Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: N Miguel OliveiraTome a iniciativa, crie emprego, ofereça bons salários... venda o produto/serviço
    Não dá, a nossa economia esta voltada para os serviços. Qualquer empresa para oferecer um produto tem de conseguir passar a asfixia fiscal e burocrática dos primeiros anos mas muitas acabam por padecer.

    Temos situações ridículas que matam as empresas. Veja bem:
    - O estado fica a dever a uma empresa com atividade recente um valor muito significativo durante mais de 2 anos
    - O mesmo estado coloca em tribunal essa empresa para cobrar uma divida muito mais reduzida e feita a posteriori (divida essa que não existiria sequer se o mesmo estado se dignasse a pagar a dívida inicial no prazo acordado de 90 dias).

    Mas ei, que interessa isso? Temos dinamarqueses reformados, e nomadas digitais dos EUA a investir na mercearia de um indiano e no bazar de um chinês numa rua histórica em Lisboa. Está tudo bem.
  2.  # 82

    Colocado por: palmstrokeporque é que o custo seria tão diferente?
    Porque o preço mão de obra é tendêncialmente muito mais baratos, por exemplo. Se a mão de ovra custasse o mesmo em PT que em França, não nos estávamos aqueixar do preço do arroz e do leite.
  3.  # 83

    Colocado por: HAL_9000
    Mas ei, que interessa isso? Temos dinamarqueses reformados, e nomadas digitais dos EUA a investir na mercearia de um indiano e no bazar de um chinês numa rua histórica em Lisboa. Está tudo bem.


    Desculpe, está a tentar virar a cabeça ao prego. Eu não digo que esteja tudo bem. O que digo é que o está mal em Portugal pouco ou nada tem que ver com termos estrangeiros endinheirados ou agricultores em Portugal.

    Fazem falta, e muita, e trazem muitas mais vantagens que desvantagens. Tal como se vislumbra em qualquer país mais rico que o nosso, onde pasme-se, existe uma comunidade estrangeira muito superior àquela que vemos em Portugal. Continuo sem perceber que tanto mal lhe fazem a si ou ao país.

    Sobre cada vez ouvir mais idiomas nas ruas de Portugal, não percebo porque fica triste. Eu acho isso extraordinário.
  4.  # 84

    Colocado por: HAL_9000Não. Mas diria que uma renda que representasse cerca de 30% do rendimento médio da região já não era mau.


    Faça o mesmo. Tome a iniciativa, compre velho, reconstrua, ponha a alugar, conte com os impostos, e diga-me qual será a renda. Se o inquino ganha pouco, você vai fazer o quê?

    Não percebo, era muito mais bonito quando ia à Ribeira do Porto para ser roubado ou levar uma facada... aí ao menos os vizinhos eram genuínos, gentes daí, com rendas suportáveis, era maravilhoso. Agora estes bandalhos vieram estragar tudo... tenham juízo.

    Veja os problemas que tem Barcelona por exemplo. Mas vá perguntar a qualquer catalão se preferia a cidade como era antes (das olimpiadas de 1992, que foi quando teve o seu boom).
  5.  # 85

    Colocado por: HAL_9000Veja a evolução do poder de compra nos últimos anos, e tem uma ideia da enorme evolução que o turismo está a trazer para a qualidade de vida dos Portugueses.


    Mas posso ir perguntar aos trabalhadores dos restaurantes, dos hoteis, das discotecas, dos museus, dos eventos, dos aeroportos, dos uber, aos senhorios, aos airbnb, ou esses não contam?
  6.  # 86

    Colocado por: N Miguel OliveiraTal como se vislumbra em qualquer país mais rico que o nosso, onde pasme-se, existe uma comunidade estrangeira muito superior àquela que vemos em Portugal. Continuo sem perceber que tanto mal lhe fazem a si ou ao país.
    A mim não me fazem mal nenhum.
    - Não acho que os emigrantes indianos/brasileiros/paquistaneses nos venham retirar empregos, mas ajudam a perpetuar políticas de baixos salários que levam tantos e tantos jovens a emigrar.
    -Não acho que os emigrantes endinheirados, reformados do norte da europa e nómadas digitais dos EUA venham tirar de nósas casas no centro das cidades, mas a verdade é que contribuem para uma escalada de preços que torna algo tão básico como a habitação inalcançável para muitos jovens. Os mesmos que vendo os seus planos ser adiados anos a fio, acabam por emigrar (sem contar com aqueles que já nem dão hipótese nenhuma ao país).

    No balanço final o país fica melhor? Não cria condições para que os jovens que forma (seja formação tecnica ou superior) fiquem cá, mas simultaneamente estimula a vinda de mais e mais imigrantes. O país precisa dos imigrantes, mas acho que ganharia muito mais se conseguisse manter cá os nativos. Ao contrário de "qualquer país mais rico que o nosso" como fala, Portugal não consegue manter os nativos. Em vez de apostar em políticas que façam qualquer jovem orgulhar-se de morar e trabalhar no nosso país, aponta baterias para atrair emigrantes na esperança de conseguir novos contribuintes. A longo prazo acho errada a política. A imigração só deveria ser fortemente estimulada, uma vez que se conseguissem criar as condições para manter os nossos jovens (e menos jovens) cá.


    Colocado por: N Miguel OliveiraSobre cada vez ouvir mais idiomas nas ruas de Portugal, não percebo porque fica triste. Eu acho isso extraordinário.
    O que me deixa triste não +e ouvir mais idiomas nas ruas de Portugal. É perceber que as zonas mais nobres de Portugal são cada vez mais exclusivas dos estrangeiros - Não tendo absolutamente nada contra os estrangeiros, acho isto errado.

    bem sei que o mundo é agora uma grande aldeia global, e eu próprio também já fui emigrante; mas o que distingue Portugal de Espanha por exemplo, é em grande medida as suas gentes.
  7.  # 87

    Eu preferia o Portugal antigo com.menos gente para ser sincero .

    Aos menos tinha opções hoje em dia se quisesse comprar uma casa no centro da cidade estava bem lixado.

    Nesses anos consegui comprar casas no centro de Lisboa mais casas de férias no Algarve. Hoje em dia nem uma casa comprava no centro de Lisboa
  8.  # 88

    Colocado por: N Miguel Oliveira
    Mas posso ir perguntar aos trabalhadores dos restaurantes, dos hoteis, das discotecas, dos museus, dos eventos, dos aeroportos, dos uber
    Se falar nos donos dos respetivos negócios, acredito que estejam a ganhar mais dinheiro. Agora os trabalhadores? Em que país é que o Miguel vive? Não é no mesmo que eu...

    Quer dizer se eles ganharem o salário mínimo, as tantas até têm ganho poder de compra, mas isso tem a ver com decretos governamentais e não propriamente com o estimulo à economia dada pelos imigrantes.

    Outra coisa é dizer que têm agora mais oportunidades de trabalho que durante o período da bancarrota. Isso é verdade sim, agora poder de compra, tinham mais em 2006 que em 2022.
  9.  # 89

    E pergunte lhes também onde vivem como vivem e com quem , vai se surpreender.

    Essas pessoas que tanto fala que trabalham na restauração dividem quartos com muitas pessoas casas sem o mínimo de condições
  10.  # 90

    Colocado por: HAL_9000Ao contrário de "qualquer país mais rico que o nosso" como fala, Portugal não consegue manter os nativos.


    Como referi antes, muito nacional desses países mantêm-se no país pela simples razão de que não é atrativo ou financeiramente vantajoso mudar de país. Em boa verdade só se conseguirá manter os portugueses em Portugal quando os salários forem o dobro ou o triplo do que são. O que é que isto tem que ver com imigrantes, pouco ou nada. Não têm expressão em Portugal. É uma falácia. Nada de novo, o mesmo acontece nos EUA ou Suíça por exemplo, quem culpa os imigrantes são curiosamente os que menos contactam com estes.
  11.  # 91

    Colocado por: HAL_9000Se falar nos donos dos respetivos negócios, acredito que estejam a ganhar mais dinheiro. Agora os trabalhadores? Em que país é que o Miguel vive? Não é no mesmo que eu...


    Incrível, daqui a pouco está-me a dizer que o aumento da clientela é mau para o porteiro de discoteca, para o que serve à mesa, para o varredor de rua. Fogo, pelo menos têm emprego. Havendo mais dinheiro a entrar na caixa é mais provável que possa conseguir um aumento... Ou agora a solução é espantar a clientela?
  12.  # 92

    Colocado por: Reduto25E pergunte lhes também onde vivem como vivem e com quem , vai se surpreender.

    Essas pessoas que tanto fala que trabalham na restauração dividem quartos com muitas pessoas casas sem o mínimo de condições

    Mas espere lá, não era Portugal "o melhor país do mundo" para sí?
    E o antigo ainda por cima...
    Essas pessoas que diz, se calhar nesse seu Portugal antigo andava a mendigar ou a fazer fila na Seg. Social.


    Colocado por: HAL_9000Outra coisa é dizer que têm agora mais oportunidades de trabalho que durante o período da bancarrota. Isso é verdade sim, agora poder de compra, tinham mais em 2006 que em 2022.

    Pois tinham, fruto entre outras coisas de crédito desmedido. Resultou num défice de 11% se bem se lembra. Grande poder de compra aquele realmente...
  13.  # 93

    Colocado por: N Miguel OliveiraÉ uma falácia. Nada de novo, o mesmo acontece nos EUA ou Suíça por exemplo, quem culpa os imigrantes são curiosamente os que menos contactam com estes.
    Não é o meu caso. Onde moro, acredito que mais de 50% da população é imigrante.

    Colocado por: N Miguel OliveiraEm boa verdade só se conseguirá manter os portugueses em Portugal quando os salários forem o dobro ou o triplo do que são. O que é que isto tem que ver com imigrantes, pouco ou nada.
    Olhe quenão é preciso aumentar tanto. Basta que as pessoas ganhassem o suficiente para conseguirem ter uma casa, pagar a creche dos putos e não contar os tostões ao fim do mês.
    Os imigrantes diretamente não têm nada a ver com isto, vêm em busca de uma vida melhor muitos. Diretamente os imigrantes pobres contribuem para perpetuar condições deploráveis de trabalho, ao passo que os ricos contribuem para que os preços em Portugal se aproximem cada vez mais dos praticados nos países mais ricos da europa, ao passo que os salário médio anda em sentido contrário.

    Acho a política totalmente errada, e isso não tem nada a a ver com xenofobia, racismo ou nacionalismo.
  14.  # 94

    Colocado por: N Miguel OliveiraIncrível, daqui a pouco está-me a dizer que o aumento da clientela é mau para o porteiro de discoteca, para o que serve à mesa, para o varredor de rua.
    Se ganharem sempre o mesmo, só tiveram aumento de trabalho. Pode de facto gerar mais empregos. Mas são empregos mal pagos, ocupados por outros emigrantes, porque entretanto os portugueses recusam-se a fazer mais trabalho pelo mesmo salário.

    Quem não tem possibilidade de emigrar ok, vai ficando e não se preocupa muito com o desemprego, mas tem de aprender a esticar o ordenado.

    Colocado por: N Miguel OliveiraPois tinham, fruto entre outras coisas de crédito desmedido. Resultou num défice de 11% se bem se lembra. Grande poder de compra aquele realmente...
    E as famílias foram as principais culpadas desse crédito? O problema nessa alturam já eram modelos económicos errados e corrupção, como de resto continuam a ser.
  15.  # 95

    Colocado por: N Miguel OliveiraHavendo mais dinheiro a entrar na caixa é mais provável que possa conseguir um aumento.
    Em teoria, mas ei, está em Portugal. Essa tirada é boa para um espetáculo de stand-up.

    A perda de poder de compra no país são dados estatísticos, não é algo inventado para corroborar um argumento.
  16.  # 96

    Em Portugal não funciona assim com muito ou pouco trabalho o salário e sempre o mínimo possível
  17.  # 97

    Colocado por: HAL_9000A perda de poder de compra no país são dados estatísticos


    Encontre-me lá o dado estatístico que diga que recebermos imigrantes (sejam eles ricos ou pobres) contribui para a perda do poder de compra. É que eu ainda não percebi como é que havendo mais clientela isso prejudica determinado sector, como é que entrando mais dinheiro numa economia o país fica mais pobre... Como é que havendo mais gente a produzir, a gerar impostos, torna um país mais pobre...

    Colocado por: Reduto25Em Portugal não funciona assim com muito ou pouco trabalho o salário e sempre o mínimo possível

    Mas Portugal é diferente?
    Então não é este o "melhor país do mundo"?

    Então não são os portugueses que fazem desta uma terra bonita e interessante? Não são os mesmos portugueses que pagam o menos possível aos empregados? E as casas que comprou? Que fez com elas? Vendeu? Com lucro? Arrendou? A 200 paus ao mês?

    É que parece que estamos sempre a "falar" de pessoas diferentes.

    Colocado por: HAL_9000E as famílias foram as principais culpadas desse crédito?

    O sistema político é reflexo da sua população. Por alguma razão, em Janeiro voltaram a confiar neles, e com maioria absoluta, pasme-se. A culpa é de quem então? Se calhar foi dos imigrantes também :)
  18.  # 98

    O povo não vê refletido esse valor acrescido de contribuição fiscal pelo contrário tudo o que e público está pior .

    Secalhar esses tais imigrantes absorvem mais recursos do que aquilo que oferecem ao país mas isso e outra discussão.


    Ninguem que seja jovem se vê motivado a ganhar o ordenado mínimo e digo mais nem o salário médio , não da perspectiva de futuro nenhuma uma pessoa não consegue ser independente com uma casa decente com condições de vida que o permita viajar conhecer o mundo sem estar preocupado com o dinheiro ho ao final do mês .

    O país para mim e o melhor do mundo porque tem praias em qualquer lado bom tempo tem montanhas serras espaços verdes boa comida , sem grandes castastrofes naturais , longe de guerras , isolado de outros países e obviamente a minha família .

    As minhas casas permanecem intactas 2 em arrendamento normal . A do Algarve e para ir passar férias.
  19.  # 99

    Colocado por: Reduto25O povo não vê refletido esse valor acrescido de contribuição fiscal pelo contrário tudo o que e público está pior .

    Secalhar esses tais imigrantes absorvem mais recursos do que aquilo que oferecem ao país mas isso e outra discussão.


    Um português estuda, é um encargo brutal para o Estado, forma-se, emigra. OK, tudo bem. Esta a fazer-se à vida.
    Um imigrante laboral chega, trabalha, gera impostos, é um absorvedor de recursos.

    O português que emigrou, vem para passar a reforma, passa o tempo no hospital, na farmácia, é recebido como herói.
    Um imigrante estrangeiro jubilado, vem passar a reforma, gasta o que amealhou fora, faz mover a economia, é um absorvedor de recursos, um especulador de preços, etc.

    Parece estarmos sempre a comparar o melhor de uns com o pior dos outros.


    Colocado por: Reduto25O país para mim e o melhor do mundo porque tem praias em qualquer lado bom tempo tem montanhas serras espaços verdes boa comida , sem grandes castastrofes naturais , longe de guerras , isolado de outros países e obviamente a minha família .


    Então vão emigrar para quê? Se já vivem no "melhor país do mundo"?
    Então se é atrativo para os portugueses, porque não pode sê-lo para os estrangeiros também?

    Parece que estamos sempre a queixar-nos, mesmo quando temos uma boa noticia: Portugal ser atrativo para viver, para fazer turismo, etc.
  20.  # 100

    Colocado por: N Miguel Oliveira
    Encontre-me lá o dado estatístico que diga que recebermos imigrantes (sejam eles ricos ou pobres) contribui para a perda do poder de compra. É que eu ainda não percebi como é que havendo mais clientela isso prejudica determinado sector, como é que entrando mais dinheiro numa economia o país fica mais pobre... Como é que havendo mais gente a produzir, a gerar impostos, torna um país mais pobre...


    Se entram no mercado pessoas com o triplo do poder de compra, há dois caminhos: 1) bifurca-se o mercado, com preços para estrangeiros e preços para tugas, 2) ou converge o mercado, e naturalmente os preços sobem. Se os preços sobem, e os salários não sobem na mesma medida, as pessoas perdem poder de compra.

    - Exemplo de mercado bifurcado: na restauração apareceu muita oferta para estrangeiros com preço a condizer, mas ainda há muitos restaurantes para o tuga com menú de almoço a menos de 10€.
    - Exemplo de mercado convergente: a habitação, onde os estrangeiros comem 20% da oferta (que não abunda), com um poder de compra que os portugueses não têm. Como a habitação é normalmente o principal custo das famílias, dizer que os estrangeiros não contribuem para a perda de poder de compra é no mínimo surpreendente. Efectivamente causam subida de preços da habitação e causam perda do poder de compra.

    Misturar isso com o conceito do dinheiro que entra ou sai da economia não tem nada a ver, porque de facto entra muito dinheiro na economia, mas este dinheiro que entra na economia apenas valoriza quem já tem património habitacional, e aqueles que não têm lixaram-se.
 
0.0252 seg. NEW