Simplificação da Lista - Ordenando os orçamentos pelo preço, retirar o mais caro e o mais barato. Estes são colocados de lado e não são considerados.
Tem "Alvará"? - Os que não têm alvará são igualmente colocados de lado. Os empreiteiros podem não ter alvará, cobram uns aos outros e as obras fazem-se. Mas é como ir num passeio de autocarro, com um condutor sem carta... Além de irresponsável, é ILEGAL e dá direito a uma multa considerável.
Compreensão das diferentes fases - Nada pior para se ler, do que um orçamento que passa da estrutura para os móveis da casa de banho e depois está nas fundações novamente. Quando o orçamento é feito com profissionalismo, isto não acontece. As diferentes tarefas são agrupadas em fases e à medida que se lê o orçamento "lê-se" a casa a crescer.
Omissões e afins - Nem sempre está tudo explícito nos orçamentos. Para detectar estas falhas, o ideial é criar uma tabela onde se descrevem as diferentes fases e as diferentes tarefas. De seguida, analisa-se cada orçamento e identifica-se o que está descrito e orçamentado e o que falta. Não tem mal nenhum um orçamento não ter o preço dos paineis solares, apenas tem que referir isso. Cuidado com a omissão a referência de valores de IVA... Se quiserem uma tabela de comparação, arranja-se uma, é só pedir.
Valores adiantados... - Os pagamentos adiantados devem ser evitados. Quando referem valores de 30% ou 40% na adjudicação, são bons indicadores para meter os orçamentos para o lado. Muitas vezes estes valores vão direitinhos para pagar dívidas de obras anteriores, imaginem que não existe obra a seguir a vossa... Mais, os empreiteiros pagam o material vários dias depois do mesmo chegar à obra, portanto, não é preciso ter muitas pressas. Situações especiais, devem ser analisadas (custos para máquinas, escavações, contadores, etc...) e tratadas na hora.
Colocado por: deinhacNisto tudo, só recebi 2 orçamentos. DOIS!
Colocado por: deinhacRepare Paulo que é uma remodelação numa moradia já existente, não é uma construção de raiz...
Colocado por: deinhacAgora deixar o cliente pendurado à espera de Nª Sra Orçamentista..
Colocado por: PauloCorreia
Percebe agora porque nunca recomendo ninguém aqui no Fórum? Ainda fico mal visto desnecessariamente
Colocado por: PauloCorreia
1- Adiantamentos e pagamentos
Se a empresa exigir um adiantamento, sem o qual, não faz a obra, desconfiem. Pode bem significar que está numa situação desesperada e precisa do vosso dinheiro para pagar dívidas antigas ou terminar trabalhos antigos. E irá precisar do dinheiro do próximo para pagar o vosso. O problema é se não existir próximo. Esquema D. Branca, lembram-se?
Qualquer empresa têm crédito nos fornecedores a 30 ou 60 dias, pelo que a desculpa de o dinhero servir para comprar materiais, não serve. Um sistema de pagamento justo para ambas as partes, evitando que vocês adiantem dinheiro ou que o empreiteiro financie os vossos sonhos é o seguinte: Ao dia 20, faz-se o auto de medição (cálculo dos trabalhos já executados) e paga-se ao empreiteiro no dia 25, para ele poder pagar ao pessoal no dia 30.
Colocado por: Dynamic444Discordo totalmente consigo! Vá trabalhar no ramo da construção (seja qual for a área), comece a fazer as obras com o seu dinheiro sem o cliente fazer um adiantamento! Quando lhe começarem a não pagar e dar calotes, Garanto-lhe que se não fala assim!!, quando tiver que ir para tribunal, ter que pagar para fazerem avaliações na obra onde você aplicou os materiais, ter que pagar a solicitadores e advogados, ter que estar anos à espera paraTENTAR RECEBERO QUE É SEU, mais as custas do processo, e tudo porquê?? Porque agimos de boa fé.. Enfim..
Não posso dizer mais nada senão ainda sou criticada..! :(
Colocado por: PauloCorreia
Pois é bem verdade o que diz, mas infelizmente o inverso ainda é mais verdade, gente a receber os adiantamentos e depois logo se vê e nesta altura de crises, pior ainda.
Colocado por: PauloCorreia
Pois é bem verdade o que diz, mas infelizmente o inverso ainda é mais verdade, gente a receber os adiantamentos e depois logo se vê e nesta altura de crises, pior ainda. Mas têm a solução no ponto 10: Garantias bancárias
PS: E por aqui defendo os clientes, na empresa, já é outra história. è uma questão de lados