Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    10,35kva corresponde a 45a. Significa que se a máquina gastar 15a fica ainda com 30 a disponível para o resto. o que é quase7000 w.
  2.  # 22

    só posso esperar que 7000 W me chegue para o restante ...
  3.  # 23

    Trifásico consome menos!

    Por um simples motivo... Lei de Joule!

    3x15 não é igual a 45!

    Prepare a instalação para trifásico, com o equilibramento correcto da carga pelas fases.

    Depois se achar que deve contratar uma potência inferior, contrate...

    e essa história de os electrodomésticos irem à vida mais rápido numa instalação trifásica por motivos causados por condições climatéricas é uma ... treta!

    no meu ponto de vista trifásico até tem uma vantagem neste último aspecto... por vezes uma fase "fica pendurada" e continuamos a ter os "serviços minimos" com as outras 2.
    Concordam com este comentário: pdavidmarques, rodrigo_gomes29
    • mog
    • 29 setembro 2011

     # 24

    Colocado por: kuestenpetersó posso esperar que 7000 W me chegue para o restante ...


    Só um pormenor: verifique com o seu eletricista a potência que a sua placa de indução requer no arranque. De qualquer forma, como disse antes, parece-me que ficará bem servido com o monofásico. Já agora, não perde nada em pedir ao eletricista que o(s) quadro(s) seja(m) dimensionado(s) para trifásico para o caso de vir a mudar de ideias.
    Concordam com este comentário: system32
  4.  # 25

    Colocado por: mog

    Só um pormenor: verifique com o seu eletricista a potência que a sua placa de indução requer no arranque. De qualquer forma, como disse antes, parece-me que ficará bem servido com o monofásico. Já agora, não perde nada em pedir ao eletricista que o(s) quadro(s) seja(m) dimensionado(s) para trifásico para o caso de vir a mudar de ideias.


    sim o quadro vai ficar preparado caso for preciso um dia para trifasico.
    em relação à placa indução, tenho que ver a ficha tecnica. Mas bom tb ainda há o forno, maquina lavar roupa e louça, aspirador, ferro .... que penso nunca se ligara tudo ao mesmo tempo

    se o dijuntor disparar saberei tirar as minhas concluções
  5.  # 26

    Colocado por: kuestenpeter

    sim o quadro vai ficar preparado caso for preciso um dia para trifasico.
    em relação à placa indução, tenho que ver a ficha tecnica. Mas bom tb ainda há o forno, maquina lavar roupa e louça, aspirador, ferro .... que penso nunca se ligara tudo ao mesmo tempo

    se o dijuntor disparar saberei tirar as minhas concluções


    não se se é possível, mas o ideal seria aguentar indução, forno e vá, bomba de calor ao mesmo tempo... para já não falar de uma maquina de roupa ou loiça
  6.  # 27

    Placa indução Balay: Classificação da ligação eléctrica (W) 7.200 W
    não sei qual leitura fazer disto, a não seja que sera a potencia maxima com os 4 discos ligados ao mesmo tempo na potencia maxima (o que não-me parece que jamais acontecerá ...)
    mas teoriamente se for assim, e com a bomba de calor arrancar o dijuntor disparará ...
    Concordam com este comentário: sergio_pintas
  7.  # 28

    Colocado por: kuestenpeterPlaca indução Balay


    Mono ou bifásica?
  8.  # 29

    Colocado por: eu

    Qual é a vantagem de ter energia trifásica? Não vejo nenhuma...
    Boas, poderá ser visto de outra forma...simples motor de 0,37 kw (por exemplo) que possa permitir a ligação a 230 ou 380... a 230 ele vai consumir 1,91 kw e ligado a 380 consome 1,10 kw...e isto é só um exemplo de um desgraçado que anda para aqui pelo chão...outro exemplo são as bombas de furo artesiano, ainda comem uma boa diferença se forem ligados a 230...
  9.  # 30

    Colocado por: jfsmoreira

    Mono ou bifásica?


    não sei, consegue indentificar nesta ficha ? : http://www.balay.pt/catálogo-geral/placas-de-indução/placas-de-indução/4-zonas/3EB925L.html?source=browse

    diz que tem ligação 1 fase, 2 fases, ... não entendo, será opcional ?
  10.  # 31

    2 fases -->bifásica

    Tem duas vantagens em utilizar trifásico:
    1 - menores perdas por efeito de Joule (menor corrente => menor perda por aquecimento)
    2 - a placa trabalha melhor... pelo que conheço, essas placas qd em utilização máxima, limitam algumas zonas para protecção, i.e, imaginemos que tenta usar as 4 zonas no máximo, a placa "corta-lhe algumas", colocando-as a uma potência elevada mas não a máxima (apenas por protecção do equipamento). Com bifásico, apesar de isso poder acontecer, já não acontece com tanta regularidade.

    No seu caso, deve conhecer melhor quais os equipamentos que irão consumir bastante... estou a ver aí uma BC... esse será o seu "pior" equipamento... analise os consumos e estipule a potência a contratar..

    Agora entre 45 e 3x15... se a instalação estiver bem equilibrada, eu optaria pela 2ª
  11.  # 32

    a bomba de calor consome no arranque +/- 15 amperes, ou seja restam-me os tais 30
  12.  # 33

    em trifasico terei que obtar no minimo por 13.8 kva que segundo as minhas contas dá 60amperes, certo? o que daria 20 amperes por fase.
    uma ía só para a bomba. restaríam-me 2 (2x20) a dividir pela restante casa. mas será que só uma unica de 20 serfia suficiente para a placa? talvez teria que ir na potencia mais longe a 17.25, la ía disparar a mensalidade.
    para já acho que arrisco começar pela monofase a 10.35kva se vir que não aguenta no nosso dia a dia terei que pedir ao electricista para alterar.
  13.  # 34

    se puser a bomba trifásica divide o consumo pelas 3 fases. metendo tb o motor do poço trifásico, divide igualemente pelas fases.

    Depois a placa de indução reparte pelas duas fases e "equilibra" o resto dos aparelhos nos restos das outras fases.
  14.  # 35

    Colocado por: kuestenpeterem trifasico terei que obtar no minimo por 13.8 kva

    pensei que fosse 10,35
  15.  # 36

    Caro Jfsmoreira

    O problema é que é quase impossível repartir as equipamentos equitativamente pelas fazes. Pode-se até separá-los, mas a utilização dos equipamentos não é igual ao longo do dia pelo que é muito difícil garantir que em cada momento as fases estão a ser usadas de igual forma, tal apenas seria possível se todos os equipamentos fossem trifásicos, mas creio que não haja fornos, máquinas de lavar e ferros de passar trifásico, e são equipamentos capazes de consumir mais de 2000 w cada 1.

    Se no caso em questão, a bc estiver ligada no máximo a consumir 15A, se a placa de indução trifásica estiver a consumir com metade da potência, 15 a, significa que sobram 15 a disponíveis, 5 para cada fase. 5 A não são suficientes para ligar o forno ou qualquer máquina de lavar. Mas em monofásico seria possível ter a bc a placa e o forno ao mesmo tempo. Ou seja neste caso em trifásico a potência deveria ser superior, pelo menos o escalão acima 13,8 A, que com o IVA a 23% corresponde cerca de 6 euros mensais.

    No caso do colega que iniciou a conversa, acredito que mono 10,35 sejam suficientes, a menos que goste de ter muitas máquinas ligadas ao mesmo tempo. Neste caso terá de ir para trifásico, mas com uma potência de 13 ou 16.

    Eu no momento possuo ar condicionado, 2 cilindros eléctricos, , placa e forno a gás, máquinas de lavar, e tenho mono 6,9. De notar que consigo ter isso porque os cilindros são controlados por relógio que para além de ligarem em bihorário não ligam juntamente com o forno e a placa. Aliás neste momento tenho 5,75 por achar que será suficiente. De todo o modo como a alteração tem poucos dias ainda não posso afirmar com certeza que o seja, pelo que referi os 6,9 que tive no último ano. E tudo isto sem estar preocupado com o que ligo. Isto é com os meus hábitos de consumo em que para além do ar condicionado não costumo ter mais de 2 equipamentos de grande consumo ao mesmo tempo.

    Agora cada pessoa tem os seus hábitos pelo que as necessidades de potência podem variar.
  16.  # 37

    Claro que o equilibrio não é eterno!
    Mas existem máquinas cujo consumo condiciona, e muito, os outros equipamentos. Estou a falar de BC e afins... Já os fornos, placas de indução e microondas devem estar em fases separadas, porque o seu uso em simultâneo é muito provável.
    Máquinas de secar, MLR e MLL outras opções...


    Na maioria dos casos 6,9KVA é o suficiente. Mas normalmente, numa vivenda com alguma área e com AC ou BC, sugiro sempre uma instalação trifásica. Instalação é uma coisa... contrato com a EDP é outra! No entanto para as aquisições dos materiais (BC, bombas, e outros equipamentos , sim existem fornos bifásicos e outros tais) temos de considerar tudo isso.
  17.  # 38

    Sim, concordo que a instalação deva estar preparada para trifásico, alterar mais tarde é mais complicado.

    Se possuirmos uma bc trifásica é possível ter um contador monofásico?
  18.  # 39

    Colocado por: dfserraSe possuirmos uma bc trifásica é possível ter um contador monofásico?


    Penso que não!

    Uma BC trifásica é apenas trifásica! Sinceramente, não sei se existe no mercado alguma BC trifásica que possa trabalhar em monofásico! mas isto é caso para perguntar ao "trolha"
  19.  # 40

    Colocado por: jfsmoreira

    é caso para perguntar ao "trolha"


    deve ter sido engano, mas no meu caso não deve estar longe de um trolha saber mais que o meu electricista ... ;-)

    não é facil tomar decisões claras com tantos comentarios, obrigado mesmo assim pelos comentarios - acho que fiquei mais convencido para o lado do monofasisco, pelo menos nesta fase de arranque e espero que aguente, o que aqui sera talvez o mais critico é a BC e a placa de indução, mas vamos la ver como isto se comporta, darei noticias brevemente - a partir de novembro assim espero ...
 
0.0289 seg. NEW