Colocado por: Mário PiedadeTrabalho metódico e paciente e como tal é de louvar, mas cuidado... esteja preparado para o debate.:)
Colocado por: AntónioPSPereiraQual acham que será melhor?
Colocado por: Picareta
Melhor em quê?
Colocado por: AntónioPSPereiraEm termos de comportamento térmico
Colocado por: Vasco Bento
Vidro Duplo -
Um ponto importante nos vidros duplos os vidros deverão ter espessuras diferentes para aumentar a performance acústica.
Laminado -Ex.: 44.1 ou 55.2,. Um vidro laminado são dois vidros unidos por um ou mais butirais.Estes vidros apresentam melhor performance acústica e aumentam a segurança de casa pois os butirais mantêm a estrutura do vidro e são dificeis de penetrar (quantos mais butirais, maior a resistência a intrusão e isolamento sonoro). De referir que aumentar os butirais fica mais caro que aumentar a espessura ao vidro.
Vidro temperado -Um vidro temperado é um vidro que sofre um tratamento térmico.
Vidros autolimpantes -Trata-se de um vidro incolor no qual é colocada uma camada mineral fotocatalítica e hidrófila, formando uma proteção de longa duração. É esta camada que impede o acúmulo de sujeira na superfície.
Vidro fotovoltaico -O vidro fotovoltaico é constituído por lâminas de células fotovoltaicas fabricadas com silício, que é um elemento químico semicondutor. Esse material é instalado em vidros comuns, laminados ou duplos, que absorvem a radiação solar e a transformam em energia. Estes vidros aumentam os ganhos energéticos.
Caixas -As caixas entre o vidro podem ter várias espessuras (ex: 10mm, 16mm, 20mm). A performance máxima destas caixas é nos 16mm até 20mm. A partir dos 20mm começa a haver perdas (aumento da transferência de energia).
A caixa pode ser preenchida com ar ou gás nobre. O gás nobre diminui o valor de Ug (transferência energética do vidro). Estes gases podem ser o Árgon, Xenon e Krypton sendo o Krypton o melhor e o Árgon o pior.
Vidro Triplo -Estes vidros conseguem atingir valores de Ug« 0.8.
Colocado por: Picareta
Isso pergunta ao autor do projecto térmico.
O que é que ele considerou no projecto?
Colocado por: AntónioPSPereiraExcelente trabalho Vasco Bento, mais uma vez.
Aproveito o tópico para colocar uma questão: pedi propostas para a caixilharia da casa que vou construir e tenho 2 opções de .
Opção 1: Vidro duplo laminado 44.1 + 16 + 6 guardian sun c/ gás
Opção 2: Vidro Duplo Térmico 6mm Temperado SN 70/35 + 14 TGI +
laminado 44.1 incolor
Por um lado, a opção 1 tem caixa de ar de 16 e vidro com gás (argon penso eu); a opção 2 tem caixa de ar de 14 com TGI. Qual acham que será melhor?
Colocado por: LrLisboa
Ao querer aumentar a performance térmica dos mesmos tenho 2 opções viáveis:
-substituir tudo por um conjunto mais eficiente
- adicionar outra janela também de vidro simples à existente.
Obviamente esta última opção até fica mais barata, mas a minha questão é: se vejo aí escrito que a distância entre vidros numa caixilharia de vidro duplo pode fazer a diferença( pouco não chega; distância maior não beneficia), neste caso há uma distância entre as duas janelas que seja recomendável?
Obrigado pela ajuda, cumprimentos.
Colocado por: Mário PiedadeComo até é uma questão com alguma pertinência vamos esperar que algum expert em térmica dê a sua colaboração.
Colocado por: fernandoFerreiraé isto:
Colocado por: Mário PiedadeÉ verdadem mas, a diferença de um 4/16/4 para um 4/16/6 traduz-se em 5dB de ganho com percepção real de 2,5dB. Será de toda a conveniência verificar se o diferencial de preço compensa ou se será mesmo necessário.
Colocado por: Mário PiedadeQuanto ao aspecto de mais butirais para ter maior resistência é uma realidade para fins muito especificos e que não se aplicam na caixilharia (que eu saiba...) porque
Colocado por: Mário PiedadeClaro está que tudo pode ser compensado com o envidraçado mas a partir dos 18 mm começa a ficar proporcionalmente invertida principalmente se for com câmara de ar.
Colocado por: Mário PiedadeAqui permita-me a correcção mas sendo todos eles gazes nobres só se podem qualificar por melhores ou piores em função da condutibilidade térmica uma vez que todos ele tem diversas aplicações, sendo que o Argon apresenta valores de 0,018 W (m.K) contra o Xenon com 0,0058 W(m.K) ficando o Krypton no meio com 0,0096 W(m.K).
Colocado por: Mário Piedade
Em vidros triplo já se conseguem valores de Ug=0,4
Colocado por: Mário PiedadeDe um modo simplista, é facil obter os valores Uw,Ug,Uf tão difundidos por aqui e também através de simuladores de cristalarias ,de sites de caixilharia ou fabricantes de perfis, mas não querendo tudo em pormenor e sem ser com uma infinidade de formulas matemáticas, como se obtêm os valores de resistência térmica e numa linguagem de fácil leitura?
Colocado por: TyrandePena não haverem mais tópicos deste tipo em relação a outros assuntos.
Aliás, eu até diria que este tipo de tópico deveria ser "sticky", em uma categoria à parte.
Colocado por: Vasco Bento
Eu acho que aqui no fórum não existe a opção de “pin” para os posts.