Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 661

    Chatice... Já a multinacional para quem trabalho aumentou a produção várias vezes, nas fábricas dos states, para produzir suficiente para a montagem da Giga da China. É que ao contrário do esperado, praticamente tudo foi dos states e da Europa para lá.

    Estas notícias são giras. É aquele clickbait porreiro ;-)
  2.  # 662

  3.  # 663

    10 mitos sobre carros elétricos (desmistificados pela Hyundai)

    Após a realização de um inquérito a 2.000 condutores de vários tipos de motorizações no Reino Unido, a Hyundai abordou os dez principais mitos e preocupações sobre veículos elétricos.

    Por Automonitor Publicado às 09:02, 5 Dez, 2019
    1. A autonomia de uma viatura elétrica perturba-o? Não entre em pânico! Um veículo elétrico percorre entre 150 a 300 quilómetros com um único carregamento e alguns dos modelos Hyundai vão ainda mais longe, até aos 482 quilómetros, como é o caso do Hyundai Kauai Electric.

    2. Está preocupado em não encontrar locais para carregamento? Não esteja! Atualmente já é possível encontrar postos de carregamento em estações de serviço, centros comerciais, hotéis, parques de estacionamento públicos, estacionamento municipal e a rede está em constante evolução.

    3. Considera as viaturas elétricas muito caras? Pense novamente. Com opções cada vez mais acessíveis e competitivas e ainda a vantagem de ter menos peças para reparar ou substituir, os custos de utilização dos veículos elétricos são significativamente mais baixos que aqueles dos veículos Diesel ou gasolina.

    4. Preocupado com a lentidão dos veículos elétricos? Não é verdade! Os veículos elétricos podem acelerar com a mesma rapidez, se não com mais, que os veículos a diesel ou gasolina. O Hyundai Kauai Electric, por exemplo, consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos.

    5. Acha que não pode conduzir um veículo elétrico durante a lavagem ou durante de uma tempestade de relâmpagos? É claro que não se deve conjugar eletricidade e água. Contudo, quando se trata de uma viatura elétrica, é seguro fazer a lavagem normal da viatura, assim como não há nenhum risco extra ao conduzir durante uma tempestade de relâmpagos.

    6. Não há soluções suficientes no mercado? O mercado de viaturas elétricas tem vindo a expandir. De facto, a Hyundai possui a maior gama de mobilidade elétrica do mundo, incluindo as mais recentes viaturas elétricas, híbridas e de hidrogénio do mercado.

    7. Preocupa-o que as baterias das viaturas elétricas estejam a aumentar a crise dos aterros? De facto, as baterias podem ser recicladas, assim como as baterias das viaturas Diesel ou gasolina. As células de viaturas elétricas podem ser utilizadas para armazenar a energia solar e eólica, ou podem ainda ser desmanteladas para serem reutilizados os seus elementos mais valiosos.

    8. Tem dúvidas em relação à segurança das viaturas elétricas? Pode ter a certeza de que as viaturas elétricas passam pelos mesmos testes e atendem aos mesmos padrões de segurança exigidos às viaturas Diesel ou gasolina.

    9. Preocupado com a assistência em viagem? Não há razão para isso! Agora a maioria destes prestadores de serviços também estão preparados para assistir viaturas elétricas.

    10. Acha que uma viatura elétrica não será tão responsiva como uma viatura Diesel ou gasolina? Não vai ficar desapontado. Mal pressione o acelerador, a transição entre parado e em aceleração é instantânea.

    [img]https://automonitor.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/12/hyundai-eletricos.jpg[/img]

    A Hyundai realizou um estudo que revela que existem 36.750 formas diferentes de conduzir, demonstrando como o tipo de viatura que se conduz afeta o estilo de condução – este número foi atingido após a marca identificar os seis principais fatores que impactam o estilo de condução e desenvolvido uma forma de os avaliar no dia a dia.

    A Hyundai fez um inquérito a 2.000 condutores do Reino Unido para explorar as opiniões acerca dos diferentes estilos de condução, das motorizações alternativas (AFV) e dos preconceitos relativos às viaturas elétricas, uma vez que a sociedade está a transitar para o futuro da condução a zero emissões.

    Quase um quinto dos proprietários de veículos Diesel e gasolina adiam a transição para os elétricos, por se sentirem preocupados com o facto de terem de conduzir em condições climatéricas adversas como por exemplo uma tempestade de relâmpagos.

    O interesse em motorizações mais ecológicas continua a crescer, com as vendas de viaturas totalmente elétricas a apresentarem uma variação de 151% em outubro, à medida que os Britânicos procuram reduzir a pegada de carbono e os custos de utilização. Apesar deste crescimento, e dos planos do Governo para descontinuar a comercialização de viaturas Diesel e gasolina até 2040, os mitos sobre as viaturas elétricas (EV) permanecem.

    Um inquérito realizado com condutores de viaturas a combustão revelou que 22% destas pessoas não se sentiriam seguras a carregar um veículo elétrico. Entretanto, 18% assumem que se sentiriam inseguros ao conduzir durante uma tempestade de relâmpagos e 12% não se sentiriam confortáveis em carregar o telemóvel numa viatura elétrica.

    Apesar de circularem em Londres mais de 20.000 viaturas elétricas, 1.700 táxis elétricos e ter a maior frota de autocarros elétricos da Europa, também é na capital britânica que os condutores de viaturas Diesel e gasolina mais se preocupam com os supostos riscos da condução de zero emissões.

    Quase um terço dos Londrinos mostrou medo de conduzir debaixo de relâmpagos, e um terço sentir-se-ia inseguro em conduzir com chuva. Comparativamente, em East Anglia estas preocupações descem para apenas 11% da população.

    A Hyundai levou a cabo esta primeira desmistificação de mitos com a OnePoll, enquanto a sociedade procura reduzir a pegada ambiental – com o setor automóvel a investir milhões para entregar ao mercado mais viaturas elétricas, facilitando a transição para um futuro da condução a zero emissões.

    Dos 2.000 condutores de viaturas Diesel, gasolina e de motorizações alternativas (AFV – Alternatively-Fuelled Vehicle) que responderam a este inquérito da Hyundai, 56% afirmaram que o Governo está a agir corretamente, incentivando os condutores a mudar para AFVs até 2040.

    Este inquérito prossegue outro estudo realizado pela marca onde 46% dos condutores apresentaram a ansiedade provocada pela autonomia da viatura como uma das principais preocupações na compra de viaturas elétricas. Os mitos podem estar relacionados com a falta de informação acerca das viaturas elétricas, já que 28% dos inquiridos revelou que não sabe o suficiente acerca dos EV.

    https://automonitor.sapo.pt/2019/12/05/novidades/noticias/10-mitos-sobre-carros-eletricos-desmistificados-pela-hyundai/
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  4.  # 664

    E então, está para breve a aquisição de um VE? ;-)
  5.  # 665

    Colocado por: mafgodE então, está para breve a aquisição de um VE? ;-)


    O meu carrito que custou-me 2000€ à uns anos ainda tem que durar mais outro tanto! Talvez quando for forçado a gastar dinheiro numa carripana nova já haja VE usada a preços de "amigo".
    Concordam com este comentário: carlosj39
  6.  # 666

    4 rodas em cima de uma ou duas toneladas para ir do ponto a ao b...

    Bem podem dourar a pílula e gastar milhões e milhões em publicidade com anuncios glamourosos (aqui os alemães são imbatíveis na publicidade a carros) e simbolos de status, publicidade essa que depois nós pagamos a peso de ouro pois o custo é incorporado no preço final do carro das 2 toneladas de chapa com rodas que compramos...
  7.  # 667

    Colocado por: manelvchttps://www.leak.pt/audi-vai-despedir-9500-empregados-para-financiar-investimento-electrico/?amp
    https://www.leak.pt/mercedes-vai-cortar-10-000-empregos-devido-a-industria-eletrica/?amp
    Concordam com este comentário:lmrpereira

    Ainda acerca deste assunto, outras novidades
    http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2019-12-11-Tesla-vai-produzir-500-mil-carros-por-ano-na-Alemanha

    A Mercedes despede 1000, a Tesla contrata 10.000

    Fixe era esta fábrica permitir baixar o preço dos carros, mas não estou esperançado :(
    • hangas
    • 11 dezembro 2019 editado

     # 668

    Colocado por: Bruno.AlvesFixe era esta fábrica permitir baixar o preço dos carros, mas não estou esperançado :(


    Não acho que seja para já. O peso do pesquisa e desenvolvimento (R&D) ainda é muito alto.



    A imagem acima ilustra o ciclo de adopção da inovação (roger bell curve). Cre-se que estejamos no inicio da 3a phase.
    Já não é algo só para os early adopters e já teremos passado a fase da dúvida e desapontamento.

    Parece claro que esse vai ser o (ou um dos) caminhos e já começa a haver uma primeira adopção em massa. Mas só no fim desta fase e que atingirá a massa critica para maximizar a produtividade e começar a normalizar no preço.
    Nessa altura acredito que o modelo electrico custará o mesmo que o modelo ICE.

    Talvez mais 5 anos?

    EDIT: Ok, isto talvez seja verdade para a gama dos Clios, Leafs, Yaris.
    A Tesla parece-me que vai sempre ser uma marca premium, por isso com preços nessa gama. Não acho que um Model 3 venha a custar alguma vez 15.0000€
  8.  # 669

    Alias.. estive a comparar agora rapidamente, e um Tesla Model 3 custa sensivelmente o mesmo que um BMW serie 3...
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 670

    Colocado por: hangasNão acho que um Model 3 venha a custar alguma vez 15.0000

    Claro, ainda agora discutia isso num grupo no FB... O TM3 é um classe D, o respectivo preço já encaixa bem na respectiva categoria. Nunca vai custar muito menos do que agora.
    O custo de produção dos eléctricos prejudica claramente as gamas mais baixas, onde a diferença de preço entre um eléctrico e o seu equivalente a combustão são sempre uns bons milhares de €.

    Há o exemplo claro e actual dos clones VW: VW, Seat e Skoda, com pequenos utilitários classe A na casa dos 20k€. Revolucionário, certo? Pois, mas não. Foi noticiado que cada unidade vendida dará um prejuízo de 8k€ à marca, valor esse que faz sentido na redução de emissões da frota e consequente redução das pesadas multas a partir de 2021.
    Mas o ponto é que o preço real daquele carro seriam 28k€ quando o equivalente mais básico custa 10k€ ou lá perto. Ainda estamos longe desse nível de preços :(
    Concordam com este comentário: hangas
  10.  # 671

    Um estudo interessante acerca do eterno tema da longevidade das baterias
    https://electricautonomy.ca/2019/12/17/vast-majority-of-ev-batteries-will-outlast-their-vehicles-report/

    Resumo:
    Vast majority of EV batteries will outlast their vehicles
    Como é natural, são os casos mais negativos aqueles que mais se ouvem. Mas olhando para os números de uma perspectiva mais científica, com números mais gerais, facilmente se comprova que não, não tem de se trocar baterias ao fim de "xx" anos.
    Concordam com este comentário: hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  11.  # 672

    Com estas cheias, que tem havido, existe alguma noção do comportamento e segurança dos veiculo electricos e ocupantes a inundaçoes como as da imagem
      WhatsApp Image 2019-12-20 at 08.47.56.jpeg
    • mafgod
    • 20 dezembro 2019 editado

     # 673

    Devemos ter um comportamento semelhante ao com os ICEs :-) ou seja, de evitar.

    Contudo, claro que se fez testes de segurança aos VEs, nesste caso do Leaf. e é tão ou mais seguro que um ICE:
    Nissan Leaf Water Testing - Up To 700mm

    E, no mundo real:
    Driving Nissan Leaf through water
    Fording a flood in the Nissan leaf
    Nissan Leaf 40kWh (2018) driving along a flooded road
    Tesla Model X Drives Through Water
  12.  # 674

    Sim mas esses, são normais , veja aquele Ice da imagem que publiquei se fosse um electrico ? e tendo em atençao que normalmente as baterias andam na casa dos 500 a 600 volts salvo erro.


    Ja sei que o ice parava e nem quero falar dos Ice.O futuro será sempre motores electricos, sejam alimentados de que forma forem, mas sendo sistemas prematuros pergunto me?

    tem algum sistema que corta a energia ? entra em curto circuito? basta secar e arrancar?
  13.  # 675

    Para terem passado pelos critérios de segurança, qualquer carro, seja ICE ou VE, tem de cumprir normas de segurança.
    De certeza que um VE será tanto ou mais seguro que um ICE.
    E de certeza que, quando necessário, a bateria de alta voltagem é desligada.
    Em caso de acidente, a bateria é desligada por exemplo.
  14.  # 676

    Sim, a parte da alta tensão é estanque. Há vários casos de carros "afogados". Claro que avariaram, mas não houve nunca risco eléctrico
    • eu
    • 20 dezembro 2019

     # 677

    Colocado por: Anonimo09092021decidi arriscar.

    Por vezes corre muito mal...
  15.  # 678

    Colocado por: Anonimo09092021Ontem passei por um lago de meio metro de altura e cerca de 50m de comprimento no meu. Completamente todo borradinho, sensores de proximidade a apitar, mas safou-se. Com pressa para ir buscar a filha que está doente e sem possibilidade de voltar para trás por causa de todos os ICE parados a bloquear o trânsito, decidi arriscar.


    Que BVE tem ?
    • FFAD
    • 20 dezembro 2019

     # 679

    Também fazem telemóveis à prova de água, não deve ser difícil fazer o mesmo num carro...
  16.  # 680

    https://www.youtube.com/watch?v=FSt2lzoLvqM

    Não sei se ajuda, mas este é o meu caso...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
 
0.2611 seg. NEW