Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: Pedro BarradasPosso-vos adiantar que o m2 de parede de taipa com 60cm de espessura é vendido entre os 90 a 250€+IVA...

É impressão minha ou é mais cara que a alvenaria?
  2.  # 82

Colocado por: branco.valterÉ impressão minha ou é mais cara que a alvenaria?

Deveria ficar 20% mais barato que a mesma área em construção "tradicional"... Mas os empreiteiros locais ( Aljezur/ Odemira) que constroem em ambas as tecnologias, fazem praticamente o mesmo preço... claro está que em TAIPA, para ter a mesma area util, teria de aumentar a area bruta mais uns 20/30%
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
  3.  # 83

Colocado por: CMartin
    A mim vem-me ao imaginário casas de rés do chão apenas, com varanda/alpendre a toda a volta, para se apreciar o pôr do sol ou os animais a beberem do lago, como as que há no mato em África. Tipo África Minha. Ou nas fazendas de São Tomé.

Tem imagens disso?
    Concordam com este comentário: CMartin
  4.  # 84

Colocado por: branco.valter

Tem imagens disso?

escreva "roças são tomé" no google... não sei onde a CMartin foi ao fazendas, que será algo eventualmente, lá para a frente no atlântico.
    Concordam com este comentário: CMartin
  5.  # 85

São Tomé é dos sítios mais fantásticos onde alguma vez estive, em 1996 tenho a impressão que seria até melhor do que estará agora.

Sim, como diz o nmex, por exemplo a Roça Sundy, em São Tomé.
    Só soube que se chamavam roças quando lá estive. Em Moçambique, chamavamos-lhes de "farms" (pronunciado "farmes") certamente pela influencia do inglês vindo da África do Sul.
    O meu avô viveu no Brazil, de onde trouxe os nomes que deu aos 5 filhos, 4 raparigas e 1 rapaz. Talvez por isso me tenha vindo a palavra fazenda, lá do outro lado do Atlântico.
    Já agora para completar a história, a minha avó materna era Sul Africana, filha duma Síria casada em Dar Es Salaam, na Tanzânia, com um Egípcio. Os meus bisavós.
    Depois de divorciada, casou-se em segundas núpcias com o meu bisavô Português. Eu nasci em Moçambique.

Nem sei porque contei esta história toda. Talvez por causa do I had a farm in Africa, do África Minha.

Imagens da farm de África Minha, white walter..
      755a2d45716775c7425ef8d53962008e--karen-blixen-african-quotes.jpg
      images (4).jpeg
      karen_blixen.jpg
  6.  # 86

E da Roça Sundy (agora hotel) em São Tomé.

Ah, googlei todas as imagens, nenhumas são minhas.
      112335822.jpg
      b04c4096_z.jpg
      870ffc93_z.jpg
      STP05-50.jpg
  7.  # 87

Ok, agora percebi o que quis dizer... e deu vontade de ir em férias para essas bandas!

Dito isto, férias só para "fora cá dentro", e neste caso se houverem, serão na Serra da Estrela.
  8.  # 88

Colocado por: Anonimo09092021Cheguei de lá na segunda-feira e muito me lembrei do fórum enquanto lá estive.

Porque se lembrou do fórum Anonimo09092021 ?
  9.  # 89

Colocado por: branco.valterOk, agora percebi o que quis dizer... e deu vontade de ir em férias para essas bandas!

Dito isto, férias só para "fora cá dentro", e neste caso se houverem, serão na Serra da Estrela.

Os militares, filhos e netos de militares não têm muito jeito para estes sentimentalismos ;o)
  10.  # 90

Colocado por: Anonimo09092021

É o paraíso da arquitectura e da reabilitação de edifícios. Fiquei até com o bichinho de investir lá...

Não faça é como aquele sul africano, ficou de investir há mais de 10 anos e nada. Estou a brincar, não faria isso..
    Coitados dos santomenses, sempre à espera, primeiro do petróleo, depois dos investimentos.
  11.  # 91

Mas África para investir é sempre complicado.
  12.  # 92

Colocado por: Anonimo09092021Como assim? Um sul-africano já investiu mais de 60M no Principe, aliás, a Roça Sundy e o resort Bombom são dele.

É esse. Ouvi dizer que investiu, mas que os projectos estão parados ?
  13.  # 93

Menos no Bom Bom, que era do grupo Pestana ?
  14.  # 94

É isto:
    http://sicnoticias.sapo.pt/Lusa/2011-02-13-sao-tome-e-principe-milionario-sul-africano-investe-em-turismo-no-arquipelago

Em que aparentemente a parte de ecoturismo, agricultura e o sistema agroflorestal sustentável, ainda não avançaram.
  15.  # 95

É james.
  16.  # 96

Sobre o grupo pestana em S. Tomé, será isto
    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=650044#/topics/650044
  17.  # 97

É egoísta dizer isto, mas grande parte da beleza de S. Tomé é não ter o turismo como habitualmente o conhecemos.
    Melhor, só mesmo não haver tanta pobreza... Essa parte muitas vezes ofusca a beleza do sítio.
    Não é fácil ver certas coisas.
    Mas para quem quer natureza e praias de tirar a respiração literalmente só para si, é o sítio a ir.
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021, CMartin
  18.  # 98

Colocado por: Anonimo09092021ilhéu das Rolas

Tem razão, o grupo Pestana está no Ilhéu das Rolas, não no Bom Bom.

São Tomé é duma miséria, absolutamente, Anonimo09092021 e Pedro. As crianças, os adultos, tudo com roupinhas remendadas mil vezes. Custou-me imenso também. Eu fui em estágio de trabalho, estive lá um mês e fico triste, era um programa de formação do governo, que nunca foi para a frente, encher as pessoas de esperança para nada..idosos que faziam o caminho a pé em sandálias esfarrapadas para ir fazer os testes psicotécnicos e de QI, para seguirem uma área de formação, formação que não aconteceu.
    Lembro-me que chegados ao 12°ano, não havia mais saídas, os miúdos queriam seguir os estudos, ir para a faculdade e não havia essa possibilidade. Enfim, um ciclo vicioso. Sem saídas.
  19.  # 99

Colocado por: Anonimo09092021

A miséria e a decadência social estão presentes em TODOS os locais da ilha e é impossível de ignorar. Sofri bastante com isso durante as férias, uma pessoa tenta ajudar o mais possível mas é assoberbada pelo volume de miséria que existe. É muito triste.

mas tem (ou tinham) programas interessantes... viu como as bermas das estradas são limpas, com o mato todo capinado?
  20.  # 100

O que é que vocês andam todos a fazer em S. Tomé, excepto o Anonimo09092021 que foi de férias ? Há construção ? Ou foram férias também ?

0.0349 seg. NEW