Iniciar sessão ou registar-se
  1. Aprovado já ele está. Eu queria saber é se é conhecido algum caso depois de entregar a papelada assinada e eles ainda podem desistir.
    È que depois da aprovação já sinalizei ao construtor, encomendei mobílias, cortinados e está tudo sinalizado.
    Eles desistirem do financiamento era um grande prejuízo para mim.
  2. Colocado por: jolupriAprovado já ele está. Eu queria saber é se é conhecido algum caso depois de entregar a papelada assinada e eles ainda podem desistir.
    È que depois da aprovação já sinalizei ao construtor, encomendei mobílias, cortinados e está tudo sinalizado.
    Eles desistirem do financiamento era um grande prejuízo para mim.

Quando diz "aprovado" quer dizer "pré-aprovado", é isso? Está à espera das cartas de aprovação?
    Em princípio já não deve haver problema, por vezes acontece é virem as cartas de aprovação com condições ligeiramente diferentes, tipo no spread... Mesmo assim acho que tem óptimas condições para o seu crédito, parabéns e que corra tudo bem =0)
  3. As cartas de aprovação não foram aquelas 65 páginas que assinei ?
    Assinei uma minuta resumo de contrato, uma Ficha de informação normalizada.
    Não recebi foi nada assinado ou carimbado pelo banco. Quando me deram as folhas foi para eu assinar e devolver.
    Ainda vem mais alguma coisa ?
  4. Bom, se já assinou as cartas então é só marcar escritura, não estou a ver como é que o banco poderia voltar atrás agora...
  5. Mas se já tem as cartas de aprovação porquê a escritura tão tarde?
  6. Muito bom dia e obrigada pela ajuda que aqui disponibilizam.

Queria expor uma situação e questionar se alguém já esteve na mesma, ou se me pode elucidar.
    Comprei um apartamento novo com uma pessoa no ano de 2000, fizemos crédito habitação no valor de (na altura eram escudos) 90.000eur.
    Ao fim de dois anos, por separação, ele foi embora e eu fiquei lá a morar com a nossa filha. Ele achou que como ia embora não tinha mais responsabilidade nenhuma com nada nem com ninguém. Tive de ir ao tribunal de menores para ele começar a dar pensão à menina. Ao longo de dois anos fui sustentando a casa, com a ajuda muitas vezes do meu pai, que coitado como fiador tinha medo, obviamente.

Como estava longe do meu trabalho e de todos resolvi alugar a casa (mantendo-a à mesma à venda nas imobiliárias ao longo do tempo todo)e ir morar com uma amiga mais a minha filha. O valor da renda foi dando para pagar a prestação ao BES e assim estou há já 5 anos, com a casa à venda apenas pelo valor da divida, não quero nem mais um cêntimo, queria só vender e liquidar a divida para me ver livre deste pesadelo! Como é possível não ter conseguído vender a casa?????!!!!! Enfim :(

Ao que em Abril a pessoa que alugou quis sair e eu fiquei de mãos atadas, sem conseguir pagar mais nenhuma prestação. Foi para contencioso e depois de quase me ajoelhar a pedir para me ficarem com a casa, lá me aceitaram fazer o pedido de dação em cumprimento. A casa vai ser avaliada na próxima semana, o valor em divida ainda é de 68.000euros, ao que tenho a certeza que a avaliação vai ser muito por baixo deste valor e depois o que faltar vou ficar a pagar, eu não me importo, vai custar-me muito, mas vejo-me livre deste pesadelo que já dura há 5 anos!!!!

Agora uma pergunta: para mim nada mais justo que o valor que faltar para saldar a divida seja dividido entre mim e o pai da minha filha, até porque ainda está tudo em nome dos dois, a conta, o empréstimo, tudo!!! Simplesmente ele achou que como se ia embora não tinha de pagar mais nada e fez a vida dele como quis, e o banco nunca - ao longo de 5 anos - o chateou por nada!!!! Como é possível??? Fomos dois a assumir um compromisso e agora vou eu - depois de sustentar sozinha tudo durante estes anos - ainda ficar com esta divida sozinha????

Não sei se se fará justiça!...Tenho medo, mas vou para a frente! O que faltar, dividem metade para cada um e eu pago a minha parte! Mas a questão vai ser : ele não vai aceitar! Não vai querer pagar nada!!! Eu já sei....Como se processa nestes casos??? Eles ficam com a casa, eu faço um acordo e saldo "a minha parte" e depois eles "que se entendam" com ele??? Ou corro o risco de ficar tudo em águas de bacalhau, porque o menino não quer pagar???

Se assim for não queria avançar para a parte da penhora, tribunais, etc etc, pois o meu pai é fiador e sairia prejudicado...Mas talvez tenha de o fazer...Ainda por cima não tenho advogado, ninguém que me ajude, tenho feito tudo sozinha!!!Eu só quero pagar a minha parte e que acertem as contas com ele, não estou a ser justa???

Espero que a avaliação corra bem, e que não falte muito dinheiro para pagar o total :(((
    Obrigada a quem me puder aconselhar :)

E obrigada pela atenção,

HMartins
  7. Colocado por: SofiaPaulaMas se já tem as cartas de aprovação porquê a escritura tão tarde?

Porque ainda falta acabar umas coisas na casa. E nesta altura do ano com toda a gente de férias, qualquer serviço de canalizador e electricista demora 2, 3 ou 4 semanas.
    Entretanto fui ao banco e eles esqueceram-se de me dar a carta de aprovação do empréstimo, já a tenho agora.
  8. Colocado por: jolupri

Porque ainda falta acabar umas coisas na casa. E nesta altura do ano com toda a gente de férias, qualquer serviço de canalizador e electricista demora 2, 3 ou 4 semanas.
    Entretanto fui ao banco e eles esqueceram-se de me dar a carta de aprovação do empréstimo, já a tenho agora.

Ui, isso é verdade! Também estamos à espera de um wc interminável...!
    Boas mudanças então, vai correr tudo bem!
    =0)
  9. jolupri posso perguntar quando fez esse pedido ao Barclays?
  10. Colocado por: MartinsH

Agora uma pergunta: para mim nada mais justo que o valor que faltar para saldar a divida seja dividido entre mim e o pai da minha filha, até porque ainda está tudo em nome dos dois, a conta, o empréstimo, tudo!!! Simplesmente ele achou que como se ia embora não tinha de pagar mais nada e fez a vida dele como quis, e o banco nunca - ao longo de 5 anos - o chateou por nada!!!! Como é possível??? Fomos dois a assumir um compromisso e agora vou eu - depois de sustentar sozinha tudo durante estes anos - ainda ficar com esta divida sozinha????

Não sei se se fará justiça!...Tenho medo, mas vou para a frente! O que faltar, dividem metade para cada um e eu pago a minha parte! Mas a questão vai ser : ele não vai aceitar! Não vai querer pagar nada!!! Eu já sei....Como se processa nestes casos??? Eles ficam com a casa, eu faço um acordo e saldo "a minha parte" e depois eles "que se entendam" com ele??? Ou corro o risco de ficar tudo em águas de bacalhau, porque o menino não quer pagar

HMartins

Olá,
    O seu ex tem rendimentos? Trabalha?
    As coisas bem feitas ele será sempre responsável pela metade da divida, aliás.... Ou mais, porque você tem andado a pagar a parte dele, certo? Agora acho é que vai mesmo precisar de um bom advogado, se ele é assim tão indisponível para colaborar, mas ele não pode é simplesmente "não querer pagar"...
    • A.M
    • 25 agosto 2011
    Colocado por: jolupri

Não se esqueça!Já tem os documentos que precisa para a escritura?Licença de utilização, certificado energético,etc,etc.
    Como referiu ainda falta acabar umas coisas, como sabe atrasa sempre mais do que o previsto, e as entidades que passam pelo menos os documentos que referi , também não são propriamente rápidos!
    Tenha atenção aos 60 dias da "aprovação do credito",comece a tratar da escritura quanto antes, não deixe para o limite dos 60 dias.
    É um conselho e boa sorte.Cumprs.
  11. Colocado por: bmxerjolupri posso perguntar quando fez esse pedido ao Barclays?

Foi ainda em Julho e estive quase 4 semanas à espera de resposta.
    Sei que agora o mínimo de spread subiu para 2,15 %
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bmxer
  12. Colocado por: SofiaPaula

Olá,
    O seu ex tem rendimentos? Trabalha?
    As coisas bem feitas ele será sempre responsável pela metade da divida, aliás.... Ou mais, porque você tem andado a pagar a parte dele, certo? Agora acho é que vai mesmo precisar de um bom advogado, se ele é assim tão indisponível para colaborar, mas ele não pode é simplesmente "não querer pagar"...

Olá.
    Obrigada. Sim, ele trabalha, tem rendimentos, não são quantos mas tem.
    Sim, eu acho que o justo é assim, penso que não estou maluca, se existe alguma justiça assim será. Vou ver como corre a avaliação e a negociação com o banco. Em relação a dvogados não tenho, isto é muito complicado, é pior que o dentista :(

Obrigada.
  13. Ola
    ja a muito tempo que tento comprender o sistema bancario portugues e nao consigo..bom aqui em França praticamente 95% dos emprestimos para habitaçao sao feitos com taxa fixa.
    li ontem na Caixa Geral de Depositos o seguinte; taxa de base fixo: a 2,3,5,10,20,25e 30anos acresçida de um spread a partir de 2,25p p

Taxa variavel, indexada a Euribor 6 meses acresçida de um spread a partir de 2,25 pp
      O que nao comprendo é o seguinte por ex: taxa fixa ,de X ..mais esses 2,25%?
      Desculpem da minha ignorançia.....
      Quanta a taxa variavel que representa aqui em emprestimos cerca de 5% dos emprestimos feitos pelos bancos ..isso conheço fiz um em 1984..foi o maior erro que fiz na minha vida ..2 anos depois renegoçiei o emprestimo para ter uma taxa fixa..sobre 17anos..ganhei nessa altura cerca cerca de 3anos de antecipaçao para liquidar o dito emprestimo bancario ..ao seja se continuasse com a taxa variavel pagava mais tres anos em juros... agora a minha questao é a seguinte: sobre 40anos e mais como tenho visto neste forum ..até tenho medo de fazer um calculo quanto aos juros que deveria pagar em Portugal.
      Cumprimentos
    • Nobo
    • 26 agosto 2011
    Olá a todos! Muito boa tarde. Há uns tempos tinha-vos pedido o favor de me ajudar na análise da compra de uma segunda casa em Óbidos (que passaria a ser a principal, tornando a de Odivelas como secundária). Tinha uma proposta de crédito da NovaCajaGalicia de 110.000€ - 70% do valor de compra - com um spread 1.4 (!) e mais aqueles pormenores habituais (domiciliação de ordenado, seguro de protecção ao crédito, etc.). Não me parecu mau negócio. Mas a verdade é que, após análise, veio indeferido devido à taxa de esforço. Entretanto, em reunião com a agente imobiliária foi-me proposto pedir 75.000€ de empréstimo, ficando os restantes 35.000€ a ser pagos directamente ao construtor em cinco anos. Tendo em conta que não pagarei juros destes 35k parece-me vantajoso. Mas como tenho dificuldades nestas áreas, agradeço, desde já, a ajuda/comentários de todos.

Mesmo não pagando juros destes 35k, a casa só deverá ser escriturada por 75k, certo? Isto ser-me-á prejudicial futuramente numa possível venda do imóvel?

Muito obrigado mesmo a todos!
    Obrigado!
  14. Colocado por: NoboOlá a todos! Muito boa tarde. Há uns tempos tinha-vos pedido o favor de me ajudar na análise da compra de uma segunda casa em Óbidos (que passaria a ser a principal, tornando a de Odivelas como secundária). Tinha uma proposta de crédito da NovaCajaGalicia de 110.000€ - 70% do valor de compra - com um spread 1.4 (!) e mais aqueles pormenores habituais (domiciliação de ordenado, seguro de protecção ao crédito, etc.). Não me parecu mau negócio. Mas a verdade é que, após análise, veio indeferido devido à taxa de esforço. Entretanto, em reunião com a agente imobiliária foi-me proposto pedir 75.000€ de empréstimo, ficando os restantes 35.000€ a ser pagos directamente ao construtor em cinco anos. Tendo em conta que não pagarei juros destes 35k parece-me vantajoso. Mas como tenho dificuldades nestas áreas, agradeço, desde já, a ajuda/comentários de todos.

Mesmo não pagando juros destes 35k, a casa só deverá ser escriturada por 75k, certo? Isto ser-me-á prejudicial futuramente numa possível venda do imóvel?

Muito obrigado mesmo a todos!
    Obrigado!

Por acaso foi um método que já me ocorreu para os construtores conseguirem escoar as suas habitações, que é, serem eles a fazerem o empréstimo, serem eles a correrem o risco que o cliente falhe o pagamento.

Bom indo por partes, o banco achou que você não tinha capacidade para pagar um empréstimo de 110.000, e seguindo a sujestão do construtor você terá capacidade para pagar um empréstimo de 75.000 + 583€ por mês ou seja com seguro multi riscos e vida deve ficar à volta dos 900€ mês tem capacidade? se sim força que se arrisca é mesmo o construtor.

Em relação à escritura pode/deve fazer pelos 110.000 no minimo, pois se esse é 70% do valor real, depois as finanças irão fazer o acerto de valores e se for a mais, logo pagará a diferença no IMT.

Futuramente, o facto de declarar menos na escritura aquando da venda se não re-investir o lucro na compra de outra casa para 1ª habitação terá de pagar mais valias sobre essa diferença.
  15. Bom, indo de encontro a um tópico por mim criado e tendo em conta que o IMI é algo importante (mas muito esquecido) a ter em conta por quem compra casa, acho que faz sentido perguntar aqui quais os valores desse imposto? É que no referido tópico eu mencionava que variava de 0,7 a 1,3% mas posso bem (felizmente!) estar enganado, se bem entendi.

Baseei-me nesta informação para referir que o IMI está naquele intervalo:
    http://www.iapmei.pt/iapmei-art-03.php?id=513

e que bate certo com os cálculos que também podem ser simulados neste:
    http://www.millenniumbcp.pt/Simul/ContribuicaoAutarquica/ContribuicaoAutarquica.jhtml

Já agora, como se consegue obter a isenção por 8 anos?

Obrigado.
    •  
      FD
    • 26 agosto 2011 editado
    Colocado por: SomadBaseei-me nesta informação para referir que o IMI está naquele intervalo:
    http://www.iapmei.pt/iapmei-art-03.php?id=513

e que bate certo com os cálculos que também podem ser simulados neste:
    http://www.millenniumbcp.pt/Simul/ContribuicaoAutarquica/ContribuicaoAutarquica.jhtml

A contribuição autárquica já não existe.
    Foi um imposto que foi substituído pelo IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis, este já existente desde 2003.
    Essas taxas estão correctas para o imposto, a questão é que o imposto já não é cobrado.
  16. Colocado por: hfviegas

Por acaso foi um método que já me ocorreu para os construtores conseguirem escoar as suas habitações, que é, serem eles a fazerem o empréstimo, serem eles a correrem o risco que o cliente falhe o pagamento.

Bom indo por partes, o banco achou que você não tinha capacidade para pagar um empréstimo de 110.000, e seguindo a sujestão do construtor você terá capacidade para pagar um empréstimo de 75.000 + 583€ por mês ou seja com seguro multi riscos e vida deve ficar à volta dos 900€ mês tem capacidade? se sim força que se arrisca é mesmo o construtor.

Em relação à escritura pode/deve fazer pelos 110.000 no minimo, pois se esse é 70% do valor real, depois as finanças irão fazer o acerto de valores e se for a mais, logo pagará a diferença no IMT.

Futuramente, o facto de declarar menos na escritura aquando da venda se não re-investir o lucro na compra de outra casa para 1ª habitação terá de pagar mais valias sobre essa diferença.

boas
    o construtor tem que registar a venda pelo valor total.
    visto que só as instituições de crédito podem emprestar dinheiro.
    e depois espera pelos pagamentos da forma acordada com o comprador, sempre sem juros senão seria mais uma dona branca.
    a questão é que registando o imovel com hipoteca ao banco o construtor pode fazer segunda hipoteca mas vai ficar sempre em situação delicada em caso de incumprimentos.
    um abraço
  17. Mais uma dúvida: tenho escritura marcada para daqui a semana e meia. Já assinei a papelada toda para o banco, como vou fazer uma permuta, estou admirado que na papelada do banco não faz referência a isso (nem num contrato-minuta).
    Estou com receio que chegue o dia da escritura e a escritura esteja mal redigida. Eles costumam facultar uma minuta (ou cópia) da escritura antes da data para nós analisarmos, ou corro o risco de chegar lá e esqueceram-se de colocar os valores de retoma do meu apartamento ?

0.5452 seg. NEW