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  1.  # 181

    Colocado por: hangasNão será bem.. assim. tem mais pressao por cm2, mas a aderencia em termos absolutos é sempre maior.

    Nem é preciso fazer grandes contas.. imaginemos que um carro esta apoiado no chão por uma superficie plana de borracha (tipo pneus) em toda a area do carro. Ou seja. deixa de ser um carro com rodas e passa a ser um carro com uma base de borracha.. seria mais facil arrastar essse "carro" pelo chão?


    Se tiver água debaixo do carro nessas condições pode ir surfar com ele, porque conduzir não consegue.
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 182

    Ha uma pequena diferença. No caso do contacto dos pneus com o asfalto estamos a falar de superfies viscosas, que fazem com que o calculo do atrito seja substancialmente diferente e não tão linear.
    Na realidade não é apenas uma superficie sobre a outra, mas sim duas superficies que como que se "fundem" ligeiramente no ponto de contacto. Um bocado como o velcro.
    É por este motivo que a temperatura das supeficies tem influencia na quantidade de tracção. Pela lei simples do atrito, isso seria irrelevante, certo? Mas é um dado adquirido que a temperatura é um factor determinante.

    Alem disso tracção e atrito são dois conceitos ligeiramente diferentes, embora o primeiro dependa do segundo.
    E há mais factores a ter em conta.. a própria pressão interna do pneu, que sem mudar a superficie de contacto afecta a aderencia. Também o calculo simples do atrito da fisica não tem em conta outros factores como a deformação do pneu.
    • eu
    • 1 agosto 2014

     # 183

    Colocado por: hangasÉ por este motivo que a temperatura das supeficies tem influencia na quantidade de tracção. Pela lei simples do atrito, isso seria irrelevante, certo?

    Não, claro que é relevante. No caso dos pneus, o coeficiente de atrito depende da temperatura.

    Colocado por: hangasE há mais factores a ter em conta.. a própria pressão interna do pneu, que sem mudar a superficie de contacto afecta a aderencia.

    Sim, a pressão tem um papel fundamental.
  3.  # 184

    Li o tópico todo e parece que o pessoal muda sempre os 4 pneus de cada vez, mas eu preciso de mudar apenas os da frente. O que aconselham?
    1 - Simplesmente mudar os dois pneus da frente
    2 - Meter os usados à frente e colocar dois novos atrás. E ao colocar os usado à frente, mudam para o outro lado?
    3 - Colocar 4 pneus novos.
  4.  # 185

    Troca de 2 pneus? Os novos vão sempre para trás!
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, hangas, 1234, Billy_Boy
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta
  5.  # 186

    Colocado por: PicaretaLi o tópico todo e parece que o pessoal muda sempre os 4 pneus de cada vez, mas eu preciso de mudar apenas os da frente. O que aconselham?
    1 - Simplesmente mudar os dois pneus da frente
    2 - Meter os usados à frente e colocar dois novos atrás. E ao colocar os usado à frente, mudam para o outro lado?
    3 - Colocar 4 pneus novos.


    Já lhe responderam. Para reforçar veja isto:

    https://www.youtube.com/watch?v=W8ieA0DZmN8
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta
  6.  # 187

    Colocado por: ErdnaxelaTroca de 2 pneus? Os novos vão sempre para trás!
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021,hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Picareta


    As marcas de pneus aconselham isso mas eu não concordo, já experimentei de ambas as maneiras e detesto um carro a sair de frente ou alongar trajetórias com pneus velhos à frente e novos atrás, em carros meus prefiro sempre ao contrário, novos sempre à frente.
    Se fugir de traseira dá para controlar com o volante, se fugir de frente coitado do senhor diga adeus ao carro.
    Concordam com este comentário: eu
  7.  # 188

    É ao contrário caro amigo... Se o carro fugir de frente, pode sempre controlá-lo com a direção, para além de que o peso do carro está quase todo à frente, pelo que agarra melhor aí. Se lhe fugir de trás (e tiver sorte) fica atravessado na estrada.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  8.  # 189

    Colocado por: Bricoleiro

    As marcas de pneus aconselham isso mas eu não concordo, já experimentei de ambas as maneiras e detesto um carro a sair de frente ou alongar trajetórias com pneus velhos à frente e novos atrás, em carros meus prefiro sempre ao contrário, novos sempre à frente.
    Se fugir de traseira dá para controlar com o volante, se fugir de frente coitado do senhor diga adeus ao carro.
    eu tenho que concordar com o Bricoleiro isso dos pneus é tudo tão variante ... dum modo normal , não nos testes de pista ... uma saida de frente numa estrada é muito mais fatal , existe carros compridos . curtos , leves , pesados , largos , estreitos tração frontal , tração traseira etc etc ... todo o carro é diferente ... pessoalmente tambem prefiro o pneu novo á frente mas fazer disso uma regra contra as regras não ficaria bonito apesar de não ser nada do meu feitio ahahahhhah
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  9.  # 190

    Colocado por: Billy_BoyÉ ao contrário caro amigo... Se o carro fugir de frente, pode sempre controlá-lo com a direção, para além de que o peso do carro está quase todo à frente, pelo que agarra melhor aí. Se lhe fugir de trás (e tiver sorte) fica atravessado na estrada.


    Sabe o que é contrabrecar?
  10.  # 191

    Já tive experiência do carro sair de frente..nunca mais o vi..
    Já tive algumas experiências do carro sair de rabo.. uma pessoa dança um bocadito, mas ainda consegue segurar o carro..
  11.  # 192

    Colocado por: BricoleiroSabe o que é contrabrecar?


    Sei que o comum condutor não consegue fazer isso a tempo (ou como deve ser) se o carro fugir de traseira.
    Concordam com este comentário: hangas
  12.  # 193

    Colocado por: Billy_Boy

    Sei que o comum condutor não consegue fazer isso a tempo (ou como deve ser) se o carro fugir de traseira.
    o condutor comum só faz có có quando anda de carro no dia a dia ahahhhahh e para mim só deve se preocupar em seguir as regras de transito que já é bom ... o resto não é facil como diz e bem mas ás vezes com uma simples coisinha que é mais simples que isso tudo se evita muita coisa ... sabe o que é ? a calma ... sabe que todos os controlos electricos desenvolvidos num carro é para substituir a calma ahahahhahah tipo ABS , tcs , esp e mais coisas dessas ... tudo isso é para evitar a falta de calma de um condutor normal em situações inesperadas no dia a dia ...
    portanto se vai conduzir xanax com fartura ahahahahahh por isso os gajos que vão á matadona não batem ihihihihih
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  13.  # 194

    Colocado por: Billy_Boy

    Sei que o comum condutor não consegue fazer isso a tempo (ou como deve ser) se o carro fugir de traseira.


    Pois e tem toda a razão, mas eu dei a minha opinião referente à minha condução, mas condutores há muitos.
    Como já pratiquei karting sei bem a aberração que é fugir de frente e garanto que é muito mais prejudicial um carro fugir de frente se for depressa do que de traseira onde vai sempre buscá-lo com alguma habilidade, se entrar numa curva molhada e lhe fugir de frente diga adeus ao carro, não tem qualquer hipótese de o agarrar.
  14.  # 195

    Colocado por: Billy_BoyÉ ao contrário caro amigo... Se o carro fugir de frente, pode sempre controlá-lo com a direção, para além de que o peso do carro está quase todo à frente, pelo que agarra melhor aí. Se lhe fugir de trás (e tiver sorte) fica atravessado na estrada.
    Concordam com este comentário:Bricoleiro


    Isso está certo sim senhor mas só aplica-se ao condutor comum que disse, aquele que sai com o carro ao domingo, que entope o trânsito e não sabe conduzir.

    Quem anda todos os dias na estrada sabe que isso é completamente errado, se fugir de frente fica sem direcção, se fugir se traseira ainda tem o eixo da frente para controlar com a direcção.

    Não sou desses graças a Deus!
  15.  # 196

  16.  # 197

    Colocado por: carlosfbmanuelpneus gastos:
    https://www.youtube.com/watch?v=1Qn3z6ClwbQ


    Se tivesse fugido de frente em vez de traseira e tivesse uma curva à frente com esse cenário, já não estava cá para contar.
  17.  # 198

    É SEMPRE mais facil controlar um understeer (fugir de frente) do que um oversteer (fugir de traseira). SEMPRE.
    Também há muita gente que acha que sabe contrabrecar, mas na realidade não sabe. Até pode ter feito algumas brincadeiras e ter alguma experiencia e e até pode correr bem se controlar a coisa à primeira e não houver um "repique" para o lado oposto. Basta um exagero na contrabrecagem que provoca um segundo oversteer para o lado oposto, bastante mais violento e esse dificilmente o vai segurar sem prática e sem formação.

    Um understreer é SEMPRE mais facil de controlar, quer por quem tem experiencia e formação quer por quem não tem. Um levantar de pé ou uma ligeira tragavem basta para transferir o peso para a frente e permitir que as rodas direccionais ganhem novamente tracção. Mesmo que uma pessoa inexperiente trave bruscamente em panico apenas trasnsfere muita mais massa para a frente e recupera a direcção muito bruscamente. No maximo faz um piao sobre o eixo da frente antes de imobilizar o carro.

    Já num overstreer, uma pessoa sem experiencia que desacerele bruscamente ou pior ainda trave, vai acabar por agravar o efeito. Pois a trasferencia de massa para a frente vai colocar mais peso sobre o pivot (no eixo dianteiro) e a aliviar ainda mais a traseira que já perdeu toda a tracção.

    E mesmo em caso de a manobra não puder ser corrigida a tempo, as concequencias do acidente são normamente mais gravosas numa saida de traseira. Normalmente resulta num embate laterar que não protege tão bem o condutor e passageiros como um embate frontal.
  18.  # 199

    Colocado por: BricoleiroSe tivesse fugido de frente em vez de traseira e tivesse uma curva à frente com esse cenário, já não estava cá para contar.


    Pelo contrario, uma fugida de traseira poderia resultar num embate lateral com consequencias bastantes piores. Assumindo que nem um cenario nem outro era devidamente controlado. E é muito mais fácil para qualquer um, experiente com formação ou não controlar uma fugida de frente do que uma fugida de traseira.
    • hangas
    • 23 agosto 2014 editado

     # 200

    Colocado por: carlosfbmanuelpneus gastos:
    https://www.youtube.com/watch?v=1Qn3z6ClwbQ


    Este video é um membro de alguns forums relacionados com carros. Chama-se Artur e ia neste dia para um track day . Como o carlosfbmanuel disse, foi causado por pneus gastos. O Artur ia justamente para um track day e levou um set de pneus mais gastos justamente para "queimar". Ele próprio reconheceu no forum de abusou para o estado dos pneus (chegou a passar dos 200 um pouco antes deste incidente) e que provavelmente haveria também óleo na estrada. O rapaz para além de muita sorte, só conseguiu controlar aquilo porque lhe valeu toda a experiência dos muitos track days que tinha feito e consegui "sentir" a situação no momento exacto. O comum dos mortais só percebe que esta a derrapar já depois de o carro estar mesmo a andar de lado o que muitas vezes já é tarde demais.

    Além disso, dá para ver no video que a posição de mãos no volante é correcta (polegares no sitio que foi desenhado para eles) e que durante a manobra agarrou nesse sitio várias vezes. Desta forma ele soube sempre a posição do voltante e a posição das rodas.
    Muito boa gente armada em "Fitipaldi", conduz na "descontra" com uma mão no topo do volante e outra na caixa, ou faria a contrabrecagem com a palma de uma mão. Desta forma rapidamente perderia a referência e não recuperaria da segunda vaga de oversteer.

    Disclaimer: Não conheço a pessoa em causa pessoalmente, apenas como membro de foruns.
 
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