Iniciar sessão ou registar-se
    • VCAC
    • 13 julho 2017
    Boa tarde alguém me sabe dizer quantas velas e de que tipo tem um insígnia a disel?
  1. velas num gasoleo são para aquecimento do motor antes de começar a trabalhar e geralmente 1 por cilindro, mas podem ser menos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCAC
    • VCAC
    • 13 julho 2017
    O carro começou a dar sinal no painel de controlo "serviço em breve" e sempre que dá esse aviso, em andamento, perde potência, passado uns segundos tudo normal..
    Foi à máquina e não acusa nada. Os mecânicos dizem que é capaz de ser uma vela (que por acaso não têm em stock). As velas custam por norma cerca de 30€, mas aquela que se pensa que poderá estar a dar problemas é uma de 128€ ... Daí a minha curiosidade...
  2. O problema não me parece ser das velas. Quando há problema nas velas até os carros diesel mais antigos ficam com a luz da "resistência" a piscar por alguns segundos aquando do arranque. As velas só são utilizadas no arranque, se os sintomas são com o carro em circulação então quase de certeza que o problema é outro.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, lprolog
  3. Colocado por: Vítor MagalhãesO problema não me parece ser das velas. Quando há problema nas velas até os carros diesel mais antigos ficam com a luz da "resistência" a piscar por alguns segundos aquando do arranque. As velas só são utilizadas no arranque, se os sintomas são com o carro em circulação então quase de certeza que o problema é outro.
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

    Concordei sem querer.
    Não é assim necessariamente, há carros que com velas queimadas entram em safe mode, o meu é um deles.
  4. Colocado por: VCACO carro começou a dar sinal no painel de controlo "serviço em breve" e sempre que dá esse aviso, em andamento, perde potência, passado uns segundos tudo normal..
    Foi à máquina e não acusa nada. Os mecânicos dizem que é capaz de ser uma vela (que por acaso não têm em stock). As velas custam por norma cerca de 30€, mas aquela que se pensa que poderá estar a dar problemas é uma de 128€ ... Daí a minha curiosidade...

    As velas podem também ser usadas durante o processo de regeneração do filtro de partículas, parece-me ser mais esse o problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCAC
    • VCAC
    • 14 julho 2017
    Sim, também me falaram sobre isso da regeneração...
  5. Colocado por: VCACSim, também me falaram sobre isso da regeneração...

    Quando isso acontece há de reparar se o ralentim altera de rotação, se o ventilador de refrigeração entra em funcionamento e se deita um fumo esbranquiçado pelo escape, se fizer isto está a fazer uma regeneração activa.
  6. Colocado por: thekillerptgeralmente 1 por cilindro, mas podem ser menos

    Não, não podem. São sempre uma por cilindro.
    Concordam com este comentário: thekillerpt
    • VCAC
    • 14 julho 2017
    Efectivamente tenho vindo a notar isso tudo que diz (exceto o fumo branco pelo escape, isso confesso que nunca reparei) desde há uns tempos...
    Mas relativamente ao filtro de partículas, de vez em quando o painel de controlo avisa mesmo isso em concreto, qq coisa do gênero "filtro de partículas cheio, continue a condução". (A minha condução é praticamente dentro da cidade, não faço muito autoestrada diariamente).O que costumo fazer quando isso acontece é meter-me á estrada e fazer uns km entre as 2500-3000 rotações em regime constante até o aviso desaparecer.
    Bem o que é certo é que volta não volta o carro dá esse aviso...
  7. Colocado por: VCACde vez em quando o painel de controlo avisa mesmo isso em concreto, qq coisa do gênero "filtro de partículas cheio, continue a condução". (A minha condução é praticamente dentro da cidade, não faço muito autoestrada diariamente)


    Prepare-se para vir a ter problemas dispendiosos com isso...
    Comprar um diesel com filtro de partículas para fazer cidade é um erro enorme.
    Concordam com este comentário: VCAC, lprolog
  8. Colocado por: Bricoleiro
    Concordei sem querer.
    Não é assim necessariamente, há carros que com velas queimadas entram em safe mode, o meu é um deles.


    E quando assim é não tem uma mensagem de erro/aviso luminoso na altura que mete o carro a trabalhar?
  9. Colocado por: Vítor Magalhães

    E quando assim é não tem uma mensagem de erro/aviso luminoso na altura que mete o carro a trabalhar?


    Sim, mas não é a luz da resistência. É luz de avaria geral.
    • emad
    • 14 julho 2017 editado
    Avozinha de 79 anos e ex-piloto de ralis a conduzir um F1.

    https://youtu.be/WHL7BKNGuFs
  10. Colocado por: VCACO carro começou a dar sinal no painel de controlo "serviço em breve" e sempre que dá esse aviso, em andamento, perde potência, passado uns segundos tudo normal..
    Foi à máquina e não acusa nada. Os mecânicos dizem que é capaz de ser uma vela (que por acaso não têm em stock). As velas custam por norma cerca de 30€, mas aquela que se pensa que poderá estar a dar problemas é uma de 128€ ... Daí a minha curiosidade...


    Por norma, o serviço em breve, indica a proximidade da revisão. A perda de potência é que está fora de contexto....a menos que seja para obrigar o condutor a olhar para o painel, para ler a informação.
    Tive Opel, e isso nunca aconteceu, na altura do aviso INSP
    • VCAC
    • 14 julho 2017 editado
    Não é disso Whocares... (também pensei o mesmo)
    Não estava na altura de ir à revisão ainda... de qualquer forma foi à Opel porque como isto aconteceu e estava na altura do carro ir à inspecção deixei lá o carro para eles verem o que era e assim aproveitava e eles levavam o carro à inspecção.
    Foi à máquina e a única coisa que deu alerta foi o óleo da direcção assistida. Mudaram o óleo, levaram o carro à inspecção e quando o fui buscar uns metros depois de sair de lá voltou a fazer o mesmo...Levei-o lá no dia seguinte e a conversa foi esta que vos disse... provavelmente uma vela (mas ainda sem certezas, têm que mandar vir e substutuiir para ver se é disso).
    Eu é que pensava que as velas eram todas iguais num carro, não sabia que haviam no mesmo carro velas de diferentes tipos...
  11. Seria uma vela ou uma válvula?
    • VCAC
    • 14 julho 2017
    Eles falaram-me em vela...
    (mas pareceu-me também que estavam a "apalpar terreno", pelos vistos não sabem bem se é disso ou não vamos substitui para ver se resolve....)
  12. Há quem chame vela ao injector suplementar (5º injector) situado na saída do colector de escape cuja função é apenas ajudar na elevação de temperatura para ser possível a queima das partículas do filtro.
    Se calhar estão a referir-se a isso.
    Concordam com este comentário: thekillerpt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCAC
 
0.8194 seg. NEW