Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: hangasMas isto pouco tem a ver com as FAPs. O Adblue é para reduzir os NoX as FAPs para eliminar as PM


    Aí é que se engana.
    Tem tudo a ver, o objectivo do aditivo é unicamente atingir a temperatura elevada que o FAP necessita para conseguir queimar as partículas, alguns carros fazem-no injetando mais gasóleo na câmara de combustão, outros utilizam os aditivos que misturam no gasóleo.
    • hangas
    • 1 fevereiro 2019 editado

     # 122

    Olhe que não.

    O AdBlue tem apenas a função de transformar os NOx em Azoto e água. Até porque a Adblue não tem qualquer propriedade combustível.
    E o Adblue é injectado no catalizador. Não durante a combustão.

    A regeneração da FAP é que geralmente é feita aumentando a temperatura de combustão com mais gásoleo.
  2.  # 123

    Colocado por: hangasOlhe que não.

    O AdBlue tem apenas


    Referia-me ao Eolys que falei atrás.
    Concordam com este comentário: hangas
  3.  # 124

    o AdBlue é já para Euro V e VI, o Eolys já vigorava no Euro IV.
    Concordam com este comentário: hangas
    • hangas
    • 1 fevereiro 2019 editado

     # 125

    Sim o Eolys não é propriamente Adblue. É um aditivo de combustível.

    Não conhecia os detalhes, mas pelos vistos foi a solução da PSA para fazer uma regeneração passiva mais low cost. O invés de um regenerador activo controlado pela ECU.
  4.  # 126

    Colocado por: Bricoleiro

    Para isso têm de provar em como não está original.
    O Sócrates até ser apanhado é inocente...

    A única lei que OBRIGA a usar FAP é Europeia nem sequer é portuguesa e só para veículos a partir de 2010 com norma anti poluição Euro V. Quem tem um carro com Euro IV pode tirar que não há lei que o obrigue a usar.


    Se o veiculo foi homologado com FAP, seja de 2004 ou 2010, retira-lo esta a alterar as características do veiculo.

    Agora se o inspector faz regra 3 simples e so começa a olhar para os FAP apartir de 2008, isso já é outra historia.

    Mas tendo o numero de chassis, não deve ser difícil saber se o carro saiu com FAP ou nao de fabrica.
  5.  # 127

    Colocado por: hangasfoi a solução da PSA para fazer uma regeneração passiva mais low cost


    Pois...só que lhes saiu o tiro pela culatra. O que na teoria era suposto ser low cost passou a hi cost para os proprietários desses carros que desde cedo começaram com injetores danificados e filtros entupidos devido à massa pastosa que o eolys faz em difusão com o gasóleo.
    Aconselho a quem nunca viu, pedir ao mecânico que lhe mostre o filtro de gasóleo na sua troca, num carro que use eolys só para terem noção da marmelada que passa dentro desses motores, já para não falar nos dejetos que ficam alojados no depósito de combustível.
  6.  # 128

    Colocado por: jamespondeAgora se o inspector faz regra 3 simples e so começa a olhar para os FAP apartir de 2008, isso já é outra historia.


    E como é que ele faz isso?
  7.  # 129

    Colocado por: BricoleiroPois...só que lhes saiu o tiro pela culatra. O que na teoria era suposto ser low cost passou a hi cost para os proprietários desses carros que desde cedo começaram com injetores danificados e filtros entupidos devido à massa pastosa que o eolys faz em difusão com o gasóleo.


    Posso dizer que o 1.6 diesel PSA com o FAP, é de fiabilidade média, sem o FAP arrisco-me a dizer que é um dos diesel mais fiáveis do mercado.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  8.  # 130

    Colocado por: jamesponde

    Se o veiculo foi homologado com FAP, seja de 2004 ou 2010, retira-lo esta a alterar as características do veiculo.

    Agora se o inspector faz regra 3 simples e so começa a olhar para os FAP apartir de 2008, isso já é outra historia.

    Mas tendo o numero de chassis, não deve ser difícil saber se o carro saiu com FAP ou nao de fabrica.


    São duas coisas diferentes.
    Uma é alteração do veiculo, outra é a lei da obrigação dos FAP.
    O inspector só tem de fazer o trabalho dele que é cumprir as regras, não há forma nenhuma nas IPO que possa provar que um carro com FAP não o tenha lá.
  9.  # 131

    Colocado por: Wardruna

    E como é que ele faz isso?


    Sei lá, tambem nao sei como passam certos carros na inspecção e andam ai de folha verde.
  10.  # 132

    Colocado por: Wardruna

    Posso dizer que o 1.6 diesel PSA com o FAP, é de fiabilidade média, sem o FAP arrisco-me a dizer que é um dos diesel mais fiáveis do mercado.
    Concordam com este comentário:Bricoleiro


    Subscrevo.
  11.  # 133

    Colocado por: Bricoleiro

    São duas coisas diferentes.
    Uma é alteração do veiculo, outra é a lei da obrigação dos FAP.
    O inspector só tem de fazer o trabalho dele que é cumprir as regras, não há forma nenhuma nas IPO que possa provar que um carro com FAP não o tenha lá.


    A lei da alteração serve perfeitamente para apreender o seu veiculo. A lei da obrigação é para as marcas terem FAP nos veículos todos apartir de X data.

    Apartir do momento que foi homologado com FAP, retira-lo é uma contra-ordenação.
    Se conseguem levar um gajo a IPO B por causa das películas...A mesma coisa com a dimensao dos pneus, etc etc


    Neste momento, conseguem ver visualmente. No futuro, quem o dirá.
  12.  # 134

    Colocado por: jamespondeNeste momento, conseguem ver visualmente. No futuro, quem o dirá.


    No futuro é só carros electricos, não há faps.
  13.  # 135

    Colocado por: jamesponde

    Sei lá, tambem nao sei como passam certos carros na inspecção e andam ai de folha verde.


    normalmente com 50 a 100 euros em cima do banco ou no tablier....é mel! desaparece o dinheiro e aparece a folha verde! (nao tem nada que saber)
  14.  # 136

    Colocado por: jamespondeNeste momento, conseguem ver visualmente


    Visualmente o quê? Veem tudo conforme está de origem.
  15.  # 137

    Colocado por: jamespondeA lei da alteração serve perfeitamente para apreender o seu veiculo


    Para o meu não serve de certeza!
    Não quero carros de 2007 para a frente por 2 motivos:
    1º IUC
    2º FAP
    • hangas
    • 1 fevereiro 2019 editado

     # 138

    Colocado por: BricoleiroVisualmente o quê? Veem tudo conforme está de origem.


    Isso também vai mudar.

    No Reino Unido já começaram a ser mais agressivos com a remoção ou desactivação dos FAPs.
    O teste implica não só ver se lá está, mas também se há indícios de manipulação, marcas de soldadura, ficha ligada, etc.
    Se houver, o inspector recusa-se a fazer o resto da inspeção.

    Mas mais simples é isto:
    If a car’s exhaust emits visible smoke of any colour, it will fail the MOT test.

    http://garagewire.co.uk/news/mot-dpf-changes-now-expected-in-may-2018-dvsa-confirms/
    https://www.whatcar.com/news/mot-test-changes-in-2018-what-are-they-and-how-could-they-affect-you/n16600
    Concordam com este comentário: jamesponde
  16.  # 139

    Colocado por: JoelMnão vi ninguém com histeria (além do ministro claro)!

    era ao que me referia

    Colocado por: JoelMisso de colocar aqui um grafico sem nenhuma informação complementar não diz nada! Isso é referente à produção de energia onde? na europa? no mundo? em Portugal?

    No mundo!! Em 2018.

    Colocado por: JoelMEu posso contrapor com o grafico em anexo que é verdadeiro!

    É verdadeiro? Não duvido. Que país? Fiquei curioso...

    Quanto ao meu grafico, se tem duvidas veja aqui na IEA - International Energy Agency
    https://www.iea.org/statistics/electricity/
  17.  # 140

    Colocado por: hangasO teste implica não só ver se lá está, mas também se há indícios de manipulação, marcas de soldadura, ficha ligada, etc.
    Se houver, o inspector recusa-se a fazer o resto da inspeção.


    Não consegue ver a soldadura. Até conseguia mas tinha de lá passar umas horas.
    Não há fichas desligadas.
    O meu carro manda o mesmo fumo com FAP e sem FAP. Até a EGR está fechada.
 
0.0341 seg. NEW