Colocado por: PickaxeEu nao me posso dar a esse luxo de decidir depois mas sei que o meu caso é particular.
Porque para uma moradia não é necessário, mas se quiser pagar um projeto para isso, força.
Para uma moradia, com uma planta com a localização dos mobiliário, é fácil fazer a marcação de tomadas e interruptores.
Os móveis de cozinha também devem de estar definidos na fase de marcação de roços, mas a maior parte das pessoas só pensa na cozinha depois dos roços abertos.
Colocado por: DR1982Eu nao me posso dar a esse luxo de decidir depois mas sei que o meu caso é particular.
Ainda assim acho que se ganha tempo e dinheiro em ter um projeto para isso, com tudo detalhado ha menos probabilidades de esquecer alguma coisa.
Como é que se pede um orçamento de eletricidade sem ter um projeto de eletricidade ?
Colocado por: DR1982Como é que se pede um orçamento de eletricidade sem ter um projeto de eletricidade ?
Colocado por: PickaxePois. Tal como imaginava.
Normalmente o eletricista é que define o nº de tomadas e pontos de luz no orçamento, normalmente pouca coisa, depois em obra o dono de obra paga tudo o que não estava previsto no orçamento.
Os donos de obra neste fórum não falam disso, tem vergonha de admitir que foram "comidos".
Colocado por: PickaxeNormalmente o eletricista é que define o nº de tomadas e pontos de luz no orçamento, normalmente pouca coisa, depois em obra o dono de obra paga tudo o que não estava previsto no orçamento.
Os donos de obra neste fórum não falam disso, tem vergonha de admitir que foram "comidos".
Colocado por: Pedro BarradasOu seja pelo que vai dizendo o Pedro quase que faz um projeto de execução dos detalhes mais importantes, parece...
è verdade...
Mas olhe que eu, aos meus clientes, não havendo projecto de inst. electricas (agora quase que se obriga a tal), quando da elaboração do MQT, elaboro também uma planta com esquema de implantação de pontos de alimentação, tomadas e iluminação.
Colocado por: DR1982projeto de execução dos detalhes mais importantes, parece...
Colocado por: Pedro BarradasE na verdade é o que interessa
Projectos hibridos... com as coisas realmente importantes. sem "palha".
Colocado por: Pedro Barradaselaboro também uma planta com esquema de implantação de pontos de alimentação, tomadas e iluminação.
Colocado por: PickaxePode é esquecer-se de meia dúzia de tomadas ou interruptores, nada que uma rebarbadora e um disco diamante nao resolvam em obra :)
Qualquer dono de obra, tendo uma planta com mobiliário pode fazer isso, mas não estão para ter trabalho. O projeto é pouco valorizado.
Colocado por: PickaxeQualquer dono de obra, tendo uma planta com mobiliário pode fazer isso, mas não estão para ter trabalho. O projeto é pouco valorizado.
Colocado por: DR1982Pode é esquecer-se de meia dúzia de tomadas ou interruptores
Colocado por: lpereiraa marcação das tomadas e interruptores isso não está no projecto de especialidades? não é cumprido esse mesmo projecto?
Colocado por: lpereiraa marcação das tomadas e interruptores isso não está no projecto de especialidades? não é cumprido esse mesmo projecto?
Colocado por: PickaxeAcho que um dono de obra sabe bem as tomadas que precisa e onde as quer, normalmente até são eles que depois em obra fazem a marcação com o eletricista, em meia hora, com a pressão do eletricista a dizer que tem mais que fazer.
Colocado por: PickaxeDepende do que se pretenda, mas acho que nao é pior ter alguém treinado (o arquiteto) a lembrar Se nao quer uma tomada aqui ou ali para o candeiro bo canto do quarto ou para o router de net que vai ficar dentro do armário.
Acho que um dono de obra sabe bem as tomadas que precisa e onde as quer, normalmente até são eles que depois em obra fazem a marcação com o eletricista, em meia hora, com a pressão do eletricista a dizer que tem mais que fazer.
Colocado por: DR1982Se me perguntar a mim quantas tomadas precisa um quarto eu digo logo uma de cada lado da cama e mais nada :)
Colocado por: pauloagsantosé preciso imaginar-nos a morar na casa e a ver que tomadas vão ser precisas.