Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Concordo com o JoelM. Quem quer mesmo aprender software, aprende sem formação.

    Eu há uns longos anos aprendi Autocad e 3dstudio sem formação. Numa altura que nem havia internet.. Havia calhamaços na livraria, em inglês, que era onde tirava as dúvidas!

    Mais tarde trabalhei com o Eon Studio para fazer umas coisas de realidade virtual ligada à construção, também a lamber muitos tutoriais, aí já com a vida facilitada pela Internet.

    Sobre o BIM ainda nunca precisei de aprofundar, mas está mais do que demonstrado que veio para ficar.
    Archicad não conheço. Portanto Revit será o meu eleito...
  2.  # 142

    realmente não conseguimos sair do discurso eu … eu isto .. eu aquilo… e depois sentimo-nos muito "ofendidos" pela concorrência dos profissionais de vão de escada com os seus softwares piratas, etc etc. ..

    Mas é já o futuro sem duvida. Li que em Itália por exemplo os projetos de obras publicas com valores superiores a 1 milhão de euros, tem que obrigatoriamente serem feitos em BIM.
  3.  # 143

    JoelM
    eu estou a falar da realidade, não da minha
    estou a falar de uma forma mais abrangente, ou acha que em Portugal 90% dos gabinetes trabalha com BIM?
    é evidente que pode falar da sua realidade mas penso que se pode ver um pouco mais alem em termos gerais.
    já agora a sua realidade não é em Portugal correto? não está por cá pois não?
  4.  # 144

    Estamos a discordar porque para a realidade em Portugal pelo menos, não chega a nossa capacidade individual nesta questão.
    conheço muito profissional bastante competente mas que devido a circunstancias várias , não consegue apanhar o comboio.
    consequências?? para si e outros assim de repente poderá não as haver mas acabam sempre por se vir a refletir na tal concorrência desleal que até o JoelM será afetado.
    mais uma vez repito, podemos conversar sobre as nossas capacidades e vontades, mas também é preciso ver em termos mais gerais o panorama deste setor.
    debater formas de maneira a que o binómio investimento / preço dos projetos se possa equilibrar e que para o cliente isso se traduza não só em qualidade mas compensatório em termos de custo. Portanto isto de uma forma geral, não falando do caso particular de gabinetes com dimensão já considerável e com equivalente carteira de trabalhos.
  5.  # 145

    Colocado por: JoelMO sketchup não é um software BIM, não permite exportar em IFC e não tem elementos paramétricos, alias, nem sequer usa objectos (com as devidas características), não faz listagens automáticas, etc etc etc
    pelas minhas investigações, hoje em dia faz tudo isso.. tens de adquirir os packs para cada coisa dessas... é bastante maleável nesse sentido .. mas isto pelo que tenho investigado, nao tenho experiencia com o programa

    Colocado por: JoelMisto foi o que encontrei:

    "Mostly SketchUp is not BIM in the sense that it would have tools to create “intelligent” objects and then to manage them and produce the necessary documentation “automatically”. What can be done is much more “hand-made”, like classifying objects using IFC categories, and then exporting to a fairly usable IFC file, but, frankly, that is not quite BIM yet."
    põem enfase no yet.

    o meu commentário inicial ´foi que seria o futuro, e essa citação que colocaste concorda com a minha primeira análise... tens de deixar de ler na diagonal Joel, ;)
  6.  # 146

    Colocado por: O.MartinsConcordo com o JoelM. Quem quer mesmo aprender software, aprende sem formação.
    sem dúvida eu aprendi, e continuo a aprender a usar o revit sem qq formação
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  7.  # 147

    gostava de aprender a trabalhar com o SU.. mas, e tempo para isso?
  8.  # 148

    Eu acho que a realidade em Portugal é cada vez mais BIM. E falo dos ateliers conhecidos.
    Em projectos grandes as vantagens são enormes.

    Eu, com o archicad, num projecto da Parque Escolar (trabalha para um atelier nessa altura), tinha a minha responsabilidade o projecto de execução de 3 edifícios (aqueles edifícios tipo, muito comuns nas escolas, a estrutura era igual mas a ocupação era diferente). E estamos a falar de desenhos gerais a 1:50 (plantas cortes alçados), desenhos 1:20 (I.S., escadas, armários etc., sala de aulas tipo com mobiliário), corte construtivos (1:50 + 1:5), mapas de acabamentos (pavimentos, paredes, tectos), mapa de vãos. Era aprox. cerca de 50 desenhos por bloco de tamanho aprox. A1. Portanto eu estava a controlar sozinho cerca de 150 desenhos. Só em BIM isso seria possível. Quando eu alterava uma parede, não estava preocupado em ver os desenhos todos. E ainda fazia a ponte com a estrutura e o HVAC. Neste caso tive mesmo de desenhar as condutas de HVAC em BIM pois elas eram muito grande e interferia muito com a arquitectura.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  9.  # 149

    Já agora sobre Revit

    alguém conhece algum suplemento ( grátis) que á semelhança de um que já tive, ( qrVR da Kubity) produza um ficheiro 3D que permite fornecer ao cliente a possibilidade de visualizar o projeto 360 º ?
  10.  # 150

    Colocado por: marco1alguém conhece algum suplemento ( grátis) que á semelhança de um que já tive, ( qrVR da Kubity) produza um ficheiro 3D que permite fornecer ao cliente a possibilidade de visualizar o projeto 360 º ?


    Faz upload do modelo para o A360 com a sua conta autodesk e manda link de partilha para o cliente. Visualiza em 3d, verifica componentes, passeia por dentro do modelo, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  11.  # 151

    ... E ainda falta o empreiteiro tirar partido do bim... E a fiscalização de obra... Etc...
    Pode ser o futuro e será... Mas do meu ponto de vista... Minha realidade não se justifica ainda perder tempo e dinheiro com isso. Quando fizer falta logo aprendo... Tal como fiz com o cad, o SU, com Excel, Word, e muitos outros softwares que passaram por aqui... Para já não tenho necessidade desse salto e de certeza que não iria tirar partido das funcionalidades do software.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  12.  # 152

    briscad BIM alguém tem feedback?
  13.  # 153

    Actualmente é fácil construir geometrias complexas. E alguns "truques" são mesmo, mesmo simples.

    Colocado por: paulovalente
    Lixado é conseguir fazer alguns objectos que tenham uma geometria mais complexa. Existe alguns truques, mas truques que só ensinados por alguém que saiba (alguns até são simples, mas rebuscados).
    Concordam com este comentário:ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário:José Barnabé
  14.  # 154

    Cada vez mais gabinetes trabalham em BIM.
    Basta ver os pedidos nos anuncios de emprego.
    Colocado por: marco1essoal foi apenas para dizer que se eu aprendi a utilizar, qualquer pessoa com a mínima das vontades consegue, obviamente que com formação a aprendizagem seria provavelmente mais rápida!
  15.  # 155

    Joel, pode falar um bocadinho mais da sua experiência como BIM coordinator?
  16.  # 156

    No sector residencial, das moradias, com os empreiteiros que temos em Portugal, na sua generalidade, eu diria que teremos que aguardar pela próxima geração...


    Colocado por: Pedro Barradas... E ainda falta o empreiteiro tirar partido do bim... E a fiscalização de obra... Etc...
    Pode ser o futuro e será... Mas do meu ponto de vista... Minha realidade não se justifica ainda perder tempo e dinheiro com isso. Quando fizer falta logo aprendo... Tal como fiz com o cad, o SU, com Excel, Word, e muitos outros softwares que passaram por aqui... Para já não tenho necessidade desse salto e de certeza que não iria tirar partido das funcionalidades do software.
    Concordam com este comentário:JoelM
  17.  # 157

    Colocado por: ADROatelierBasta ver os pedidos nos anuncios de emprego.

    Felizmente não necessito de emprego.... ;)

    PS: E que eu faço outras coisas além de projectos de arquitectura.. aliás, a fatia maior da facturação da minha actividade anual, não advem de projectos de arquitectura...
    E para as outras coisinhas, o BIm não me serve para nada... ;)
  18.  # 158

    Trabalha-se em BIM, para aqueles arquitectos que usam o Archicad ou o revit. Mas depois não passa daí. as especialidades são feitas fora BIM
  19.  # 159

    Duvido muito. Ou a crise passa, porque cá em Portugal está difícil.
    o BIM começou a ser divulgado na altura da crise se instalou cá.
    Os que no início ainda deram o salto, deram, os outros naturalmente não puderam e nem conseguiram dar o salto, tão cedo não darão.
    Se já um software CAD é caro quanto mais um BIM
  20.  # 160

    É sempre bom estarmos a par das tendencias e conhecer o que a concorrencia procura.

    Pedro Barradas, posso perguntar qual é a sua ocupação principal?

    Colocado por: Pedro Barradas
    Felizmente não necessito de emprego.... ;)

    PS: E que eu faço outras coisas além de projectos de arquitectura.. aliás, a fatia maior da facturação da minha actividade anual, não advem de projectos de arquitectura...
    E para as outras coisinhas, o BIm não me serve para nada... ;)
 
0.0415 seg. NEW