Colocado por: hangasFaz algum sentido considerando que o preço do pack é uma grande parte dos custo do carro.
a vítima “agiu com culpa quando iniciou a travessia da faixa de rodagem distraída (…) sem olhar para a esquerda e sem reparar nos veículos automóveis que circulavam nesse sentido de trânsito, tendo sido colhida na faixa de rodagem”.
(...) embora mantenha a absolvição da condutora, centrando a sua decisão no fato de o carro elétrico ter “características especiais, designadamente ao seu movimento tendencialmente silencioso” e de os peões valorizarem ainda, “de modo muito significativo, o ruído dos motores dos automóveis como forma de pressentirem o perigo da sua aproximação”.
Colocado por: Bruno.AlvesIsto abre um precedente brutal, sobretudo mas não só para os VE.
Colocado por: ThingsHappenO buraco negro que daqui poderá resultar é a subida dos seguros para EVs, o que me parece um mau princípio.
Colocado por: hangasAs bicicletas por exemplo. Embora por cá não seja expressivo, as bicicletas também são silenciosas (mais ainda que os EVs) e circulam a velocidades semelhantes aos carros nas cidades.
Colocado por: hangasJá existe regulamentação para os EVs fazerem barulho a baixas velocidades,
Colocado por: hangas(sensorial overload)
Colocado por: Bruno.AlvesA brincar a brincar, eu fui atropelado por uma bicicleta em Amsterdão há uns 15 anos. Em vez de ir no passeio ia na estrada (éramos um grupo muito grande e íamos na galhofa), pumbas.
Colocado por: Bruno.AlvesAntes ou depois de fones, videochamadas em andamento, etc? :-)
Colocado por: Bruno.Alves
Nesse caso eu não ia para 32A. Sugeria instalar uma CEE16 vermelha (trifásica) mas apenas com a fase L1 ligada (obviamente com neutro e terra :-) mas muito importante ligar apenas a L1) e usar o EVSE que já tem.
A 16A vai demorar apenas ~~4h a carregar a bateria na totalidade. Se já tiver fios de 2,5mm2 (que deve ter) nas tomadas actuais nem precisa de mais nenhuma alteração à instalação. E não precisa de maiores investimentos.
No futuro, caso mude de VE bastará ter o cuidado de escolher um com carregador interno trifásico e colocar as 3 fases na tomada. Naturalmente passar o fornecimento da casa a trifásico e tem um ponto de carregamento até 11kW que será suficiente para a maioria das necessidades.
Colocado por: Miguel P.O problema é que nenhuma delas está ligada directamente ao quadro, porque estão em linha (não sei se é o termo correcto) com outras duas existentes na casa das máquinas
Colocado por: Bruno.Alves
Imagino que vá ter problemas com disparos extemporâneos do disjuntor. Se a resistência de backup ligar enquanto o VE carrega é disparo certinho... Os outros depende do consumo, mas em princípio aguenta-se.
Se for viável (caminhos de cabos, eventualmente uma calha? o quadro é parcial na garagem?) eu sugeria ver com um electricista se é viável instalar desde já um disjuntor trifásico e ligação directa da CEE16 ao quadro. Se não for, a possibilidade futura de usar as 3 fases também fica comprometida porque não terá como passar as 2 fases adicionais pela tubagem existente.
Colocado por: Miguel P.Basta ligar a esta caixa um novo cabo, de cerca de 2mt, para a garagem e passo a ter uma tomada directa ao quadro destinada ao carro. :)
Colocado por: Miguel P.Apenas continuo com a dúvida sobre se funcionará a tomada trifásica, uma vez que, se bem entendi a sua sugestão, esta apenas fica com corrente num pino.
Colocado por: Anonimo09092021Bem, por aqui estava indeciso entre um ID3 e um Enyaq mas penso já ter decidido pelo ID. O Enyaq está absolutamente incrível como carro familiar mas o ID é brutal de conduzir!
Colocado por: Anonimo09092021Bem, por aqui estava indeciso entre um ID3 e um EnyaqID3 ou ID4?
Colocado por: Bruno.Alves
Certifique-se apenas que o fio existente é de 2,5mm e que os ligadores na caixa de derivação são de boa qualidade.
Sim. Apesar de a ligação em casa ser trifásica, no quadro principal à entrada tem as 3 fases shuntadas (porque só recebe uma fase do exterior). Não pode (de todo!) ligar uma carga trifásica a um esquema de mesma-fase-nos-3-pinos.
A ideia é usar o adaptador trifásico do EVSE (que vai autorizar o débito dos 16A), mas ter apenas a fase L1 alimentada (porque não pode ter as outras).
São basicamente o mesmo carro com outros logotipos, qual é a diferença que encontras em termos de condução?
Colocado por: Miguel P.Mais uma questão de quem pouco ou nada percebe de electricidade: Então se na L1, em trifásico, teria 120v +-, ao meter 220v não vou danificar o carregador?
Colocado por: hangas
O trifasico não são 3 fases de 120 para fazer os 380.
São 3 fases de 240v (entre cada uma e neutro) desfasadas 120º, daí o nome fases.
Entre quaisquer duas fases terá então os 380v.