Iniciar sessão ou registar-se
    • smart
    • 8 fevereiro 2019 editado

     # 101

    Colocado por: jorgep1981Todos comentarios são bem vindos e interssantes mas estamos a fugir um pouco ao topico do meu interesse . O que me interessa saber se é possível executar o projecto em questão e qual será a melhor forma ou opção dentro do contexto de uma casa terrea T3 no maximo até 180 m2 .


    vou dar a minha opinião em relação á questão...
    tudo o que se possa dizer são bitaites, incluindo eu
    na conversa até aqui foram abordados pontos de vista distintos, enriquecedores para o conhecimento de todos, que lhe dá para perceber que fica na dúvida.
    ainda por cima não tem sequer projecto para aferir o nivel de exigência de execução, já para não falar no cadernos de encargos em relação aos materiais...
    e mesmo assim, cada local de portugal tem o preço diferente, conforme a oferta de empreiteiros e carteira de clientes.
    Faça assim:
    contacte um arquitecto, que tenha referencias como sendo responsavel, serior e honesto
    diga-lhe o que pretende e mostre o terreno
    questione-lhe pela experiência e conhecimento os valores e até onde pretende ir, se é exequivel
    faça caderno de encargos (se bem que a maioria não esta para perder tempo a olhar para ele e orçamentar de forma singular com tantas obras aí á solta...)
    peça orçamentos aos empreiteiros na sua zona, vendo e falando previamente com donos de obra que já construiram a aferir a opinião.
    execute um contrato e com penalizações (a maioria não vai aceitar)
    nunca...nunca contrate algo com alguém com quem não possa falar
    á primeira divergência armam-se em parvos e fogem-lhe da obra com a sugestão que não acabam os trabalhos ou atrasam-nos propositadamente com todas as consequências...
  1.  # 102

    e fácil de responder á questão se quer uma casa construída com mão de obra barata e com materiais do mais barato que existir no mercado e poupar em tudo, mas tem que ser em tudo, deve conseguir algo para perto desses preços, e não esquecer que o projecto tem que ser do mais básico possível, tem que ser tudo no sistema bota para frente.

    Se a casa vai ficar bem construída? isso são outros quinhentos, mas no fim vai ter aquilo que pagou, e no fim se tiver problemas não se esqueça que maior parte dos trabalhos provavelmente vão ser feitos sem factura para poupar os 23% não vai ter grandes garantias, anda por aqui um tópico que uma DO construiu uma casa que o preço por M/2 foi um milagre mas afinal o arquitecto não era arquitecto o fiscal não era fiscal e até o empreiteiro não era empreiteiro, maior parte dos clientes pensam que as garantias são dadas mas na realidade as garantias pagam-se.

    um clio com 30 anos com 500.000KM não deixa de ser um carro tal como uma casa de de 180 M2 por 100K não deixa de ser uma casa pode ser fraca mas é uma casa, eu se tivesse na sua situação reduzia aos M2 para poder subir um pouco á qualidade.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    • RCF
    • 8 fevereiro 2019

     # 103

    Colocado por: ****Você não percebe da construção e não sabe fazer contas

    jorgferr
    Não se ponha a discutir com quem está no topo da pirâmide...
  2.  # 104

    Colocado por: RCF
    jorgferr
    Não se ponha a discutir com quem está no topo da pirâmide...
    Eu não quero discutir nada, é uma questão processual e de gestão de projecto. Nunca me viu aqui dizer que os empreiteiros não devem ter margens de lucro que lhes tornem as empresas devidamente viáveis.

    Nota: o topo da pirâmide também devia fazer umas formações de gestão de projecto à séria tipo PMP e afins. Sim, esses também se aplicam à construção. Tópico encerrado do meu lado
    • smart
    • 8 fevereiro 2019 editado

     # 105

    cada um é livre de pensar como quiser
    existem quem acha que o empreiteiro deve ter a margem de lucro sobre os materiais..
    se perder tempo a encomendar, procurar preços, ir buscar etc...até concordo
    eu..como fui eu que executei todo esse trabalho, acho que essa margem deve ser minha.
    coloquei os materiais na obra para o empreiteiro trabalhar
    foi o que contratei.
    e executando a mão de obra com os princípios devidos, já tem muito com que se preocupar...
    sou altruísta, mas olho pela minha carteira e pela minha família, como os empreiteiros olham pela deles..
    e vocês...não olhem pela vossa ...
    • smart
    • 8 fevereiro 2019 editado

     # 106

    do empreiteiro(s)
    mas sim...
    é verdade..
    muitos são emprestados, "alugados" e por aí fora...
    quando corre mal e ocorre um acidente, ou aparece a ACT é que é um problema
    ninguém trabalha comigo assim.
  3.  # 107

    bem..., adiante...
    bota pá frente
  4.  # 108

    Colocado por: ****

    E quem lhe disse que não fazem ??
    Você quer é conversa, fique lá com a bicicleta.

    O meu pai com a 4a classe antiga foi construtor há muitos muitos anos. Fez muitas obras que nem projectos tinha. Pela sua ordem de ideias ele também se pode servir da própria experiência que hoje é tudo uma cambada de paneleirada com arquitecto, eng civil, fiscal, director técnico, fiscal de segurança e mais alguns que se calhar nem me lembro.

    Eu o que quis mostrar é que há processos de gestão de projectos, formação cara que se paga para ter. Agora até um merceeiro gere a própria loja e pode nunca ir á falência.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  5.  # 109

    Uma coisa simples para o ****: na imagem você calcula o custo do seu projecto. Este é o valor que você, excelente gestor de projectos tem para gastar e não pode ultrapassar. A margem de lucro da venda é colocada em cima disto.
      CBL.png
  6.  # 110

    Colocado por: smartcada um é livre de pensar como quiser
    existem quem acha que o empreiteiro deve ter a margem de lucro sobre os materiais..
    se perder tempo a encomendar, procurar preços, ir buscar etc...até concordo
    eu..como fui eu que executei todo esse trabalho, acho que essa margem deve ser minha.
    coloquei os materiais na obra para o empreiteiro trabalhar
    foi o que contratei.
    e executando a mão de obra com os princípios devidos, já tem muito com que se preocupar...
    sou altruísta, mas olho pela minha carteira e pela minha família, como os empreiteiros olham pela deles..
    e vocês...não olhem pela vossa ...


    Sim é claro que vai ganhar uns euros com isso mas com isso abdica em certos especialidades da garantia.

    Você vai um carpinteiro e pede um soalho se der problemas o carpinteiro tem k assumir caso o defeito seja da madeira ou da mão de obra, mas se chamar um carpinteiro para aplicar um soalho e a madeira é você que a compra se houver um problema o aplicador diz que a culpa é da madeira o fornecedor vai dizer que a culpa é do aplicador, e isso é valido para quase todos os materias.

    Mas para ver como o mercado anda desregulado vou lhe contar um caso que se passou comigo eu tinha um fornecedor de estores que era cliente mais por questões de proximidade e um cliente meu pediu-me preço para aplicar 10 motores eu calculei o preço dos motores meti a mão de obra e deu suponhamos 500€ +IVA 615€ qual o meu espanto quando venho a saber que o meu fornecedor foi ao meu cliente aplicar os motores por 500€ é claro que perdeu um cliente com essa brincadeira comprava mais de 30K de estores por ano eu não vou andar a comprar aos meus concorrentes, não acho normal você comprar o Betão ao preço de um empreiteiro eu se me acontecesse um caso desses deixava no dia de ser cliente.
    Concordam com este comentário: smart, Joao Dias
  7.  # 111

    Colocado por: ****

    Você está a deturpar a situação a seu favor , o seu pai não tinha lucro ? Aqui ninguém falou de arquitetos e engenheiros, ou algo mais , sinto uma frustração na sua escrita por não ter construído , talvez esteja errado ou talvez não !
    Eu só disse que é errado meter lucro em cima de lucro. Ou seja compra uma sanita a 50 euros mas mete ao cliente a 60 e no final mete mais uma margem de lucro. O problema não é ter lucro é a maneira como o fazem. Olhe o mesmo exemplo faz o estado e é multado pela comunidade europeia quando cobra IVA em cima do imposto automóvel, acha correcto?

    Se for uma obra de milhões esse lucro em cima de lucro é provavelmente o factor pelo qual vai perder a obra, numa moradizeca de 200 000 ou 400 000 euros se calhar a diferença é relativamente pouca, mas em milhões vê o negócio a ir para o concorrente.

    Nada tem a ver com o lucro só por si. Eu não construí por causa do risco, sabe em primeiro está o bem estar da minha família. Basta ver o elevado número de casos aqui no fórum de obras que correm mal seja por que motivo for. Eu no meu caso não culpo ninguém em particular embora ache que tudo aproveitou para aumentar preços no tempo de vaca gorda dum modo desproporcional e alguém vai pagar a factura, muito provavelmente os DO que se endividarem até ao tutano.
  8.  # 112

    Colocado por: rsvaluminio

    Sim é claro que vai ganhar uns euros com isso mas com isso abdica em certos especialidades da garantia.

    Você vai um carpinteiro e pede um soalho se der problemas o carpinteiro tem k assumir caso o defeito seja da madeira ou da mão de obra, mas se chamar um carpinteiro para aplicar um soalho e a madeira é você que a compra se houver um problema o aplicador diz que a culpa é da madeira o fornecedor vai dizer que a culpa é do aplicador, e isso é valido para quase todos os materias.

    Mas para ver como o mercado anda desregulado vou lhe contar um caso que se passou comigo eu tinha um fornecedor de estores que era cliente mais por questões de proximidade e um cliente meu pediu-me preço para aplicar 10 motores eu calculei o preço dos motores meti a mão de obra e deu suponhamos 500€ +IVA 615€ qual o meu espanto quando venho a saber que o meu fornecedor foi ao meu cliente aplicar os motores por 500€ é claro que perdeu um cliente com essa brincadeira comprava mais de 30K de estores por ano eu não vou andar a comprar aos meus concorrentes, não acho normal você comprar o Betão ao preço de um empreiteiro eu se me acontecesse um caso desses deixava no dia de ser cliente.
    Se calhar você paga a 30 ou 60 dias ao seu fornecedor e o cliente final paga-lhe ainda os motores não saíram da fábrica. Moralmente percebo o que você diz, mas hoje há pouca relevância nisso na fidelização, o factor é quem paga logo.

    Exemplo: comprei na JOM uma sapateira em Dezembro e tive de a pagar logo, ainda não foi entregue veja lá.
  9.  # 113

    Colocado por: ****
    Eu nunca falei de lucro em cima de lucro falei do preço de custo , mais a margem de lucro , e porquê não têm o empreiteiro ou empresa de ficar para ele a diferença do desconto do pvp, já lhe disse que a maioria das grandes empresas a meio da obra já o saldo é negativo , a maioria dos empreiteiro que por aí andam se alguém a fazer uma correção analítica obra a obra estavam falidos !
    **** quando há aqui vários profissionais da construção que assumem que a grande maioria dos empreiteiros olham para um projecto, medem a área e dizem, isto é coisa para X o m2 está tudo dito. A maioria nem tem formação para responder a um cadernos de encargos detalhado decentemente.
    Concordam com este comentário: smart
  10.  # 114

    Colocado por: ****Jorge nas obras de milhões não se faz dinheiro com o Orçamento, fazem dinheiro com os advogados ! Dado o momento que a obra é adjudicada , começa o corrupio, uma das primeiras coisas é recalcular a estrutura para reduzir os custos em seguida o diretor de obra a sua função primordial é começar a chutar custos e tentar negociar as menores e maiores valias , vou lhe dar um exemplo, portas de entrada da dier...... abaixo do preço de custo , proposta ao DO uma solução mais barata e equivalente , dando lhe uma menor valia e assim se entra no preço e ainda se ganha algum , e é sempre assim .
    Esse dinheiro que você fala feito com advogados são as disputas legais que existem por erros/omissões no project plan. Umas vezes ganha o empreiteiro e noutras o cliente. Pode aqui haver a ideia que ganha sempre quem fornece o serviço mas tal não é verdade, não são poucas as vezes que há atrasos ou problemas de qualidade onde o fornecedor tem de indemnizar fortemente. Há ainda o caso que regra geral o cliente coloca em contrato SLAs (service level agreements) muito apertados ao fornecedor, principalmente quando há muitas empresas a concorrer.

    Depois há ainda o contexto, uma coisa é fazer apenas uma obra de milhões para um cliente, outra é fazer vários serviços de milhões ao logo do tempo para esse mesmo cliente. Se espreme muito o cliente perde-o, ex. empresas de telecomunicações e seus fornecedores
  11.  # 115

    Colocado por: smartcoloquei os materiais na obra para o empreiteiro trabalhar

    Muitos fazem isso convencidos que fazem grandes negócios, só que acabam por comprar muito mais materiais do que o necessário, e o empreiteiro fica com as sobras.
    Concordam com este comentário: smart
  12.  # 116

    Colocado por: Anonimo09092021Se, mesmo assim, ficar mais barato no final... Why not?

    O dono de obra só vê o preço dos materiais, não sabe as quantidades. Só quando quer encomendar é que vai perguntar ao empreiteiro que quantidade é que é preciso comprar.
  13.  # 117

    Colocado por: Picareta
    O dono de obra só vê o preço dos materiais, não sabe as quantidades. Só quando quer encomendar é que vai perguntar ao empreiteiro que quantidade é que é preciso comprar.
    Em alguns materiais as lojas devem dizer logo a média de desperdícios.
  14.  # 118

    Colocado por: jorgferrEm alguns materiais as lojas devem dizer logo a média de desperdícios.

    Pois dizem, você chega lá e diz que quer cimento cola para 2 WC, uma cozinha, pavimentos ..., e o homem adivinha a quantidade e os desperdícios.

    O dono de obra, nem a qualidade do cimento cola a comprar sabia dizer.
  15.  # 119

    Colocado por: Picareta
    Pois dizem, você chega lá e diz que quer cimento cola para 2 WC, uma cozinha, pavimentos ..., e o homem adivinha a quantidade e os desperdícios.

    O dono de obra, nem a qualidade do cimento cola a comprar sabia dizer.
    Embora possam haver quantidades complicadas de calcular, há muitas que são relacionadas com áreas e as lojas deveriam conseguir ajudar.

    Você se calhar nas suas obras calcula o betão, mas pelo menos antigamente (olhe no caso do meu pai) era a empresa de betão que enviava alguém à obra para medir por exemplo os m3 para uma cave.
  16.  # 120

    Colocado por: jorgferrSe calhar você paga a 30 ou 60 dias ao seu fornecedor e o cliente final paga-lhe ainda os motores não saíram da fábrica. Moralmente percebo o que você diz, mas hoje há pouca relevância nisso na fidelização, o factor é quem paga logo.

    Exemplo: comprei na JOM uma sapateira em Dezembro e tive de a pagar logo, ainda não foi entregue veja lá.


    A fidelização não interessa nas vacas gordas nas vacas magras já interessa já o disse a alguns fornecedores que acham que isto vai ser sempre assim, eu aos meus clientes empreiteiros não subi ao preço só porque agora á muito trabalho, foram eles que me ajudaram a passar a crise, mas cada um sabe de si.

    Na minha opinião um empreiteiro tinha que comprar 10% mais barato que um DO pelo menos para poder pagar a estrutura pois sem empreiteiros as casas não se fazem, e não tem sentido um fornecedor fazer concorrência a um cliente.
    Concordam com este comentário: jorgferr, smart
 
0.0430 seg. NEW