Colocado por: CMartinA possibilidade de haver crianças neste preciso momento a prostituírem-se no Parque Eduardo VII, ou noutro sítio qualquer, não dá o direito de um adulto tirar partido da fraca condição dessa criança. O Carlos Cruz, e os outros arguidos e os que ficaram a faltar como arguidos praticaram um crime hediondo e as vítimas são sempre as crianças, tenham elas ou não recebido ténis novos em troca.
Não acho nada bem dizermos que as crianças receberam em troca bens de marca. Um adulto, não tem o direito de abusar sexualmente de uma criança; e dar-lhe uma par de ténis em troca não lhe deve sossegar a sua consciência, a dele ou a nossa consciência colectiva. Se não, o que se defende é que se amanhã aparecer uma criança a oferecer-se podemos comprar-lhe o serviço, - desde que haja uma troca, não será crime? É isso que estão a dizer, são apologistas do abuso a menores, desde que no contexto de uma "troca comercial"?
Os direitos das crianças estabelecem, - se nós moralmente não conseguimos estabelecer por conta própria este facto - que o dever de uma adulto é proteger o superior interesse da criança, seja ela nossa ou seja ela de outrem. Acho que não devem ir por esse caminho de achar que a vítima afinal não o é porque ganhou um rebuçado, uma criança não tem a responsabilidade de ter o discernimento para saber o que é melhor para ela, e para a sua vida, e nós adultos temos que decidir por ela e proteger os seus superiores interesses.
Qualquer cliente do Parque Eduardo VII, ou outro, que recorre a crianças para sua satisfação sexual é sempre culpado, a criança é sempre vítima. E todos nós temos a obrigação de condenar estes actos atrozes e nunca compactuar com eles.
(Pessoalmente espero que Carlos Cruz, Paulo Pedroso, etc. nunca consigam levantar cabeça.)
Colocado por: Princesa_Lamento, não entendeu o que eu escrevi... Nada do que escrevi... É resumir erradamente o que escrevi. Eu não disse em lado nenhum que pessoas publicas não podem ser pedófilos e muito menos que as crianças da casa pia são mentirosas... Disse sim que estas crianças, em especial as que aceitavam tenis em troca de sexo, tinham muito mais "estaleca" do que pode parecer e que estes, regra geral, mentem. E digo isto porque volta na volta lá vou defendê-los.
Reparem, nada tenho contra os meninos da Casa Pia nem de qualquer outra instituição do género. Tenho contra os seus Directores que recebiam o seu belo salário sem se preocupar de verificar o que era mais importante, esses para mim são mesmo culpados e não se deviam andar a fazer passar por santos agora!
Colocado por: Princesa_O processo ninguem pode consultar... sob o ponto de vista prático será impossível. Mas eu não defendo tecnicamente a inocencia de ninguem, tenho é algumas convicções pessoais que aqui partilho.
E note-se que quando digo que se prostituam, era porque efectivamente faziam-no! Era sexo em troca de dinheiro. Isso não torna o crime menos crime, mas faz certamente uma criança crescer rapido demais. Também aqui tenho algumas convicções pessoais. Acho que a vitima que estava ontem nos pr+os e contras n está a mentir, por exemplo!
Colocado por: Princesa_Se isto e este crime choca tanto a população, eu pergunto-me a mim mesma porque deixam isto acontecer TODAS as NOITES no Parque Eduardo VII? Ninguém se preocupa com esses jovens? Essas crianças que se vendem ali todos os dias, visivel a qualquer pessoa que por lá passe...
Colocado por: MRui(...)Não me diga que também é daquelas pessoas que acham que as testemunhas são capazes de mentir? Uma testemunha em tribunal nunca mente. Sabe porquê? Porque jurou dizer a verdade e só a verdade. Francamente, a Princesa_ está a enfabular e a querer retirar-me o prazer que sinto por ver o CC condenado.MRui.
Colocado por: MRui
A Princesa_ não devia dizer essas coisas, porque sabemos todos muito bem que não se passa nada no Parque Eduardo VII. Acha que se lá se passassem essas coisas que insinua, a polícia, os tribunais, as instituições, não tinham já feito alguma coisa para que isso acabasse? Acha que esses órgãos tão credíveis actualmente como são o tribunal, o MP e a polícia judiciária, prendem o CC por 3 crimes e depois ignoram as dezenas de crimes que são consumados todas as noites no Parque Eduardo VII por outras pessoas? A Princesa_ está a insinuar que o tribunal condenou o CC só porque este é uma figura pública e a pressão dos media a isso obrigava? Se o tribunal o condenou é porque é culpado, ou tem dúvidas? Não me diga que também é daquelas pessoas que acham que as testemunhas são capazes de mentir? Uma testemunha em tribunal nunca mente. Sabe porquê? Porque jurou dizer a verdade e só a verdade. Francamente, a Princesa_ está a enfabular e a querer retirar-me o prazer que sinto por ver o CC condenado.
Colocado por: carlankhGostaria de deixar umas palavras sobre este processo que para mim é mais uma palhaçada mediática que um julgamento justo. Primeiro gostaria de dizer que não sou a favor ou contra ninguém neste processo, acredito que existam vitimas mas não me parece que todos o sejam. Em segundo o que vou dizer é baseado em várias noticias e documentos que li, e na minha experiência profissional na área da saúde. Bem, acho estranho que todo este caso se tenha baseado numa única pessoa, Carlos Cruz, e que seja o único a ser alvo de comentários vis por parte da opinião publica. Concordo tb que nem todos são inocentes mas tb acredito que muitos depoimentos das supostas vitimas são dúbios, contém claramente indícios de sugestões por parte de alguém e que são muitas vezes recambolescos para não dizer pior! o suposto assistente de bibi, o f.g como é conhecido, é tb ele um criminoso e ninguém fala disso. Ele participou nos mais variados crimes que o carlos silvino cometeu, não só em criança mas tb até á data que estourou todo este caso, portanto com idade suficiente para responder judicialmente pelos menos. Continua em liberdade e a sorrir para as cameras como se estivesse a falar de uma peça de teatro que viu recentemente. Depois é estranho o facto de o juiz Teixeira dizer que nenhuma vitima se conhecia quando muitos deles eram companheiros de quarto. Mas o mais estranho para mim é que os depoimentos que serviram para absolver uns, serviram para condenar outros. Que critérios de selecção é que os juízes utilizam para saber dividir o testemunho de uma pessoa em verdade e mentira? Sim pq não há provas que fundamentem os testemunhos. os juízes condenaram alguns arguidos sem provas concretas e acredito que esse foi o caso de Carlos cruz. Para terminar, queria dizer que é impossível uma vitima de abuso sexual em criança se esquecer de todos os pormenores mesmo que só os exponha em idade adulta. Por experiência sei que ficam gravados até os cheiros ligados á cena. por isso acho que muitos depoimentos são dúbios e cheios de incongruências. Alguns destes meninos são uns delinquentes que para ganhar alguns trocos são capazes de meter a própria mãe na cadeia.
Colocado por: CMartin(Continuo sem ver qualquer racional para querer explicar o abuso cometido.)
Como ser humano (independentemente de área profissional, se jurídica, se de saúde, se com mais ou menos capacidade técnica para escrutinar), como seres humanos que todos, independentemente, acima de tudo, somos, comuns seres humanos, não há compreensão para um adulto tirar proveito de uma criança, seja qual for a criança, seja em que circunstância for. Não há compreensão possível.
I rest my case.
Colocado por: Princesa_Sr. Serjmar, o que foi dito é que ALGUNS são delinquentes. E cada pessoa terá a sua própria convicção. Acho que aqui ninguém conhece em concreto as vítimas nem os arguidos, mas temos algumas convicções pessoais, cada um pela sua perspectiva, é isso que aqui se discute. Ninguém tem capacidade para avaliar se são inocentes ou não, vamos deixar isso aos Tribunais...