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  1.  # 1

    Antes de lhe responder, indique:
    - valor que está disposta a pagar (na casa dos ....) por um elétrico e quanto mais está disposta a pagar em relação a um carro de combustão "equivalente"?
    - novo, usado, semi-novo
    - familiar, citadino, lugares, bagageira grande ou pequena
    - Kms diários
    - possibilidade de carregar em casa ou não
    - pretende fazer grandes viagens? Quantas por ano?
    - estilo de condução?
    • tf94
    • 21 abril 2020

     # 2

    - valor na ordem dos 15 a 20 mil
    - 5 lugares, o estilo é variável
    - 50 km diários
    - possibilidade de carregar o carro diariamente no trabalho mas se necessário poderei carregar em casa
    - não pretendo fazer grandes viagens é somente para utilizar no dia a dia
    - condição em ic e arredores da cidade de uma ponta para a outra, nunca para o centro da cidade (não sei se me estou a explicar bem) mas velocidade de 90 km em ic e 50 km nas aldeias por onde passo para ir trabalhar
  2.  # 3

    Para mim:
    NOTA: os novos ainda consegue obter 3.000€se for pessoa singular através do fundo ambiental

    Sem (ou quase sem) problemas de autonomia:
    - Kia e-Niro 60 (semi-novos por menos de 40.000€ e com autonomias acima de 400km)
    - Hyundai Kauai 60 (semi-novos por pouco mais de 40.000€ e com autonomias acima de 400km)
    - Model 3 SR+ (novos por pouco mais de 50.000€)
    - Leaf60 (novos acima de 40.000€)
    - Model S (usados acima dos 30.000€, escolher os P85 para cima :-) )

    Para o dia-a-dia e aventuras esporádicas: (melhor relação preço/usufruto)
    - Leaf40 (usados por pouco menos de 20.000€ e semi-novos na casa dos 25.000€ e com autonomias na casa dos 250/270km)
    - Hyundai Ioniq 28 (usados são quase ao mesmo preço que Leaf40, com autonomia na casa dos 200km)
    - ZOE40 ou ZOE 50 (atenção aos problemas de carregamento, autonomias na casa dos 300km)
    - Smart Fortwo (apenas 2 lugares mas com autonomias acima de 100km/140km)

    Para o dia-a-dia e pequenas voltinhas (casa dos 100km):
    - Leaf24/30/ZOE24 (desde pouco menos de 10.000€ até 20.000€ com autonomias na casa dos 100km até cerca de 200km)
    - Ion, C0, IMiev (na casa dos 10.000€ para menos)
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • tf94
    • 21 abril 2020

     # 4

    Dentro da categoria preço/usufruto qual seria a sua escolha? Com exceção do smart porque 2 lugares não funcionaria para mim ..
    • mafgod
    • 21 abril 2020 editado

     # 5

    Colocado por: tf94- valor na ordem dos 15 a 20 mil
    - 5 lugares, o estilo é variável
    - 50 km diários
    - possibilidade de carregar o carro diariamente no trabalho mas se necessário poderei carregar em casa
    - não pretendo fazer grandes viagens é somente para utilizar no dia a dia
    - condição em ic e arredores da cidade de uma ponta para a outra, nunca para o centro da cidade (não sei se me estou a explicar bem) mas velocidade de 90 km em ic e 50 km nas aldeias por onde passo para ir trabalhar

    Para autonomia de 50km (25 para cada lado), tem até um bem baratinho mas de 4 lugares:
    IMiev
    Com este conseguira eventualmente fazer quase 100km sem grandes problemas.

    Poderá também optar por um qualquer Leaf24, na casa dos 10.000€ com autonomias que poderão andar na casa dos 80 a 120km.

    Se está disposta gastar 20.000€ compraria este Leaf40 ou um pouco mais e comprava um com menos kms.
    Terá autonomia ainda bem acima de 250km e ainda tem muitos anos de garantia e kms.

    O problema dos VEs é, depois de começar a andar nas voltinhas só se quer ir com ele para qualquer lado... e quanto mais autonomia melhor :-)

    Não se assuste com os Kms, o problema de um VE é o tempo de vida e o estado das baterias, não tanto os kms já feitos ;.)
  3.  # 6

    Colocado por: tf94Dentro da categoria preço/usufruto qual seria a sua escolha? Com exceção do smart porque 2 lugares não funcionaria para mim ..
    Sou suspeito, mas para mim o Leaf40.
    E com aquele do anuncio....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tf94
  4.  # 7

    Independentemente do que comprar, não opte por aluguer de bateria (economicamente não compensa e praticamente só o ZOE tem) e informe-se bem sobre o modelo.
    Um VE é como um outro carro, há prós e contras em qualquer modelo/marca de carro... e ainda bem :-)

    Pode perguntar por aqui que eu tentarei ser o mais isento possivel, mas aconselho a seguir este forum.
    Tem lá toda a informação que precisa para fazer uma escolha sensata.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tf94
  5.  # 8

    Para quem tem um VE e que possa carregar em casa, um side effect é o aumento do consumo elétrico obviamente.
    Este aumento na conta da electricidade andará na casa dos 20/25% na nossa conta elétrica (se carregar em vazio) em relação ao gasto nas bombas de combustível.
    Ou seja, por cada 100€ que se gasta na bomba de combustível, passaremos a gastar mais uns 20 a 25€ na conta da eletricidade.

    Portanto, há todo o interesse em pagar ainda menos, e a escolha do nosso fornecedor é fundamental.
    Para quem tem e mesmo para quem não tem VE, mas que tem um grande consumo elétrico, façam uma simulação neste fornecedor.
    Tem um conceito diferente dos outros operadores e com grandes poupanças com quanto mais se gastar.
  6.  # 9

    nessa lista porque nao colocar o VW E-UP... custa 21.000€ e faz em cidade uns 200 a 250km facilmente!! desde que se conduza normalmente, claro!! :)
  7.  # 10

    Porque a lista como disse, é "Para mim" ;-)

    O e-Up e o e-Golf não os considero porque para mim não são para já alternativa, principalmente porque há poucos (usados) e os que há são caros.´
    Ou seja, pelo mesmo preço tem melhor (espaço, autonomia).

    Essa do e-Up fazer facilmente 250km..... carece de validação ;-)
    Uma coisa é o que se diz e outra o que se consegue fazer.

    E sim, cada vez há mais soluções, o difícil cada vez mais será a escolha lol
    • tf94
    • 21 abril 2020

     # 11

    a questão do gasto energético só se verificaria ao fim de semana, porque como referi durante a semana iria carregar o VE no meu local de trabalho a custo zero.. o que mais me cativa é o nissan leaf, vou acompanhar os sites de venda de automóveis online para ver se aparece alguma oferta atrativa €€€
    • tf94
    • 21 abril 2020

     # 12

    outra questão, relativamente à importação de VE (dentro da UE) há algum benefício?
  8.  # 13

    Pesquise também pelo OLX.
    Leaf40 mais barato que vi foi aquele que indiquei.
    Se está inclinada pelo Leaf, opte pelo Leaf40.

    Sobre importação VE da UE, tem vantagens financeiras obviamente :-)
    Já foi melhor há uns anitos atrás... e com jeito, cá consegue fazer também bons negócios.
    O problema de importar é, saber as voltas que se tem de dar, pesquisar online, e escolher o carro correto sem o ver nem sentir fisicamente. Ou seja, pode comprar gato por lebre.

    A legalização, ao contrário de um carro de combustão, são poucas centenas de euros :-) o transporte de reboque será o mais caro, algo na casa dos 500€...
    A garantia é europeia.

    Há quem tenha feito uma pré-seleção de vários carros na mesma zona, vá de avião e volte de VE... serão de certeza umas mini-férias diferentes ;)
    Agora com o COVID-19, o melhor será fazer a escolha cá em Portugal.
    • tf94
    • 21 abril 2020

     # 14

    Obrigada pelo seu esclarecimento, vou-me manter alerta :)
  9.  # 15

    Colocado por: mafgodEssa do e-Up fazer facilmente 250km..... carece de validação ;-)
    Uma coisa é o que se diz e outra o que se consegue fazer.


    digo eu....

    percurso cidade... com algumas subidas e descidas... tenho feito consumos de 9,5 / 10,5 e assim mt maluco vai aos 12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Bruno.Alves
  10.  # 16

    mas ate quanto quer gastar e qual o estilo/tamanho de carro???

    eu comprei o w-up porque era carro de cidade que preciso e por 20.000 nao arranjava nada... so com mais 10.000 é que ia ao leaf, e-208 ou zoe

    por isso me pareceu acertada a escolha de 21.000€ pelo vw e-up novo...
  11.  # 17

    E conseguiste o incentivo, ou já não foste a tempo?
  12.  # 18

    Colocado por: mafgodE conseguiste o incentivo, ou já não foste a tempo?


    Não consegui... Foi por empresa... Por empresa só fim de 2 dias já tinham esgotado! ☹️

    Tinha que ter sido uma semana antes.. mas o covid-19 veio estragar tudo!
  13.  # 19

    Pois, as regras mudaram para pior (menos vagas) para as empresas este ano.
    Concordam com este comentário: sergyio
  14.  # 20

    Mas por um lado tb percebo... As empresas já deduzem o IVA.. logo os apoios podem ser menores!
 
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