Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Desculpe, mas não está correcto.

    Está correcto como formulei. Veja que a frase começa por SÓ...
  2.  # 22

    correto,parecia-me Se em vez de Só,talvez fosse a falta do acento no primeiro post que enganou,ou então estou a ficar pitosca,que é o mais provável.
    Também estava a achar uma calinada demasiado monumental para um arquiteto
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  3.  # 23

    Às vezes, os telemóveis e a suposta correcção ortográfica automática, pregam-nos partidas a todos.
    Concordam com este comentário: acacios
  4.  # 24

    Colocado por: ADROatelierÀs vezes, os telemóveis e a suposta correcção ortográfica automática, pregam-nos partidas a todos.


    that´s a fact

    boa sorte para o Atelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADROatelier
  5.  # 25

    Colocado por: ADROatelierSim, até ao momento - últimos 20 anos - nunca encontrei em Portugal um empreiteiro que usasse BIM.


    De que forma pode o empreiteiro usar BIM?
    Nunca me chegou um projecto BIM às mãos.
  6.  # 26

    Colocado por: ADROatelier

    Até agora não encontrei em Portugal um atelier que tirasse partido a fundo do BIM.


    Estes devem estar a liderar em Portugal: https://bimms.net/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: abrasivo
  7.  # 27

    Colocado por: fredcunhaA diferença de preço entre autoCAD e revit não é assim tão grande (ou não era...)

    Um Autocad LT, custa 1200... um ZWCADpro... custa<600€...
    Não compares com autoCAD, para que quero um AutocAd normal, com 3D!!? para nada, só conseguem vender licenças poruqe castram as funcionalidades do LT...
    Faz lá as contas novamente, isto sem falar com os alugueres de licenças, moda actual...

    e sem falr nos custos de formação e das horas dispendidas no mesmo. Para quemestá a começar no ramo, é mais facil fazer a transição, para quem já es´ta , ou fez logo, ou trabalhou em locias onde já se estava a fazer a transição/ utilizava isso.
    As coisas não são assim tão lineares.

    Nem em obra publica, nas que tenho acompanhado, vi empreiteiro com capacidade tecnica para tilizar BIm, muito menos os sub-empreiteiros.
    Os gabinetes de engenharia também não estão preparados, na sua maior parte para esse tipo de conciliação...

    Atenção à realidade Portuguesa...
  8.  # 28

    Eu gostava de saber é quantos dos engenheiros e arquitetos que trabalham em casa, tem programas com licenças pagas, quando os projetos que me chegam de arquitetura vem quase todos em autocad com versões 2017,2018,2019...
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  9.  # 29

    Das boas dezenas de arquitetos com quem trabalho, sabes quantos trabalham em BIM ??? zero, bola!!!

    Interesse temos, vale a pena?é rentável neste momento? NAO...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 30

    O mercado não exige, a legislação também não, o tipo de trabalho (por mim falo) não justifica, não se torna mais rentável, nem melhora o fluxo de trabalho, os preços são proibitivos face o que se pode cobrar ao cliente, os restantes parceiros não usam...
    Resumindo, não é interessante.

    Sendo assim tive de recorrer a outros metodos/ fluxos de trabalho, ddo meu ponto de vista compativeis com isso mesmo. Se posso melhorar posso, mas a variedade de situações não permite algumas das rotinas...
    Para que quero BIM, em legalizaçãos, em destaques de predios rusticose mistos e urbanos, para fazer a ampliação de um acasinha de 200 anos toda torta, para a reabilitação de um edificio existnetne com 10.000 variações de tectos e paredes... tuido torto esconso e etc...
    Por outro lado,
    Se fizesse retail, se fizesse so arranha-ceus e/ou edificio sde grande altura, muitas repetições.... Se fizesse muita obra complexa, grandes auditórios, grandes bibliotecas, grandes centros empresariais... sim.
    Como não faço, não justifica, e como as restantes 90% das equipas de engenharia também não o fazem... não justifica.
    Concordam com este comentário: riscos
  11.  # 31

    Colocado por: JoelMQuando se tem estagiários ao pontapé para explorar e mão de obra barata, para que que se precisa de investir em software que vai acelerar o processo de projecto?


    De certo modo é verdade... nos centro urbanos.. Vem lá aqui para o interior... Bolas já não posso explorar os pobrezinhos ;)
    Jole, isso que relatas á uma má atitude desses patro~es. muitos deles os proprios professores desses ex-alunos.. enfim.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  12.  # 32

    Colocado por: JoelMé muito mais barato ter 2 ou 3 estagiários a partir pedra em 2D o dia inteiro, pagos a 80% pelo centro de emprego do que pagar 3 ou 4K por licença! Vamos a qualquer site de emprego para arquitecto e só se vê "procuramos candidato elegível para estágio IEFP" porque será? (chega ao cumulo de pedirem candidatos com experiência de 3 ou 4 anos e elegiveis para estágio...)

    eu ate´acho que as licenças.,.. enfim. Muito qte´exigem experiencia em REVIT, 3Dstudio, etc!!! e tal.
  13.  # 33

    Na Noruega, o valor de uma licença deve ser o mesmo que em Pt.
    . O preço hora de um técnico é superior
    podem cobrar mais por um projecto...
    ...
    Fazendo as contas, estas começam a afastar-te da rentabilidade desejada para um Gab. Português face o investimento inicial e a renda....
    Já elaborei um centro escolar e não precisei de bim... Uma reabilitação de um Centro infantil idem, Lares de idosos... Não eram coisas muito grandes, abaixo dos 2000m2.
    Há muita informação desenhada que se pode meter de raiz num BIM, mas não menos verdade que muita não serve para nada... e a quantidade de projetos realizado em Archicad, que.. as soluções dos nós construtivos estão totalmente erradas.. Para isso mais vale esconder esses dado..eu com isto não ponho em causa o BIM, mas tecnicamente e financeiramente não me convence, AINDA.
  14.  # 34

    Não discordo de nada do que escreveste...
    Vamos aguardar, também não quero ser um velho do restelo ;)
  15.  # 35

    Colocado por: riscosInteresse temos, vale a pena?é rentável neste momento? NAO...
    isso porque tb não fazem trabalho para fora do país. se fizessem, ou se quisessem entrar no mercado externo depressa mudavam de ideias quando fossem sistematicamente postos de lado por não trabalhar nesse sistema.
    Concordam com este comentário: CMLS265
  16.  # 36

    Mas essa questão, pelo menos para mim, não é pertinente... muito menos nesta altura.
  17.  # 37

    Por aqui, do que tenho visto, tudo o que são ateliers de arquitectura grandes (em número de funcionários/em volume e tipo de trabalho) implementou efectivamente o "BIM", isto naquilo que é a produção das peças desenhadas; parece-me que o conceito BIM vai muito além disso, por isso se retiram todas as mais-valias, só quem está lá dentro saberá.

    Na interacção engenharia-arquitectura a "troca" de modelos em revit já acontece, mas não é ainda representativo, pois por norma os projectos chegam-nos convertidos para dwg...já para o trabalho colaborativo ainda faltará algum tempo.

    No mercado das moradias penso que só poderão surgir projectos, por exemplo de Revit, de ateliers que não têm esse segmento como core business (não contando com Quinta do Patino, Quinta da Marinha, etc), ou com recurso a pirataria.

    Actualmente todos os projectos de hotéis que nos chegam, com diferentes autores, são produzidos em revit. Por oposição, as engenharias (nomeadamente a estruturas) não têm passado de aí desenhar definição geométrica e pouco mais. De notar que nos últimos 2 anos tenho notado uma grande melhoria na conversão rvt->dwg, o que demonstra o domínio da coisa.

    No que se refere a empreiteiros, se olharmos para os maiores, por exemplo, TD e Mota, ambos têm gabinetes específicos de BIM...quem andar pelo linkedin verá, por exemplo, algumas obras públicas Argelinas, de equipas portuguesas, onde todos os intervenientes usam BIM.

    Resumindo, a adopção de "BIM", ou de BIM ou de Revit, ou Archicad depende, na minha experiência, do segmento da empresa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADROatelier
  18.  # 38

    Ainda me lembro da dor de cabeça, não sei se ainda é assim, de passar os layouts/ desenhois de Vectoworks para formato DWF, ou DWFx... não dava... pdf's fazia, o resto ... batatas, somente por portas travessas... mas com pedra de qualidade/ grafismo.
    Depois para entregar nas câmaras como é/era.
  19.  # 39

    Em Londes é obrigatório BIM.
  20.  # 40

    ... Certo, mas estamos AQUI [Portugal]-... onde muitas vezes se entrega os projectos em digital e as câmaras nem sempre disponibilizam as ferramentas para os técnicos, não efectuam a salvaguarda desses mesmos ficheiros entregues e etc e tal...
    No entanto algumas dessas.. tem REgulamentos municipais que são autênticos tratados de regras kafkianos... e depois para quê!!!? para dar trabalho aos técnicos nada mais...
    Concordam com este comentário: RRufino
 
0.0227 seg. NEW