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  1. Colocado por: Anonimo16062021Mariquices..
    Há gostos para tudo ;-)

    Mas não se preocupe que poderá andar de CI por muitos mais anos caso assim o deseje.
  2. Ainda referente ao futuro Leaf, esta notícia é do inicio de 2018 e já dizia mais ou menos o mesmo.
    Mas existem mais novidades, desde logo com a presença de um motor mais potente, passando dos atuais 110kw (147cv) para os 160kW (214cv). A que se juntam um pack de baterias de maior capacidade, alcançando os 64kWh contra os atuais 40kWh, e a possibilidade de fazer carga rápida com uma potência de 100kW, o dobro do atual. Entre as restantes novidades destaque também para a introdução de um sistema de gestão térmica, uma solução que visa aumentar a capacidade real em cenários como temperaturas mais baixas (por exemplo a Tesla está a estudar formas de pré-aquecimento das baterias), a que se junta ainda a melhoria das performances. No caso da aceleração 0-100km/h do Nissan Leaf e-Plus, o tempo é reduzido dos 8.5 segundos para um registo de somente 6.5 segundos.
  3. Colocado por: mafgodDiria que, a cumprir os limites legais do código da estrada, fará esses kms sem grande problema.
    Ou então, nos mesmos circuitos que os CIs conseguem obter aqueles consumos :-)
    Pois, o problema é mesmo cumprir os limites legais, quando se faz uma viagem grande a media anda mais perto das duas centenas por hora:)
  4. Colocado por: DR1982Pois, o problema é mesmo cumprir os limites legais, quando se faz uma viagem grande a media anda mais perto das duas centenas por hora:)
    E depois... "**** happens" e quem paga geralmente são os inocentes que nada tem a ver com a trangressão.

    Não querendo dar uma de moral, porque obviamente nem sempre respeito as regras, contudo em mais de 90% do meu tempo de condução cumpro ou tento cumprir.

    Engraçado o que se pode ler aqui
    Quanto à velocidade, uma das causas de elevada mortalidade rodoviária, essa é reflexo de uma frustração social e falta de formação adequada, complementada com uma penalização leve nas consequências do sinistro.

    Devem os condutores ter em atenção que a condução de um veículo é mais exigente que o manuseamento de uma arma de fogo, mas que ambas as situações necessitam de uma licença apropriada e com a respetiva formação, logo a viatura deve ser utilizada com moderação e dentro das normas implícitas.
    .
  5. Colocado por: mafgodTem.
    O anterior modelo de 24 e 30kWh é tipo 1.


    Mas falava de Chademo no artigo. Há algo que me está a escapar?
  6. Ok... a chademo é para a carga rápida nos PCR.
    O Leaf tem duas entradas, uma para os postos normais e para carregamento doméstico em corrente alternada e, uma outra para os postos carga rápida em corrente contínua.
    Há modelos de VE que só tem uma entrada podendo funcionar os dois modos de carregamento ou apenas o lento, não tendo o rápido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tostex
  7. Colocado por: mafgodEstou deveras curioso em saber o preço cá em Portugal.
    Se for igual ao do atual 40kWh, será bombástico!



    Sei que é radiante para os fans dos VE um carro novo com mais autonomia e capacidade mas existe algo que é expectativa VS realidade

    Se compararmos a evoluçao da Tesla com a Nissan desde 2011 observamos que houve melhorias em ambos os casos.

    Por exemplo
    Na tesla houve degradação de Bateria do Roadster--Corrigido
    Na tesla houve degradação de bateria do S85 Pack A --Corrigido
    Na tesla houve degradação de Bateria do S85 no Pack D e E -- corrigido

    Estas correções foram efectuadas atraves de actualizaçao de software ou alguns recalls, e até recalls repetidos sem custo para ao utilizador até que o carro mantivesse a autonomia e performance expectável que a Tesla se comprometeu .

    O controlo de Temperatura de Bateria do Tesla (TMS) tem sido o maior factor diferencial para a Nissan, que apos 7 anos ainda não aprendeu no modelo de 40khw

    Quando o Tesla carrega a bateria com tempo quente o TMS mantém a temperatura ideal da bateria
    Quando o Tesla carrega a bateria com tempo frio o TMS mantém a temperatura ideal da bateria
    Quando o Tesla esta parado com tempo quente o TMS mantém a temperatura ideal da bateria
    Quando o Tesla esta parado com tempo frio o TMS mantem a temperatura ideal da bateria
    Quando o Tesla vai em andamento o TMS mantém a temperatura ideal da bateria

    A Tesla elevou a fasquia muito alta com 0,7% de degradação anual das baterias ou 5% em 5 anos VS a Nissan aponta numeros de 20% de degradaçao de bateria nos mesmo 5 anos.

    A este fator adicionamos a qualidade da bateria usada pela Tesla NCA VS a bateria do Leaf ser LiMn

    fonte: motorsclub.com

    expectativa VS realidade

    E´perfeitamente possível á Nissan adicionar uma bateria de maior capacidade e manter o preço no novo modelo de 60kwh, mas a não ser que tenham feito milagres no desenvolvimento do arrefecimento e aquecimento da bateria em todas as condições e ainda assim manter o preço da viatura , eu quanto a mim não acredito minimamente em unicórnios voadores ou fadas magicas.

    Mas é bom para os VE que a Nissan venha com TMS no próximo modelo... a ver é se não vem tarde demais porque o Tesla 3 está ai á porta...
  8. Duvido que o Tesla model 3 venha a um preço semelhante ao do Leaf...
    Concordam com este comentário: mafgod, Bruno.Alves, eu
  9. Ninguém duvida que os Tesla são carros de um patamar muito superior aos Leaf, nem sei porque é que tanto insiste em tentar denegrir o Leaf forçando essa comparação ridícula com os Tesla...

    As baterias Tesla degradam pouco por 2 motivos fundamentais:
    - controlo activo da temperatura com arrefecimento líquido. Isto só é possível em carros como os Tesla com baterias gigantes e muito caros:
    a) O sistema de arrefecimento que percorre todas as células é muito caro de produzir.
    b) O sistema de arrefecimento está permanentemente activo, esteja o carro a trabalhar ou não e aqui é que a porca torce o rabo: se o carro estiver parado ao sol com a bateria a receber calor radiado do alcatrão, o Leaf passa várias horas com a bateria a 30-e-tal-graus. O Tesla refrigera a bateria mesmo com o carro desligado, desde que a carga na bateria esteja acima de (julgo) 20%. Ora 20% da bateria de alguns Tesla é MAIS DO QUE TODA A BATERIA DO LEAF (o de 24kWh, claro).
    - Bateria gigante, o que reduz grandemente o número máximo de ciclos completos. Mais ciclos, mais degradação, directo. O meu Leaf fez 26.000kms num ano e em média faria 120km numa carga, contas de merceeiro terá feito 216 ciclos num ano. Um Tesla de 85kWh faz para aí 450km numa carga (nas mesmas condições que eu fazia 120, bem entendido), faria 57 ciclos.

    Nada disto podia ser aplicado ao Leaf e a outros carros de segmento "não premium". Esqueça, é sem nexo.

    Os Tesla são carros bestiais, não há qualquer dúvida. Mas querer forçar a comparação entre esses carros e os restantes, esqueça. Olhe, compare com o novo Jaguar I-Pace, esse sim ao nível da Tesla. Ah, e espante-se, tem arrefecimento líquido permanente e bateria gigante (90kWh).

    Colocado por: AlarmesdoMeco a ver é se não vem tarde demais porque o Tesla 3 está ai á porta...

    O que está aí à porta é o TM3 que em Portugal não custará menos de 55-60k€. O TM3 de 35kUSD ainda não está a ser produzido, não é certo quando será e não chega a Portugal tão depressa. Mas 35kUSD não se traduz em 35k€. Tem de contar a variação da moeda (positiva para o Euro), custo de transporte, IVA a 23%, taxas alfandegárias e outras despesas de registo. 43-45k€ é o mínimo expectável.
    Concordam com este comentário: mafgod
  10. Desculpem la.

    No meu post nao estou a denegrir o leaf em lado nenhum.
    Foi apenas um pequeno comparativo de evoluções em VE entre 2 marcas

    Isto não é o topico dos veiculos electricos ? nao se pode enumerar os pontos negativos e positvos de marca para marca sem ser acusado ?

    Apresentei factos mentirosos ou adulterados ?
    Nao me esteja a conotar com selo de hater de VE porque nao o sou.
  11. Está, ao forçar a comparação entre 2 VE que não podem ser comparados de forma nenhuma :-)
    O controlo de Temperatura de Bateria do Tesla (TMS) tem sido o maior factor diferencial para a Nissan, que apos 7 anos ainda não aprendeu no modelo de 40khw

    O maior factor diferencial é o PREÇO ;-)

    Não são factos mentirosos, mas são factos tendenciosos, que vêm do sítio de onde os copia. Quando diz que o TMS do Tesla regula a temperatura em qualquer situação isso é verdade, mas depois não enquadra (que foi o que fiz eu): mais nenhum carro "não premium" pode ter semelhantes características ;-)
  12. Olhem ja agora aproveitem e vejam o que o amigo mafgod escreveu no outro forum..
    Provas a vista de todos e depois sou eu que nao percebo...

    https://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=8&t=7324&start=10

    Ps: nao papo grupos sejam eles VE ou CI...
  13. Colocado por: Bruno.AlvesEstá, ao forçar a comparação entre 2 VE que não podem ser comparados de forma nenhuma :-)

    O maior factor diferencial é o PREÇO ;-)

    Não são factos mentirosos, mas são factos tendenciosos, que vêm do sítio de onde os copia. Quando diz que o TMS do Tesla regula a temperatura em qualquer situação isso é verdade, mas depois não enquadra (que foi o que fiz eu): mais nenhum carro "não premium" pode ter semelhantes características ;-)


    São Tendenciosos ??? quando grande parte do post foi dito pelo moderador do mynissanleaf.com !!!!!!!!!!



    http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=9&t=20286&start=10#p432177

    leiam o topico do principio são so 2 paginas
    http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?t=20286

    ps: eu repito, não papo grupos de VE nem de CI
  14. Colocado por: AlarmesdoMecoOlhem ja agora aproveitem e vejam o que o amigo mafgod escreveu no outro forum..
    Provas a vista de todos e depois sou eu que nao percebo...
    Não percebo a ligação dessa discussão com esta atual... mas ok.
    Nessa discussão fiz referências a um post americano que nem sei se era o que falavas (lembra-te que o teu post inicial ficou inacessível)...

    Uma vez mais, a quimica atual das baterias faz com que todas tenham degradação, umas mais outras menos.
    Se o TMS minimiza? Sim, e em certos casos bastante.
    E elimina? Não.
    Há quem esconda ao utilizador a degradação? Sim e outros mostram.
    Há quem disponibilize menos bateria útil para o utilizador mascarando a degradação? Sim, há.
    A Nissan já deveria colocar TMS no Leaf? Talvez sim, principalmente no de 40.
    A nissan não tem nenhum VE com TMS? Tem a carrinha en-200...
    • eu
    • 9 julho 2018
    Caro AlarmesdoMeco , vou deixar-lhe uma pergunta/provocação:

    Se os Tesla são assim tão maravilhosos, porque é que ainda não comprou um ?
  15. Porque só se aproveita a bateria...

    Agora vou fugir!
  16. Reportagem da LeiriaTV sobre o Encontro Nacional de Veículos Eléctricos que decorreu este fim de semana
    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=334524023750287&id=178547786014579
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, jcfcid
  17. Colocado por: euCaro AlarmesdoMeco , vou deixar-lhe uma pergunta/provocação:

    Se os Tesla são assim tão maravilhosos, porque é que ainda não comprou um ?


    Ainda não comprei um Tesla porque não tenho tido T€MPO

    Mas o ser caro hoje, não invalida que amanha não o possamos comprar, ou não invalida que outros leitores do forum o possam comprar, seja o Tesla, seja o Leaf.

    O carro é o segundo maior investimento que as famílias fazem ( a primeira é a habitação ) e hoje em dia o parque automóvel está lotado de viaturas usadas, é natural que comprar qualquer viatura usada sem pesquisar o mercado, forums, os problemas, e a fiabilidade do modelo é confiar demasiado na sorte.

    Se existe um constructor que está a seguir o caminho correcto no fabrico dos VE não é natural que outros queiram seguir os mesmo passos ?
    Se existe um construtor que comete alguns erros pelo caminho no fabrico dos VE não é natural que faça tudo para corrigir e substituir o material defeituoso ?

    Já tive algumas marcas de carros Renault, VW, Seat, Peugeot, Mercedes, Fiat, e na antiga empresa durante aprox 10 anos conduzia cerca de 24 carros diferentes anualmente (gasolina/gasoleo) , quase tudo o que é marca de automóvel do segmento Baixo, medio e medio alto.... dou apenas especial destake para um Volvo v70, Ford S-MAX e um Toyota RAV4.



    Conduzir tanto carro não faz de mim um especialista, mas dá para ter um idea da qualidade interior/insonorizaçao/conforto que cada marca/modelo apresenta.
  18. Os principais entraves à expansão dos elétricos
    “O Parlamento Europeu não deve perder a noção de que o mercado é essencialmente orientado pelos clientes. Uma mudança natural para os veículos elétricos simplesmente não acontecerá sem se ter em consideração a acessibilidade para o consumidor”, sublinha Erik Jonnaert, Secretário-geral da ACEA.
  19. Vou fazer um pequeno resumo que, ao dia de hoje é a minha visão do que existe no mercado (agradeço que indiquem alguns erros da minha análise):

    Mitsubish iMiev, Citroen C0, Peugeot Ion (Clones)
    São carros concebidos para circuitos citadinos.
    Mas nada os impede em circular em Auto Estrada e a fazer longos percursos.
    São carros de 4 lugares com uma bagageira bastante aceitável.
    Há APPs para ver as entranhas da bateria e saber o seu estado, temperatura...
    Preço de troca das baterias é um exagero (~15k €)!
    Não há maneira fácil de saber o estado da bateria para ativar a garantia, tem de se ir à oficina e pedir um teste.
    Não tem TMS, gestão térmica de temperatura, mas pode-se orientar com relaviva facilidade o ar condicionado de modo a refrigerar as baterias quando em carregamento rápido.
    Tem carregmamento rápido e lento (3,6kWh).
    Era um carro relativamente caro para o que oferece (já não há novos).

    Nissan Leaf 24/30kWh
    A versão de 24kWh há duas sub-versões, a MK1 e a MK2.
    A MK1 só tinha um modelo, a MK2 tem vários modelos (Visia, Acenta, Tekna...).
    A MK2 tinha uma bagageira com um pouco mais de espaço, não existe o degrau atrás dos bancos traseiros.
    A bateria dos MK1 provou que tinha uma grande degradação e a Nissan lançou uma nova, a Lizzard/lagarto, que suporta melhor altas temperaturas e com menor degradação.
    Não tem TMS, gestão térmica de temperatura.
    Pequeno carro familiar de 5 lugares com bagageira bastante aceitável (melhor nos MK2 e 30kWh).
    Modelo que praticamente todos o reconhecem como VE, há quem o adore e o deteste.
    Um dos VEs mais fiáveis e com boa assistência no país.
    Há APP (LeafSpy) para ver as entranhas da bateria e saber o seu estado, temperatura...
    É possível remotamente saber o estado de carga do carro, ligar/desligar o ar condicionado, a sua localização (no de 30), ver o histórico/consumos...
    O estado da bateria é facilmente visivel através de umas barras, atingindo a 8ª barra em garantia obtem-se uma nova sem custos.
    Se esta informação é útil para muitos, para outros é angustiante ver a degradação diáriamente (por vezes mais vale viver na ignorância).
    Preço de troca da bateria é aceitável, ~7,300€, tudo incluído em troca da atual.
    Garantia europeia de 5 anos/100.000km para o de 24kWh e de 8 anos/160.000km para o de 30kWh.
    Tem carregamento rápido e lento (3,6kWh e 6,6kWh alguns modelos).
    Boa relação qualidade/preço (já não há novos).

    Nissan Leaf 40kWh
    Carro familiar de 5 lugares com uma boa bagageira.
    Modelo muito mais consensual e passando despercebido como sendo um VE.
    Continua a não ter TMS, gestão térmica de temperatura.
    Há semelhança das outras versões, espera-se ser um VEs fiável e com boa assistência no país.
    Há APP (LeafSpy) para ver as entranhas da bateria e saber o seu estado, temperatura...
    É possível remotamente saber o estado de carga do carro, ligar/desligar o ar condicionado, a sua localização, ver o histórico/consumos...
    O estado da bateria pode ser consultado num dos menus, atingindo a 8ª barra em garantia obtem-se uma nova sem custos.
    Estando agora "escondida", quem quiser pode continuar a viver na ignorância, que não quiser pode a qualquer momento saber o seu estado, sem ter de ir ao concessionário.
    Preço de troca da bateria ainda é desconhecido, espera-se ser semelhante ao das versões anteriores.
    Garantia europeia de 8 anos/160.000km.
    Tem carregamento rápido e lento (3,6kWh e 6,6kWh).
    Excelente relação qualidade/preço.

    Hyundai Ioniq
    Carro familiar de 5 lugares com uma boa bagageira.
    Modelo muito mais consensual e passando despercebido como sendo um VE, aliás há várias motorizações: gasóleo, gasolina, hibrido e 100% elétrico.
    Tem TMS, gestão térmica de temperatura durante o carregamento.
    Modelo com muito poucas vendas em Portugal.
    Modelo relativamente recente, aparenta ser fiável. Sendo modelo pouco vendido, a assistência no país pode ser dificil.
    Excelentes performances que, mesmo com uma bateria ligeiramente inferior ao Leaf 30 (Ioniq tem 28kWh), consegue ter autonomias superiores nomeadamente em auto estrada.
    Há APP para ver as entranhas da bateria e saber o seu estado, temperatura...
    Garantia europeia de 8 anos/200.000km.
    Tem carregamento rápido (até 100kW) e lento (3,6kWh e 6,6kWh).
    Boa relação qualidade/preço.

    Renault ZOE
    Carro familiar de 4 lugares.
    Modelo facilmeente reconhecido como sendo um VE.
    Tem TMS, gestão térmica de temperatura durante o carregamento, sendo facilmente audível o silvo quando se encontra a carregar.
    Modelo com muitas vendas em Portugal, nomeadamente no último ano, e provavelmente quando desistiram de vender apenas com aluguer de bateria (atenção aos FLEX importados, tem aluguer de bateria!).
    Modelo com alguns problemas no carregamento (em tomadas e postos) e no motor.
    Apesar de ser um modelo muito vendido, a assistência no país parece ser má.
    Muito boas performances, principalmente no modelo que tem a bateria de 40kWh.
    Não sei de nenhuma APP para ver as entranhas da bateria e saber o seu estado, temperatura...
    Tem carregamento rápido e lento (3,6kWh e 7,2kWh e alguns trifasico).
    Boa relação qualidade/preço.

    VW e-Golf/e-UP
    São carros com modelos iguais aos CIs, logo passam despercebidos.
    Há quem os adore só por serem VW e outros nem por isso.
    Prestações semelhantes ao Nissan 24/30kWh mas mais caros.
    Não sei se tem TMS.
    Não sei de nenhuma APP para ver as entranhas da bateria e saber o seu estado, temperatura...
    Creio que nem todos tem carregamento rápido, se é que algum tenha.
    Aceitável relação qualidade/preço.

    Smart Eletric
    Não creio que tenha TMS mas a degradação não é muito sentida pelo utilizador.
    Conheço quem tenha um, com 5 anos, e a bateria ainda permite fazer uns 140km sem grandes problemas.
    Apenas 2 lugares, como o modelo CI.
    Não tem carregamento rápido, apenas lento (3,6kWh).
    Os novos modelos a sair/sairam (?) já tem outros modos de carregamento.
    Aceitável relação qualidade/preço.

    Tesla S/X
    Carros de gama muito alta, com altas performances, considerando-os como super desportivos familiares.
    Há quem os adore só por serem Tesla e outros nem por isso.
    Lugares são individuais no X.
    No S, o espaço nos lugares de trás não é dos melhores.
    Possui uma rede própria de carregamento rápido permitindo circular pela Europa a custo zero.
    Não havendo oficinas em Porttugal, problemas maiores tem de ser rebocados para Espanha.
    Problemas menores são resolvidos online ou enviam um mecânico.
    Boa relação qualidade/preço pelas pretações, má relação qualidade/preço para quem quer apenas um carro familiar.

    BMW i3/REX
    Há dois modelos, o 100% elétrio e o REX com extensor de autonomia.
    Há quem os adore só por serem BMW e outros nem por isso.
    Apenas 4 lugares, aqueles pneus fininhos e as portas suicidas não são muito concensuais.
    Muito boas prestações porem muito caros.
    Não sei se tem TMS.
    Não sei de nenhuma APP para ver as entranhas da bateria e saber o seu estado, temperatura...
    Tem carregamento rápido e lento (3,6kWh e 7,2kWh e alguns trifasico).
    Aceitável relação qualidade/preço.

    Opel Ampera(Chevrolet Volt)
    É um VE com extensor de automia com excelente aparência!
    Não se vendeu muito em Portugal, sendo a maioria importados.
    Consegue fazer cerca de 70km em modo 100% elétrico, passando a gastar cerca de 5L/100km em gasolina no gerador.
    Tem apenas 4 lugares enormes e uma boa bagageira.
    Já não se vendem novos, e os usados na ordem dos 15.000€ tem normalmente mais de 100.000km, contudo, aparentam estar em muito bom estado.
    A bateria, mesmo com 5 anos e milhares de Kms, aparenta ainda fazer os mesmos Kms que em novo.
    Há um problema conhecido com o carregador doméstico, que a Opel troca em garantia, e com a tranca de direção.
    Garantia 8 anos/160.000km creio.
    Não tem TMS.
    Excelente relação qualidade/preço (apenas usados).

    Mitsubish Outlander PHEV
    É um SUV VE com extensor de automia com muito boa aparência!
    Não se vende muito em Portugal.
    Consegue fazer cerca de 50km em modo 100% elétrico, passando a gastar cerca de 8 a 10L/100km em gasolina no gerador.
    Tem 5 lugares enormes e uma boa bagageira.
    Modelo é semelhante ao CI.
    Não tem TMS.
    Boa relação qualidade/preço.

    A respeito da degradação das baterias, diria que, e por ordem de maior para menor degradação sentida pelo utilizador:
    - Leaf/Clones/VW/Zoe
    - Smart/Ioniq
    - Ampera/Volt/i3/Outlander
    - Tesla S/X
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlarmesdoMeco
 
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