Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: rafaelisidoroisso é mentira , todos os donos de bares reclamam precisamente o contrario , quem faz estes estudos trabalha de dia lol os bares trabalham de noite é fora da hora laboral que os cafés enchem ... por acaso poderia era coincidir com o numero de desempregados a aumentar e estes passarem grande parte do tempo nos cafes a ver tv ... aí se calhar tem a sua logica explicada ...

    A lei surgiu antes da crise se instalar e as estatísticas são desse tempo em países com maior cultura de bar do que nós.

    Colocado por: rafaelisidoroquanto á lei permitir fumar mas não aonde o fumador quer tem tudo a ver ...


    Quando o Rafael perceber a diferença entre liberdade e libertinagem, aí irá perceber a necessidade do governo legislar para proteger os não fumadores.
  2.  # 22

    Colocado por: treker666A lei surgiu antes da crise se instalar e as estatísticas são desse tempo em países com maior cultura de bar do que nós.
    mas afinal que mania é esta de comparar países , não há um resultado no nosso país , tenho que me basear no resultado de outros países !!!!!???

    eu tenho colegas com bares e restaurantes , o incomodo causado aos clientes fumadores foi enorme , o vício ou os vícios foram se perdendo , e no inverno a clientela fumadora deixou de ser o cliente que se fixava no café ...

    este é o estudo no nosso país , pode pesquisar , os costumes mudaram para bem de uns para mal de outros ...
  3.  # 23

    Sim Rafael, eu não vivo numa toca e também tenho amigos proprietários de cafés. E se o fumador passava meia hora ou mais com uma bica e 5 cigarros a ler o jornal disponibilizado no café, hoje bebe a bica e 5 minutos depois está lá fora a fumar, deixando o jornal disponível para outro cliente.

    É isto que considera estatística? A do comentador de balcão? Enfim...
  4.  # 24

    Colocado por: ramos1999não podem acabar pois iria criar redes de contrabando e alem do mais a solução mais logica que existe è aumentar o preço dos cigarros para se diminuir o consumo mas não demasiado para não discriminar
    não é o Ramos que defende a lei , logo se for proibido não tem que haver tabaco , é só cumprir a lei e o país fica mais limpo ...

    tem uma ideia engraçada quanto ao fumador e ao não fumador que até concordo embora seja totalmente discriminatória , mas depois preocupa-se demais que sejam só os ricos a poder comprar o tabaco lol
    Amigo Ramos a actualidade é a seguinte mesmo que sejas um desempregado que recebas o minimo e fores fumador , vai-te faltar comida na mesa mas o tabaco não falta de certeza a não ser que não tenhas nada na mesa nem tabaco , percebe .

    o Tabaco é um problema grave em Portugal .
  5.  # 25

    Colocado por: rafaelisidoroo Tabaco é um problema grave em Portugal .

    Por isso tem de ser combatido racionalmente, como tem sido. Não permitir que o tabaco seja um agregador social é a primeira medida. E faz todo o sentido que assim seja.
  6.  # 26

    Colocado por: treker666Sim Rafael, eu não vivo numa toca e também tenho amigos proprietários de cafés. E se o fumador passava meia hora ou mais com uma bica e 5 cigarros a ler o jornal disponibilizado no café, hoje bebe a bica e 5 minutos depois está lá fora a fumar, deixando o jornal disponível para outro cliente.

    É isto que considera estatística? A do comentador de balcão? Enfim...
    isso era no verão passado , e no inverno ??? o fumador ficava 5 minutos com a bica fumava 5 cigarros depois vinha o amigo tomava um risco ou uma cerveja levava a noite toda nisso , agora de inverno toma o café vai para a rua debaixo de frio de baixo de chuva e pega direito ... isso é a realidade , os cafés que enchiam hoje estão vazios ... porque não perguntem aos donos dos cafés e bares ?????

    tem que haver mercado para todos e a lei do tabaco foi radical cortou o mercado do Fumador ...
    • dmon
    • 27 abril 2015

     # 27

    Eu como ex-fumador e atualmente utilizador de cigarro eletronico,tenho uma opnião meio deturpada pelo assunto em si,por um lado concordo com nova lei,por outro acho-a exagerada.
    Exagerada porque muitos estabelecimentos de diversão noturna vão se ressentir com estas medidas,numa discoteca praticamente impossivel vir a rua fumar um cigarrinho de vez em quando,por mais que digam que não,nos bares vai se começar a ter clientes a porta e não dentro de estabelecimento a consumir.
    Noutros locais como restaurantes,entendo a sua proibição e enquanto fumador sempre tive essa consideração de fumar na rua.
    A lei visa a promover a saude publica e exposição a fumo passivo,para redução de custos em saude...mas temos tanta coisa neste mundo que causam morte tal e qual como o tabaco.
    Eu como "vaporizador" neste momento noto beneficios para mim,mas estado cria leis para me fazer deixar de vaporizar para me tornar fumador de novo,ao criar leis ridiculas e impostos ridiculos sobre material de cigarro eletronico sem saberem o que é,so criando espaço para consumidor de E-cig mais tarde ou mais cedo so ter disponives no mercado os E-cig de caca criados pelas marcas tabaqueiras.
    Enquanto lobbys continuarem as ditar leis e estado a ver nos como uma fonte de rendimento e não como cidadões este pais não é para quem quer,é para quem pode.
  7.  # 28

    Colocado por: rafaelisidoroisso era no verão passado , e no inverno ??? o fumador ficava 5 minutos com a bica fumava 5 cigarros depois vinha o amigo tomava um risco ou uma cerveja levava a noite toda nisso , agora de inverno toma o café vai para a rua debaixo de frio de baixo de chuva e pega direito ... isso é a realidade , os cafés que enchiam hoje estão vazios ... porque não perguntem aos donos dos cafés e bares ?????


    E o Rafael acha que é mesmo por causa do tabaco ou acha que o dinheiro no bolso é o mesmo de há uns anos atrás?

    E sim já perguntei Rafael. E todos respondem que o maior problema é a falta de dinheiro e não o tabaco. Além de Portugal ainda ter um rácio de cafés por habitante bem acima do habitual. Muitos mais vão fechar. Não se esqueça também que precisamente nos últimos anos a indústria lançou para o mercado inúmeras máquinas de café onde cada qual no interior da sua casa bebe a bica n maior do conforto, mais barato e muitas vezes melhor que a do café da zona.

    Achar que o responsável pelo que se passa na industria da restauração e bebidas é por causa da lei do tabaco é no mínimo...inocente.
  8.  # 29

    Colocado por: treker666

    E o Rafael acha que é mesmo por causa do tabaco ou acha que o dinheiro no bolso é o mesmo de há uns anos atrás?

    E sim já perguntei Rafael. E todos respondem que o maior problema é a falta de dinheiro e não o tabaco. Além de Portugal ainda ter um rácio de cafés por habitante bem acima do habitual. Muitos mais vão fechar. Não se esqueça também que precisamente nos últimos anos a indústria lançou para o mercado inúmeras máquinas de café onde cada qual no interior da sua casa bebe a bica n maior do conforto, mais barato e muitas vezes melhor que a do café da zona.

    Achar que o responsável pelo que se passa na industria da restauração e bebidas é por causa da lei do tabaco é no mínimo...inocente.
    mas afinal em que ficamos você disse que os cafés aumentaram as vendas com a proibição do fumo , apareceu rios de gente porque já não leva fumo dos outros , e agora diz que há falta de dinheiro ??????
    o resto sempre houve , eu sempre tive maquina de café e bebo mais café fora do que em casa lol

    falou em conforto mas não percebo a sua logica de mandar o cliente fumador para a rua ahahahahah
    • dmon
    • 27 abril 2015

     # 30

    Eu acho que se etão focar nos cáfes...num sitio so pa beber café...mas é mais que isso,quer se queira aceitar ou não uma realidade é que grande parte dos estabelecimentos de diversão noturna são/foram alimentados por fumadores durante muitos anos,fumar era uma convenção social.
    Atenção que eu não sou contra a medida,simplesmente nao aceito nos modos como vai ser aplicada.
    Trabalhei 11 anos em estabelcimentos diversão noturna,alguns cafés e restaurantes,so apanhei lei de opção escolha do proprietario.

    Exemplo que não é amostra:
    Numa discoteca com duas pistas de dança e por ter área superior,tivemos que criar pista sem fumo...com 3 colaboradores a contarem as "moscas",enquanto sala de fumadors era partilhada por fumadores e não fumadores...solução...dispensar 3 colaboradores e encerrar sala de não fumadores...já que não podiamos obrigar não fumadores a so frequentarem sala para não fumadores...aqui entra questão de livre escolha...um não fumador neste momento podia escolher um sitio sem fumo ou com fumo...o fumador a mesma coisa...agora não...fumador não tem escolha.
  9.  # 31

    Colocado por: rafaelisidoromas afinal em que ficamos você disse que os cafés aumentaram as vendas com a proibição do fumo , apareceu rios de gente porque já não leva fumo dos outros , e agora diz que há falta de dinheiro ??????

    Se só sabe interpretar o último texto, mlamento mas nada mais posso fazer do que lhe dizer para reler o que esta para trás.

    Colocado por: rafaelisidorofalou em conforto mas não percebo a sua logica de mandar o cliente fumador para a rua ahahahahah

    Conforto em beber café, não em fumar. Acho que fui explícito o suficiente.
  10.  # 32

    Colocado por: dmonNuma discoteca com duas pistas de dança e por ter área superior,tivemos que criar pista sem fumo...com 3 colaboradores a contarem as "moscas",enquanto sala de fumadors era partilhada por fumadores e não fumadores...solução...dispensar 3 colaboradores e encerrar sala de não fumadores...já que não podiamos obrigar não fumadores a so frequentarem sala para não fumadores...aqui entra questão de livre escolha...um não fumador neste momento podia escolher um sitio sem fumo ou com fumo...o fumador a mesma coisa...agora não...fumador não tem escolha.

    Muito simples de explicar. O não fumador sempre fez o sacrifício de suportar os vícios dos fumadores de modo a manter a sua esfera social. O não fumador NUNCA se deu ao trabalho de o fazer. É uma questão histórica que advém do facto que referiu anteriormente. O tabaco era uma convenção social Foi "marketizado" dessa forma e tornou-se "cool" fumar em grupo. Basta ver os anúncios de tv de há 60 anos atrás.
    • dmon
    • 27 abril 2015

     # 33

    Claro,mas agora vendo do ponto de vista do proprietario do espaço comercial...a coisa não é tão simples assim.
    È estupido o que vou dizer e cada um dá o sentido que quizer mas é como estado chegar a minha casa e dizer que não posso fumar lá.
    Eu entendo ponto de vista das pessoas e sentido que se quer dar a esta lei,mas no papel e tudo muito bonito.
    Que educação e prevenção se vai dando aos jovens em relação a tabaco?Muito pouca e porque?Tambem interessa que existam sempre novos fumadores...a maquina fiscal precisa deles tambem.

    Outro exemplo fugindo ao topico...proibição de venda alcool a menos 100 metros escola...vao retirar licenças aos que já existem a vender alcool á 20/30 anos que estão junto as escolas?Como será?

    Agora ainda fugindo novamente,eu como utilizador de cigarro eletronico vaporizo liquidos que passaram a ter uma tributação como o tabaco...0.60centimos por ml de liquido que veio encarecer o preço em media em 100%,num produto que de igual a tabaco so contem nicotina,que é o viciante no tabaco,essa mesma nicotina que esta presente nos selos e pastilhas vendidas em farmacia com "dosagem de cavalo",que nem sequer foi tributada.Porque?Nicotina está presente em tabaco,e-liquidos e selos e pastilhas...porque não tributar os 3?ah...lobbys farmaceuticos tem muito poder.
    Agora dizem me que cigarro eletronico faz mal,ainda nao se conhece estudos a longo prazo etc e tal,mas qualquer vaporizador que vaporize (vapor não é fumo como muita gente pensa ainda) á uns meses vai lhe dizer beneficios que trouxe na sua vida,e alguns desses vaporizadors tal como eu tentaram deixar tabaco com pastilhas e selos e sucesso foi muito pouco,mas nos comemos o que nos tentam vender os senhores do poder.

    Estamos num pais cheio de falsas moralidades,volto referir que não discordo lei,simplesmente os modos como vai ser utilizada.
  11.  # 34

    Colocado por: dmonEstamos num pais cheio de falsas moralidades,volto referir que não discordo lei,simplesmente os modos como vai ser utilizada.

    MAs aqui não se trata do que lhe afecta a si. Trata-se de algo que utiliza e que vai afectar outros. Eu estou-me borrifando que o pessoal fume. POr mim podiam andar o dia todo de cigarro no beiço. Podiam até dormir a fumar. Mas desde que eu não apanhe com o fumo do cigarro, só isso. Se na rua sou obrigado a aceitar...em locais fechados agradeço a intervenção do estado nesse sentido.

    Ninguém está a dizer que é proibido fumar na generalidade. Apenas em certos locais. Será assim tão penalizador? Eu não acho.
  12.  # 35

    Colocado por: treker666
    Se só sabe interpretar o último texto, mlamento mas nada mais posso fazer do que lhe dizer para reler o que esta para trás.


    Conforto em beber café, não em fumar. Acho que fui explícito o suficiente.
    eu li tudo mas há coisas que nem vale a pena comentar , para si o vicio é tomar um café , para outros é fumar um cigarro , para você tomar um café no seu conforto um fumador para estar confortavelmente satisfeito tem que ir para a rua apanhar frio ... ou se acaba com vicios e bem ou se cria condições para que todos possam não ser discriminados , é simples !!!!!
  13.  # 36

    Colocado por: rafaelisidoropara si o vicio é tomar um café

    O Rafael inventa cada coisa.

    Mas ainda que fosse...onde é que o meu vício de beber café, incomoda o vizinho do lado? Não consegue perceber isto? Então não vale apena continuar aqui a trocar impressões.
  14.  # 37

    Colocado por: treker666O não fumador sempre fez o sacrifício de suportar os vícios dos fumadores de modo a manter a sua esfera social.
    esta está demais ahahahhahahh eu quando não estou satisfeito em qualquer lugar não vou ou não fico lá ...

    Colocado por: treker666MAs aqui não se trata do que lhe afecta a si. Trata-se de algo que utiliza e que vai afectar outros. Eu estou-me borrifando que o pessoal fume.
    então é a favor que o liquido pague imposto mesmo que lhe seja indiferente se vai ou não apanhar vapores lol

    é como digo , tudo se resume a dinheiro !!!!!!! o resto é para Inglês ver .
  15.  # 38

    Colocado por: treker666
    O Rafael inventa cada coisa.

    Mas ainda que fosse...onde é que o meu vício de beber café, incomoda o vizinho do lado? Não consegue perceber isto? Então não vale apena continuar aqui a trocar impressões.
    mas você é que se sente incomodado com o vicio de outro , porque é que não se levanta e vai tomar café na rua ... ?????
  16.  # 39

    o que deveria ser feito era dar ao proprietário luz verde para escolher o seu cliente , café de fumadores ou café de não fumadores , incluindo Restaurantes , bares , discotecas ou seja lá o que for ...assim procura-se o que é bem melhor para nós e eu procurava um café de não fumadores sem ter que ver alguns pobres agarrados aos tomates de tanto frio que rapam para fumar um cigarro e depois entrem a tossir por tudo o que é canto e contaminar o ar todo que respiramos ...

    é isso que eu acho que deveria ser feito .
    • dmon
    • 27 abril 2015

     # 40

    "MAs aqui não se trata do que lhe afecta a si. Trata-se de algo que utiliza e que vai afectar outros."

    Não entendi esta resposta...é algo que me afecta a mim?algo que utilizo que afecta outros?Se poder desenvolver...é que fiquei meio perdido no entendimento.
 
0.0225 seg. NEW