Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Na nova proposta da geringonça, parece que isso está previsto. Não apenas para as rendas antigas.
    Quando é que essa proposta passa para aprovação?
  2.  # 62

    Colocado por: CarvaiE quando nos anos de crise os valores do imobiliário caíram para metade, o que chamam a isso ??? Especulação dos compradores ??
    Chama-se bancos à rasca a não darem crédito e o ze povinho a salvar bancos. Como me disse o maior promotor imobiliário aqui da zona, quem faz o preço dos imóveis são os bancos no acesso ou não ao crédito.
    • tnjp
    • 29 abril 2018

     # 63

    O único problema que tenho com a especulação são os bancos darem de novo crédito sob avaliações muito altas e quando o ciclo virar lá vai o ze povinho injetar dinheiro. Tirando isso cada um faz o quer com o que é seu.


    É um problema mas acho que os bancos estão mais seletivos e rigorosos, daí também o aumento da procura no mercado de arrendamento.
    As avaliações também estão mais contidas, por aquilo que tenho visto, as avaliações bancárias não acompanharam na mesma proporção o valor de mercado dos imóveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sscp
    • size
    • 30 abril 2018

     # 64

    Colocado por: PoisÉ

    É senhorio? Depois destas notícias todas, ainda vai arrendar?


    Claro, que não é de continuar a arrendar.
    Quem vislumbre vir a ser vitima destas investidas esquerdistas contra a propriedade privada, que pense bem antes de decidir.

    Estes ignorantes, nem sequer tem a capacidade intelectual para perceber que aquilo que actualmente se passa na cidade de Lisboa não será o resultado de uma suposta situação de ESPECULAÇÂO, mas sim será a falta de oferta de habitações, colocando o mercado a funcionar , com inevitável inflacionamento dos preços.


    E a escassez de oferta resulta do quê ?
    - Congelamento das rendas durante décadas, onde a geringonça acabou, recentemente, por prolongar tal situação
    - Enorme carga fiscal sobre o valor das rendas congeladas e restantes
    - Parque habitacional degradado e abandonado por descapitalização dos proprietários
    - Grande dificuldade em despejar inquilinos (caloteiros) que deixem de pagar as rendas. Um cancro maligno.
    - Etc.

    Ao acontecer isto, os proprietários e investidores terão decidido não construírem, não disponibilizar habitações, não investir no ramo, provocando, assim, a consequente escassez. que existe.
    E agora, como é que a geringonça pretende resolver o problema, para que o mercado disponha de mais oferta de habitação ?
    Lá está, mais uma investida " especim" nacionalização do imobiliário privado , quando chega ao ponto de já pensar numa "requisição civil" das casas
    Uma vergonha !
    O que ESTADO deveria fazer era assumir o seu problema da habitação social, voltar a construir essa habitação social e a recuperar os inumeros prédios seus abandonados.
    Paralelamente, quem quer casa deveria procurar obtê-la de forma a não parasitar os proprietários (arrendamento vitalício e prspectivas de rendas congeladas ?)

    CHIÇA ...FORA....
    Concordam com este comentário: treker666, Paramonte, CristinaP
  3.  # 65

    Colocado por: jorgferrChama-se bancos à rasca a não darem crédito e o ze povinho a salvar bancos. Como me disse o maior promotor imobiliário aqui da zona, quem faz o preço dos imóveis são os bancos no acesso ou não ao crédito.


    claro porque o cliente tambem conhecido como comprador está-se cagando.....se o banco empresta quero la saber se vale ou nao aquilo que o vendedor pediu....
  4.  # 66

    Colocado por: loverscout

    claro porque o cliente tambem conhecido como comprador está-se cagando.....se o banco empresta quero la saber se vale ou nao aquilo que o vendedor pediu....
    Você então só me dá razão que os preços variam estupidamente devido à falta de consciencialização quer dos bancos quer das pessoas. Se não quiserem chamar especulação podem chamar outra coisa qualquer, agora que não é racional não é. Eu acho normal que o imobiliário suba tendo em conta que andou nas ruas da amargura, só não acho normal subir 50% e em alguns casos até 100%. Isto para os preços de venda.

    Em relação ao arrendamento, assunto deste tópico. Também acho normal que suba mas mais uma vez disparou a valer mesmo na periferia de Lisboa e aí acho que se deve de novo ao facto de que muitas pessoas preferem vender os imóveis do que arrendar pela subida galopante que permite bons lucros. O que ia acontecendo no pico da crise devido aos preços mais baixos de venda era haver mais imóveis para arrendar. Como é óbvio os proprietários devem ter o direito de fazer os preços que querem, o chamado mercado a funcionar. Mas, o estado e aí reside o problema, como obrigação também no papel social devia promover muito mais a recuperação dos próprios imóveis para arrendar ou financiar habitação a preços "justos", ou pelo menos que permitissem controlar mais as variações de mercado.
  5.  # 67

    Colocado por: jorgferrVocê então só me dá razão que os preços variam estupidamente devido à falta de consciencialização quer dos bancos quer das pessoas. Se não quiserem chamar especulação podem chamar outra coisa qualquer, agora que não é racional não é. Eu acho normal que o imobiliário suba tendo em conta que andou nas ruas da amargura, só não acho normal subir 50% e em alguns casos até 100%. Isto para os preços de venda.

    Em relação ao arrendamento, assunto deste tópico. Também acho normal que suba mas mais uma vez disparou a valer mesmo na periferia de Lisboa e aí acho que se deve de novo ao facto de que muitas pessoas preferem vender os imóveis do que arrendar pela subida galopante que permite bons lucros. O que ia acontecendo no pico da crise devido aos preços mais baixos de venda era haver mais imóveis para arrendar. Como é óbvio os proprietários devem ter o direito de fazer os preços que querem, o chamado mercado a funcionar. Mas, o estado e aí reside o problema, como obrigação também no papel social devia promover muito mais a recuperação dos próprios imóveis para arrendar ou financiar habitação a preços "justos", ou pelo menos que permitissem controlar mais as variações de mercado.


    eu nao lhe dou razao nenhuma..... quem recorre ao banco deveria ser muito mais consciente, o banco nao é seu amigo e está ali para vender dinheiro.... não é a toa que se diz que quem tem dinheiro é um fuinha e regateia tudo e mais um par de botas!

    eu ha casas que nem de borla as queria, quanto mais ir ao banco pedir um emprestimo!
  6.  # 68

    Colocado por: sizeO que ESTADO deveria fazer era assumir o seu problema da habitação social, voltar a construir essa habitação social e a recuperar os inumeros prédios seus abandonados.


    Aqui eatá a soluçãp do problema, aliás esta éa a solução odotada em Inglaterra por exemplo: "Council Houses"
  7.  # 69

    Daqui a 10 anos, voltamos aqui todos e ja se ve se foi bolha ou nao.
  8.  # 70

    Colocado por: loverscout

    eu nao lhe dou razao nenhuma..... quem recorre ao banco deveria ser muito mais consciente, o banco nao é seu amigo e está ali para vender dinheiro.... não é a toa que se diz que quem tem dinheiro é um fuinha e regateia tudo e mais um par de botas!

    eu ha casas que nem de borla as queria, quanto mais ir ao banco pedir um emprestimo!
    Quem o ouvir falar acha que só os compradores é que são irresponsáveis. Os bancos não são amigos e estão para ganhar dinheiro, óbvio, mas devem ter juizinho e não sobreavaliar as casas. O problema é que infelizmente já ninguém se lembra do que aconteceu há poucos anos.
  9.  # 71

    Numa reportagem sobre o golpe do 25A ouvi falar da censura que funcionava num prédio no Bairro Alto. Passados 44 anos o edifício continua devoluto. Qual a moral deste Estado para penalizar os particulares que não têm dinheiro para recuperar as suas casas???
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
  10.  # 72

    Ainda que eu defenda que cada um deve fazer o que quer das suas propriedades os senhorios que por aqui andam tirem-me uma dúvida. Presumo que muitos prefiram não arrendar os imóveis que têm fechados com receio dos caloteiros, que estraguem as casas, etc. Se o estado passasse a assumir essa responsabilidade perante vós, ou seja de pagar a renda, de garantir que as devoluções se dariam no mesmo estado de conservação e que o preço do arrendamento seria justo, acham que seriam assim tão prejudicados ou que o negócio seja assim tão mau?
  11.  # 73

    Colocado por: jorgferrAinda que eu defenda que cada um deve fazer o que quer das suas propriedades os senhorios que por aqui andam tirem-me uma dúvida. Presumo que muitos prefiram não arrendar os imóveis que têm fechados com receio dos caloteiros, que estraguem as casas, etc. Se o estado passasse a assumir essa responsabilidade perante vós, ou seja de pagar a renda, de garantir que as devoluções se dariam no mesmo estado de conservação e que o preço do arrendamento seria justo, acham que seriam assim tão prejudicados ou que o negócio seja assim tão mau?
    isso só iria para a frente se o senhorio não for ganancioso pois o estado concerteza iria impor limites no arrendamento
  12.  # 74

    Colocado por: jorgferrSe o estado passasse a assumir essa responsabilidade perante vós, ou seja de pagar a renda, de garantir que as devoluções se dariam no mesmo estado de conservação e que o preço do arrendamento seria justo, acham que seriam assim tão prejudicados ou que o negócio seja assim tão mau?


    Com o dinheiro dos meus impostos? Não chega já salvaguardar os bancos? O estado deve é criar condições para que o mercado funcione com um mínimo de intervenção. Obrigar todos os contratos a ter um seguro de renda, facilitar o despejo dos incumpridores, meter os tribunais a funcionar em tempo util e reduzir a sua quota de 28% no negócio para uns 20%.
    Concordam com este comentário: carlosj39, Carvai, skynight
  13.  # 75

    Colocado por: JoelM

    Porque que tem de ser o estado (os contribuintes) a pagar a factura dos caloteiros? o que devia ser feito, em primeiro lugar seria facilitar e agilizar despejo em casa de falta de pagamento e celeridade em processos em tribunal quando o imóvel sofresse danos.
    Os senhorios também deviam começar a usar o sistema de referências quando alugam (por cá ninguém aluga sem antes telefonar ao(s) senhorio(s) anterior a pedir referência dessa pessoa ou até mesmo à entidade patronal).

    O estado já tem despesa que chega e já investe mal que chegue o dinheiro dos impostos, se começasse por descomplicar o emaranhado de leis que passam a vida a criar já era uma boa ajuda!
    Há uma coisa chamada estado social embora compreenda que muita gente preferisse acabar com o mesmo. O estado não deve pagar as dividas dos caloteiros, mas em casos excepcionais pode tomar medidas para as cobrar.

    Ex. uma mãe divorciada/separada: se o tribunal estabelecer uma pensão por parte do pai dum filho, a segurança social assegura esse pegamento e vai cobrar ao pai da criança, sabia disto por exemplo? não poderia ser utilizado um sistema similar no arrendamento social?
  14.  # 76

    Colocado por: rjmsilva

    Com o dinheiro dos meus impostos? Não chega já salvaguardar os bancos? O estado deve é criar condições para que o mercado funcione com um mínimo de intervenção. Obrigar todos os contratos a ter um seguro de renda, facilitar o despejo dos incumpridores, meter os tribunais a funcionar em tempo util e reduzir a sua quota de 28% no negócio para uns 20%.
    Concordam com este comentário:carlosj39
    Em Portugal infelizmente vê-se como funcionam as coisas sem ser reguladas...basta ver os combustíveis, a banca, as energias, etc. Há algum sector que o contribuinte tenha ficado melhor servido com a total liberalização? e não, não sou de esquerda sequer.
  15.  # 77

    Colocado por: JoelM

    Querer comparar uma mae solteira que tem de alimentar, vestir e dar casa a um filho com uma pessoa que está a arrendar uma habitação (subentende-se que já possui habitação própria e está a arrendar segunda) é daquelas coisas que me custa a entender... E sei bem o que é um estado social, vivo num bem mais social que o português em que comparticipo e onde existe o mesmo apoio para maes solteiras (entre outros) no entanto nem se quer se houve falar em medidas do género do que fala!
    Eu estou a falar duma família que precisa duma casa para viver mas não pode pagar o "famoso" preço de mercado. E para contextualizar de novo, falo apenas no cenário dos proprietários serem "obrigados" a colocar as casas vazias ao serviço do estado. Não acho correcto o estado obrigar uma pessoa a arrendar uma casa e não tomar medidas/assegurar que a mesma não vai ser prejudicada. Como fala, agilizar muitos outros processos como os depejos também ajuda mas acho que neste momento só por si já não resolve o problema.
  16.  # 78

    Em Portugal tudo o que seja o mercado a funcionar, aqui d´el Rei que é a maldita da especulação.

    Os centros de Lisboa e Porto estiveram a cair de podre até há cerca de 5 ou 6 anos e ninguém lá queria viver. Agora por força de uma onda de turismo, por leis que agilizaram os despejos e por estrangeiros que começaram a investir, a iniciativa privada fez aquilo que os governos andaram a prometer durante 40 anos: a reabilitação dos centros das cidades.

    Bem, agora que pela enésima vez se prova que é o mercado e a iniciativa privada que funcionam e não o estado, há que legislar para as hordas de suburbanos que antes escarneciam do centro, poderem - agora que é moda - arrendarem no centro um apartamento de renda que possam pagar.
  17.  # 79

    Compreende-se que bloquistas e comunistas sugiram essa aberração de o estado obrigar a que se arrendem casas que estão devolutas, já não se compreende é que sejam deputados do PS.
    • size
    • 30 abril 2018

     # 80

    Colocado por: jorgferr
    Ainda que eu defenda que cada um deve fazer o que quer das suas propriedades os senhorios que por aqui andam tirem-me uma dúvida. Presumo que muitos prefiram não arrendar os imóveis que têm fechados com receio dos caloteiros, que estraguem as casas, etc. Se o estado passasse a assumir essa responsabilidade perante vós, ou seja de pagar a renda, de garantir que as devoluções se dariam no mesmo estado de conservação e que o preço do arrendamento seria justo, acham que seriam assim tão prejudicados ou que o negócio seja assim tão mau?


    Meu caro, nada disso, o problema é mais abrangente.
    A sua visão sobre a questão apenas consegue enchergar se os senhorios podem ou não ser prejudicados se...se...se... Já é tarde pensar assim.
    O que está em causa é toda uma conjuntura de procedimentos políticos que tem vindo a retrair o investimento no imobiliário que, obviamente, conduz à escassez de habitação para arrendar.

    Ou seja;
    Para quê, construir ou comprar para arrendar, quando um governo (geringonça) mantêm e pode acordar um dia mal disposto e congela todas as rendas ?
    Para quê, construir ou comprar para arrendar, quando um governo ameaça requisitar as habitações, sabe-se lá com com destino e resultado ?
    Para quê, construir ou comprar para arrendar, se o governo se prepara para dificultar ainda mais os despejos, quando os mesmos só podem ser levados a efeito por incumprimento do arrendatário ?
    Para quê, arriscar, sem perspectivas segurança ?

    Andamos a brincar, ou quê ?
    Concordam com este comentário: Jacinta
 
0.0267 seg. NEW