Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: N Miguel Oliveirase todos esses trabalhadores ganhassem bem.
    Todos deviam ganhar melhor, é simples.

    Tb precisamos de alterar a forma de trabalhar, de modo a dar primazia à produtividade em vez do presentismo.

    Quanto ás obras, o que tem tornado os custos de construção caros, está longe de ser apenas o custo da mão de obra. Muitas empresas preferem ir buscar um pedreiro brasileiro que aprendeu a levantar paredes a ver vídeos do youtube do que pagar melhor ao gajo que lá está há 15 anos e vai emigrar porque estagnou no salário.
  2.  # 22

    Colocado por: N Miguel OliveiraSão todos bem-vindos.
    Sobretudo se investirem em imobiliário. As casas para quem tem salários portugueses ficam mais caras, mas ao menos podemos ir vender hambúrguers aos americanos.

    Não tenho nada contra os emigrantes, que invistam cá. Mas há que admitir que no que à habitação diz respeito, tem sido um descalabro para os nossos jovens, que não podendo dar 300k por um T0 ficam em casa dos pais até aos 40.
  3.  # 23

    Colocado por: HAL_9000Todos deviam ganhar melhor, é simples.


    Claro, mas lembre-se que são os portugueses que definem isso.
    Convém também contar que isso levará a um aumento de preços.

    Quanto à construção, isso não é tão linear assim.
    Meter nas obras alguém que não faz ideia de como se fazem as coisas, requer margem para a aprendizagem, e erros/reparações que advém disso mesmo. Depois não é só "culpa" dos patrões. Regra geral, a malta não sabe valorizar o trabalho que faz. Também porque é relativamente fácil emigrar num setor que não requer tanto conhecimento, domínio da língua, etc etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarinaM
  4.  # 24

    Colocado por: HAL_9000Sobretudo se investirem em imobiliário. As casas para quem tem salários portugueses ficam mais caras, mas ao menos podemos ir vender hambúrguers aos americanos.

    Não tenho nada contra os emigrantes, que invistam cá. Mas há que admitir que no que à habitação diz respeito, tem sido um descalabro para os nossos jovens, que não podendo dar 300k por um T0 ficam em casa dos pais até aos 40.


    Ora, se for imigrante (com maior capacidade financeira) é o descalabro.
    Mas e se for português emigrado (com maior capacidade financeira do que se cá tivesse ficado), é o quê?

    Custa-me a entender esta repulsa com quem vem de fora. É igual, se vem para trabalhar, manter a Seg. Social e o Estado, deve poder fazer o que bem entender. Se pelo meio pode pagar mais, melhor! É mais capital a entrar nas empresas, maior possibilidade dessas empresas pagarem melhor, maior investimento nas condições de trabalho, novas máquinas, ferramentas, etc etc... Ou a ideia era recebermos só os rotos como nós? Para que os preços se mantenham?

    Veja o caso da maior potência económica do mundo (EUA), feita totalmente por imigrantes, com investimento externo, gente de todo o lado. Desde que legais, qual é o problema? Se leva à especulação dos preços, que assim seja. Se há conflitos e tensões próprias do multiculturalismo, sim há. Veja o Luxemburgo, a Suíça, a Alemanha, França, UK, Bélgica, Países Baixos, etc etc... todos com maiores percentagens de imigrantes que Portugal. Passamos a vida a querer comparar-nos com as melhores economia europeias, mas depois andámos com discursos típicos da Hungria e afins. Não percebo mesmo.

    Portugal é um país de emigrantes, sempre foi, há Portugueses em todo o lado no mundo.
    Agora se o país começa a ser atrativo para outras gentes, isso é uma coisa boa, mesmo com todas as desvantagens que isso implica.

    Lembre-se que quem vende o T0, quer é vendê-lo com o maior lucro possível. Se houver alguém que possa pagar mais por ele, porque não? Vai vendê-lo ao pobre só por ser português? Juízo :)
    Concordam com este comentário: Carvai
  5.  # 25

    Colocado por: N Miguel OliveiraMas e se for português emigrado (com maior capacidade financeira do que se cá tivesse ficado), é o quê?
    Nunca seriam em números tão expressivos, e esses portugueses emigrados que fala não estão tão disponíveis para sustentar os aumentos que se verificaram na construção/transação imóveis. Apesar de tudo saíram de cá, o termo de comparação de preços é diferente.


    Colocado por: N Miguel OliveiraÉ igual, se vem para trabalhar, manter a Seg. Social e o Estado, deve poder fazer o que bem entender. Se pelo meio pode pagar mais, melhor! É mais capital a entrar nas empresas, maior possibilidade dessas empresas pagarem melhor, maior investimento nas condições de trabalho, novas máquinas, ferramentas, etc etc... Ou a ideia era recebermos só os rotos como nós? Para que os preços se mantenham?
    Onde é que me viu criticar investimento em empresas? A minha ideia é tão somente que o preço da habitação, comida, bens de 1ª necessidade sejam ajustados ao rendimento português e não apenas ao alcance dos reformados Dinamarqueses, ou dos nómadas digitais dos EUA. Por mim podem vir e podem investir o que quiserem, mas nesse caso o estado deve ter oferta de habitação a preço condigno. Se não tiver e Portugal continuar na moda, então qualquer dia temos pais, avós filhos e netos todos a viver num T2 a 2h de Lisboa- A mim parece-me que estamos a andar para trás em termos de habitação.
    Sabe o que resulta desta desregulação da habitação? Os jovens cansam-se de estar em casa dos pais, e ganhar os 1000 euros da praxe e emigram. Ou seja trocamos reformados dos países nórdicos com dinheiro por jovens em idade laboral. Parece-lhe uma boa troca?


    Colocado por: N Miguel OliveiraLembre-se que quem vende o T0, quer é vendê-lo com o maior lucro possível. Se houver alguém que possa pagar mais por ele, porque não? Vai vendê-lo ao pobre só por ser português? Juízo :)
    Claro que não, deve vender pelo preço que conseguir vender. Mas a partir do momento em que o preço da habitação fica desfasado do rendimento médio de Portugal, eu acho que temos mais desvantagens que vantagens. Neste momento note que tem americanos, suecos, Alemães e Dinamarqueses a ser servidos em Lisboa por brasileiros, indianos e paquistaneses. Este tipo de economia é boa para Portugal?

    Falou do Luxemburgo, a Suíça, a Alemanha, França, UK, Bélgica, Países Baixos que têm taxas de imigração altas, perfeito. Quantos desses países exportam parte significativa da sua mão de obra qualificada? Está a ver a diferença, não está?

    Volto a repetir, não tenho nada contra os emigrantes, acho que vêm dar muito a um país envelhecido. Mas acho que a gestão económica que o país faz do contributo dos emigrantes é completamente errada. Quanto aos emigrantes endinheirados, o país apenas atrais os que vêm à procura do lazer e não pretendem propriamente investir profissionalmente no país. Quanto aos emigrantes que vêm para trabalhar, geralmente têm baixas qualificações e aceitam trabalhar por ordenados miseráveis, nivelando por baixo os rendimentos praticados no país. Depois temos prédios em Lisboa com três ou quatro andares que alojam 1.400 migrantes, e quase nenhum vive nesses endereços.
  6.  # 26

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    E a malta ainda se queixa que a construção está cara, ir ao restaurante tá impossivel, que frutas e legumes andam pelo preço da hora da morte... agora imagine como seria o preço das coisas se todos esses trabalhadores ganhassem bem.


    Faço com frequência compras na Suíça, Alemanha, Áustria e Itália. No caso da Suíça, a carne e o peixe é verdadeiramente mais caro, de resto compro coisas até mais baratas que em Portugal.
    Áustria, Alemanha e Itália têm na generalidade produtos com preços mais baixos que em Portugal e têm ordenados bem mais elevados...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  7.  # 27

    Colocado por: HAL_9000Nunca seriam em números tão expressivos, e esses portugueses emigrados que fala não estão tão disponíveis para sustentar os aumentos que se verificaram na construção/transação imóveis. Apesar de tudo saíram de cá, o termo de comparação de preços é diferente.


    Como assim, então o dinheiro dum emigrante português usado em Portugal é diferente se vier dum americano ou brasileiro?
    Um português que viva fora e possa pagar o que pedirem cá por um imóvel, ajuda à subida de preços tanto ou mais que um estrangeiro.
  8.  # 28

    Colocado por: HAL_9000A minha ideia é tão somente que o preço da habitação


    Não pode usar os mesmo argumentos contra e a favor ao mesmo tempo.

    Se o imigrante é pobre é mau porque desregula o mercado, os direitos laborais, a semana de 5 dias, salário mínimo, concorrência desleal, etc. Se o imigrante é rico, é mau porque desregula o preço da habitação, paga o que o nativo não pode pagar, etc etc...
    Se é desempregado é porque vive à custa na nossa Seg. Social, se é empregado é porque está a tirar lugar um português... Por favor.

    Uma sociedade que se desculpe com os imigrantes não vai a lado nenhum. Os que venham, que venham com vontade e arregacem as mangas, os que acolhem que façam o melhor possível para integrá-los e aprender um bocadinho com quem pensa de modo diferente.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  9.  # 29

    Colocado por: HAL_9000Falou do Luxemburgo, a Suíça, a Alemanha, França, UK, Bélgica, Países Baixos que têm taxas de imigração altas, perfeito. Quantos desses países exportam parte significativa da sua mão de obra qualificada? Está a ver a diferença, não está?


    Mas como? Quem apanha o morango ou monta o andaime lá fora acha que é nacional?
    Então em Portugal, você só quer a carne? Acha que é só estalar os dedos, e só vêm para cá os doutores?
    Fazer o quê? Se nem os doutores de cá aguentam, imagine ser-se atrativo para alguma coisa.
  10.  # 30

    Colocado por: HAL_9000Quanto aos emigrantes endinheirados, o país apenas atrais os que vêm à procura do lazer e não pretendem propriamente investir profissionalmente no país.


    Fogo, maravilha, então importam dinheiro doutros países, dão clientela aos restaurantes, aos hotéis, fazem mexer a economia, etc etc... Venham mais deles! "Charters deles." Sinceramente... queixar-nos disto é ridículo.
  11.  # 31

    Colocado por: FabioCaseiro

    Faço com frequência compras na Suíça, Alemanha, Áustria e Itália. No caso da Suíça, a carne e o peixe é verdadeiramente mais caro, de resto compro coisas até mais baratas que em Portugal.
    Áustria, Alemanha e Itália têm na generalidade produtos com preços mais baixos que em Portugal e têm ordenados bem mais elevados...
    Digo o mesmo em relação à França, as compras de supermercado ficam muito semelhantes a Portugal, infelizmente em Portugal temos um custo de vida semalhante ao resto da Europa,
    E os salários são o que sao… e duvido que algum dia isso mude infelizmente.
  12.  # 32

    Colocado por: FabioCaseiroFaço com frequência compras na Suíça, Alemanha, Áustria e Itália. No caso da Suíça, a carne e o peixe é verdadeiramente mais caro, de resto compro coisas até mais baratas que em Portugal.
    Áustria, Alemanha e Itália têm na generalidade produtos com preços mais baixos que em Portugal e têm ordenados bem mais elevados...

    Ora nem mais. Pois a mão de obra inerente a esses produtos são regra geral de malta que não cobra o mesmo que um nativo.
    A juntar a isso, convém lembrar da fatia de leão que leva o nosso Estado em IVAs e afins.
  13.  # 33

    Colocado por: DR1982Digo o mesmo em relação à França, as compras de supermercado ficam muito semelhantes a Portugal, infelizmente em Portugal temos um custo de vida semalhante ao resto da Europa,
    E os salários são o que sao… e duvido que algum dia isso mude infelizmente.


    Por acaso França fica um pouco mais distante de mim e não estou bem dentro da realidade mas acredito que assim o seja.
    Uma coisa é o pessoal constatar que os preços em Portugal estão perigosamente altos, outra é ter termo de comparação com países onde os ordenados são significativamente mais altos.
    Em Itália os produtos de higiene custam metade do que custa em Portugal. Alemanha tem imensas coisas mais baratas.
  14.  # 34

    Colocado por: N Miguel Oliveira
    Ora nem mais. Pois a mão de obra inerente a esses produtos são regra geral de malta que não cobra o mesmo que um nativo.
    A juntar a isso, convém lembrar da fatia de leão que leva o nosso Estado em IVAs e afins.


    Na Áustria o IVA são 20% (se não me falha a memória) e no entanto os preços são bastante semelhantes a Portugal.
  15.  # 35

    Colocado por: HAL_9000Mas a partir do momento em que o preço da habitação fica desfasado do rendimento médio de Portugal, eu acho que temos mais desvantagens que vantagens.

    Mas uma economia é muito mais que Habitação.

    Colocado por: HAL_9000Neste momento note que tem americanos, suecos, Alemães e Dinamarqueses a ser servidos em Lisboa por brasileiros, indianos e paquistaneses. Este tipo de economia é boa para Portugal?

    É gozo? Pergunte ao Estado as receitas que faz com isso! Você prefere o quê? A economia morta, do reformado ir comprar as coisas à mercearia e à farmácia? Portugal é um país envelhecido, qualquer estimulo, qualquer dinâmica que faça o dinheiro mover-se é uma benção. Mas pronto, se vê mais desvantagens que vantagens nisso...
  16.  # 36

    Colocado por: FabioCaseiroEm Itália os produtos de higiene custam metade do que custa em Portugal. Alemanha tem imensas coisas mais baratas.


    Esses países têm todos uma coisa em comum, brutal % de mão de obra imigrante.
  17.  # 37

    Colocado por: FabioCaseiro

    Por acaso França fica um pouco mais distante de mim e não estou bem dentro da realidade mas acredito que assim o seja.
    Uma coisa é o pessoal constatar que os preços em Portugal estão perigosamente altos, outra é ter termo de comparação com países onde os ordenados são significativamente mais altos.
    Em Itália os produtos de higiene custam metade do que custa em Portugal. Alemanha tem imensas coisas mais baratas.
    Eu na Suíça nao costumo fazer compras, mas hoje fiquei surpreendido, parei para comprar água fresca e 50cl por apenas 30centimos, acho que nem em Portugal é tão barato
  18.  # 38

    Colocado por: DR1982Eu na Suíça nao costumo fazer compras, mas hoje fiquei surpreendido, parei para comprar água fresca e 50cl por apenas 30centimos, acho que nem em Portugal é tão barato


    Se for em bomba de gasolina acho que nunca vi.
    Água normalmente compro da marca do Lidl (as marcas Suíças têm um sabor estranho, além de gostarem muito das gaseificadas) e custam 22 cêntimos 1,5L.
    Na Suíça há uma forma de evitar desperdício que habitualmente não vejo em Portugal. Se for a um supermercado ao final do dia (perto da hora de fecho) é usual haverem produtos onde as datas de validade já estão próximas do final com descontos de 50%. Carne, peixe, saladas, pão, doçaria etc.
    Compro imensas vezes packs de Coca-Cola,Pepsi, etc a metade do preço (Pepsi por exemplo cerca de 5€ 6x1,5L)
  19.  # 39

    Colocado por: N Miguel OliveiraComo assim, então o dinheiro dum emigrante português usado em Portugal é diferente se vier dum americano ou brasileiro?
    Um português que viva fora e possa pagar o que pedirem cá por um imóvel, ajuda à subida de preços tanto ou mais que um estrangeiro.
    Não discordo disso. Eu acho é que esses portugueses têm pouca expressividade, e não estão dispostos a pagar valores tão altos (o seu termos de comparação em termos de valor de mercado são os valores de habitação portugueses e não o valor de habitação do país de origem do emigrante).
  20.  # 40

    Colocado por: N Miguel OliveiraMas como? Quem apanha o morango ou monta o andaime lá fora acha que é nacional?
    Então em Portugal, você só quer a carne? Acha que é só estalar os dedos, e só vêm para cá os doutores?
    Fazer o quê? Se nem os doutores de cá aguentam, imagine ser-se atrativo para alguma coisa.
    Foi isso que tirou do meu parágrafo? Os paises que mencionou, importam mão de obra não qualificada tal como nós, mas não exportam mão de obra qualificada ao contrário de nós Portugal. O erro está aí, nós exportamos doutores e importamos agricultores, pessoas sem qualificação, e reformados em busca do bom tempo e da comida barata. Que economia vamos ter assim?

    Qual é a classe profissional de emigrantes com dinheiro que nós conseguimos fixar cá, e que cá desenvolva a sua actividade laboral, que crie postos de trabalho? A presidente da TAP?


    Colocado por: N Miguel OliveiraMas uma economia é muito mais que Habitação.
    Certo, mas o preço alto da habitação está a contribuir para a degradação da nossa economia. Acha que os nossos jovens estão a sair porquê? Porque se apercebem que só aderindo a relações poliamorosas é que conseguem pagar uma casa para a familia (se juntarem o ordenado de 3 ou 4, talvez dê para a renda e sobre para o supermercado).

    Como lhe digo não tenho problema nenhum com os emigrantes, agora que se arranjem mecanismos de regular o preço da habitação, ou de aumentar o rendimento salarial português.
 
0.0251 seg. NEW