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  1. Bom, se além dos eléctricos puros tb coloca PHEV como o Outlander, então aí o leque é mais extenso.
  2. Colocado por: mafgodE também há o Ioniq PHEV.

    Atualmente há três tipos de VEs: BEV, REX e PHEV/Hibridos Plug-in.


    PHEVs há toneladas deles: Toyota, Volvo, BMW, Mercedes... assim sem pensar muito, têm PHEVs.
  3. Nada melhor que estar de férias no Gerês com um EV. Andar pelo parque em silêncio, ouvir a natureza não tem preço.

    Igualmente fantástico fazer 129km e ainda ficar com 28% da bateria.

    ev

    Ps - estes 129km saem a custo zero. Carrego no alojamento.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  4. Colocado por: ClioIIPHEVs há toneladas deles: Toyota, Volvo, BMW, Mercedes... assim sem pensar muito, têm PHEVs.
    PHEVs Plugins, nem há muitos.
    E com autonomias decentes, diria que mais de 50km, há poucos.
  5. Colocado por: casadepalhaCarrego no alojamento.
    Fixe!
    Podes divulgar onde é e colocar no eletromaps as condições e local?
  6. Colocado por: mafgodPHEVs Plugins, nem há muitos.
    E com autonomias decentes, diria que mais de 50km, há poucos.


    Mais uma vez, tal como o Outlander. Nestes o PH da signal é de "PHISCAL", porque o maior propósito dessas motorizações é inscreverem-se num quadro "phiscal" de incentivo. Ali do lado de fora está um 330e a carregar (não é meu).
    Concordam com este comentário: mafgod
  7. Colocado por: ClioIIporque o maior propósito dessas motorizações é inscreverem-se num quadro "phiscal" de incentivo
    Concordo em absoluto.... mas se pelo menos o motor de tração fosse elétrico, o MCI apenas para gerar energia e tivesse uma autonomia no minimo de 50km 100% elétrico era muito benvindos.
    Assim, é mesmo e só (quase) para a PHiscalidade.
    • eu
    • 10 julho 2018
    Colocado por: AlarmesdoMeco
    Ainda não comprei um Tesla porque não tenho tidoT€MPO


    Cá está: o fator custo é importantíssimo.

    Isso explica porque é que a Nissan optou por uma bateria sem gestão térmica.
  8. Colocado por: eu

    Cá está: o fator custo é importantíssimo.

    Isso explica porque é que a Nissan optou por uma bateria sem gestão térmica.


    Isto para mim é o maior erro em 2018. Já está mais que estudado que um eficiente controlo termico, prolonga a vida util das baterias!

    Mas lá está, opções. Gosto muito do Leaf de 40kw, mas enquanto não tiver um TMS decente (semelhante a pelo menos o do Ampera), para mim não compensa.
  9. Colocado por: jcfcidIsto para mim é o maior erro em 2018. Já está mais que estudado que um eficiente controlo termico, prolonga a vida util das baterias!
    Não tenho assim tantas certezas, o ZOE tem um TMS e a degradação é muito semelhante ao Leaf.
    Os clones, mesmo direcionando o AC para as baterias, também não se safam da degradação.
    O Ampera/Volt, ao não permitir usar a energia toda da bateria, pode estar a mascarar a degradação.
    Já agora, o TMS no ampera é somente em carga ou em andamento ou também desligado/parado?

    A Tesla, para além de não usar também toda a energia da bateria, mascarando também a real degradação, tem um TMS que controla a temperatura sempre, esteja ou não ligado.

    Resumindo, todas as baterias atuais degradam (mesmo a Tela), umas mais que outras, umas mais sentidas pelo utilizador que outras.

    A Nissan, bem que podia ter um TMS tipo ZOE para as cargas rápidas, evitav assim o rapidgate mas enfim, não optaram e a garantia de 8 anos/160.000kms já dá um bom descanso.

    Colocado por: jcfcidMas lá está, opções. Gosto muito do Leaf de 40kw, mas enquanto não tiver um TMS decente (semelhante a pelo menos o do Ampera), para mim não compensa.
    É só esperar uns 2 anitos pelo de 60kWh :-)
  10. A degradação é como os impostos, tarda mas não falha.

    Uma nota, o que degrada mais a bateria, para além da temperatura é a idade.
    Há Leafs, com mais de 100.000kms com as barras todas! Tem é muitos poucos anos :-)
    Assim como há Leafs no Arizona por ex. com uns 30.000kms ou menos, e poucos anos, onde já atingiram as 8 barras..
  11. Colocado por: mafgodNão tenho assim tantas certezas, o ZOE tem um TMS e a degradação é muito semelhante ao Leaf.
    Os clones, mesmo direcionando o AC para as baterias, também não se safam da degradação.
    O Ampera/Volt, ao não permitir usar a energia toda da bateria, pode estar a mascarar a degradação.
    Já agora, o TMS no ampera é somente em carga ou em andamento ou também desligado/parado?

    A Tesla, para além de não usar também toda a energia da bateria, mascarando também a real degradação, tem um TMS que controla a temperatura sempre, esteja ou não ligado.

    Resumindo, todas as baterias atuais degradam (mesmo a Tela), umas mais que outras, umas mais sentidas pelo utilizador que outras.

    A Nissan, bem que podia ter um TMS tipo ZOE para as cargas rápidas, evitav assim o rapidgate mas enfim, não optaram e a garantia de 8 anos/160.000kms já dá um bom descanso.

    É só esperar uns 2 anitos pelo de 60kWh :-)


    Dá tempo de terminar a casa! :)

    Pode ser que entretanto saia o de 40kw com TMS :)

    Não sei ao certo, mas acho que o sistema do Ampera é refrigeração ativa (sistema proprietario da GM - Voltec).

    Eles anunciaram recentemente uma parceria com a Honda. A ver o que sai de la! :) Espero coisas boas!!!

    O sistema voltec, continua a ser GM e é um dos melhores sistemas de TMS / baterias que existe, pois está muito bem pensado! :)
  12. Colocado por: casadepalhaNada melhor que estar de férias no Gerês com um EV. Andar pelo parque em silêncio, ouvir a natureza não tem preço. (...)



    Então não há?









    Brincadeira :)
  13. Colocado por: jcfcidPode ser que entretanto saia o de 40kw com TMS :)
    Duvido que lancem uma versão do 40 com TMS.

    Colocado por: jcfcidNão sei ao certo, mas acho que o sistema do Ampera é refrigeração ativa (sistema proprietario da GM - Voltec).
    Provavelmente só funciona em carregamento...

    Colocado por: jcfcidDá tempo de terminar a casa! :)
    Tens de começar rápido ;-)
    Não te esqueças de uma tomada para a fera atual e futura!
    Melhor é deixar umas quantas lol
  14. Para quem quer rapidamente fazer as contas e verificar se compensa comprar um veiculo electrico ou manter o seu veiculo a Gasolina/Gasoleo pode usar esta calculadora no link abaixo

    Os meus cálculos:

    Toyota H-CR Híbrido luxury version 34.000€ (garantia 7 anos ou 160.000km + consumo medio real abaixo dos 5L)
    Nissan Leaf 40khw conecta 36.000€ (garantia 8 anos autonomia 250km) ( descontos do governo não é garantido pois é limitado a 1000 unidades)

    Contas para 15.000km anuais





    Custo energético Diferença anual 666€
    Custo energetico Diferença 8 anos 5328€

    Custo imposto 8 anos diferença 1600€

    Custo manutenção Toyota a 5 anos - 2413€ ou 150.000km

    Custo Manutenção electrico participado (desconheço os KM)
    5 anos: 371 €

    Custo Manutenção electrico + Estendida (desconheço os KM)
    5 anos: 1.197€

    Custo Manutenção electrico + Estendida Uso Intensivo (desconheço os KM)
    5 anos: 1.908€

    Diferença de Valores entre Viatura 2000€ (36.000€ - 34.000€

    DIFERENÇAS TOTAIS : 4928€ + diferença do custo de manutenção 2042€ ou 1216€ ou 505€

    Aderir a um plano de manutenção num CI pode ser vantajoso, em 145.00km não creio que qualquer das viaturas de problemas de maior.



    APOS 8 ANOS

    Estimativa da Nissan são 20% de degradação para 5 anos...para 8 acrescentem outro tanto...

    Ao fim dos 8 anos a degradação da bateria pode ser + ou - estimada e se a autonomia dos 250km estivesse em + ou - 125km, o custo energético iria aumentar porque necessitava de mais carregamentos, caso a poupança desse para comprar uma bateria nova a diferença de valores gastos entre as viaturas quando compradas novas seriam muito semelhantes.

    Poderia se dar o caso que autonomia da bateria fosse incomportável com estilo de vida/trabalho, isso obrigaria a custo quase obrigatório de comprar nova bateria ou vender a viatura
    No caso do Híbrido a bateria estende-se aos 10 anos (após 7) renováveis anualmente, mas a partir desta Quilometragem a viatura precisa de uma maior manutenção.


    VALOR COMERCIAL

    Desconheço o valor exacto para uma Viatura Gasolina/hibrida do Segmento C com 8 anos e 145.000km
    Desconheço o valor exacto para uma Viatura Eléctrica de 40kwh com 8 anos e 145.00km

    ESTILO DE VIDA/COMFORTO/SEGURANÇA

    Já tendo feito o teste drive a ambas as viaturas o C-HR Híbrido é um carro com mais conforto, esquecendo se é um carro VE ou CI a escolha recairia no Toyota.

    Com a venda dos eléctricos a serem vendidos a um ritmo superior aos postos de carregamento disponíveis em portugal, os tempos de espera são um problema, se até já petições são feitas para implementarem os pagamentos nos posts de carregamento é porque a situaçao exige mudanças, li imensos relatos no facebook de pessoas a espera + 2 horas num PCR

    Também é do conhecimento geral que existem muitos Uber eléctricos a ocupar e a rondar os postos de carregamento, zona de oeiras e cascais...
    E porque estamos em portugal ( e não na noruega) a nível de infraestrutura estamos muito atrasados.


    FACTOR PSICOLOGICO

    Nos VE o facto de o custo energético ser menor (e ainda gratuito) é positivo, mas as situações de stress e os relatos que tenho lido "será que vai chegar" "já alguém fez esta viagem Xy" associado a postos avariados não assinalados quanto a mim são uma preocupação extra na vida....

    Nos CI o unico stress é mesmo se a gasolina/Diesel vai aumentar.

    Segue o link para a calculadora... e boas contas.

    https://guiacondominio.com/pt/Eco-Condom%C3%ADnio/Simuladores/Ve%C3%ADculos-eléctricos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  15. O Ampera, além da refrigeração activa durante a carga (a 16A, não é por aí de todo) tem uma bateria de 16kWh e permite usar cerca de 10kWh.
    Ora eu não conheço muitos VE que permitam a utilização total da bateria que tenham 60% de degradação...

    Todos são carros diferentes, com estratégias de construção diferentes, cada um com os seus prós e contras. Numa era de informação disponível em todo o lado como aquela em que vivemos, só quem não quiser viver informado o suficiente faz compras desajustadas à sua realidade (e sim, muita o gente o faz, mas não é por falta de informação e alternativas)
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  16. Atenção que as contas depois de Setembro mudam um bocadinho por causa da questão fiscal.
    Concordam com este comentário: mafgod
    • mafgod
    • 10 julho 2018 editado
    Há aí uns erros/falhas:

    - podes carregar em casa no bi-horário em vazio, a cerca de 0,1073€ por kWh, à média de 13kWh por cada 100km, dá 1,40€ já com IVA (logo aqui 2,45€ - 1,40€ são menos 1€ por cada 100km)
    - a garantia nissan são 8 barras em 8 anos/160.000km, logo, ao fim dos 8 anos a Nissan garante cerca de 66% da autonomia inicial, grosso modo uns 270 x 0,66 = 180km reais e não 125km
    - mais carregamentos não implica mais gasto energético!
    - compra um VE e esquece o facebook, tenho um VE há 4 anos, não tenho facebook, e o máximo que esperei na fila por um PCR foi 30mins, e foi pq ia jantar perto e aproveitei para carregar, e moro na grande Lisboa
    - Em 4 anos, contam-se pelos dedos os dias de stress por andar de VE, quando andava de CI era todas as semanas :-)
    - Falta o IUC
  17. @AlarmesdoMeco, já tinhas feitoa aqui e aqui umas contas:
 
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