Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Colocado por: Flavita

    Isso são questões diferentes. Penso que ADROatelier se referia aos projetistas (arquitetos, engenheiros..) que devem efetuar os projetos de acordo com o orçamento do cliente. Quanto aos diversos sistemas, a maioria das pessoas nem escolhe praticamente nada. Entrega ao empreiteiro e seja o que Deus quiser...


    Quando vamos ao supermercado, deixamos que escolham por nós as nossas compras e, no fim, apresentem a conta?
    Quando vamos ao restaurante, deixamos que o empregado escolha a nossa refeição e, no fim, apresente a conta?
    Quando escolhemos o colégio do nosso filho, deixamos que escolham por nós e, no fim, apresentem a conta?

    Penso que não!
    Comprar um bom projecto. Perguntar o que está incluído. Definir o máximo possível.
    Investir numa medição e num caderno de encargos.
    Ser assessorado para encontrar a solução que melhor nos serve.

    Poupa-se tanto dinheiro em obra, investindo tão pouco em papel.
    Concordam com este comentário: two-rok
  2.  # 142

    A habitação é, a mais das vezes, a compra mais cara que fazemos ao longo da nossa vida.
    Porque não somos exigentes?


    Comprarmos roupa no pronto-a-vestir. Há muita escolha, está pronta a experimentar e levar. Tem um preço.
    vamos ao alfaiate adquirir um fato feito por medida, mais caro. É mais demorado, pensamos mais ponderadamente. Vamos certamente escolher o tecido, o corte...
  3.  # 143

    O arquiteto deve, na minha opinião, sugerir soluções que se enquadrem dentro do orçamento. É para isso que os contratamos ou não é? Concordo com o que dizem... os vãos grandes, o quarto a mais, a cave que não vai encarecer por aí além. Uma pessoa acredita porque até vê benefícios em ter mais luz, mais espaço, mais arrumação.

    Depois, na hora de pedir os preços a quem os dá na realidade, vemos que tudo custa muito mais dinheiro. Mas eu concordo com o que dizem, o arquiteto é, sem dúvida, uma parte essencial para que se cumpra o orçamento. Há que ponderar muito bem os conhecimentos do arquiteto, não só a arte, mas também o seu conhecimento quanto aos preços dos materiais, soluções, etc.

    Neste caso, a criadora do tópico tem um orçamento que considero baixo para o que pretende. Mas eu não passo de uma DO. Os senhores arquitetos saberão muito melhor! :)
    Concordam com este comentário: zedasilva
  4.  # 144

    Colocado por: FlavitaHá que ponderar muito bem os conhecimentos do arquiteto, não só a arte, mas também o seu conhecimento quanto aos preços dos materiais, soluções, etc.


    Este é o busílis da questão.
    Salvo raras exceções, os profissionais de arquitetura ainda estão muito verdes nesta parte.
    Foram muitos anos apenas dedicados à arte do fazer bonito
    Concordam com este comentário: Flavita, two-rok, jorgferr
  5.  # 145

    Colocado por: zedasilvaForam muitos anos apenas dedicados à arte do fazer bonito


    Ora... :)
  6.  # 146

    Colocado por: zedasilvaEste é o busílis da questão.
    Salvo raras exceções, os profissionais de arquitetura ainda estão muito verdes nesta parte.
    Foram muitos anos apenas dedicados à arte do fazer bonito


    Os números, Zé... O raio dos números nunca combinaram com os arquitectos.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  7.  # 147

    Colocado por: FlavitaHá que ponderar muito bem os conhecimentos do arquiteto, não só a arte, mas também o seu conhecimento quanto aos preços dos materiais

    Se o cliente contrata apenas projecto de licenciamento, o arquitecto não define nenhum material, nem precisa de saber o preço dos mesmos, excepto os que definir para o exterior.
    O arquitecto tem que ter uma noção dos preços aproximados de construção por m2 praticados na zona, e tem que ter noção se o boneco que desenhou, tem pormenores que façam subir ou descer esse preço médio.
  8.  # 148

    Concordo que é importante escolher um profissional que tenha experiencia e que, fundamentalmente, se enquadre no tipo de trabalho pretendido.
    Por outro lado, os projectos tem um custo. Se fizermos projectos a 500 euros, nao poderemos ter a expectativa que terão o mesmo grau de detalhe e qualidade que um trabalho mais amadurecido.

    Se compramos no pronto-a-vestir, não nos pode assentar o fato como se tivesse sido feito por medida no alfaiate.

    Há soluções para isto. Também existem bons técnicos. Empenhados. Responsáveis.
    Para além de se poder trabalhar em função do dinheiro que o DO quer investir, o balizamento dos custos dos materiais pode ir sendo feito a par e passo - primeiro num rascunho "mais grosso" que vai sendo afinado com o tempo.
  9.  # 149

    Colocado por: Flavita

    Ora... :)
    Flavita ainda se lembra do terreno que foi ver por recomendação minha aqui em Cabeço de Mouro? uns 280 m2 mas que não comprou porque parecia pela caderneta que a área de construção era pequena? passe lá um dia destes e veja a moradia que lá esta.....175 m2 de construção acima do solo em dois pisos mais cave. Passei lá várias vezes durante a construção e falei quer com o construtor da parte de esqueleto quer mais tarde com o dono que a estava a fazer para vender. 200K ia ser o preço da construção. Agora esses detalhes do fórum de betão de limpezas, telas para impermeabilizar, etc nunca vi lá nada. Certo é que alguém pagou/vai pagar provavelmente o dobro que custou a construção.
  10.  # 150

    Colocado por: FlavitaEu constato que para os arquitetos é sempre boa ideia construir... Poupa-se sempre muito dinheiro. Tudo é relativizado. Desculpem os arquitetos se estou a ser injusta, mas é óbvio que para vós, é essencial manter essa ideia. Eu posso dizer que teria feito muito melhor negócio se tivesse comprado feito na altura. Mas deslumbrei-me. Uma pessoa acredita naquilo que quer, não é verdade?

    Para quem tem 400 ou 500 mil euros para comprar/construir, penso que, de facto, neste momento, o melhor é construir, porque com esses valores, consegue-se um negócio "ela por ela". Mas para quem tem orçamentos mais curtos, tipo 250 mil/300 mil, já não é assim. Pela experiência que tive com os orçamentos dos empreiteiros, eles estão cheios de trabalho, por isso fazem logo uma triagem, mandando para o ar valores absurdos. Quem quer, quer, quem não quer... boa viagem. E depois sobra sempre para o mesmo.

    Há custos que ninguém fala e que pesam, e não é pouco: taxas Triu', ramais, fiscalização (a média dos valores que recebi foram de 600€/mês). Isto de construir para estes lados (Lisboa, Oeiras e Cascais) não é para quem quer. No início o nosso arquiteto dizia que conseguíamos construir a casa projetada por 200mil já com IVA, ramais, taxas... Pois derrapou uns 100mil euros. :P


    Ola Flavita,

    Peço desculpa, mas não concordo consigo.

    Vou iniciar construção, de uma moradia com 230m2 (30m2 de anexo). Tijolo termico, ETICS 8mm, PRH para aquecimento (Com caldeira de condensação), AQS solar, janelas de aluminio de folha oculta, estores eletricos e uma pequena piscina. Sei que eventualmente irá haver um ajuste, mas não será nada por ai alem... Não será nada de luxo, mas considero gama média e está tudo orçamentado (e fechado), por cerca de 205mil€.

    Tem de procurar pelo empreiteiro certo e apostar numa boa equipa de fiscalização (tem o riscos por exemplo aqui do forum...).

    Eu adjudiquei a parte de caixilharia, carpintaria, climatização, piscina à margem do empreiteiro... Acredito que aqui poupei muito dinheiro.

    Casas ao lado da minha, com 10 anos, estão a venda por cerca de 350 mil...
  11.  # 151

    205 mil já com Iva? Onde está a construir? Bem, eu pedi 4 orçamentos a empresas que conhecia ou tinha referências. Desses quatro escolhi o que me dava mais segurança e com valores mais em conta. Não vou fazer praticamente nada a parte porque não compensava.. Fiz as contas. Não se paga só a construção. Para o ramal de luz, por exemplo sao 1500 mais iva. Tudo custa muito dinheiro e é bom que as pessoas o saibam. Eu dei o meu orçamento aquando do projeto. Hoje vejo claramente que com esse orçamento nunca daria para a casa que projetamos. Sei hoje, não sabia nem tinha como saber na altura.. acreditamos que era possivel pois foi isso que nos disseram.
  12.  # 152

    Colocado por: jorgferrFlavita ainda se lembra do terreno que foi ver por recomendação minha aqui em Cabeço de Mouro? uns 280 m2 mas que não comprou porque parecia pela caderneta que a área de construção era pequena? passe lá um dia destes e veja a moradia que lá esta.....175 m2 de construção acima do solo em dois pisos mais cave. Passei lá várias vezes durante a construção e falei quer com o construtor da parte de esqueleto quer mais tarde com o dono que a estava a fazer para vender. 200K ia ser o preço da construção. Agora esses detalhes do fórum de betão de limpezas, telas para impermeabilizar, etc nunca vi lá nada. Certo é que alguém pagou/vai pagar provavelmente o dobro que custou a construção.


    Esse terreno ficou-me entalado. Se eu soubesse que dava para os metros que refere... Fantástica localização! Tenho de la ir.. :)
  13.  # 153

    Colocado por: PicaretaSe o cliente contrata apenas projecto de licenciamento, o arquitecto não define nenhum material, nem precisa de saber o preço dos mesmos, excepto os que definir para o exterior


    Claro.. Não falo em decidir tudo até ao parafuso, mas há que ter noções minimas para não projetar uma casa de 250 mil para quem tem 200 mil já com tudo contabilizado (iva, taxas...). É assim que muitas casas não saem do papel e não é nada incomum.
  14.  # 154

    O seu a seu dono.
    Os Arquitectos nao são responsáveis por taxas camarárias, por impostos, entre outros.

    Sim, no meu entendimento, o arquitecto deve procurar conceber uma solução que se enquadre no montante disponível.

    Porém, o Dono de Obra é que:

    - Tem que saber quanto quer investir;
    - Ter noção que só uma parte desse montante é dedicada à construção propriamente dita.

    Se o DO dispõe de 200.000,00 euros no total, tem que definir quanto deste valor é investido na construção.
    Quando não sabe, deve consultar que possa informar.
  15.  # 155

    Colocado por: ADROatelierQuando não sabe, deve consultar que possa informar.

    O arquiteto!
    Enquanto profissional, obrigado a códigos de conduta e ética, deve informar o seu cliente que naquele município/região dos 200.000 deve contar com uma percentagem de x para questões burocráticas e processuais.
    O problema é que se o fizer, corre o risco do cliente desistir do projeto.
    Concordam com este comentário: Flavita, two-rok
  16.  # 156

    Colocado por: zedasilvadeve contar com uma percentagem de x para questões burocráticas e processuais.

    Isto inclui as comissões para fiscais e outros "facilitadores" ?
    Concordam com este comentário: Flavita
  17.  # 157

    Não concordo ADROatelier. Pode haver muitas pessoas com conhecimento sobre os custos que envolvem a construção, para além da construção em si, mas não era o meu caso e penso que não é o caso da criadora do tópico.

    Eu não fazia ideia do valor das taxas em Cascais, não fazia ideia de que, dependendo da zona e dos loteamentos, poderia haver lugar a uma taxa 3 vezes superior. Não fazíamos ideia do valor de colocar ramal de água e de luz. Hoje em dia, para a zona de Cascais, já me considero razoavelmente esclarecida. E se alguém me questiona de quais os custos da construção, já consigo dar uma ideia. Por que motivo é que um arquiteto, que trabalha diariamente com as câmaras e com estes assuntos, não há de ter uma ideia dos valores praticados? Se um cliente diz que tem 200mil para tudo, é o dever do arquiteto saber, mais ou menos, o valor que poderá ser usado na construção. Isto não é rocket science. Até me parece bem simples. Aliás, se eu fosse arquiteta e uma cliente tivesse as mesmas expectativas que eu tinha enquanto DO, dir-lhe-ia: "Flávia, não é possível DE TODO construir a casa que pretende por esse valor. O valor por m2 na zona ronda X, por isso, tendo em conta as taxas camarárias, ramais e afins, terá disponível Y, e esse valor não dá para uma casa de 197m2 mas sim de 140m2". Com esta informação, a cliente decidirá por si se é algo viável.

    Se não é o arquiteto que informa sobre isto, quem é?
  18.  # 158

    Colocado por: CarvaiIsto inclui as comissões para fiscais e outros "facilitadores" ?

    Deve incluir tudo o que for comum na zona.
    Um arquiteto (com alguns anos de experiência) deve saber se a zona é zona de sandes de courato ou de caixas de camarão.
    Mas isto não é ensinado nas escolas.
    Continuamos a ter cursos demasiado teóricos para profissões essencialmente práticas.
    Concordam com este comentário: Flavita
  19.  # 159

    Colocado por: zedasilva
    O arquiteto!
    Enquanto profissional, obrigado a códigos de conduta e ética, deve informar o seu cliente que naquele município/região dos 200.000 deve contar com uma percentagem de x para questões burocráticas e processuais.
    O problema é que se o fizer, corre o risco do cliente desistir do projeto.
    Concordam com este comentário:Flavita


    Está equivocado. Precisamente por causa dos códigos éticos e técnicos que deve observar.
    A responsabilidade de definir e indicar os valores das taxas camarárias é das autarquias.
    Da sua experiência, o arquitecto pode contribuir, mas a responsabilidade é da autarquia.
  20.  # 160

    Colocado por: Flavita205 mil já com Iva? Onde está a construir? Bem, eu pedi 4 orçamentos a empresas que conhecia ou tinha referências. Desses quatro escolhi o que me dava mais segurança e com valores mais em conta. Não vou fazer praticamente nada a parte porque não compensava.. Fiz as contas. Não se paga só a construção. Para o ramal de luz, por exemplo sao 1500 mais iva. Tudo custa muito dinheiro e é bom que as pessoas o saibam. Eu dei o meu orçamento aquando do projeto. Hoje vejo claramente que com esse orçamento nunca daria para a casa que projetamos. Sei hoje, não sabia nem tinha como saber na altura.. acreditamos que era possivel pois foi isso que nos disseram.


    Ora por partes... Sim 205 mil já com IVA e com alguns "upgrades". Experimentou pedir a parte? NO final, com algumas coisas que estou a pensar fazer, conto gastar cerca de 210mil... Neste valor, ja incluo fiscalização externa!

    E um facto que nao se paga so a construção, mas no meu caso já escolhi um terreno loteado. A agua tenho contador já instalado e paguei 0! A luz paguei 176€ para fazer a puxada do Ramal e estou a espera da parte do contador de obra...

    Provavelmente pediu orçamentos a construtores da "zona". Se sair um bocado mais para os arredores (zona de Mafra por exemplo), vai ver que já arranja valores mais em conta!
 
0.0381 seg. NEW