Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: Princesa_Os advogados são parciais (é o seu trabalho defender o cliente) e se o sistema permite prorrogar prorroga-se. Já os juizes não podem fazer o mesmo... Deviam ter entregue logo no dia seguinte, se naquele não fosse por qualquer razão possível!

    axo mal um sistema assim que pode prorrogar sem limites um processo!nao devido a este caso,também os outros em quais os advogados fazem a mesma coisa,e muitas das vezes prejudica muito uma das partes(por ex.se for um processo com uma empresa que nao pagou tudo ao funcionário e o despediu mesmo com contrato efectivo.resultado final:o funcionário nem ordenado tem,nem sub.desemprego,nem paz e 3 anos nos tribunais)
    no caso da casa pia,não sei como funciona as leis sobre este assunto de entregar o acordao,mas algo esta mal mesmo...
  2.  # 122

    Eu acho que sim, protela-se demais a justiça, mas porque a lei de processo penal o permite e porque o Estado não tem juizes suficientes para julgar em tempo útil.
  3.  # 123

    Colocado por: Princesa_porque o Estado não tem juizes suficientes para julgar em tempo útil

    Neste caso os juízes estão em exclusividade.
    • Velha
    • 8 setembro 2010 editado

     # 124

    Macal escreveu:

    Colocado por: Velha
    Mas relativamente a este arguido, consta que há muitos indícios comprometedores, que atravessam várias décadas, com situações que não foram julgadas porque prescreveram, etc. o que nos deixa um tanto desconfiados no que toca à sua defesa.


    Pode relembrar-nos, por favor?


    Macal, só agora vi a sua pergunta. Aqui tem o motivo da minha afirmação.
    Foi Teresa Costa Macedo ex-secretária de estado da Família a primeira pessoa a citar o envolvimento de C.C.

    Manchete do Jornal Notícias Lusófonas, 8 de set 2010
    Jornalista Orlando Castro:

    O colectivo de juizes do caso Casa Pia determinou hoje, na leitura do acórdão, que seis dos arguidos têm que indemnizar as vítimas com valores que variam, para cada uma, entre 15 mil e 25 mil euros.

    Carlos Silvino terá que indemnizar 20 vítimas com 15 mil euros cada, Carlos Cruz tem duas vítimas para indemnizar com 25 mil euros cada, Ferreira Diniz três, Jorge Ritto uma, Hugo Marçal duas e Manuel Abrantes duas.

    Recordemos agora a nossa manchete de 28 de Novembro de 2002, sob o título «Pedofilia na Casa Pia envergonha Portugal», escrita pelo jornalista Jorge Castro:

    «Um ex-presidente da República, vários ex-membros do Governo e altos responsáveis policiais estão entre as figuras públicas que são acusadas de não terem agido contra uma rede de pedofilia que alegadamente actuava há mais de vinte na Casa Pia, uma instituição dirigida pelo Estado. Ainda a procissão não saiu da igreja (será que chegará a sair?) e já são muitos os que sacodem a água do capote. De Ramalho Eanes a Artur Pereira (director de Lisboa da Polícia Judiciária no início da década de 80) ninguém se lembra de nada. Uma vergonha!
    [...]

    No âmbito do caso, uma ex-secretária de Estado da Família do Governo português, Teresa Costa Macedo, ofereceu-se para apresentar à Polícia Judiciária provas sobre os casos de pedofilia na Casa Pia.

    Em declarações à imprensa, Teresa Costa Macedo afirmou que sabia de tudo há cerca de 20 anos, quando exerceu o cargo, tendo então alertado a PJ, acrescentando ainda que tem provas sobre uma suposta rede de pedofilia, «envolvendo personalidades importantes» de Portugal.

    Entre os implicados no caso estariam políticos, empresários e jornalistas portugueses. Um embaixador de Portugal já reformado foi citado como um dos participantes no escândalo que abalou Portugal este semana.

    «Recebo ameaças anónimas, por carta e por telefone. Dizem que me matam, esfolam e muito mais», recordou Teresa Costa Macedo, que afirma que Carlos Silvino era «angariador de meninos para pessoas conhecidas».

    A ex-secretária de Estado diz que «há fotografias, um relatório explicando os métodos que o funcionário utilizava para tirar as crianças do estabelecimento e outros documentos, além de depoimentos de vários rapazes».

    Teresa Costa Macedo afirma que, entre 1980 e 1983, quando era secretária de Estado com a tutela da instituição, enviou o processo para a Polícia Judiciária com as provas que diz ter recolhido sobre os abusos sexuais contra várias crianças da Casa Pia, mas que se deparou com a indiferença da PJ por «haver nomes muito importantes envolvidos» na questão.

    O caso fez também com que o ministro do Trabalho, Bagão Félix, demitisse, no início da semana, o provedor da Casa Pia, Luís Rebelo, há 17 anos à frente da instituição. Os restantes membros da administração foram também, posteriormente, demitidos.

    Em 1989, Carlos Silvino foi afastado da instituição por denúncias de envolvimento em casos de pedofilia, mas o Supremo Tribunal Administrativo reintegrou-o na instituição no mesmo ano.

    A Casa Pia, fundada em 1780, destina-se ao acolhimento, educação, ensino e integração social de crianças e jovens em perigo ou em risco de exclusão social. Tem 4.700 alunos e 1.300 funcionários.
    • macal
    • 8 setembro 2010 editado

     # 125

    Colocado por: VelhaMacal, só agora vi a sua pergunta. Aqui tem o motivo da minha afirmação.

    Ou vejo muito mal ou não está ali o nome de Carlos Cruz na notícia de 2002.
    • Velha
    • 8 setembro 2010 editado

     # 126

    Sim. Vou procurar informações mais precisas.
    Penso que Teresa Macedo citou C.Cruz como fazendo parte dessas fotos anteriores encontradas em casa de Jorge Rito. É a ideia que tenho.
    Veja aqui:
    http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=67294&visual=3&layout=10
  4.  # 127

    A memória pode estar a pregar-me uma partida, mas TCM veio mais tarde contrariar tudo isto.
  5.  # 128

    Colocado por: luisvvA memória pode estar a pregar-me uma partida, mas TCM veio mais tarde contrariar tudo isto.


    Sim é verdade, so falta saber ate que ponto nao foi coagida nesse sentido.
    • shrek
    • 9 setembro 2010 editado

     # 129

    !
  6.  # 130

    quase a pj toda quer o CC atrás das grades,deve ser o fetiche deles:)))
  7.  # 131

    força,enquanto eu estive a ler uma carta aki posta,ela já desapareceu???ou eu já ando doido???
  8.  # 132

    Pelo que o Carlos Cruz disse,todos os arguidos à excepção do Bibi apresentaram factos que provam que sao inocentes.
  9.  # 133

    Caro Skrek,

    Obrigada pelo texto e por ter partilhado. Confesso que prefiro não acreditar que estamos neste ponto porque então seria bem mais grave do que inicialmente referi e do que efectivamente acredito que aconteceu... :(

    Prefiro somente duvidar das provas existentes que conheço até agora e achar que enganos sucedem...

    Há uns anos fui a uma conferência internacional sobre abuso sexual de crianças que decorreu na Aula Magna em Lisboa. Especialistas na matéria referiram que crianças abusadas se confundem muito e que existem efectivamente partes do abuso que poderão não recordar ou recordar com distorção. Mas falavamos do caso "usual" de abusos por parte de familiares ou conhecidos, etc. Foi-nos dado um exemplo verídico de uma criança com cerca de 11 ou 12 anos que jurava a pés juntos não ter sido nunca abusada pelo pai, dizia que o seu abusador usava bigode e por isso não era o pai. Ora, provou-se que era o pai por se ter encontrado o disfarce e por outras razões que não nos foram divulgadas. A criança não reconheceu o pai "atrás" do bigode, ainda que usasse a mesma roupa do pai nesse dia, falasse para ela a todo o momento enquanto durava o abuso e fosse em tudo "igual" ao pai. Somente porque usava bigode, a criança não materializou que era o pai que ali estava. Por isso também duvido muito da tese que diz que o abusado não esquece... O abusado, na minha ingenuidade pois não sou psiquiatra nem psicologa, parece-me que pode não só esquecer como confundir e até não se lembrar. Não se lembrar de pormenores é mesmo normal, é uma reacção do cérebro à dor e mágua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  10.  # 134

    Colocado por: jorgferrPelo que o Carlos Cruz disse,todos os arguidos à excepção do Bibi apresentaram factos que provam que sao inocentes.


    Não o ouvi dizer isso. Ouvi dizer que ele e "outros" apresentaram provas. Não ouvi dizer todos....
  11.  # 135

    Mas que raio aconteceu à carta???????????? Shrek???
  12.  # 136

    Colocado por: Princesa_

    Não o ouvi dizer isso. Ouvi dizer que ele e "outros" apresentaram provas. Não ouvi dizer todos....

    Eu entendi que ele se referiu os "outros arguidos". E mais ainda me espantou quando disse que tinha ficado contente pelo Paulo Pedroso não ter ido a julgamento e que todo o processo casa pia era uma fantasia.
  13.  # 137

    E porque é que isso o espantou?
  14.  # 138

    Colocado por: Princesa_E porque é que isso o espantou?


    Acho que a maneira como o Paulo Pedroso saiu foi vergonhosa. Eu vi a foto na tv e dava para ver bem quem era a pessoa. Dizer como argumento que tinha fraca qualidade para o reconhecimento. Por outro lado nao acredito que todos os arguidos sejam inocentes. Acredito que possam nao ser todos culpados, mas todos inocentes.....
    • eu
    • 9 setembro 2010

     # 139

    A forma como a RTP está a dar tempo de antena a um dos culpados, para este exercer as suas manipulações mediáticas é escandalosa !
  15.  # 140

    Eu desde que rebentou esta bomba em 2002 que não tenho convicções nenhumas, algo se passou, agora saber se os arguidos são mesmo culpados ou se foram enganados, isso nunca vamos saber, porque recursos atrás de recursos, isto vai tudo prescrever...

    Tenho muita raiva para com os pedófilos, e penso que todos temos, mas não sou vampiro por isso não sou sedento por sangue, como tal só os queria ver condenados se REALMENTE houverem PROVAS, não testemunhos de 1, 2 ou 3 vítimas que podem (e se calhar têm mtas razões para tal) estar psicologicamente afectadas e terem aceitado tramar uns quantos indivíduos para haver sangue na arena e saciar a opinião pública, que condenou os arguidos à 8 anos atrás sem terem argumentos para tal.
 
0.0668 seg. NEW