Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: fabsil

E por baixo da pedra exterior? Nada?
    claro, se nao tem ponte termica, a menos que seja parede dupla.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabsil
  2.  # 2

Colocado por: jpmassenaMas mesmo sem pataologias visiveis, nos casos em que haja algum isolamento, a transferência de energia pelas pontes térmicas é considerável, aumentando o custo de aquecimento no inverno e arrefecimento no verão (ou desconforto se nao ligar climatização)

Mas, eu acho que isto é visivel apenas com as temperaturas que temos hoje, entre os 30 e 40. E aqui não ha isolamento que salve o conforto interior sem recurso a sistemas de climatização. Portanto, nao vejo impacto.

Ja no inverno, bem hoje em dia o pladur está abaixo da laje uns bom cms, os bolores nao me parece que aparecem nessas circunstâncias. Sem se notam as pontes termicas 😉
  3.  # 3

Colocado por: DR1982a maior parte das casas nao tem climatizacao, pouco ou nenhum isolamento, caixilharia fraquinha e as pessoas tambem vivem

E grande parte vive e desfruta da vida sem as preocupações das pontes termicas, dos isolamentos e impermeabilização das sapatas, etc...
  4.  # 4

Colocado por: DR1982claro, se nao tem ponte termica, a menos que seja parede dupla.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fabsil

Portanto, a parte de fora da pedra fica assente num material isolante?
  5.  # 5

Colocado por: setaevra

E grande parte vive e desfruta da vida sem as preocupações das pontes termicas, dos isolamentos e impermeabilização das sapatas, etc...
    E
    Nada contra. Casa um preocupa-se com o que acha importante.
    Ha quem viva numa carrinha com um cobertor e um campingaz e se sinta bem. Cada um faz comp achar melhor.
    Concordam com este comentário: jpmassena
  6.  # 6

Portanto, a parte de fora da pedra fica assente num material isolante?
    se for etics sim, o isolamento tem de ter continuidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabsil
  7.  # 7

Colocado por: DR1982se for etics sim, o isolamento tem de ter continuidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fabsil

No fundo, acaba por ser o mesmo princípio das soleiras térmicas. Mas feito de uma forma diferente
    Concordam com este comentário: jpmassena
  8.  # 8

No fundo, acaba por ser o mesmo princípio das soleiras térmicas. Mas feito de uma forma diferente
    Concordam com este comentário:jpmassena
    Sim, mas as soleiras termicas têm isolamento por baixo das duas pedras interior e exterior, pelo menos as que me lembro de ver
  9.  # 9

Colocado por: DR1982Sim, mas as soleiras termicas têm isolamento por baixo das duas pedras interior e exterior, pelo menos as que me lembro de ver

Depende. Acho que tem vários formatos personalizáveis e pode ser só pelo exterior.

Mas se conseguir resolver só com etics a virar e o principio for o mesmo, poupa-se uns trocados (nada de especial face ao custo global da obra, mas poupa-se).
  10.  # 10

Depende. Acho que tem vários formatos personalizáveis e pode ser só pelo exterior.

Mas se conseguir resolver só com etics a virar e o principio for o mesmo, poupa-se uns trocados (nada de especial face ao custo global da obra, mas poupa-se).
    quanto a isso das nao lhe sei responder, pode ser que alguem que perceba mais do assunto apareca por ai para lhe explicar as vantagens das mesmas.
    Concordam com este comentário: fabsil
  11.  # 11

Obrigado.

d

Apesar do pormenor não o mencionar, imagino que toda a pala seja forrada com isolamento.

Mesmo dizendo-se, por aqui, que tal não é permitido no ETICS (?!).

E leva, depois, acabamento ceramico por cima (algo que não tinha equacionado.. e deve conferir outra "limpeza").

É uma solução que me parece ir muito ao encontro do Kerdi Board da Schluter. Ainda não estou é seguro se este ultimo é material feito para exterior e temperaturas de sol direto.

A unica coisa que tem parecida neste esquema com a Schlüter, embora pareça a copia de um slide de um powerpoint, é o perfil a vermelho.

Nao sendo transitável, poderá usar o kerdi-board com um pendente minimo de 2% e o remate frontal com o perfil Bara RKB

https://eu.schluter.com/pt-PT/areas-exteriores-265/e/23154/bara-rkb
    Estas pessoas agradeceram este comentário: htavares73
  12.  # 12

Nao sendo transitável, poderá usar o kerdi-board com um pendente minimo de 2% e o remate frontal com o perfil Bara RKB

Neste momento, estou 90% convencido que é a melhor solução:

- A marca dispensa apresentações;
    - Pela aplicabilidade - seguindo as regras, é fácil de aplicar e resolve dois problemas de uma só vez (impermeabilização e isolamento);
    - Fator preço - apesar de não ser barato, também não é caro (chapa zinco fica mais caro);
    - Já tenho mão de obra ajustada para o ETICS.... e o trolha não me vai cobrar mais, nem menos, para aplicar isto.

Só tenho duvida se fica melhor colocar uma ceramica por cima ou pintar apenas, com uma boa tinta.

Mas, nisto tudo, o meu arquiteto é que não é muito favorável, pois desconhece o produto. E eu estou num grande jogo de cintura para não provocar uma guerra mundial com ninguem...
    Concordam com este comentário: htavares73
  13.  # 13

Boa noite a todos,

Voltando a este tópico apenas para deixar um ponto de situação:

Depois de muito refletir sobre este assunto, em principio vamos avançar com a seguinte solução:

- Regularização da pala, deixando o topo com uma pendente de 2% para a frente;

- Aplicação de kerdi-board 28mm na zona superior da pala, a acabar com barramento cimenticio e pintura acrilica (?);
    https://eu.schluter.com/pt-PT/base-de-assentamento-317/e/22635/kerdi-board

- Execução de um "dente" na frente pala, complementado com tubos de drenagem devidamente distribuidos em toda a sua extensão;

- Testa e parte inferior envolvida com ETICS 30mm;

- Acabar o top do "dente" com rufo ou, então, beira em pedra. Para prevenir escorridos na testa;

Bom... Não sei se algum pormenor me está a escapar.
    Mas como solução custo/beneficio, esta parece-me a mais adequada.
    Principalmente porque a mão de obra já inclui este trabalho de "forrar" a pala.

E desculpem não saber os termos corretos das coisas (por exemplo, "dente" não é o mais correto... mas espero que entendam)

Vou colocando atualizações :)
  14.  # 14

Boa tarde,

Agora que a solução está decidida (ver publicação anterior)... mas a obra continua em atraso (devido ao mau tempo), aproveito para pedir a vossa opinião. Até porque ainda posso tomar algumas decisões.

Fazer o envelope térmico da pala com 3 cm, será muito pouco ou cumpre a função? Será que vale a pena penalizar altura da testa e colocar 4cm?

Obrigado
  15.  # 15

Infelizmente, mesmo tendo cuidados com isolamento e pontes térmicas estamos sempre sujeitos à qualidade defeituosa dos produtos que utilizamos. No meu caso foram instaladas janelas de alumínio Sosoares, que garantiam à partida isolamento adequado, mas o resultado final foi péssimo. Infiltrações 3 mau isolamento, provocando danos consideráveis e sem solução há mais de dois anos. Não recomendo a Sosoares.
    O instalador redobrou o silicone e os problemas continuam em todas as janelas.
      IMG_20423.jpeg
      IMG_24103.jpeg
      IMG_23073.jpeg
  16.  # 16

Colocado por: aguiarcInfelizmente, mesmo tendo cuidados com isolamento e pontes térmicas estamos sempre sujeitos à qualidade defeituosa dos produtos que utilizamos. No meu caso foram instaladas janelas de alumínio Sosoares, que garantiam à partida isolamento adequado, mas o resultado final foi péssimo. Infiltrações 3 mau isolamento, provocando danos consideráveis e sem solução há mais de dois anos. Não recomendo a Sosoares.
    O instalador redobrou o silicone e os problemas continuam em todas as janelas.
      IMG_20423.jpeg
      IMG_24103.jpeg
      IMG_23073.jpeg

E será o problema da caixilharia?
    Que impermeabilização aplicou no exterior?
    Quantos cm está abaixo dessa pedra?
    Que impermeabilização (e ja agora corte térmico) tem essa pedra?
    Se tem capoto, como fez a ligação à caixilharia?
    Concordam com este comentário: marco1
  17.  # 17

tambem não me parece que seja o perfil da caixilharia em si que esteja a deixar passar a água.
  18.  # 18

Seguindo a conversa... que já pouco tem a ver com o tópico...
    Tenho uma pequena empresa de construção e volta e meia lá chega um pedido de ajuda para ir resolver as infiltrações de água na casa de alguém. O que vos posso dizer é que... em ±80% das vezes a água está a entrar pela fachada, ou por remates de cobertura de pouca pendente. A água tem sempre a ajuda do vento!!
    O melhor exemplo que já tive foi alguém me pedir para substituir toda a tela de um terraço não transitável(130m2), e depois de 10 minutos no local, dizer-lhe para deixar ficar a tela, e simplesmente deixar-me consertar a longa fissura que tinha na fachada. Nunca mais entrou água.
    A água pode estar a entrar 10 metros ao lado ou acima. O local onde aparece a água não significa que ali está a entrar.
    Sei que de pouco serve mas... aqui fica a minha ajuda.
    Concordam com este comentário: OliveiroS/N, Ruikode
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1, paulo.g
  19.  # 19

Colocado por: Nuno_construtorA água pode estar a entrar 10 metros ao lado ou acima. O local onde aparece a água não significa que ali está a entrar.

Nada mais certo! Acho que já contei por aqui um exemplo perfeito disso na casa dos meus pais. Com tempo de chuva começou a aparecer uma zona molhada num teto da sala, e até a pingar. Depois de não encontrarmos mesmo nada aparente por fora (fachadas sem fissuração), começou-se a desconfiar do terraço, mas como levantar tudo para chegar às telas estava fora de questão naquela altura, optou-se por uma impermeabilização em cima do piso (material excelente por sinal, pois isto foi há muitos anos e está tudo em excelente estado).
    O terraço ficou á carga e tudo ok, e qual não foi o espanto quando no inverso seguinte apareceu a água lá em baixo no mesmo sitio.
    Eventualmente abriram-se acessos com porta para ver debaixo de uma pequena zona de telhado periférico, e lá estava a piscina, devido apenas a uma telha mal colocada. Onde estava essa água, e onde passava para dentro de casa são mais de 10m de distância... para quem pouco percebe de como estas coisas funcionam, pode ser difícil acreditar que a origem do problema pode ser muito diferente que pensamos.

0.0364 seg. NEW