Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    mhpinto, lembro-me de alguém daqui do fórum que fez uma casa no sistema lsf e feita por outro membro daqui.
    Que até originou bastante discussão na altura. O problema é que tenho andado a pesquisar e não vejo o dito tópico, até porque era uma mais valia de opinião de quem já tem uma casa deste tipo. (e até de valores, da altura...)
    Os membros mais "velhos" devem lembrar-se dessa construção que se não estou em erro foi a primeira aqui no fórum. Eu devido a um membro, que não dava uma para a caixa, deixei de frequentar assiduamente o fórum e ainda por cima não coloquei um marcador no tópico.
  2.  # 162

    É pena não haver mais informação nem opiniões aqui no Fórum. Eu também ando a vêr sobre esse sistema construtivo e a pedir orçamentos, tanto para estrutura de madeira, como LSF, mas também alvenaria. Ainda não consegui decidir. Em termos de eficiência energética parecem-me muito boas as alternativas à alvenaria. A questão prende-se mesmo é com a durabilidade.
  3.  # 163

    Colocado por: danyelcorreiaEm termos de eficiência energética parecem-me muito boas as alternativas à alvenaria.

    Isso depende da espessura do isolamento que colocar .... não tem nada a ver com o sistema construtivo.

    Colocado por: danyelcorreiaA questão prende-se mesmo é com a durabilidade.

    Isto sim, deve ser bem estudado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira, danyelcorreia
  4.  # 164

    Colocado por: luismsQue até originou bastante discussão na altura. O problema é que tenho andado a pesquisar e não vejo o dito tópico, até porque era uma mais valia de opinião de quem já tem uma casa deste tipo. (e até de valores, da altura...)

    Seria este?
    https://forumdacasa.com/discussion/31888/1/vou-comecar-a-construir/

    Ou então, se calhar é um que está referido neste comentário de outro tópico mas que quando se clica não dá nada. Será que foi apagado?
    https://forumdacasa.com/discussion/22451/construcao-de-habitacao-unifamiliar-em-light-steel-framing/#Comment_435618
  5.  # 165

    Colocado por: danyelcorreiaEu também ando a vêr sobre esse sistema construtivo e a pedir orçamentos, tanto para estrutura de madeira, como LSF, mas também alvenaria. Ainda não consegui decidir. Em termos de eficiência energética parecem-me muito boas as alternativas à alvenaria. A questão prende-se mesmo é com a durabilidade.

    Eu também vou (muito em breve) pedir orçamentos em vários sistemas construtivos, incluindo alvenaria, mas neste momento sinto-me mais inclinado para o woodframing.
    Não tenho dúvidas que em termos de eficiência energética e, já agora, isolamento acústico, são boas alternativas à alvenaria, se não mesmo melhores.
    Quando à durabilidade, como já defendi algures (não sei se neste se noutro tópico), não estou demasiado preocupado. Resumindo, mostre-me a casa mais antiga que conhece em alvenaria que eu mostro em woodframing, verá que ganho ;) Sim, isso é só porque o woodframing já passou a prova do tempo e a alvenaria não, mas comprova que não faz muito sentido pensar que fazendo em woodframing ao fim de 40 ou 50 anos temos de deitar abaixo e fazer de novo.

    Para mim mais importante que isso é a sensação que eu já tinha e que se cimentou lendo quase todos os tópicos de acompanhamento de obras em alvenaria: não me querendo alongar para não iniciar aqui uma discussão que nada tem a ver com este tópico, simplesmente parece que há tanto por onde sermos levados com a grande maioria dos construtores em alvenaria que até arrepia. Não sei se é por esses construtores já terem tido tempo para perceber todos os pequenos sítios onde podem tentar enganar os DO para sacarem mais uma margemzita de lucro ou simplesmente por haver por aí muito construtor que a única formação que teve foi de ter visto os outros fazer. No woodframing, daquilo que já vi, parece ser tudo muito mais simples e mais fácil de controlar, e ainda não houve tempo de aparecerem os chicos-espertos, os construtores que tenho visto parece que querem fazer bem para que o seu produto "pegue". Atenção que nada disto é científico ou tenho alguma coisa de concreto em que me possa basear para o fundamentar, mas que indo para o woodframing me parece que terei menos chatices e menos hipóteses de ser enganado, lá isso parece.
    Concordam com este comentário: danyelcorreia
  6.  # 166

    Será que sim? Apontar é sempre bom e desejo que consiga o que se propõe pois cá estaremos para acompanhar com fotos.
  7.  # 167

    Eu queria dizer sonhar é sempre bom
  8.  # 168

    mhpinto,

    No sistema woodframe a que empresa vai pedir orçamento?
  9.  # 169

    Colocado por: sousa tavaresNo sistema woodframe a que empresa vai pedir orçamento?

    Ainda não cheguei a uma conclusão definitiva, mas talvez peça uns 3 ou 4 orçamentos só em woodframing. Um ou dois serão a empresas das mais conhecidas (Livinwood será uma a outra talvez Rusticasa).
    Para ter termo de comparação e para poder partilhar aqui no fórum, também pretendo pedir a pelo menos uma que faça em LSF e talvez a duas que façam em alvenaria.
  10.  # 170

    Vai pô-los a trabalhar só para si durante uns dias ...
    Vamos lá ver se lhe respondem.
  11.  # 171

    mhpinto, já foi à alguns anos, se não estou em erro para ai em 2007/2008.
    Se fosse possível "falar" com o user é que era. A opinião dele e experiência ao longo deste tempo era uma mais valia(não vale fazer trocadilhos).
  12.  # 172

    Colocado por: pedromdfVai pô-los a trabalhar só para si durante uns dias ...
    Vamos lá ver se lhe respondem.

    "Mai nada", enquanto não cobrarem por orçamentos, prefiro ter a mais que a menos.
    Muito me estranhará que não me respondam, até porque já houve contactos prévios, e uns não saberão que eu pedi aos outros (a menos que algum forista se bufe ;))
  13.  # 173

    Ou melhor, a menos que eles estejam por aqui ...
  14.  # 174

    Colocado por: pedromdfOu melhor, a menos que eles estejam por aqui ...

    Se andam, disfarçam bem que eu pergunto pergunto e não obtenho respostas :\
    Mas não vejo por onde poderiam ficar incomodados por eu dizer de antemão que vou pedir orçamentos a mais que uma empresa. Aliás, é coisa que não costumo esconder quando peço orçamentos, bem pelo contrário, sempre servirá para terem presente que convirá apresentar um orçamento justo.
    E se eu nem um par de sapatos compro sem antes ver os preços em duas ou três lojas, lógico será que para uma coisa só ligeiramente mais cara como o é uma casa tenha de ter bem mais opções, certo?
  15.  # 175

    Eu estou a fazer exactamente a mesma coisa...
    Acho que nem faz sentido sentirem-se ofendidos por o cliente pedir vários orçamentos. Seria ofensivo para o cliente pensarem que este escolheria a primeira opção que lhe apresentassem, seria no mínimo pensar que ele é burro.
    Concordam com este comentário: lmcscarpediem, mhpinto
  16.  # 176

    Mas eu também não disse que se ofendem, duvido é que respondam, sem ser enviar um folheto e pouco mais ...
    Um orçamento para ser bem feito depende de tanta opção que nem estou a ver bem como se pedem orçamentos à distância para tal.
  17.  # 177

    Colocado por: mhpinto(Livinwood será uma a outra talvez Rusticasa).


    O sistema de uma não tem nada a ver com a outra; o da Livinwood é bastante mais aligeirado e isso reflete-se no preço, que é mais baixo.
  18.  # 178

    Colocado por: Anonimo09092021é bem mais fácil para estas empresas orçamentar com rigor do que na construção em alvenaria...


    Posso estar enganado, mas não concordo.

    Se eu apresentar um caderno de encargos a uma empresa que constrói em alvenaria vai dar ao mesmo resultado.
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021
  19.  # 179

    Colocado por: sousa tavaresSe eu apresentar um caderno de encargos

    E um projecto de execução.

    Não se pode comparar uma obra em que está tudo definido ao inicio, com outra em que o dono de obra vai escolhendo os materiais conforme vai executando a obra. Se um dono de obra define tudo antes de começar a obra, o rigor do orçamento é o mesmo, independentemente do tipo de construção que escolher.
    Concordam com este comentário: sousa tavares
    •  
      Mk Pt
    • 23 maio 2016 editado

     # 180

    Colocado por: mhpinto
    Para mim mais importante que isso é asensaçãoque eu já tinha e que se cimentou lendo quase todos os tópicos de acompanhamento de obras em alvenaria: não me querendo alongar para não iniciar aqui uma discussão que nada tem a ver com este tópico, simplesmente parece que há tanto por onde sermos levados com a grande maioria dos construtores em alvenaria que até arrepia. Não sei se é por esses construtores já terem tido tempo para perceber todos os pequenos sítios onde podem tentar enganar os DO para sacarem mais uma margemzita de lucro ou simplesmente por haver por aí muito construtor que a única formação que teve foi de ter visto os outros fazer. No woodframing, daquilo que já vi, parece ser tudo muito mais simples e mais fácil de controlar, e ainda não houve tempo de aparecerem os chicos-espertos, os construtores que tenho visto parece que querem fazer bem para que o seu produto "pegue". Atenção que nada disto é científico ou tenho alguma coisa de concreto em que me possa basear para o fundamentar, mas que indo para o woodframing me parece que terei menos chatices e menos hipóteses de ser enganado, lá isso parece.
    Concordam com este comentário:danyelcorreia

    Isto não é muito lógico...:
    - Chico-espertismo há em todo o lado.
    - Uma casa não é só estrutura, paredes e cobertura. É mais, muito mais em coisas igualmente importantes. Isolamentos, impermeabilizações, partes técnicas, etc e tal que vão ser idênticas/comparáveis nos vários sistemas construtivos.
    E você mesmo já aqui mostrou exemplo de coisas 'mal controladas' nesses capítulos.
    - Um dos exemplos que você já aqui referiu é demonstrativo que chatices pode ter em qualquer sistema de construção.

    Com isto não estou a dizer que não deve procurar alternativas e comparar custos, pelo contrário, acho que faz muito bem.
    Quer venha a construir 'de forma alternativa' ou 'tradicional' é bom conhecer as alternativas, custos e benefícios que tem. E depois fazer uma escolha bem informada.
    Só estava a alertar mesmo para o facto que não é por construir de uma maneira ou de outra que vai encontrar pessoas mais sérias ou menos sérias, mais competentes ou menos competentes. Isso é um erro.
    O que deve preocupar é em ter alguém com conhecimento técnico, que seja competente e independente do construtor que possa acompanhar a obra.


    E - se realmente quer ter certeza de ficar mais descansado com preocupações, arranjar este técnico antecipadamente para o ajudar a escolher construtor, qualquer que seja o sistema construtivo.
    Uma casa não se vê quando está acabada e nem nas fotos do facebook 'para vender'. Vê-se durante as várias fases da construção e tem que ser vista com olhos de um técnico, não de uma pessoa que não seja da área para quem um obra que seja uma porcaria parece um espectáculo só porque é grande e/ou 'bonita' ou algo bem feito nem tenha muito valor s´+o porque é pequena e/ou 'simples'.

    A melhor solução de evitar chatices é mesmo arranjar um técnico competente, de forma antecipada, e contar com a ajuda deste a escolher o construtor/empresa que vá construir, para ajudar a ver orçamentos e para ver as obras dos candidatos à construção.
    E, obviamente que o tal técnico seja independente de quem constroi. E, já agora, independente de quem fez o projecto, que é para avisar de forma antecipada para erros ou omissões do projecto/especialidades/execução.


    A fiscalização/acompanhamento da obra por parte de alguém competente é das coisas mais importantes.
    É algo que, tal como nos projectos, o 'poupar' pode dar - e vai sempre dar [como se pode constatar noutros tópicos aqui do fórum com diários da construção] - aso a complicações, chatices, atrasos, aumento de custos,....
    E a boa fiscalização/acompanhamento começa logo antes da obra em si.


    Não é um sistema construtivo ou outro que vai livrar de chatices.
    Só está livre com projectos decentes e completos, e com um boa fiscalização.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
 
0.0220 seg. NEW