Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      Mk Pt
    • 20 dezembro 2019

# 681

Colocado por: larkhe
    Ja sei que o ice parava e nem quero falar dos Ice.O futuro será sempre motores electricos, sejam alimentados de que forma forem, mas sendo sistemas prematuros pergunto me?

Os ICE diesel desde que não entre água na admissão de ar á partida não têm problemas de ter o motor/escape submerso.. pior é se a electrónica de hoje em dia não está bem isolada.. :)

Com os eléctricos se tudo estiver devidamente protegido, como acredito que esteja, menos problemas ainda devem ter.
    Mas claro, é sempre risco elevado, porque as baterias estarão bem isoladas, mas alguma (muita) eletronica nem por isso.

Verdadeiros 4x4 eléctricos facilmente poderão ser totalmente submersíveis e continuar a trabalhar.
    É só questão de serem projectados para isso, nem será complicado. Num ICE seria sempre necessário um respirador para o motor, num elétrico nem isso é necessário.
  1.  # 682

Colocado por: Mk Pt

Os ICE diesel desde que não entre água na admissão de ar á partida não têm problemas de ter o motor/escape submerso.. pior é se a electrónica de hoje em dia não está bem isolada.. :)

Com os eléctricos se tudo estiver devidamente protegido, como acredito que esteja, menos problemas ainda devem ter.
    Mas claro, é sempre risco elevado, porque as baterias estarão bem isoladas, mas alguma (muita) eletronica nem por isso.

Verdadeiros 4x4 eléctricos facilmente poderão ser totalmente submersíveis e continuar a trabalhar.
    É só questão de serem projectados para isso, nem será complicado. Num ICE seria sempre necessário um respirador para o motor, num elétrico nem isso é necessário.

Tenho perfeita noçao disso tudo,

Mas ate que ponto nos veiculos actuais existe esse isolamento?
    • hangas
    • 20 dezembro 2019 editado

# 683

Colocado por: larkheMas ate que ponto nos veiculos actuais existe esse isolamento?

Existirá apenas aquele que for economicamente viável para o uso previsto. Afinal estamos a falar de carros e não de barcos :)
    10 a 15cm de agua é o máximo recomendado para circular em segurança com um carro ligeiro e baixa velocidade.
    A partir daqui há agua que pode ser projectada para zonas que até podem estar isoladas mas não para essa pressão.

De forma estática ou imobilizado a profundidade pode chegar aos ~30cm sem grandes problemas para o carro.
  2.  # 684

• hangas
    • 21 dezembro 2019 editado

# 685

Não é só a Tesla, são praticamente todos os "gigantes" que têm produtos que giram à volta das baterias de lítio.
    Apple, Google, Dell, Microsoft e a Tesla.

https://www.theguardian.com/global-development/2019/dec/16/apple-and-google-named-in-us-lawsuit-over-congolese-child-cobalt-mining-deaths

Mas como se pode ver no artigo acima o minério é (ou era) explorado por uma empresa Chinesa, a Huayou Cobalt Co.
    Mas que pelos visto até já largou a exploração dessa mina na RPC quando os preços do cobalto caíram em Agosto passado.

https://www.reuters.com/article/china-metals-cobalt/chinas-huayou-pulls-out-of-congo-cobalt-mine-investment-after-price-slump-idUSL4N25C2C4
  3.  # 686

4.  # 687

https://pplware.sapo.pt/motores/dacia-eletrico-vai-chegar-ao-mercado-por-menos-de-15-mil-euros/

15k€ e com specs muito fracas... Ainda vocês querem elétricos acessíveis...
    • eu
    • 21 dezembro 2019 editado

# 688

Colocado por: manelvc15k€ e com specs muito fracas... Ainda vocês querem elétricos acessíveis...

125 Nm logo às zero rpm é bastante força. Como meio de transporte citadino, chega e sobra.

270 Km de autonomia é um bom valor.

Só a velocidade máxima é reduzida, mas se for para andar em cidade...

Eu gosto!
    Concordam com este comentário: sposilva, hangas, mafgod
  5.  # 689

Colocado por: manelvchttps://pplware.sapo.pt/motores/dacia-eletrico-vai-chegar-ao-mercado-por-menos-de-15-mil-euros/

15k€ e com specs muito fracas... Ainda vocês querem elétricos acessíveis...

Muito fraco? Eu comprava já se estivesse disponível.
    Já agora em 2021 esse carro não custa 15 mil de certeza. Voltamos ao mesmo, custará uns 20 mil e já é bom.
    Concordam com este comentário: eu, sposilva
  6.  # 690

Vi este texto no FB. É uma brincadeira bem gira eheheheh. Acrescentei alguns pontos meus :)
    ---------------------------------
    "Olá,
    Obviamente, o carro elétrico é um beco sem saída.
    Então, estamos a pensar em substituir o nosso VE por um carro a gasolina. Mas antes de decidirmos, temos algumas perguntas para confirmar que esta é a solução certa:
    1. Ouvi dizer que carros movidos a gasolina não podem ser abastecidos em casa.
    Isso está correto? Quantas vezes eu tenho que reabastecer em outro lugar, será várias vezes por ano? E haverá opções para reabastecer em casa no futuro?
    2. Que tipo de peças exigirá manutenção e com que frequência? O vendedor de carros mencionou uma “caixa de velocidades”, “embreagens, válvulas, bombas, velas de ignição…”. O que é isso? - e serei notificado por um indicador para substituir essas peças? Custa muito e imobiliza o carro por um longo tempo?
    3. Os carros que vejo têm garantia de apenas 5 anos, o meu VE tem 8. Quando acabar a garantia quanto vai custar a troca do motor?
    4. Posso acelerar e travar com o pedal único, como faço hoje com meu carro elétrico? Recuperarei combustível desacelerando? Suponho que sim, porque seria absurdo perder toda essa energia durante a travagem. (e usaria muito os travões, certo?)
    5. O carro a gasolina que testei teve algum atraso na reação ao pressionar o acelerador. É comum em todos os carros a gasolina? Além disso, a aceleração em si não era muito impressionante. Talvez tenha havido um problema com o carro que testei?
    6. O carro que tentei estava a vibrar e fazia muito barulho. Vocês acham que isso é uma falha neste carro?
    7. No momento, pagamos cerca de 1,50 € por 100kms em eletricidade. Com a gasolina, eles dizem que será em torno de 11 euros! Se eu mantiver este carro a gasolina até 100.000 km, isso significa que na verdade pagarei 8.500 €? Parece desproporcional para mim, há algum erro?
    8. É verdade que a gasolina é inflamável ?! Se sim, devo mantê-la no tanque quando o carro estiver estacionado na nossa garagem ou devo extraí-la e guardá-la em outro lugar? Existe uma função automática para impedir que se incendeie em caso de acidente?
    9. Eu também entendi que a gasolina vem do petróleo. É verdade (provavelmente desde que li no FB) que a extração, transporte e refinação de petróleo estão associados a problemas ambientais locais e globais, bem como a conflitos e guerras em larga escala as quais, nos últimos cem anos, causaram a perda de dezenas de milhões de vidas humanas? E há uma solução à vista para esses problemas?
    10. Qual é o tratamento dado aos resíduos que o carro produz durante a vida? Podem ser reutilizados ou reciclados, ou são enterrados em contentores algures?
    Estou perplexo, o carro a gasolina é um pouco mais barato que o elétrico, mas se meus cálculos dos pontos 2 e 6 são bons, é mais caro, certo?"
    Concordam com este comentário: eu, mafgod, hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    • ik
    • 22 dezembro 2019

# 691

Tem a sua piada, mas um carro a gasolina não é um pouco mais barato! É muito mais barato!
  7.  # 692

Depende das gamas, mas nas de entrada sim é verdade. A partir do segmento C já nem tanto. A partir do D estão completamente equiparados.

Colocado por: Bruno.Alves
    Claro, ainda agora discutia isso num grupo no FB... O TM3 é um classe D, o respectivo preço já encaixa bem na respectiva categoria. Nunca vai custar muito menos do que agora.
    O custo de produção dos eléctricos prejudica claramente as gamas mais baixas, onde a diferença de preço entre um eléctrico e o seu equivalente a combustão são sempre uns bons milhares de €.

Há o exemplo claro e actual dos clones VW: VW, Seat e Skoda, com pequenos utilitários classe A na casa dos 20k€. Revolucionário, certo? Pois, mas não. Foi noticiado que cada unidade vendida dará um prejuízo de 8k€ à marca, valor esse que faz sentido na redução de emissões da frota e consequente redução das pesadas multas a partir de 2021.
    Mas o ponto é que o preço real daquele carro seriam 28k€ quando o equivalente mais básico custa 10k€ ou lá perto. Ainda estamos longe desse nível de preços :(
    Concordam com este comentário:hangas
    • ik
    • 23 dezembro 2019

# 693

Segmento D temos os bmw e mercedes a rivalizar com os tesla!

Aqui à tempos vi um video de um 740d vs um tesla S se não me engano, mesmo valor de compra

Não tinha nada que ver um com o outro! Falo em termos de luxo interior, o tesla tinha a "TV" e estofos em pele, o bmw tinha tudo o resto!
  8.  # 694

Segmento D é mais o TM3, o S já é mais acima. Mas lá está, mesmos valores para a mesma gama.

Mas a comparação de interiores não é relevante na minha opinião. Já se sabe que os Tesla são mais minimalistas (o S é gigante, mesmo gigante e não tem bolsas nas portas, fazer o quê...?).
    Se formos por aí, os teslas têm muito mais funcionalidades tecnológicas, mas isso é o que equipa o carro.
    Para a questão do preço em comparação com os equivalentes a combustão, é o segmento que conta. E nesse particular, os segmentos de entrada são muito mais penalizados num eléctrico.
    No segmento C por exemplo, um Leaf não é desajustado em relação a um Golf por exemplo. Nada mesmo. Mas tem de ser um Golf das versões de topo, porque não há Leafs de preços ao nível do Golf básico. Claro que o Leaf tem muito melhor performance e equipamento que o Golf básico, mas mais uma vez não há eléctricos de versões "pouco performantes"
    No segmento B piora, no segmento A então é gritante... O melhor exemplo é mesmo o novo e-up que falei atrás
    • eu
    • 23 dezembro 2019

# 695

Colocado por: Bruno.AlvesMas a comparação de interiores não é relevante na minha opinião

Depende do que o comprador valoriza. Eu por acaso valorizo bastante a qualidade e o requinte dos interiores.

Mas vai ser uma questão de tempo até existirem no mercado elétricos com interiores requintados.
  9.  # 696

Colocado por: euDepende do que o comprador valoriza

Sem dúvida, mas isso poderá ser o que faz o comprador escolher um outro carro da mesma gama de preço. O que os coloca na gama de preços é o segmento ;-)

Mesmo em relação a isso, a tendência está a querer mudar, parece-me. Antes era tudo cheio de botões e ecrãs, agora é mais aspecto "clean", ecrã central e um HUD, pouco mais. Quando o TM3 apareceu foi muito criticado pelo exagero de minimalismo. Certo é que muitos carros novos já seguem a tendência. Comparem um Golf com o novo id3 e vejam as diferenças.
    • eu
    • 23 dezembro 2019

# 697

Colocado por: Bruno.AlvesAntes era tudo cheio de botões e ecrãs, agora é mais aspecto "clean", ecrã central e um HUD, pouco mais.

Pessoalmente, detesto a nova moda de passar todos os comandos para um tablet. Prefiro de longe os tradicionais botões, onde é muito mais rápido, seguro (não é preciso tirar os olhos da estrada) e intuitivo fazer qualquer operação.

Por exemplo, no meu carro atual eu consigo mudar a temperatura do AC sem tirar os olhos da estrada. E até consigo reduzir ou aumentar o valor exato de graus, pois os botões dão feedback físico (um pequeno "estalido" por cada 0,5 graus).

Da mesma forma, para fazer uma chamada telefónica, basta carregar num dos botões configuráveis. Os primeiros três são para a minha esposa e os meus filhos, e nem sequer preciso de olhar para eles para fazer uma ligação. Também poderia usar os comandos por voz, mas demora muito mais tempo e é menos expedito.

Chamem-me velho, mas prefiro os botões convencionais.

Mas lá está... são gostos pessoais.
    Concordam com este comentário: newtonc
  10.  # 698

Sim, sem dúvida. Eu também sou mais fã dos botanicos. Mas as tendências não são pensadas para os velhos como nós 😛

As coisas vão mudando e a malta habitua-se. Por exemplo o TM3. Eu não gosto muito, a minha mulher odeia o interior minimalista. Mas a larga maioria das pessoas que compraram com o mesmo tipo de opinião que nós temos acabaram por dar mais valor à incrível visibilidade que o carro tem do que à falta de velocímetro à frente dos olhos.
    (Um problema que um HUD resolvia, mas não tem não tem).

E isto tende a alargar-se a outros tipos de carro, não só aos eléctricos.
    • eu
    • 23 dezembro 2019

# 699

Para mim, perfeito, perfeito, seria ter as características mecânicas de um Tesla Model S, com interiores de um Audi A6 e preço de um Skoda Superb.

;)
    Concordam com este comentário: larkhe
  11.  # 700

Alguém consegue informar o valor aproximado da legalização de um Ampera de 2015?

0.2690 seg. NEW