Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

    Se o valor patrimonial é mais alto que o da venda,neste caso não há mais valias.
    Os únicos impostos/taxas são os registos e IMT.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  2.  # 302

    Mas a minha amiga está no segundo escalão do IRS ( tem cerca de 12 mil euros de rendimento) ora se os pais lhe doarem este ano o imovel e ela o vender por 15 mil, depois tem de fazer o anexo G da venda, sendo que 15 ( ou serão 20 mais 12 ?) mais 12 dá 27, ora 27 mil já sobe de escalão de IRS e paga um balurdio de IRS...

    Estarei a fazer mal as contas?



    Colocado por: larkhe

    Na doação,salvo errotem de ter o imovel no minimo 2 anos, até aos dois anos paga sempre mais valias
    Estas pessoas agradeceram este comentário:carlosj39
  3.  # 303

    Metade da mais valia entra para o cálculo do IRS.
    No caso da sua amiga:12mil+mais valia (0-zero) vão ser taxados de acordo com o escalão.
  4.  # 304

    Estive calmamente a ler as conversas e tenho a dizer que voçês são um publico complicado.
    Não é facil agradar a todos e como em todas as profissões/empresas existem os bons e os maus.
    Também detecto alguma falta de informação o que leva a julgamento pouco abonatorios...

    Sim, sou agente imobiliario numa das 3 grandes (prefiro não falar em nomes) e estou aqui para vos esclarecer quaisquer dúvidas que existam.

    Podem "disparar" :)
    Concordam com este comentário: mhpinto
  5.  # 305

    Colocado por: pmcmfEstive calmamente a ler as conversas e tenho a dizer que voçês são um publico complicado.
    Não é facil agradar a todos e como em todas as profissões/empresas existem os bons e os maus.
    Também detecto alguma falta de informação o que leva a julgamento pouco abonatorios...

    Sim, sou agente imobiliario numa das 3 grandes (prefiro não falar em nomes) e estou aqui para vos esclarecer quaisquer dúvidas que existam.

    Podem "disparar" :)

    Parecendo-me uma pessoa razoável, vou disparar o que me deixa curioso: quanto dos 10.000 euros pagos de comissão fica para o agente? Quantas horas de trabalho na venda dessa casa (média)? Não concorda que é demasiado dinheiro para o trabalho que implica?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmcmf
  6.  # 306

    Primeiro que tudo, para 10.000 euros de comissão, a casa deverá ter sido vendida entre os 165 e os 200.000 euros:
    quanto dos 10.000 euros pagos de comissão fica para o agente? - depende de muitos factores e marcas mas normalmente começa nos 40% e pode ir até aos 65% (no caso das 3 grandes. Outras vão aos 90%).
    Quantas horas de trabalho na venda dessa casa (média)? - Não lhe sei dizer uma média geral mas depende de muitos factores. Esta a preço de mercado? Em que zona? Permite visitas? Sei a minha média e posso-lhe garantir que para vender tenho que gastar muitas horas.
    Não concorda que é demasiado dinheiro para o trabalho que implica? - não concordo nem discordo. Há casa que são vendidas em 24 horas e casas que não se vendem ao fim de 1 ano.

    O que se cobra é uma percentagem da venda, e não um valor. Essa percentagem pressupõe varias questões: reuniões com proprietarios, reunião de documentos, planos de marketing, planos de acompanhamento, qualificação de compradores, visitas, publicidade, contratos, escrituras etc etc. Pode parecer pouco trabalho, mas se for bem feito dá muito trabalho. Além disso se a percentagem for grande (eu trabalho com 10%), maior é o incentivo para o agente e mais depressa fica o cliente feliz.

    ps- os valores apresentados são medias caso contrario percebem com quem trabalho e a ideia não é essa. Estou aqui para esclarecer e não para fazer publicidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lprolog, coveiro
  7.  # 307

    Uma dúvida para todos:

    É possível negociar a comissão da venda com as imobiliárias?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmcmf
  8.  # 308

    Sim.
    Nas 3 grandes é dificil mas possivel, nas mais pequenas costuma ser factor de diferenciação.
    Ha quem cobre 1% ou 2%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coveiro
  9.  # 309

    Colocado por: pmcmfO que se cobra é uma percentagem da venda, e não um valor.

    Contrariamente a muita da boa gente que anda por aqui, não considero as imobiliárias uma praga, mas este é um aspeto com o qual mais me custa concordar.
    Sendo que o trabalho da agência é absolutamente independente do valor da casa, para mim faria muito mais sentido que houvesse um preço base para o serviço prestado, ainda que podendo estar sujeito a ajustes consoante as particularidades de cada caso (por exemplo consoante a distância da propriedade à agência).

    Da forma que vejo a coisa, o mesmo seria uma oficina fazer o preço da mão de obra consoante o valor do carro.

    Creio entender que existe um valor mínimo que é sempre cobrado, o que, a ser o caso, me dá toda a razão.
    Concordam com este comentário: coveiro, lprolog
  10.  # 310

    alinha os interesses da agência com o vendedor do imóvel... já o comprador.... ;)
  11.  # 311

    Com os meios disponíveis para divulgar um imóvel, só não vende quem não puder abrir a porta para o mostrar.
    Se as pessoas tivessem a capacidade de perceber que a sua casa não tem tanto valor como imaginam e mesmo depois de receberem várias propostas de um valor semelhante, recusam vender porque não é nem próximo do valor que pretendem. Como não conseguem vender pelos valores que querem, acabam por desistir e lá aceitam entregar a uma ou várias imobiliárias, que lhe vão vender a casa por um valor provavelmente inferior ao que já lhes foi proposto.
    Concordam com este comentário: lprolog, Joaomag7
  12.  # 312

    Creio entender que existe um valor mínimo que é sempre cobrado, o que, a ser o caso, me dá toda a razão.


    Nas imobiliárias nunca existe um valor minimo a ser cobrado...
  13.  # 313

    21papalgas, não condordo em nada com a sua opinião e vou tentar explicar porquê (embora aceite e compreenda).

    Quando tem uma dor de dentes vai ao dentista, quando tem um problema no carro vai ao mecanico. Da mesma forma, quando quer vender um imovel deveria recorrer a um profissional (não vou agora abordar a questão do que é ser um profissional). A ideia de ter um profissional a representa-lo, é que este o defende e defenda os seus principios e valores relativamente à casa.

    O grande problema é que é uma área que não esta regulada. Basta ter uma empresa para compra e venda de imoveis, ter um número AMI e arranjar meia dúzia de pessoas que agariem casas e compradores. E aqui começam os problemas. Se o mercado fosse regulado e todos os imoveis fossem obrigados a serem transacionado spor uma imobiliaria, não existia especulação e existia mais profissionalismo e responsabilidade.

    Outra questão: o proprio pode vender, mas os proprietarios sabem sempre quanto vale a sua casa e esse valor esta sempre acima do valor de mercado. Para cada um de nós, a nossa casa é melhor que a do vizinho, daí o preço ser mais alto. Além disso já todos os vendedores inlfacionam o valor a pensar numa futura negociação: coloco por 120, recebo proposta por 80 e fechamos por 100 que era o valor inicial pretendido. Isto distorce o mercado.

    Os franceses por exemplo quase nunca discutem o valor. Assumem que, tal como em França, o valor de venda é o valor correcto (claro que na maioria dos casos o agente diz logo que existe margem de negociação).
  14.  # 314

    Colocado por: pmcmfSe o mercado fosse regulado e todos os imoveis fossem obrigados a serem transacionado spor uma imobiliaria, não existia especulação e existia mais profissionalismo e responsabilidade.


    Não me leve a mal mas era um absurdo completo se eu para vender algo que me pertence fosse obrigado por lei a pagar a uma imobiliária para o fazer, isso não tem qualquer cabimento.

    Não conheço nenhum país em que seja obrigatória a intervenção de uma imobiliária para vender um imóvel. Mesmo nos Estados Unidos por exemplo, onde virtualmente toda a gente recorre a imobiliárias, fazem-no por opção e não por serem obrigados.
  15.  # 315

    Quando tem uma dor de dentes vai ao dentista, quando tem um problema no carro vai ao mecanico. Da mesma forma, quando quer vender um imovel deveria recorrer a um profissional

    Da mesma forma que quando se vai tratar de elaborar um contrato de promessa de compra e venda ou então tratar da documentação e acompanhamento até à escritura de compra e venda do imóvel, tal deveria ser feito por um advogado e não por um mediador ou por uma agência imobiliária!
    Depois acontecem os problemas com os célebres "contratos de reserva de imóvel", que são prática nas grandes imobiliárias, de duvidosa legalidade e que só dão asneira, como por ex este: https://forumdacasa.com/discussion/39686/negocio-de-venda-imovel-remax/

    Nas imobiliárias nunca existe um valor minimo a ser cobrado...

    Tinha ideia que o valor das comissões, nas grandes imobiliárias, andava entre 5/6% de comissão, sobre o valor da venda, mas abaixo de um determinado valor de venda a comissão passava a ser fixa. Afinal, existe ou não um valor mínimo?
  16.  # 316

    Colocado por: pmcmfNas imobiliárias nunca existe um valor minimo a ser cobrado...

    A sério? Então se eu tiver um terreno ou um casebre de 5000 euros para vender ficam-se por uma comissão que pode ser de uns meros 50 euros (foi o pmcmf que disse haver imobiliárias a cobrar 1% de comissão)?
    A menos que me diga que rejeitam logo à partida propriedades com valores tão baixos isso desmonta o argumento de que existe uma carga de trabalho considerável, por detrás de cada venda, que deve ser compensada. Ou, pior ainda, não me diga que quem tem propriedades mais caras anda a pagar o serviço daqueles que as têm mais baratas?!

    Independentemente disso, e para mim mais importante, tem ideia de qual o racional por detrás do uso de uma percentagem em vez de um valor fixo, para além da mera (e gananciosa diga-se) exponenciação do lucro?

    É que, se pensar um pouco no assunto, creio que chegará à conclusão de que isso também
    Colocado por: pmcmfdistorce o mercado.


    Quanto a isto:
    Colocado por: pmcmfQuando tem uma dor de dentes vai ao dentista, quando tem um problema no carro vai ao mecanico. Da mesma forma, quando quer vender um imovel deveria recorrer a um profissional (não vou agora abordar a questão do que é ser um profissional). A ideia de ter um profissional a representa-lo, é que este o defende e defenda os seus principios e valores relativamente à casa.

    é como tudo, se alguém tiver engenho e arte e acima de tudo, disponibilidade para resolver as coisas por contra própria, não sou favorável a que seja impedido de o fazer, desde que desse ato não resulte prejuízo relevante para terceiros. Agora para mim é óbvio que, para quem não sabe ou não tem tempo ou não se quer ralar, tipo eu, as imobiliárias são sem dúvida uma mais-valia. Toda a gente sabe limpar uma casa, mas há muito quem não tenha pachorra, pelo que paga a quem o faça.

    Colocado por: pmcmfAlém disso já todos os vendedores inlfacionam o valor a pensar numa futura negociação: coloco por 120, recebo proposta por 80 e fechamos por 100 que era o valor inicial pretendido.

    Isto sim, concordo em absoluto que é uma parvoíce. Um gajo vê um anúncio e mete logo na cabeça um valor pelo menos 10 % abaixo do preço pedido. Aliás, nas pesquisas que fazia metia sempre 10% acima do meu plafond máximo.
    É como na área dos materiais de construção e móveis, por exemplo, um gajo não pede nada e o vendedor diz logo que tem 10% de desconto, então por que raio está anunciado àquele preço?

    Colocado por: pmcmfSe o mercado fosse regulado e todos os imoveis fossem obrigados a serem transacionado spor uma imobiliaria, não existia especulação e existia mais profissionalismo e responsabilidade.

    Quanto à especulação, honestamente não acredito nisso. O mais certo seria passarem a ser as próprias imobiliárias a promover a especulação. Porque não haveriam de o fazer, se beneficiam disso, já que ganham à percentagem?
    A única forma para mim de acabar com a especulação seja em que área for é ninguém ceder a comprar nada por um valor acima do valor justo. O problema é que para isso é preciso ser muito pragmático e não se deixar apaixonar por nenhum imóvel por muito fantástico que seja e, principalmente, não querer algo só porque os outros também têm igual.
    Concordam com este comentário: lprolog
  17.  # 317

    Colocado por: pmcmf

    Nas imobiliárias nunca existe um valor minimo a ser cobrado...


    Na Remax caso os 5% do negocio não atinja os 5000 euros, este será o valor minimo cobrado.

    Tenho um imovel a venda nessas condiçoes.
  18.  # 318

    Colocado por: pmcmfA ideia de ter um profissional a representa-lo, é que este o defende e defenda os seus principios e valores relativamente à casa.

    Ah ah ah, até aceito que você diga isso, está a vender o seu peixe, mas nesta porta, não vale a pena bater.
    Disse e repito, as pessoas que tenham consciência de a sua casa não vale tanto como imaginam e tenham disponibilidade para mostrar a casa, com os meios que têm hoje à disposição, não precisam das imobiliárias para nada.
  19.  # 319

    Colocado por: pmcmfA ideia de ter um profissional a representa-lo, é que este o defende e defenda os seus principios e valores relativamente à casa.


    A ideia não é má, a experiência que tive foi o profissional a pensar exclusivamente no seu lucro, sendo que para isso prejudicou até o dono do imóvel que representava, para beneficiar um investidor interessado no mesmo. Mas... maus profissionais há em todo o lado, é certo, só que nuns, mais do que noutros.

    O valor que um dentista cobra pelo seu trabalho, é bem menor, ainda que implique uma formação específica e gaste mais no trabalho que executa.
    Como alguém já referiu, o facto do valor cobrado ser relativo ao valor da casa é absurdo. O que fazia todo o sentido, para mim, é valores independentes do valor da casa, mas antes em concordância com o trabalho implicado na venda, o que significaria por exemplo, cobrança mesmo que a venda não se concretizasse, mas também valores reduzidos numa venda rápida/pouco trabalhosa.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  20.  # 320

    Colocado por: lprologcobrança mesmo que a venda não se concretizasse, mas também valores reduzidos numa venda rápida/pouco trabalhosa.

    Um bom incentivo para demorar muito a vender os imóveis !!!....quem é que vai querer vender depressa?!!
 
0.0911 seg. NEW