Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 921

Há uma segunda casa que gostei bastante também. Mas é de 1896 e está num estado de conservação bastante mauzinho. Mas é uma moradia isolada no centro da cidade. Mas confesso que tenho bastante receio de me meter numa aventura dessas.
  2.  # 922

Tem mais dados?

Colocado por: marcoaraujoHá uma segunda casa que gostei bastante também. Mas é de 1896 e está num estado de conservação bastante mauzinho. Mas é uma moradia isolada no centro da cidade. Mas confesso que tenho bastante receio de me meter numa aventura dessas.
  3.  # 923

Colocado por: ADROatelierTem mais dados?

Que tipo de dados? Fiz uma visita ao imóvel e gostei do que vi. Não tinha de derrubar paredes nem nada, era "só" restaurar. Não era necessário projectos na câmara, visto que não ia fazer alterações estruturais. Mas havia muita viga de madeira que tinha de ser tratada ou substituida.
    Sei que chove bastante dentro de casa.

Uma coisa que me chamou à atenção foi que a fachada principal da casa estava inclinada (para o lado de dentro). Isso assustou-me, mas depois dei uma volta pela cidade e reparei que quase metade das casas centenárias também tinham a fachada ligeiramente inclinada. Isso é normal ou aquilo foi ficando inclinado com o passar do tempo?
  4.  # 924

Provavelmente precisa de projectos.
    Se estiver numa zona de protecção de imóvel classificado, tem sempre que fazer projectos. Não está isento.

Por outro lado o próprio Marco refere logo:

Colocado por: marcoaraujo

Não era necessário projectos na câmara, visto que não ia fazer alterações estruturais. Mas havia muita viga de madeira que tinha de ser tratada ou substituida.

5.  # 925

Colocado por: ADROatelierProvavelmente precisa de projectos.
    Se estiver numa zona de protecção de imóvel classificado, tem sempre que fazer projectos. Não está isento.

Por outro lado o próprio Marco refere logo:

Não é edificio classificado, nem está em zona de protecção de imóvel classificado, nem vão haver alterações estruturais e zero demolições e não haver acrescentos nem alterações de área do imóvel.
    Os arquitectos insistem sempre que é necessário projecto, eu compreendo (€). Se dependesse de vocês, até uma simples pintura requeria projecto.

Não fique ofendido, não é um ataque pessoal.

O que iria haver era tratamento das vigas de madeira estruturais, restauro do pavimento, estucagem de paredes, canalização e electricidade novas, colocação de ETICS nas paredes laterais e traseira e substituição das telhas.
    Se para isto acha que é necessário um projecto...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  6.  # 926

@Marco,
    Não considero de todo um ataque pessoal, óbvio. :)
    Tenha em mente, porém, que o que se pretende aqui no forum é ajudar os users, partilhando experiências diversas - uns como construtores, outros como técnicos, outros como donos de obra.

O que lhe referi é da lei, nao é do meu entendimento.
    As areas de protecção dos imóveis são extensas e, por vezes, nada dos faz supor que estamos nessas zonas. E sim, em alguns imóveis até a pintura exterior carece de licenciamento - concordemos ou não com o facto.

Se vai agir sobre as infra-estruturas, sim, precisa de projecto.

Sabe que ás vezes por pouparmos "coisa pouca" em projectos, ficamos a braços com um novelo de taxas, coimas, eventuais embargos, etc.
    Não custa nada alertar e obter a informação adequada. Assim, sabe-se o que é mesmo preciso, antes de avançar.

Colocado por: marcoaraujo

Não é edificio classificado, nem está em zona de protecção de imóvel classificado, nem vão haver alterações estruturais e zero demolições e não haver acrescentos nem alterações de área do imóvel.
    Os arquitectos insistem sempre que é necessário projecto, eu compreendo (€). Se dependesse de vocês, até uma simples pintura requeria projecto.

Não fique ofendido, não é um ataque pessoal.

O que iria haver era tratamento das vigas de madeira estruturais, restauro do pavimento, estucagem de paredes, canalização e electricidade novas, colocação de ETICS nas paredes laterais e traseira e substituição das telhas.
    Se para isto acha que é necessário um projecto...
    Concordam com este comentário:desofiapedro
  7.  # 927

Mas havia muita viga de madeira que tinha de ser tratada ou substituida.

Já vi uma obra embargada porque o D.O.resolveu trocar as vigas de madeira por metálicas...sem um parecer camarário.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADROatelier
  8.  # 928

Alguém já teve problemas por a imobiliária exigir a comissão?
    Por venderem,sem a ajuda da imobiliária,mas com um contrato assinado?
  9.  # 929

Colocado por: PalhavaAlguém já teve problemas por a imobiliária exigir a comissão?
    Por venderem,sem a ajuda da imobiliária,mas com um contrato assinado?

Depende, se o contrato for de exclusividade geralmente tem que pagar a comissão, mesmo que tenha sido você a encontrar comprador (nesses casos algumas imobiliárias só exigem 50% da comissão).

Em regime aberto não conheço casos. Regra geral se a imobiliária não levou lá o comprador não tem fundamento para pedir o que quer que seja (com a excepção que já mencionei dos contratos de exclusividade). Depende do que estiver no contrato.
  10.  # 930

Vende-se melhor um lote com projecto ou sem projecto?
  11.  # 931

Se pudesse, fugia a sete pés das agências imobiliárias. Como não posso, estou neste momento com um apartamento à venda por imobiliária. Não aceito exclusividade (apesar dos senhores da Remax insistirem fortemente que a exclusividade é o melhor de dois mundos), nem aceito pagar comissões a ninguém a menos que me tragam cliente e esse cliente faça escritura.
  12.  # 932

Muito se fala sobre as imobiliárias, a favor e contra.
    Como o mercado, de momento, está muito aquecido, a questão não é tanto o "emparelhar" um comprador com um vendedor.

Muitas das questões só se levantam depois. Se estamos a vender e encontramos um comprador disponível para adquirir o nosso imóvel pelo valor pedido, inicia-se uma outra etapa.
    É o financiamento bancário, é a redacção do CPCV, é a documentação do imóvel...etc., etc., etc..
  13.  # 933

é o melhor de dois mundos

Quais mundos?
  14.  # 934

Colocado por: PalhavaVende-se melhor um lote com projecto ou sem projecto?

Dou a minha opinião pessoal: vou agora comprar um lote para construção. Vi dezenas deles, alguns com projeto, outros sem projeto. A primeira coisa que disse sempre a quem me tentava impingir um valor mais alto por o lote ter projeto aprovado, é que se quisesse viver numa casa concebida por outra pessoa não me dava ao trabalho de comprar um terreno, comprava uma já feita.

Para mim não é mais valia nenhuma, pelo contrário: paga-se mais pelo lote, e acaba-se com um projeto que provavelmente não tem nada a ver com o que eu quero.
  15.  # 935

A única vantagem é o tempo. Para um investidor - que não está a construir uma moradia unifamiliar para si próprio - este factor pesa muito.
  16.  # 936

Colocado por: ADROatelierA única vantagem é o tempo. Para um investidor - que não está a construir uma moradia unifamiliar para si próprio - este factor pesa muito.
    Além do que se tiver projecto aprovado não leva com um avo, ou como agora dizem "terreno urbano" mas ainda em avos (parte que as imobiliárias ocultam). Tudo para enviarem os barretes. Evitam-se ainda compensações de valores que podem ser avultados.

E claro o que você refere é também pertinente que é a rapidez com que pode começar e sairá sempre mais em conta que comprar feito
  17.  # 937

Isso de ter projecto aprovado para evitar os terrenos em avos soa-me a desculpa esfarrapada.
    Basta fazer um CPCV do terreno onde se mete uma alinea em que o negócio só se torna efectivo caso a entrega de um PIP na câmara municipal tenha resultado positivo.
  18.  # 938

sim, claro - no que concerne ás compensações.

Tudo o que seja em AUGI's, deve ser sempre bem analisado, com uma análise sólida e conservadora - em minha opinião.
    Se as imobiliárias não alertam para essas questões, não estão a assessorar bem o negócio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tanialexandra
  19.  # 939

Colocado por: ADROatelierSe as imobiliárias não alertam para essas questões, não estão a assessorar bem o negócio.

As imobiliárias zelam apenas pelo interesse dos seus clientes. Ou seja, dos proprietários dos terrenos. Obviamente que as imobiliárias não estão lá para zelar pelo interesse de quem compra o terreno (que não é cliente da imobiliária), mas sim de quem o vende (que é efectivamente cliente da imobiliária).

É éticamente e moralmente repreensivel? Sim, claro. Mas negócios são negócios e é para isto que os advogados existem.
    Se vai gastar dezenas de milhares de euros num terreno, não custa nada pegar em 100 ou 200 euros e pagar a um advogado para ter a certeza de que o negócio é bom do ponto de vista legal.
  20.  # 940

E para quem vende ou arrenda, não deixa de ser a mesma coisa.
    O único que defende os teus interesses és tu, se tivesses tempo para isso.
    O recurso ao advogado é sempre muito útil.
    Concordam com este comentário: eu

0.3225 seg. NEW