Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Se alguém necessitar de um gabinete de engenharia de estruturas que trabalha com REVIT, diga. ( Margem sul)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADROatelier
  2.  # 122

    Segundo a vossa experiência em que software BIM vale a pena investir em formação? Allplan, revit, archicad, vw...?
    Com aplicação em Portugal e Europa em geral.
  3.  # 123

    isso é quase como perguntar que clube de futebol preferem...

    como quase sempre trabalhei com revit diria revit, mas segundo o que oiço e vou investigando na net diria que o futuro, por mais incrivel que pareça até pode estar no sketchup.. hoje em dia já faz praticamente tudo que se faz com programas bim mais dedicados
  4.  # 124

    Revit

    cada vez melhor, cada vez mais a ajudar na conceção, para não falar na visualização e controle de n parâmetros do projeto.

    mas penso que os demais softwares também estejam a bom nível.
    Concordam com este comentário: O.Martins
  5.  # 125

    Pois eu cá estou familiarizado com o interface do revit mas pelo que tenho lido é sobretudo usado nos países anglo-saxónicos onde a autodesk tem maior influência e que pela Europa reina o archicad. Mas quando estou quase a engolir esta tese eis que encontro um artigo, ou uma discussão num fórum, onde dizem o contrário ou outra coisa qualquer como vw ou allplan.

    Essa do sketchup é que não tinha lido. Tenho de investigar.
  6.  # 126

    nunca gostei do archicad talvez por estar associado aos mac que eu nunca utilizei. Em termos de verdadeiro Bim o revit avançou primeiro que o archicad.

    de qualquer forma eu para já dentro do que me é possível, evoluo no revit e o fato de haver uma relação muito próxima com o autocad facilitou-me ( facilita-me) a vida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Barnabé
  7.  # 127

    Conheço muitas pessoas a trabalhar em archicad na Europa.
    sim, depende do local do mundo. Segundo me exlicam nos EUA, revit rulez.

    Sketchup não está a concorrer com archicad e revit no mesmo plano.
    Pode, claro, ser uma opção para alguns trabalhos ou para dado atelier, conforme o trabalho que desenvolvem.
    Concordam com este comentário: O.Martins
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Barnabé
  8.  # 128

    A questão do archicad, do que eu sei, é que não permite fazer modelos das especialidades de Engenharia, apenas Arquitetura.

    Numa perspetiva de compatibilização dos projetos e facilidade de trabalho entre os vários intervenientes, o revit pode ser uma mais valia por suportar especialidades e arquitetura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Barnabé
  9.  # 129

    Colocado por: marco1Revit

    cada vez melhor, cada vez mais a ajudar na conceção, para não falar na visualização e controle de n parâmetros do projeto.

    mas penso que os demais softwares também estejam a bom nível.


    Por aqui também investimos em Revit.
  10.  # 130

    Joel.. O SKETCHUP.. exporta em IFC...e desde que tenha os plugins certos, faz isso tudo que mencionas... e tem objecto parametricos sim senhor,são os componentes.
  11.  # 131

    Como utilizador de SU, desde 2003, eu é que ainda não uso nada disso...;)
  12.  # 132

    eu não consigo/ sei, mas sim, é possivel... desde que tenhas feito as bases de dados e tenhas os plug ins correctos...
  13.  # 133

    Eu não disse se é melhor ou pior, disse que é possivel... Exitem gabinete no STATES que utilizam o SU,, para isso tudo que dizes... mas depois o programa pelo que li, não lida muito bem com ficheirs cheios de informação... são muitos dados...
    Abraço...
  14.  # 134

    Também aqui em PT ninguem usa isso, portanto não me vou chatear com isso... Joel.. cada um tem de lidar com a sua realidade... e budget.
  15.  # 135

    Eu até à pouco tempo não sabia que o SU fazia projectos.
    Foi quando vi uma formação da OA sobre SU que pesquisei e percebi que há quem faça projectos de execução em SU.
    Até fiquei parvo... O SU tem uma enorme vantagem em relação aos BIM's, existe plugin à barda. No entanto tenho a opinião que não chega a ser um BIM. E em projectos de grande escala tenho dúvidas.

    Eu Revit não conheço.

    Eu trabalho com Archicad. Acho que pela Europa é usado q.b. (é um produto Húngaro). E o archicad é primo direito do Allplan. Não o era antigamente, é desde que a Nemetschek (dona do Allplan) comprou a Graphisoft (dona do Archicad).
    Gosto muito de usar o archicad, tenho a ideia que é mais antigo que o Revit, e é bastante userflendly. Não acho que a versão de Pc seja manhosa. Eu já trabalhei nos dois ambientes e não acho que um seja pior que o outro. O archicad tem o teamwork (bastante útil para projectos grandes) que permite que vários utilizadores trabalhem sobre o mesmo ficheiro.
    Também gosto muito do "plublisher" do archicad. Faço PDF's DWG ou DWF ou mesmo ordens de impressões de modo automático. Particularmente útil se tiver de imprimir 50 desenhos para duas impressoras (desde que esteja tudo configurado). E gosto muito do Bimx que permite enviar para o cliente modelos virtuais do edifício. Os ultimos archicads já fazem uns renders mais jeitosos (motor de render da maxon).
    Lixado é conseguir fazer alguns objectos que tenham uma geometria mais complexa. Existe alguns truques, mas truques que só ensinados por alguém que saiba (alguns até são simples, mas rebuscados).
    Sei que faz IFC mas nunca trabalhei com isso. Faço mapa de vãos automáticos, medições automáticas (requer um controlo do desenho muito considerável) e até os layouts uso muitas funções automáticas. Só há pouco tempo consegui entender convenientemente como fazer amarelos e encarnados automáticamente, que também os faz.

    Custo um balurdio, mas aí está ao nível do revit que também custa outro balurdio.
    Existe uma versão light do archicad mas claro, limitada em alguns aspectos.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Barnabé
  16.  # 136

    Colocado por: paulovalenteCusto um balurdio, mas aí está ao nível do revit que também custa outro balurdio.

    Exacto .. por isso, e face as minha especificidades de encomenda.. é SU+ Podium (motor render) + ZWCAD2019pro
    Pacote funcional 2d+3d por posto de trabalho por cerca de 1200€ + IVA.
    e tem a vantagem acrescida de não ser muito exigente com o Hardware, ou seja um portatil gaming de 1200€ lida excepcionalmente bem com isto tudo.
    além disso a curva de aprendizagem é curta e barata...
    Concordam com este comentário: antonylemos, Mk Pt
  17.  # 137

    Eu trabalho com o archicad no portatil hp que terá cerca de 5 anos (core i5 2.6). Não sendo o ideal, corre bem.
    Mas a nível de custos. Os 4000 + IVA do archicad são um bocado assustadores.
    Ter um atelier com 2 postos de trabalho custa 10k só em software. É bastante. Isto para quem ganha o que os arquitectos ganham.
    Até a plotter torna-se barata ao lados disto.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  18.  # 138

    Em suma, o BIM ainda não está democratizável :)
    Temo que a velocidade do comboio se traduza não só em exclusão mas uma própria pedra na engrenagem do seu desenvolvimento e implementação.
    E acabamos por bater na mesma tecla, a formação é privada (cara) e insuficiente, os criadores e fornecedores deste tipo de software a par com os preços altos que praticam deviam ( nem que fosse com incentivos) dar mais enfase á formação.
  19.  # 139

    Colocado por: JoelMtudo o que sei de BIM (archicad) aprendi em tutoriais e perguntando a alguns amigos e foi suficiente para acabar de ser contratado para uma nova empresa como arquitecto e coordenador BIM! :D (fiz apenas um curso de 1 dia na graphisoft sobre IFC)


    Querendo, qualquer um (salvo excepções) consegue aprender. Existem n blogs sobre a matéria, e não só sobre o archicad, também sobre os outros.

    Agora o preço, poderia haver uma licença inicial mais barata. Aliás o archicad tem uma para arquitectos até 3 anos inscritos na OA (acho que é isso). Agora, qual é o arquitecto que com essa experiência quer comprar uma licença? Normalmente esses estarão a trabalhar para outros. Deveria haver uma timing diferente.

    No entanto, continuo a achar que o problema está do nosso lado. O topográfo também tem que comprar material caro, e isso não quer dizer que foi roubar um à feira. Ele tem é de cobrar nos trabalhos o valor respectivo que cubra o material que comprou.
  20.  # 140

    JoelM

    parece-me eu que não quis ver a coisa ( analisar) de uma forma personalizada.
    Não caia em contradição, por um lado diz que não é a realidade da maioria dos pequenos gabinetes em Portugal, e até tendo em conta a dificuldade da interdisciplinaridade ao nível das especialidades, portanto o que cada um consegue é do seu foro, agora em termos de dinâmica geral da construção de um pais….
 
0.0392 seg. NEW