No dia seguinte testei igual em casa e, mesma situação, fui até aos 10.1kW e nada de disparo. No meu caso, como estou próximo do PT, tinha 225v a puxar os 10kW..

    Nunca vi tal coisa..

    Isto em instalações antigas pode ser um problema..
      IMG_20201017_080056.jpg
  9.  # 331

    Isso é que e sorte, tem contador dos novos?
  10.  # 332

    Ambos temos contadores inteligentes..
    Até o moço da EDP Distribuição estava incrédulo, como ela estava a puxar 30A e o contador não disparava..

    Que coisa estranha. Mas não vou reclamar xD vou é gravar esses dados para quando pedir 10.35 eles não dizerem que não suporta , ahah
    • mafgod
    • 19 outubro 2020 editado

     # 333

    Isso é bom :-)
    Tem potência à descrição e não paga mais por isso :-)

    Provavelmente quem instalou o contador, não definiu o limite que tem contratado.

    Colocado por: SS1128No dia seguinte testei igual em casa e, mesma situação, fui até aos 10.1kW e nada de disparo.
    ATENÇÃO: 11kW monofásico, estamos a falar de mais de 45A!
    Se não tiver a cablagem correta entre o ramal e a casa, poderá ter consequências graves fora ou dentro de casa (quadro elétrico)!
    Não puxe mais de 30A!
    Concordam com este comentário: SS1128
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS1128
  11.  # 334

    Sim, no caso dos meus colegas é um bocado "preocupante" na medida em que o geral deles é de 63A e a ligação ao contador é em cabo de 6mm2.

    Vou troca-lo de 63A para 32A para garantir a proteção do circuito, até porque a potência "máxima" deles também é 6.9kVa, por tanto 32A chega perfeitamente.

    Eu meti os 16mm2 e tem o mesmo disjuntor de 63A, por isso estou descansado..mas numa instalação antiga se acontecer o mesmo pode ser perigoso..

    Só mudei o QE dos meus pais à 1 mês +/- e aquilo não tinha disjuntor geral, conta com o da EDP para fazer esse serviço..no caso de não funcionar, bem podia puxar 48A (3 circuitos de tomadas de 16A) por um cabo de 4mm2..

    Agora está limitado a 25A, até se fazer as obras para mudar para 16mm2 para dar margem para o futuro.
    • mafgod
    • 20 outubro 2020 editado

     # 335

    Será este o VE do povo?
    O PRIMEIRO DACIA ELÉTRICO: O MAIS ACESSÍVEL DO MERCADO!

    Video de apresentação...

    Preços oficialmente ainda nada, mas segundo algumas fontes, será abaixo de 20k €, o que com incentivos, podemos estar abaixo da casa dos 17k €.
    Boa autonomia para um citadino e potência q.b.
    A ver vamos, quando for aparecer.

    Mais info:
    Dacia Spring é elétrico com preço contido
    Dacia Spring Electric: será este o "eléctrico" mais barato do mercado?
  12.  # 336

    Por 17k€ era menino de comprar um..não digo já já porque trabalho na indústria automóvel e sei bem como são os lançamentos de novos modelos, mas daqui por 1 ano/ano e meio..

    Que venha, não preciso de 500km de autonomia, desde que tenha aí uns 150/200 reais estava top para 99% do uso..
  13.  # 337

    Então não precisas esperar tanto tempo :-)
    por ~20k já compras semi-novos com menos de 2 anos com autonomias acima de 200km :-)
  14.  # 338

    Colocado por: SS1128Por 17k€ era menino de comprar um..não digo já já porque trabalho na indústria automóvel e sei bem como são os lançamentos de novos modelos, mas daqui por 1 ano/ano e meio..

    Que venha, não preciso de 500km de autonomia, desde que tenha aí uns 150/200 reais estava top para 99% do uso..


    tens o ioniq de 2018 que é muito mais carro que o Dacia e ja arranjas por perto desse valor :)
    Concordam com este comentário: mafgod, ruicarlov
  15.  # 339

    Para quem gosta de duas rodas, eis uma proposta interesante:
    Sur-Ron Light Bee X - Moto de Cross

    E eis um DB de quem tem uma
    • smart
    • 27 outubro 2020 editado

     # 340

    Hum..
    Será o princípio do fim dos vê, face a poluição relatada como consequência da extração dos minérios para fabrico das baterias e desconhecimento de como reciclar alguns deles quando chegam ao fim da vida útil de trabalho?
    Isto sim, parece ser sustentável e com futuro, até ser desenvolvido devidamente o hidrogênio, de forma que permita a satisfação da segurança do utilizador, dado o risco de extinção dos carbonetos, face ao aumento da procura que se afigura, sobretudo a pressão oriental.
    Estou convicto que todas as tecnologias/variantes poderão subsistir simultaneamente..
    https://www.motor24.pt/sites/turbo/audi-cria-gasoleo-sem-emissoes-co2/257015/amp/
      Screenshot_20201027-031203~2.png
 
0.0406 seg. NEW