Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

O meu 1.3 Mjet quando começar a dar grelo com a FAP e EGR estas também vão saltar fora.
  2.  # 142

Cultiva-se a batata para alimentar o porco que por sua vez vai alimentar o homem. Com os combustíveis fosseis vai ser o mesmo, vão continuar a ser queimados em força só que em vez de ser nos carros serão nas unidades de produção de energia que por sua vez alimentarão os carros. Se calhar até se vai queimar mais carvão e mais petróleo, mas se calhar será queimado em países pobres e depois importado em forma de energia pelos países ricos que se considerarão muito ecológicos e amigos do ambiente.
    Concordam com este comentário: Alexandre Silva, Bricoleiro, Wardruna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexandre Silva
  3.  # 143

só que em vez de ser nos carros serão nas unidades de produção de energia que por sua vez alimentarão os carros

Uma opinião muito lúcida.
    Infelizmente ninguém se questiona sobre os custos da produção da energia eléctrica.
    Custos ambientais.
    As Barragens não são ecológicas.
    A energia produzida pelas Eólicas dizem que não é possível de ser conduzida/usada para todas as finalidades.Será?
    Queimas e consequente libertação de CO2 e outros gases nocivos para a atmosfera.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
    • eu
    • 2 fevereiro 2019

# 144

Colocado por: Alexandre SilvaAs Barragens não são ecológicas.

Porquê?
  4.  # 145

A propósito de barragens ecológicas ou não - caso de estudo nº 8:
    https://climate-adapt.eea.europa.eu/about/climate-adapt-10-case-studies-online.pdf
  5.  # 146

Colocado por: euPorquê?

Porque entre outras coisas as grandes barragens alteram ecossistemas e podem mesmo criar micro-climas nas suas áreas de influência.
  6.  # 147

Colocado por: JoelM Não sei é dor de cotovelo de quem os tem ou desconhecimento...

Nada de dor de cotovelo, se o podem ter acho muito bem que o comprem. A única coisa que quis dizer é que para aquilo que os carros elétricos atualmente oferecem o preço é demasiado elevado. Numa ótica de investimento, e tendo em conta que a tecnologia dos elétricos está em constante evolução, atualmente um Diesel ainda acaba por ser mais rentável.
  7.  # 148

Colocado por: hangasNo Reino Unido já começaram a ser mais agressivos com a remoção ou desactivação dos FAPs.
    O teste implica não só ver se lá está, mas também se há indícios de manipulação, marcas de soldadura, ficha ligada, etc.

Bem feito, ninguém vê. Depois, o proprietário não é obrigado a autorizar que desmontem resguardos para lá chegarem.
    • hangas
    • 4 fevereiro 2019 editado

# 149

Colocado por: BricoleiroBem feito, ninguém vê. Depois, o proprietário não é obrigado a autorizar que desmontem resguardos para lá chegarem.

E o inspector não é obrigado a continuar a inspecção se não conseguir confirmar e sai de lá sem MOT feita. => Multa de £100 a £1000

Mas embora haja "trabalhos" desses bem feitos, também há muita malta que a retirou simplesmente ou meteu linhas directas. Se isso passar a ser norma europeia vai haver muita gente apanhada de surpresa. O pior é para quem compra esses diesel em 2ª mão e não sabe o que o foi mexido.
  8.  # 150

Colocado por: hangas

E o inspector não é obrigado a continuar a inspecção se não conseguir confirmar e sai de lá sem MOT feita. => Multa de £100 a £1000

Mas onde é que um inspetor vai gastar 2 horas ou mais (depende do modelo do carro) a verificar se o FAP foi removido? ainda para mais podendo danificar algo durante o trabalho, ou mesmo o dono do carro acusar o inspetor danificou algo?
    Eles nem OBD ligam devido a possiveis acusações posteriores.
    Tiveram mais de 12 anos para fazer algo, e agora que dizem todos por aí que o diesel está praticamente extinto é que se andam a preocupar?
    É necessário ter bom senso.
  9.  # 151

Colocado por: WardrunaMas onde é que um inspetor vai gastar 2 horas ou mais (depende do modelo do carro) a verificar se o FAP foi removido? ainda para mais podendo danificar algo durante o trabalho, ou mesmo o dono do carroa cusar o inspetor danificou algo?
    Eles nem OBD ligam devido a possiveis acusações posteriores.
    É necessário ter bom senso.

Não lhe sei dizer os detalhes. Mas se pesquisar por "MOT DFP" verá muitas noticias sobre a alteração à lei feita no ano passado.
    E o objectivo foi ser mesmo a doer para quem os removeu.

Nunca levei nenhum carro à MOT (muito menos a diesel) por isso não sei qual o processo na prática.
    Mas pelo que existem novos equipamentos de medida, o que pode simplesmente começar por medir também a emissão de partículas e só depois partir para a confirmação se houve "tampering"

The owners of diesel cars first registered from about 2006 onwards will notice the biggest change in the new test, which should establish that the diesel particulate filter (DPF) in the exhaust is working correctly.

Cars will have their emissions tested by new equipment to the standard issued at the time of manufacture. The vehicle will fail if the DPF has been tampered with, or if it produces “visible smoke of any colour”.

Owners who have deliberately removed particulate filters to improve the car’s performance face a bill of £1,000 or more, or having to scrap the car.

E sim "scrap the car" significa mesmo destruição do carro, e geralmente é ordenado pelo tribunal em situações graves ou de reincidência. Exemplo conduzir sem seguro, sem inspecção, street racing, alterações profundas às caracteristicas do veiculo. E consiste em o carro ser destruído numa sucada à frente do dono.
  10.  # 152

Colocado por: hangas

Mas embora haja "trabalhos" desses bem feitos, também há muita malta que a retirou simplesmente ou meteu linhas directas. Se isso passar a ser norma europeia vai haver muita gente apanhada de surpresa. O pior é para quem compra esses diesel em 2ª mão e não sabe o que o foi mexido.

Não me parece que um país de indecisos e impulsivos vá servir de exemplo seja no que for para os restantes países da UE quando está a beira do Brexit.
    • hangas

# 153

Colocado por: BricoleiroNão me parece que um país de indecisos e impulsivos vá servir de exemplo seja no que for para os restantes países da UE quando está a beira do Brexit.

Percebo o que diz, mas olhe que há uma diferença entre o que se passa no governo e nas instituições. Embora a forma como o actual governo tem gerido o Brexit seja uma desgraça as instituições têm os seus próprios programas e autonomia. Tanto que os governos mudam mas a linhas directoras são regra geral as mesmas, fora o impacto que o orçamento de estado lhe possa causar. Mas os governos vêm e vão e as instituições publicas ficam com os seus programas.

Mas estas medidas que foram aplicadas o ano passado estão alinhadas com o que a EU desenhou na "EU Roadworthiness Directive 2018" com efeito a partir de 20 Maio 2018
    https://ec.europa.eu/transport/road_safety/topics/vehicles/vehicle-inspection_en

O UK foi talvez dos primeiros a adoptar estas medidas e sabemos que Portugal deixa sempre para a última. E se não der jeito fiscalmente é até capaz de deixar passar o prazo e pagar as multas. Tal como a questão da dupla tributação ou da taxação dos usados importados. Mas é uma questão de tempo até chegar a Portugal também. :)

Mas estes Ingleses que supostamente nem gostam que a europa lhes diga o que fazer, em algumas coisas são mais papistas que o papa.
    Enquanto na EU se anda na guerra ao diesel, este gajos de há uns anos para cá declararam guerra ao transporte particular como um todo.
    Embora com algum favorecimento aos 100% eléctricos.

Numa ponte que tinha 3 faixas para cada lado, ficou apenas uma para viaturas particulares. Alargaram os passeios, transformaram duas em corredores de bus dedicados, e outra foi transformada numa Super Ciclovia (uma especie de autoestrada para bicicletas). Se pessoal barafustou? Claro, mas o mayor foi também claro disse que mensagem era "Não tragam o carro para o centro da cidade"

Ainda esta semana uma "Freguesia" da zona norte proibiu os veículos de combustão durante as horas de ponta.
    https://hackney.gov.uk/article/5270/Ultra-low-emission-streets

E até ao final deste ano na zona de Oxford Circus e Regent St, uma zona comercial com um transito descomunal durante todo o dia, vai ser "pedestrianizada". Vai ser giro de ver.
    • hangas

# 154

Colocado por: WardrunaEles nem OBD ligam devido a possiveis acusações posteriores.

Curiosamente no link da directiva europeia acima, há um anexo com as propostas para a próxima versão e num deles refere explicitamente o uso da porta OBD para efeitos de fiscalização.

Measurement using an exhaust gas analyser in
    accordance with the requirements(1)..
    Alternatively, for vehicles equipped with suitable
    on-board diagnostic systems, the proper
    functioning of the emission system can be
    checked by appropriate reading of the OBD
    device and checks on the proper functioning of
    the OBD system in place of emission
    measurements at engine idle in accordance with
    the manufacturer’s conditioning
    recommendations and other requirements(1)

Claro que não acredito que isto se aplique a carros anteriores a EURO VI, mas vai acabar por acontecer.
  11.  # 155

Colocado por: hangasCuriosamente no link da directiva europeia acima, há um anexo com as propostas para a próxima versão e num deles refere explicitamente o uso da porta OBD para efeitos de fiscalização.

O que eu adorava que isso acontecesse! Era lindo. E através da OBD não consegues ver repros ou faps.

Colocado por: hangasClaro que não acredito que isto se aplique a carros anteriores a EURO VI, mas vai acabar por acontecer.

Então mas os diesel não estão já praticamente extintos? para quê esse preocupação ao fim de 13 anos?
  12.  # 156

Colocado por: WardrunaO que eu adorava que isso acontecesse! Era lindo. E através da OBD não consegues ver repros ou faps.

Não directamente, mas no caso das repros é possível fazer as contas. Todos os parâmetros de entrada e saída estão lá. :)
    E todos os carros homolgados na europa desde 2001 têm que ter standard compatível EOBD, desenhado pela EU. Nada os impede de acrescentar mais Service Codes, já que o OBD foi desenhado justamente para controlo de emissões.

Alias antes já foi acrescentado o Service $0A em que todos os erros relacionados com emissões que façam acender a luz do motor têm que ficar lá permanentemente gravados sem que sejam apagados de forma a preservar o histórico.

Colocado por: WardrunaEntão mas os diesel não estão já praticamente extintos? para quê esse preocupação ao fim de 13 anos?

O diesel está condenado nas cidades. Para já não há nenhuma guerra aberta ao diesel de uso profissional entre cidades ou países. A industria da camionagem e transporte de mercadorias não vai mudar tão depressa. E é um cenário onde a autonomia e eficiência do diesel ainda é imbatível.
  13.  # 157

Colocado por: BricoleiroNão me parece que um país de indecisos e impulsivos vá servir de exemplo seja no que for para os restantes países da UE quando está a beira do Brexit.

Mera ilusão de ótica fruto dos tempos pós-referendo.

Na verdade, excetuando a confusão do brexit, a atuação do governo britânico é muito mais resoluta, racional e mais respeitadora dos direitos individuais que a congénere europeia, nomeadamente, a francesa.
  14.  # 158

Colocado por: hangasNão directamente, mas no caso das repros é possível fazer as contas. Todos os parâmetros de entrada e saída estão lá. :)
    E todos os carros homolgados na europa desde 2001 têm que ter standard compatível EOBD, desenhado pela EU. Nada os impede de acrescentar mais Service Codes, já que o OBD foi desenhado justamente para controlo de emissões.

Alias antes já foi acrescentado o Service $0A em que todos os erros relacionados com emissões que façam acender a luz do motor têm que ficar lá permanentemente gravados sem que sejam apagados de forma a preservar o histórico.

Esses parametros possiver de ver por OBD (pressao de turbo, volumes, etc...) poedm estar todos ok no dia da inspeção.
    Esses erros dão para apagar na boa...e nunca mais vais saber que os teve.
  15.  # 159

Colocado por: WardrunaEsses erros dão para apagar na boa...e nunca mais vais saber que os teve.

Os fault codes sim. essa "pagina" guarda os 3 últimos erros e pode ser apagada a qualquer altura. (Service code $04), mas o conteúdo do Service $0A não pode ser apagado.
    Pelo menos através da porta.

Há também algum parâmetros proprietários que ficam registados para sempre.
    Sei que nos BMW existem marcadores permanentes para indicar se Algum airbag disparou, se alguma vez o motor excedeu o redline, se alguma vez a temperatura do motor excedeu um valor máximo, etc.
  16.  # 160

Colocado por: hangasOs fault codes sim. essa "pagina" guarda os 3 últimos erros e pode ser apagada a qualquer altura. (Service code $04), mas o conteúdo do Service $0A não pode ser apagado.

Os conteudos do $0A podem ser apadagos e realidade até são apagados.

Colocado por: hangasHá também algum parâmetros proprietários que ficam registados para sempre.
    Sei que nos BMW existem marcadores permanentes para indicar se Algum airbag disparou, se alguma vez o motor excedeu o redline, se alguma vez a temperatura do motor excedeu um valor máximo, etc.
    ~

Isso dá tudo para alterar, o mundo da informática é assim mesmo, o que hoje resulta amanhã já não resulta.
    A BMW também tinha um sistema para ver os kilometros verdadeiros do carro mas até isso já foi de vela.

0.0387 seg. NEW