Colocado por: rjmsilvaSe houver necessidade de acertos, seja para que lado for, as pessoas têm de conversar e chegar a um acordo.
Colocado por: pguilhermeProvavelmente até "se o cliente contratou PE+MQ+CE é porque tem dinheiro, então leva com mais 20% de incremento porque sim e outros 20% porque vai contratar uma fiscalização a sério e isso é muito desagradável"A solução poderá ser “aliviar a coisa”, provavelmente fazer um PE, MQ e CE apenas dos pontos mais problemáticos, e resumir a coisa, se grandes trololós e “palha”
Colocado por: DR1982Pois, entao quantos dos empreiteiros que aqui andam foram ter com o DO ao fim da obra e disseram, olhe afinal em vez de 10 a obra so lhe custa 9 porque determinado material baixou ?
Pois
Colocado por: pguilhermeNem mais, Na minha terra usa-se uma expressão que é: “quem lhe comeu a carne que lhe coma os ossos” volto a dizer que qualquer empreiteiro ou profissional tem o direito de se salvaguardar, dar um valor a contar com os imprevistos, porue ninguem merece andar a trabalhar para aquecer, mas depois de dar o orçamento esta dado!
Evidentemente.
Um contrato é para isso mesmo e serve ambas as partes.
O empreiteiro compromete-se com o DO com um valor. Mas o DO não tem nada a ver com os custos do empreiteiro. Esta noção é ridícula. Se um empregado exigir um aumento, se avariar uma escavadora, se receber uma multa proveniente de outro trabalho, ou outra coisa qualquer, não são temas imputados ao DO.
Da mesma forma que se os materiais descerem, ou se entretanto o empreiteiro arranjar um fornecedor com preços muito melhores, não tem nada de baixar o preço ao DO. Tem de fazer o valor acordado.
Mas é fácil reivindicar direitos e nunca pensar nos deveres...
Colocado por: DR1982Acredita numa estabilização de preços nessa altura?
Colocado por: Joao DiasMas tens noção que devem se contar pelos dedos das mãos quem faz isso.
EU!! Para pessoal daqui já o fiz pelo menos duas vezes.
Não foram grandes fortunas mas já aconteceu juntar três ou quatro projectos onde acabei por ter melhor preço dado a quantidade de soalho encomendada e em vez de ficar com esse desconto adicional para mim dei-o na integra a cada um dos clientes.
Para eles foi quase irrisório, mas 1,30€ m2 em 200m2 ainda dá para ir ao cinema e comprar as pipocas. E se multiplicarmos pelos 5 clientes a quem o fiz, ainda era dinheiro que se visse no fim das contas feitas.
O meu lucro já estava assegurado portanto, o que veio a mais pude dar como “miminho”. Eles andam ai e se virem estas linhas se calhar até se vão lembrar que na altura comentei que sempre era uma ajuda para os custos de estadia.
Cada um constrói o seu negócio como quer e eu sempre tive uma relação de grande proximidade e transparência com os nossos clientes. São os pequenos gestos que marcam a diferença.
Colocado por: Joao DiasIsso é certo, nao baixam a esse ponto!
Não, os preços vão continuar a subir em determinados materiais e podem eventualmente vir a descer ligeiramente mas nunca mais descem para os valores pré-covid. Nunca mais!!
Colocado por: DR1982Mas tens noção que devem se contar pelos dedos das mãos quem faz isso.
Mas como dizes sao formas de trabalhar, cada um tem a sua.
Eu, no teu ponto digo aqui em público que não dava esse deconto aos clientes, guardava-o em caixa para quando a coisa acontecesse ao contrário.
Colocado por: Joao DiasCompreendo. Por outro lado nao sei se um dia precisares de fazer o contrário, se pedires ao fim mais dinheiro a um cliente do que o acordado, qual sera a reação dele! Ou se esse gesto abonaria em vosso favor enquanto empresa.
Justamente por toda a gente, ou melhor, quase toda a gente pensar assim, é que estes gestos têm tanto impacto quando de facto acontecem.
Todos aqueles clientes sem exceção, referenciaram-nos para outros clientes e assim tem sido feito grande parte do nosso percurso.
Ganhei muito mais do que se tivesse ficado com aquele dinheiro extra em caixa. Mas mesmo que não tivesse ganho, teria sempre a satisfação de o ter feito.
Colocado por: DR1982Compreendo. Por outro lado nao sei se um dia precisares de fazer o contrário, se pedires ao fim mais dinheiro a um cliente do que o acordado, qual sera a reação dele! Ou se esse gesto abonaria em vosso favor enquanto empresa.
Colocado por: pguilhermePor outro lado, se tiver um PE+MQT+CE, os empreiteiros que sequer forem a jogo (muitos não vão porque sabem que é um cliente mais difícil), irão dar um preço muito mais inchado, justamente porque o cliente não é tão atractivo por não poderem seleccionar o material à vontade, encaminhar o DO para produtos onde têm maior lucro, derrapar facilmente, etc.
Provavelmente até "se o cliente contratou PE+MQ+CE é porque tem dinheiro, então leva com mais 20% de incremento porque sim e outros 20% porque vai contratar uma fiscalização a sério e isso é muito desagradável"
Colocado por: pguilherme
Mas é fácil reivindicar direitos e nunca pensar nos deveres...
Colocado por: Joao DiasLa esta, eu nao tenho o habito de trabalhar dessa forma. Tenho muito a ideia de que quando é dado um orçamento é precisamente para saber à partida quanto a coisa vai custar!
Ui, já aconteceu tanta vez.
As relações quando são transparentes desde o primeiro segundo estabelece-se um nível de confiança entre as partes que torna tudo mais fácil.
Nunca tive qualquer problema com isso. Nenhum mesmo.
Colocado por: ghost12
Eu costumo dizer que nós avaliamos os outros pela nossa própria bitola, se calhar era isso que você faria no lugar do empreiteiro, mas nem todos são dessa índole.
Estou a trabalhar em obras onde as subidas de preços são bem maiores do que esses 3k e não é por isso que a obra leva mais ou menos ferro ou qualquer outros material orçamentado. O que eu posso fazer é tentar aumentar a produtividade e eficiência ao máximo, porque não vou pedir mais dinheiro ao DO. Se o pedisse iria acabar por receber uma "esmola" do DO que pouco resolvia e ia ficar agradecido para sempre, eu prefiro assumir o prejuízo se for necessário.
Colocado por: pguilhermeNa sua zona é normal um empreiteiro cobrar por um orçamento quando o cliente fornece o MQ e oferecer quando tem apenas umas plantas?Nao deveria ser ao contrário :S
Colocado por: N Miguel OliveiraHá uns anos, enquanto DT numa empresa de construção segui uma obra em que o PEx foi feito pela cliente, profissional do ramo da medicina, em PowerPoint e tuturiais do Youtube! A senhora era muito dedicada e tinha bons gostos... mas só via "o que se vê - acabamento" e não percebia nadinha do que é "edificar". O fiscal só picava o ponto, ia à hora de almoço quando não apanhava ninguem na obra, e o tecnico estava quase todo o ano indisponivel para resolver as questões. Foi uma vez à obra. Foi o caso menos bom.
Como DT acabei por ter que fazer eu o PEx ou a coisa não chegaria a bom porto. A obra era uma remodelação de uma casa modernista no centro do Porto e merecia todo o brio que lhe pudessemos dar. Mas no final, cada detalhe menos conseguido era motivo para não haver pagamentos, e aí entrava o marido, que nunca conheci sequer, só recebia cartas registadas muito bem escritas (em tom de ultimato) não fosse o senhor advogado de profissão.
Ora, ela tinha bom gosto, ele fazia de tudo para poder não pagar o que quer que fosse. No final eu fui o ultimo de 4 arquitectos a desenhar algo da obra (na pratica fiz um PEx, para mim proprio e bastante discutido com a senhora) e nem para isso fomos pagos. No final, deveres ninguem tinha, mas foram os direitos (ao pagamento) do empreiteiro que ficou a ver navios...
E por "detalhes menos conseguidos" refiro-me a por exemplo: enviar-me mails e discutirmos dez soluções de guarnições de portas interiores, ficar acordado a v.10... e vir na carta registada copia do mail com a v.03... ignorando a estupidez que eu tambem tinha os emails recebidos a solicitar a v.04, 5, 6... e 10 como prova.
Colocado por: DR1982Nao deveria ser ao contrário :S
Colocado por: pguilhermeAtenção que não estou a colocar uma hipótese imaginária. Estou a relar o que me está a acontecer.Lembra-se de eu ter dito precisamente isso ha uns meses atras? Que em certos casos chegar ao empreiteiro cheio de papeis na mao ou “leva com a ripa” ou eles fogem a sete pés ?