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  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou à procura de um carro usado, barato, para fazer uma média de 70km diários maioritariamente estrada nacional. Valor médio 5.000.

    Visto o meu conhecimento do ramo automovel ser algo limitado à otica do utilizador, tem alguma recomendação de marcas?

    Estou de olhos nestes:

    Chevrolet Spark 2010 1,0 170000km gasolina 65cv

    Fiat Punto 2011 EVO 1.3 170000km diesel

    Renault Clio Break 2008 1.5 dCI Dynamique 175000km diesel

    Seat Altea 1.6 Stylance Gasolina 2006 167 000

    O que acham? obrigado
  2.  # 2

    Vai andar sozinho ou acompanhado? Desses que mencionou eu iria para o Punto ou para o Clio, dependendo do estado do mesmos.
  3.  # 3

    Neste momento o mercado de usados esta absolutamente horrível para quem compra.

    Para fazer 70 km diários, qualquer coisa a gasolina é para riscar da equação. Fica muito caro de se manter.

    Depois, 5000€ não estou a ver nenhum diesel em bom estado. Geralmente é coisas carregadas de Km ou a precisar de muita manutenção.

    Desses todos eu ia para o Seat, e colocaria a GPL. Não sendo opção o GPL, então era o Punto Evo.
  4.  # 4

    Colocado por: Vítor MagalhãesVai andar sozinho ou acompanhado? Desses que mencionou eu iria para o Punto ou para o Clio, dependendo do estado do mesmos.


    Sozinho, deslocação para o trabalho
  5.  # 5

    Colocado por: NostradamusNeste momento o mercado de usados esta absolutamente horrível para quem compra.

    Para fazer 70 km diários, qualquer coisa a gasolina é para riscar da equação. Fica muito caro de se manter.

    Depois, 5000€ não estou a ver nenhum diesel em bom estado. Geralmente é coisas carregadas de Km ou a precisar de muita manutenção.

    Desses todos eu ia para o Seat, e colocaria a GPL. Não sendo opção o GPL, então era o Punto Evo.


    Porque é que diz que gasolina é mais caro de manter? Combustivel? Supostamente darão menos problemas mecanicos certo?
  6.  # 6

    Tenho um Panda com o bloco 1.3 multijet, trocou o motor aos ~117K e o "novo" tem atualmente 43K (160K no total).
    O problema que tive no motor foi com a corrente de distribuição que andou a "comer" a bomba de óleo e lixou os bronzes acabando por partir uma biela depois da primeira intervenção. Tirando isso não conheço quem tenha tido problemas de maior com este motor (o meu pai tem uma punto com o mesmo bloco e uns "redondos" 300K em cima.
    Sobre o bloco 1.5 DCI, sei de histórias com as primeiras versões no modelo Megane e curiosamente era um problema relacionado também com os bronzes da cambota. Tanto quanto sei esse problema foi ultrapassado e a sua fiabilidade é mais que reconhecida chegando inclusive a equipar os Mercedes Classe A 180.
    Isto para dizer que tanto um como outro são motores com fiabilidade mais que comprovada, claro que existem exceções à regra e conta muito saber o tratamento que levaram até esses 170K.
  7.  # 7

    De notar que são vendidos por um stand, com 18 meses de garantia
  8.  # 8

    Colocado por: fanPPPPorque é que diz que gasolina é mais caro de manter? Combustível? Supostamente darão menos problemas mecânicos certo?

    Atualmente os motores a gasolina tem consumos semelhantes aos Diesel e a diferença de preço no combustível não é muita, esses blocos que referem a gasolina podem ser mais gulosos e a poupança ser inexistente.
  9.  # 9

    Colocado por: fanPPPPorque é que diz que gasolina é mais caro de manter? Combustivel? Supostamente darão menos problemas mecanicos certo?


    Porque o combustível é caro e consome bem mais que a diesel.

    Por exemplo esse Seat vai lhe fazer médias de 7L a 1.60€ enquanto o punto diesel faz médias de 5L a 1.50€

    A nível de manutenção é bem mais fácil e barato a gasolina. Então modelos antigos, melhor. Mas tem a desvantagem do consumo mais elevado. Dai eu falar em converter a GPL (médias de 8L a 0.90€).
  10.  # 10

    Colocado por: Vítor MagalhãesTenho um Panda com o bloco 1.3 multijet, trocou o motor aos ~117K e o "novo" tem atualmente 43K (160K no total).
    O problema que tive no motor foi com a corrente de distribuição que andou a "comer" a bomba de óleo e lixou os bronzes acabando por partir uma biela depois da primeira intervenção. Tirando isso não conheço quem tenha tido problemas de maior com este motor (o meu pai tem uma punto com o mesmo bloco e uns "redondos" 300K em cima.


    o problema no meu panda com esse bloco é a válvula egr, foi limpa 2 duas vezes, foi trocada por uma nova e desisti. Aprendi a viver com a luz do motor acessa. O carro não perde potência, apenas fica lá com a luz do motor no tablier a indicar uma avaria, que a máquina diz sempre que é a válvula egr.

    fora isso vai com 190k e tem a vantagem de gastar 4l aos 100km
  11.  # 11

    Houve aí um modelo do Punto que bateu o recorde de estrelas NCAP, 0.
    Conduzo todas as semanas Fiat Panda 900cc e durante bastante tempo um Fiat 500 1300cc ou 1400cc e não os queria nem dados. Temos na empresa atualmente um 1300 a gasóleo e são melhores mas mesmo assim não acho grande coisa.
    Os 1500 DCI são motores muito usados, até por outras marcas e são minimamente fiáveis.
    De todos optaria pela Seat, motores do grupo VW tendem a ser melhores, no entanto consumos...
  12.  # 12

    Colocado por: FabioCaseiroHouve aí um modelo do Punto que bateu o recorde de estrelas NCAP, 0.


    https://www.euroncap.com/en/results/fiat/panda/34191

    O meu:
    https://www.euroncap.com/en/results/fiat/panda-cross/20644

    Vale o que vale.
    Falando do Panda, é um carro honesto, não é carro para AE ou de grande conforto. É um carro ágil e e económico. O Punto é um pouco mais estradista, sem comprometer o consumo, o Clio idem. Todos são fiáveis.
    Muito importante é o custo de manutenção, seja em peças seja em tudo o resto, aqui julgo que batem aos pontos tanto o Chevrolet como o Seat.
  13.  # 13

    Colocado por: Vítor Magalhães

    https://www.euroncap.com/en/results/fiat/panda/34191

    O meu:
    https://www.euroncap.com/en/results/fiat/panda-cross/20644

    Vale o que vale.
    Falando do Panda, é um carro honesto, não é carro para AE ou de grande conforto. É um carro ágil e e económico. O Punto é um pouco mais estradista, sem comprometer o consumo, o Clio idem. Todos são fiáveis.
    Muito importante é o custo de manutenção, seja em peças seja em tudo o resto, aqui julgo que batem aos pontos tanto o Chevrolet como o Seat.


    Por acaso um dos Panda's que costumo conduzir é um Cross.
    No nosso caso são carros para "destruir". Até me dá pena
    •  
      Dom
    • 23 fevereiro 2023

     # 14

    Colocado por: pauloagsantos

    o problema no meu panda com esse bloco é a válvula egr, foi limpa 2 duas vezes, foi trocada por uma nova e desisti. Aprendi a viver com a luz do motor acessa. O carro não perde potência, apenas fica lá com a luz do motor no tablier a indicar uma avaria, que a máquina diz sempre que é a válvula egr.

    fora isso vai com 190k e tem a vantagem de gastar 4l aos 100km

    Provavelmente, quando trocaram por uma nova, não lhe efetuaram o reset do valor default da EGR.

    Colocado por: fanPPPBoa tarde,
    Chevrolet Spark 2010 1,0 170000km gasolina 65cv

    Fiat Punto 2011 EVO 1.3 170000km diesel

    Renault Clio Break 2008 1.5 dCI Dynamique 175000km diesel

    Seat Altea 1.6 Stylance Gasolina 2006 167 000

    Tendo em conta os kms que pretende efetuar, escolheria sempre o Clio primeiro, caso seja versão de 106cv. É preciso ter atenção aos bronzes que neste ano ainda traziam problemas. Caso seja um de 86cv, penso que saltaria para o Punto que sempre achei ter melhores relações de caixa mesmo com um motor mais pequeno e turbo dependente. Se for fazer auto-estrada, o Clio de 86cv torna-se pouco confortável devido à caixa de 5v e de rondar as 3200rpm a 120km/h. O de 106cv já tem caixa de 6v.
    Os gasolina poderão ser uma boa caso tenham períodos de manutenção de 2 anos pois é aqui que os diseis costumam ser mais caros.
  14.  # 15

    Colocado por: Dom
    Provavelmente, quando trocaram por uma nova, não lhe efetuaram o reset do valor default da EGR.


    Tendo em conta os kms que pretende efetuar, escolheria sempre o Clio primeiro, caso seja versão de 106cv. É preciso ter atenção aos bronzes que neste ano ainda traziam problemas. Caso seja um de 86cv, penso que saltaria para o Punto que sempre achei ter melhores relações de caixa mesmo com um motor mais pequeno e turbo dependente. Se for fazer auto-estrada, o Clio de 86cv torna-se pouco confortável devido à caixa de 5v e de rondar as 3200rpm a 120km/h. O de 106cv já tem caixa de 6v.
    Os gasolina poderão ser uma boa caso tenham períodos de manutenção de 2 anos pois é aqui que os diseis costumam ser mais caros.



    O clio é de 65 cv :X
  15.  # 16

    Claro que percebo que tudo é relativo e depende sempre do trato ao veiculo.

    Mas em termos gerais, é preferivel um carro mais velho com menos km ou um carro mais novo com mais?
  16.  # 17

    Colocado por: Vítor MagalhãesTenho um Panda com o bloco 1.3 multijet, trocou o motor aos ~117K e o "novo" tem atualmente 43K (160K no total).
    O problema que tive no motor foi com a corrente de distribuição que andou a "comer" a bomba de óleo e lixou os bronzes acabando por partir uma biela depois da primeira intervenção. Tirando isso não conheço quem tenha tido problemas de maior com este motor (o meu pai tem uma punto com o mesmo bloco e uns "redondos" 300K em cima.
    Sobre o bloco 1.5 DCI, sei de histórias com as primeiras versões no modelo Megane e curiosamente era um problema relacionado também com os bronzes da cambota. Tanto quanto sei esse problema foi ultrapassado e a sua fiabilidade é mais que reconhecida chegando inclusive a equipar os Mercedes Classe A 180.
    Isto para dizer que tanto um como outro são motores com fiabilidade mais que comprovada, claro que existem exceções à regra e conta muito saber o tratamento que levaram até esses 170K.

    Tenho o megane fase 3 e mudei preventivamente mas os fase 2 davam muito esse problema.
    Adoro o meu megane com 300 mil km sem problemas de maior a não ser troca de injectores.
    Eu apostava em carros a gasolina e convertida a GPL.

    Megane
    Yaris
    Pólo
    Podem ter alguns kms mas normalmente s gasolina o pessoal anda menos.
    Nota: não gostei de nenhuma das opções x)
  17.  # 18

    Colocado por: fanPPPClaro que percebo que tudo é relativo e depende sempre do trato ao veiculo.

    Mas em termos gerais, é preferivel um carro mais velho com menos km ou um carro mais novo com mais?

    Isso é subjectivo mas 1 olho á idade mas se tiver muitos kms as manutenções são para €€€ alguns trocos
  18.  # 19

    70 km dia são ~1500km/mês, vezes 11 meses serão ~16K ano, uma revisão anual não terá grande problema, independentemente da marca prever trocas de óleo a cada 20 ou 30K.
    Nota: o 1.3Mjet gosta do óleo sempre ao nível.
  19.  # 20

    A curto prazo é preferível um carro mais novo com mais quilómetros, afinal a idade traz problemas como o desgaste mecânico. A longo prazo um carro mais velho terá por norma menos por onde dar problemas, muitos deles relacionados com questões eletrónicas, sensores, válvulas, filtros, etc...
    Um Diesel de 65/70 cv não é um portento de força, mas também não é nenhum arrastão, desde que o peso da carroceria seja compatível.
 
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