Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

Colocado por: carlosj39Agora tb. facturam 30 por cento de zero, o covid veio dar cabo do turismo e do a.l.

Entregaram alguns apartamentos, algumas empresas dessas fecharam.

A mim entregaram-me vários meus e outros meus mantêm fechados, mas tenho 3 que continuam com ocupação. Menor que antes, mas que ainda assim compensa.
  2.  # 322

Colocado por: Gambino

?! Acho que não percebeu o negócio...

Eles não investem nada, zero!

Quem investiu nos imóveis e recheio fui eu e todos os clientes que eles têm como eu. Eles investem zero!

Apenas prestam o serviço de gestão e limpeza. Nada mais!

Mesmo quando são precisas reparações ou melhorias tenho de ser eu a pagar.

Eles tão somente recebem as reservas e gerem-nas e limpam os apartamentos.

30% é bem bom para o que eles fazem e responsabilidade que têm (quase nenhuma).

Não percebi ? Quem não percebeu é o Gambino que esta a pagar para dizer que têm imóveis em AL , esses investimentos serão recuperados na 3 geração .
  3.  # 323

Colocado por: carlosj39Agora tb. facturam 30 por cento de zero, o covid veio dar cabo do turismo e do a.l.
    Concordam com este comentário:Gambino

Mas o risco também é 0 .
    • NLuz
    • 3 outubro 2020

# 324

Colocado por: obraslx32

Não percebi ? Quem não percebeu é o Gambino que esta a pagar para dizer que têm imóveis em AL , esses investimentos serão recuperados na 3 geração .

Talvez tenham sido comprados para investir o dinheiro, uma boa oportunidade...
    O AL é um bónus.

Tenho um apartamento bem comprado, fiz obras, decorei, coloquei em AL, em menos de 1 ano sou SuperHost e agora vou vendê-lo. Pois tive uma excelente proposta.

Portanto existem muitas variáveis...
    Concordam com este comentário: Gambino
  4.  # 325

Mas vendeu o imovel ainda com afectacao a a.l.? Se desafectou antes de vender não pagou mais valias às finanças? Atenção a isto...

Colocado por: NLuz

O AL é um bónus.

Tenho um apartamento bem comprado, fiz obras, decorei, coloquei em AL, em menos de 1 ano sou SuperHost e agora vou vendê-lo. Pois tive uma excelente proposta.

5.  # 326

O AL é um bónus.

Ja percebi que o AL faz milionários . Vamos ver no final os impostos depois de o vender .
  6.  # 327

Está redondamente enganado!

Comecei AL antes de ser moda e dos apartamentos estarem inflacionados. O primeiro imóvel que pus em AL já era meu, a minha primeira casa.

Os outros, rendiam media 15%/ano líquido.

Comprei-os na maioria em 2013/2014.

Mesmo que os vendesse abaixo do que comprei, com aquilo que já me renderam, ficava a ganhar e muito!

Imagine um imóvel que comprei por 100k em 2015. Até hoje rendeu-me 15%x5anos liquido. Se o vendesse agora por por 70k (menos 30k que comprei) ficava a ganhar 45k com esse imóvel!

Mas para já... Não quero vender nada do que tenho em AL.
  7.  # 328

Ja percebi que o AL faz milionários . Vamos ver no final os impostos depois de o vender .

Estão em comodato, não vou levar com as mais valias! Fui alertado pelo contabilista para não levar com elas.

Não acho que o AL faça milionários, mas ganhava-se umas massas melhores que com o dinheiro parado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
  8.  # 329

Colocado por: carlosj39Mas vendeu o imovel ainda com afectacao a a.l.? Se desafectou antes de vender não pagou mais valias às finanças? Atenção a isto...

Se estiver em comodato não ter de afectar o imóvel... É foge às mais valias.

Outra forma de fugir às mais valias é afectar o imóvel por um preço de mercado jeitoso e depois escriturar a venda por um valor abaixo ou idêntico...
    Concordam com este comentário: bluewings
  9.  # 330

O AL é um bónus.

Concordam com este comentário:Gambino

Cuidado com as mais valias...

Veja o que escrevi...
  10.  # 331

Mas quando diz q tem as suas casas em comodato, quer dizer que tem algum familiar a quem fez contrato de comodato?
    Ou fez comodato com a empresa que os gere?

Eu tenho um a.l. em conodato, mas o apto é do meu pai, que me fez um contrato de comodato. Agora vou arrendar a estudantes.
    Dos varios apartamentos meus não tenho nenhum em a.l. precisamente por causa desta questão das mais valias.

Se estiver em comodato não ter de afectar o imóvel... É foge às mais valias.

Outra forma de fugir às mais valias é afectar o imóvel por um preço de mercado jeitoso e depois escriturar a venda por um valor abaixo ou idêntico...
    • NLuz
    • 4 outubro 2020

# 332

Cuidado com as mais valias...

Veja o que escrevi...

Tb está em comodato...
    Quem explora é a minha empresa.

Há muitas maneiras de dar a volta...
  11.  # 333

Mas como é que se põe um apartamento proprio em comodato com o mesmo proprietario desse apartamento? Comodato consigo proprio??!
    Há algo aqui q me está a escapar...
  12.  # 334

Colocado por: carlosj39Mas quando diz q tem as suas casas em comodato, quer dizer que tem algum familiar a quem fez contrato de comodato?

Eu tenho um a.l. em conodato, mas o apto é do meu pai, que me fez um contrato de comodato. Agora vou arrendar a estudantes.
    Dos varios apartamentos meus não tenho nenhum em a.l. precisamente por causa desta questão das mais valias.

Comodato para a minha empresa, que entre outras coisas tem CAE de AL.
    Concordam com este comentário: NLuz
  13.  # 335

Tb está em comodato...
    Quem explora é a minha empresa.

Há muitas maneiras de dar a volta...

Então está safo.
    Concordam com este comentário: NLuz
  14.  # 336

Colocado por: carlosj39Mas como é que se põe um apartamento proprio em comodato com o mesmo proprietario desse apartamento? Comodato consigo proprio??!
    Há algo aqui q me está a escapar...

Comigo próprio não é possível nem disse que o fiz. Esta em comodato para a minha empresa que entre vários CAE tem AL. Também podia ter feito comodato para a empresa que os gere e há ainda outras possibilidades. Ainda assim, não estar em comodato não é uma fatalidade em termos de mais valias, já expliquei porquê.
    • NLuz
    • 4 outubro 2020

# 337

Comodato para a minha empresa, que entre outras coisas tem CAE de AL.
    Concordam com este comentário:NLuz

Igual aqui 😁
    Concordam com este comentário: Gambino
  15.  # 338

Pois é, o problema é que basta haver afetação comercial (seja ela a.l., fazer arranjos costura ou qualquer outro,) de um imovel habitacional sem licença para serviços, para quando houver essa desafectacao (seja por venda, por encerramento de actividade ou outro motivo), haver possibilidade de se ter de pagar chorudas mais valias.

Eu um dos meus apartmos por acaso tem quer licença habitação quer licença para serviços, isto é importante tb. porque houve uma sentença recente do STAdministrativo a proibir a.l. num imovel sem licença para serviços.

Comigo próprio não é possível nem disse que o fiz. Esta em comodato para a minha empresa que entre vários CAE tem AL. Também podia ter feito comodato para a empresa que os gere e há ainda outras possibilidades. Ainda assim, não estar em comodato não é uma fatalidade em termos de mais valias, já expliquei porquê.
  16.  # 339

Colocado por: carlosj39Mas quando diz q tem as suas casas em comodato, quer dizer que tem algum familiar a quem fez contrato de comodato?

Vários dos meus AL estão alugados a estudantes. Compensa muito AL alugueres médio prazo. O problema é que esta procura também sofreu.
  17.  # 340

Colocado por: carlosj39Pois é, o problema é que basta haver afetação comercial (seja ela a.l., fazer arranjos costura ou qualquer outro,) de um imovel habitacional sem licença para serviços, para quando houver essa desafectacao (seja por venda, por encerramento de actividade ou outro motivo), haver possibilidade de se ter de pagar chorudas mais valias.

Eu um dos meus apartmos por acaso tem quer licença habitação quer licença para serviços, isto é importante tb. porque houve uma sentença recente do STAdministrativo a proibir a.l. num imovel sem licença para serviços.

As câmaras é que regulamentam se o imóvel de AL pode ser em habitação ou serviços.

No Porto para fazer um hostel tem que ser serviços. Mas para um apartamento, ou moradia, podem ser qualquer de ambos - habitação ou serviços. Em Lisboa só pode fazer AL da modalidade apartamento/moradia em imóveis habitação.

Em relação à afectação já lhe explicamos o que deve fazer.

Faça um comodato a alguém ou a uma entidade.
    Afecte por um valor elevado - não há impedimento de o fazer.

Houve várias decisões em tribunal contraditórias sobre AL. Mas isso foi antes da última revisão de lei de out2018, que veio delegar nas câmaras a elaboração de regulamentos próprios.

0.0842 seg. NEW